Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Alagoas terá reforço de mais de sete mil integrantes da Segurança Pública nas eleições

Ações integradas visam garantir tranquilidade durante a votação nos municípios

↑ Foto: Ascom SSP/AL

Avotação que escolherá os próximos prefeitos e vereadores em Alagoas, marcada para ocorrer no próximo dia 15 de novembro, contará com um esquema especial de policiamento e guarda de urnas, elaborado de forma integrada por todas as forças de segurança. Mais de 7.300 policiais militares e civis, bombeiros militares, peritos e integrantes do grupamento aéreo comporão as ações para reforço em todo o estado, que não comprometem o policiamento ordinário.

A Polícia Militar empregará cerca de 6.400 policiais tanto para reforço policial nos locais de votação quanto para o serviço de guarda urnas, realizado na véspera do pleito. Cerca de 270 militares do Corpo de Bombeiros atuarão de forma integrada aos policiais na segurança das urnas, tanto na capital como no interior.

Em Maceió, o serviço de guarda urnas terá também contribuição de agentes do Ronda no Bairro.

O embarque das tropas terá início na sexta-feira (13), às 07 horas. Nesta ocasião viajam os policiais que reforçarão o policiamento no Sertão de Alagoas. Já no sábado (14), às 07 horas, embarcam as tropas que serão distribuídas no Agreste, Baixo São Francisco, Zona da Mata e Litoral Norte.

Polícia Civil

A Polícia Civil empregará um efetivo total de 884 servidores, entre delegados, escrivães e agentes de polícia.

Entre o sábado (14) e o domingo (15) estarão em regime de plantão todas das delegacias regionais espalhadas pelo estado. Na capital, a Central de Flagrantes I, no bairro do Pinheiro, estará em regime de plantão e registrará todas as ocorrências no período eleitoral. A Polícia Civil também empregará o efetivo da Oplit, Asfixia e Tigre para realizar reforço no policiamento em Maceió e também no interior do estado.

Perícia Oficial

De forma inédita, a Perícia Oficial também atuará com equipes extraordinárias de forma integrada às demais forças de segurança durante as eleições. Além das equipes plantonistas que atendem à demanda de todo o estado, haverá uma equipe de prontidão em Arapiraca para realizar exames em locais de crimes contra a pessoa e contra o patrimônio, além de equipes internas de informática, balística, microvestígios, documentoscopia, de laboratório para exames de biologia, genética forense, química e toxicologia.

O Grupamento Aéreo, da SSP, também terá efetivo empregado no plano operacional em todo o estado.

O secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, destacou a importância da integração entre as forças de segurança, pois mais uma vez possibilita a atuação em todo o território alagoano visando a garantia da votação de forma segura.

“A Segurança Pública vai trabalhar para garantir a democracia e manutenção da ordem pública. Com isto, esperamos que as eleições transcorram de forma tranquila, seja para os eleitores, seja para os candidatos”, afirmou.

6

Fonte: Assessoria

 
 
 

Hospital Universitário da Ufal adere a Programa de Gestão da Qualidade

Excelência na gestão, educação, pesquisa e extensão em saúde estão entre os itens promovidos pelo programa

↑ Professor Anderson Barros, gerente Administrativo, Marcelo Nogueira, da Unidade de Planejamento, Celina de Azevedo e Inêz Carneiro, do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde (Foto: Assessoria)

Criados para promover a gestão da qualidade, a excelência na gestão, na educação, na pesquisa e na extensão em saúde no âmbito dos Hospitais Universitários Federais (HUF) que compõem a rede Ebserh, o Programa Ebserh de Gestão da Qualidade e o Selo Ebserh de Qualidade (Sequali) formam um sistema de avaliação periódica que possibilita a promoção de melhoria contínua nos serviços prestados pelos hospitais da rede. O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas  (Ufal) faz parte desta rede e é reconhecido formalmente como um hospital que realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro dos padrões de qualidade estabelecidos.

Segundo Celina de Azevedo Dias, chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, a primeira avaliação interna (autoavaliação) da Qualidade no Hospital Universitário foi realizada pela Comissão Permanente dos Auditores Internos do HU, entre dezembro de 2019 a janeiro de 2020. Foi analisada conforme modelo padrão de relatório da avaliação interna disponibilizado pelo Serviço de Gestão da Qualidade (SGQ) da Ebserh. “Estamos na etapa da elaboração da matriz de priorização dos requisitos verificados como não conformes, a fim de planejar, executar e monitorar ações que visem à adequação aos padrões estabelecidos, deflagrando ciclos de melhoria da qualidade e, assim, buscar a concessão do Selo Ebserh de Qualidade”, explicou.

Ainda segundo Dias, a participação do HU no Sequali tem o intuito de estimular os hospitais que realizam atividades de ensino a investirem em processos de melhoria contínua para alcançarem os padrões de excelência nos serviços prestados, buscando promover o cuidado seguro e efetivo, a eficiência na gestão, além de contribuir para a formação de excelência dos estudantes. “O HU terá a oportunidade de verificar periodicamente o nível de maturidade dos serviços prestados, baseado nos critérios estabelecidos no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e Selo Ebserh de Qualidade e, assim, promover a gestão da qualidade, a excelência na gestão, na educação, na pesquisa e na extensão em saúde. De acordo com a pontuação obtida na avaliação, poderá ser concedido o selo”, afirmou.

SELO

A participação no Sequali é possível apenas para os Hospitais Universitários Federais que compõem a rede Ebserh. O processo de avaliação e qualificação do hospital é baseado no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e Selo Ebserh de Qualidade, que possibilita realizar um diagnóstico da situação do hospital em relação a requisitos padronizados, previamente definidos, que visam, antes de tudo, garantir a segurança do paciente. Assim, inicia-se este processo pela atuação da equipe de avaliadores internos (autoavaliação) e a concessão do Selo se concretiza quando atingir os requisitos mínimos, verificados por uma equipe de avaliadores externos.

13

Fonte: Assessoria

Bolsonaro impõe silêncio no governo sobre derrota do ‘ídolo’ Trump nos EUA

Presidente brasileiro segue Donald Trump, que não reconheceu derrota para Biden e diz que vai contestar na Justiça resultado das urnas

↑ Jair Bolsonaro e seu ídolo Donald Trump (Foto: Alan Santos/PR)

Mais de 40 horas após a confirmação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro segue calado e impôs silêncio no governo sobre a derrota do ídolo, Donald Trump, que não reconheceu e que vai contestar judicialmente o resultado das urnas.

Diferentemente do que fez na tentativa fracassada de golpe de Juan Guaidó na Venezuela, quando ordenou ao Itamaraty de reconhecer o “autoproclamado” presidente do país, Bolsonaro não se pronunciou ainda sobre a vitória de Biden. Na América do Sul, apenas Brasil e Suriname não se pronunciaram sobre o resultado das eleições estadunidenses. No mundo, até Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, já se pronunciou sobre a vitória de Biden.

A última declaração de Bolsonaro sobre os EUA aconteceu na sexta-feira (6), quando o presidente brasileiro disse que “Trump não é a pessoa mais importante do mundo” em evento de formatura de policiais em Santa Catarina.

A declaração foi “explicada” pelo filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que chegou a ser cotado para embaixador do Brasil nos EUA, que disse que a fala foi “distorcida”. “Era originalmente uma defesa de DEUS como o ser mais importante de todos”, escreveu Eduardo, que não comenta as eleições nos EUA.

 

Os órgãos representativos do governo, como o Itamaraty, e o chanceler Ernesto Araújo – outro fã declarado de Trump – também se calaram sobre a eleição de Biden, bem como os órgãos de comunicação oficiais do governo, como a Secretaria de Comunicação (Secom) e o Ministério das Comunicações.

BOLÍVIA

Outro assunto silenciado por Bolsonaro foi a posse de Luiz “Lucho” Arce na Bolívia. Após ser um dos últimos países a reconhecer o resultado eleitoral no país vizinho, o presidente brasileiro não enviou representantes para a cerimônia de posse, que foi acompanhado pelo embaixador brasileiro.

 

19

Fonte: Revista Fórum / Plinio Teodoro

Ex-alunos do Bom Conselho se despedem do prédio histórico

Edifício do antigo orfanato e convento foi fechado em definitivo após 143 anos

↑ Prédio da Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho será entregue à Braskem após acordo de desocupação (Foto: Edilson Omena)

Ex-alunos da Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho se despediram do prédio histórico fundado há 143 anos. O último adeus ocorreu no sábado (24) antes que fosse fechado em definitivo. O prédio é uma das edificações que compõem o patrimônio arquitetônico do bairro de Bebedouro e vem sofrendo a ação das rachaduras e afundamento de solo.

Segundo informações de ex-alunos, o prédio do antigo orfanato e convento será entregue à Braskem após acordo de desocupação. Não há informações sobre valores tampouco a diretoria da instituição foi localizada para comentar o assunto.

A ex-aluna Mônica Costa detalha que a iniciativa de realizar a despedida da edificação partiu dos próprios ex-alunos.

“Ficamos sabendo de maneira informal que o prédio seria entregue à Braskem e então alguns foram chamando outros e resolvemos fazer essa despedida. Nós fomos no último sábado, porque ali é um local muito importante, representa parte da vidas de muitos. Eu mesma, morei em frente durante toda minha infância, minha irmãs estudaram lá, eu estudei do pré-primário até a 8° série, são muitos momentos compartilhados, muitas lembranças”.

Todos os anos a Sociedade costumava reunir os ex-alunos e realizar uma caminhadas pelas ruas do bairro histórico para marcar o aniversário da instituição, no entanto as comemorações foram suspensas por conta da pandemia.

Com o fechamento do prédio, uma nova homenagem está prevista para ocorrer no próximo dia 7 de novembro. Os ex-alunos também irão organizar, desta vez o ato será realizado na frente do prédio com a reprodução do hino da instituição, discursos de ex-alunos e fogos de artifício para marcar mais uma despedida.

INTERDIÇÃO

Desde o ano passado o prédio anexo onde funcionava a Escola Estadual foi realocado devido ao agravamento das rachaduras. No casarão histórico, o funcionamento estava limitado apenas a serviços administrativos.

O sentimento agora é de tristeza, segundo Mônica. “São memórias, falo pelos ex-alunos que passaram em diferentes momentos do colégio e é um sentimento muito grande de perda, de muita tristeza porque é uma história que está ficando para trás”, comenta.

O Complexo Arquitetônico Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho tem tombamento estadual desde 1999.

18

Fonte: Tribuna Independente / Evellyn Pimentel

Terça, 27 Outubro 2020 10:38

Faculdades não retomam aulas presenciais

Faculdades não retomam aulas presenciais

Mesmo autorizadas, públicas só devem voltar em 2021, enquanto instituições privadas ainda não se posicionaram sobre data

↑ (Foto: Ilustração)

Com o decreto nº 71.749, anunciado pelo Governador Renan Filho (MDB) na última semana, estão autorizadas as aulas presenciais para alunos adultos em Alagoas desde esta segunda-feira (26). Mas o retorno das faculdades não aconteceu e nem tem data prevista. Instituições públicas já se posicionaram e provavelmente não haverá volta em 2020. Já as privadas, estão se organizando e não divulgaram posicionamento oficial sobre o assunto até agora.

Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) já se posicionaram e as aulas presenciais seguem suspensas, mesmo com o decreto. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), também não tem previsão de retorno, apesar de já ter um plano de contingência para ser adotado quando acontecer a retomada das aulas presenciais caso a pandemia persista.

Entre as particulares, ainda não há posicionamento oficial. De acordo com Alberto Vasconcelos, do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de Alagoas, eles estavam aguardando a portaria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para definir o posicionamento da instituição. Mas o dirigente ressaltou que cada instituição está se organizando com o seu protocolo.

Universidades particulares, como Cesmac, Maurício de Nassau, Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMJ) e Universidade Tiradentes (Unit) não anunciaram posicionamento sobre quando voltam. O protocolo sanitário foi divulgado nesta segunda-feira (26).

A estudante Janaina André, do 6º período de farmácia no Cesmac, defende que as aulas teóricas não devem voltar agora, mas acredita que as práticas precisam acontecer. Ela admite que o posicionamento dos alunos ainda está dividido, e na sua percepção pelo menos a metade é contra a volta até das práticas. “A maioria não concorda com a volta das aulas, visto que tem que pegar ônibus, se locomover pra chegar à faculdade. Porém na minha opinião eu acho que deve voltar a parte dos adultos nas aulas práticas. Ficar com o ensino híbrido, porque as práticas já estão atrasadas”.

Parte de uma turma de mais de 30 alunos, ela espera que a faculdade organize uma retomada intercalada, com os cuidados redobrados. “A gente sabe que está diminuindo o número de mortes, mas ainda não acabou. Não seria interessante voltar com as aulas teóricas agora, no momento que estamos”.

Na avaliação da aluna, a modalidade de ensino online foi uma forma de as faculdades oportunizarem os alunos de continuarem. “Foi de grande proveito, porque nós não perdemos o semestre. Nós perderíamos um ano se não pudéssemos ter aula online. E a gente pode ter aula em casa, seguro”.

Enem: cursinhos já começam maratona com aulas presenciais

 

Os cursinhos preparatórios estão mais determinados a retomar. Faltando três meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos se organizaram para sensibilizar o governo a autorizar o funcionamento. O Clube do Fera retomou as aulas no primeiro dia da vigência do decreto.

“Tem mais ou menos uns 20 dias que a gente tem desenvolvido diversas ações junto ao governo e, finalmente, na última quinta-feira o governo liberou e hoje [ontem, 26] nós já reabrimos. Porque nós já estávamos prontos para essa volta faz muito tempo. Acredito que no 3º ou 4º mês de pandemia nós já estávamos prontos, seguindo os protocolos de outros estados. Principalmente o protocolo de Pernambuco. O modelo está baseado tanto no de Pernambuco quanto de Minas Gerais”, explicou o professor de redação Thalles Barros, fundador do Clube do Fera.

Ele explica como organizaram a volta. “Trabalhamos com três segmentos, preparatório Ifal (não volta agora porque são menores), pré-vestibular e concurso público. O pré-vestibular voltou nesta segunda e as turmas de concurso voltam a partir desta terça [27]. Voltamos com capacidade reduzida, respeitando distanciamento social e todos os protocolos sanitários, além das aulas presenciais vamos oferecer também aulas online para os alunos que não se sentirem seguros para voltar agora, além dos menores de idade”.

O Impacto Cursos também participou da mobilização pela volta. De acordo com o coordenador, Marcos Fireman, os alunos estão pedindo muito. “O Enem está chegando, os alunos precisam estar perto dos professores. Muitas vezes eles sentem vergonha de tirar uma dúvida na aula online. No formato da sala de aula o número de pessoas já reduziu bastante, vamos manter o pessoal com certa distância, mas que os alunos se sintam à vontade”.

Apesar disso, o curso teve mais cautela e decidiu concluir aulas no formato gravado e abrir novas turmas em novembro, com o formato presencial. “Alguns alunos não têm condição de vir, e o protocolo saiu nesta segunda, pra retomar não teria segurança. As aulas tem que ter janela, não teria condições de ter aula dessa forma”.

A dificuldade dos alunos foi uma preocupação de todos. Na percepção de Thalles, o aluno alagoano não estava habituado com esse tipo de estudo. “Embora domine tecnologias e redes sociais, não tinha o hábito de fazer isso com frequência”.

Ele reforça que a volta foi um clamor dos próprios alunos. “Estão nessa maratona para o Enem. Muitos realmente pararam de estudar, não conseguiram se adaptar a essa realidade virtual, não conseguiram cumprir o mesmo ritmo de aulas. Principalmente por conta do ambiente na própria casa que não era tão favorável. Agora estão voltando com mais garra e mais determinação”.

O primeiro dia de aula, segundo ele, ainda teve uma adesão tímida. “A gente sabe que o vírus ainda não acabou, sabemos que estamos vivenciando uma pandemia, e esse contexto, de volta às aulas vai ser gradativo. Mas estamos cumprindo todos os protocolos de segurança. Muito mais que o suporte pedagógico, muito mais que o suporte emocional, a gente precisa passar segurança em relação à estrutura sanitária que foi criada para receber nossos alunos”.

Thalles planeja período de adaptação. “A volta vai ser com ensino híbrido, para que esse aluno construa uma nova rotina. Estamos trabalhando para que a volta seja gradativa e proveitosa e não tenhamos que nos próximos meses fechar tudo novamente”.

20

Fonte: Tribuna Independente / Emanuelle Vanderlei

Pedale com o Rotaract; passeio ciclístico com incentivo à saúde

ESPORTES

Por José Malta Fontes Neto - jornalista - MTE/AL 1740  0

 

 

ORotaract Club de Santana do Ipanema realizou neste domingo (25) um passeio ciclístico denominado de Pedale com o Rotaract; passeio ciclístico com incentivo à saúde.

Os ciclistas se concentraram na Praça Floriano Salgueiro Silva, onde tem um Marco Rotário, comemorativo aos 50 anos de fundação do clube, ao lado do Santuário de Guadalupe, às margens da BR-316. Na oportunidade foi servido um café da manhã e sorteio de brindes fornecidos pelos parceiros do evento.

A Secretaria Municipal de Saúde deu apoio ao evento realizando teste de COVID-19, inclusive com registro de casos positivos cujas pessoas foram encaminhadas ao Centro de Triagem no AABB, aferição de pressão arterial e glicemia.

Esteve na largada do passeio e prefeita Christiane Bulhões, seu esposo e secretário de Infraestrutura Marcelo Melo Silva, rotarianos Yuri Pinto, Cheops Araújo Malta, Josinaldo Soares dos Santos – Presidente do Rotary Club de Santana do Ipanema, José Malta Fontes Neto e Adhemar Falcão Costa Júnior.

O percurso do passeio foi de categoria leve seguindo da largada até o centro da cidade, depois até o complexo educacional formado pelas escolas: Professora Laura Chagas e Professor Mileno Ferreira da Silva, dai até o Baixio, depois conectando com a estrada da Camoxinga dos Teodósios até o primeiro ponto de hidratação próximo ao Bar da Buchada. Sequenciando indo até São Félix, segundo ponto de hidratação e retornando ao ponto de partida. Foram 32,8 Km com uma elevação de 466m.

Os ciclistas tiveram apoio de uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, Caminhão de apoio cedido pela Loja Mais e pontos moveis de hidratação além dos fixos, apoio da Bike Center Duas Rodas, inclusive do a presenta do empresário Wagner.

Na chegada os ciclistas receberam medalhas de participação.

Solenidade, homenagens e jogo festivo marcam o Cinquentenário do Estádio Rei Pelé

  • Paulo Chancey Jr. 
  • 26/10/2020 07:16
  • Minuto Esportes

O Estádio Rei Pelé celebrou seus 50 anos de história com muitas atividades. Na tarde deste domingo (25) a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, promoveu atividades, com direito a solenidade, homenagens o jogo festivo entre o CSA de 99 e o CRB de 95, que acabou empatado em 1 a 1.

A tarde festiva, que contou apenas com alguns convidados homenageados e os ex-atletas envolvidos no jogo, teve início com a inauguração do Totem Rei Pele, que será uma nova opção de interação com torcedores e visitantes, no momento seguro e oportuno.

Em seguida, foram reabertos o Memorial Rainha Marta, que foi revitalizado e terá interação virtual, assim como o Hall da Fama, que além de um espaço de homenagens, será também de multiuso para a comunidade esportiva.

No ponto principal do evento, a solenidade contou com autoridades e convidados, homenageou ex-atletas do CSA vice-campeão da Copa Conmebol de 1999 e do CRB campeão alagoano de 1995.

“Um dia histórico. Acompanhei essa história dentro do começo. É gratificante estar aqui para contar um pouco do que se passou nesses 50 anos e compartilhar experiências. Vida longa ao nosso Trapichão”, afirmou o historiador, jornalista e ex-jogador, Lauthenay Perdigão.

Além deles, receberam homenagens as personalidades que participaram desde a construção do Estádio, até os dias atuais. “Fizemos questão de homenagear quem fez parte da história do Estádio Rei Pelé, em todas as suas fases. É um compromisso nosso, valorizar quem tanto fez pelo Estádio e possibilitar oportunidades para quem faz esporte em Alagoas”, afirmou o Secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert.

Finalizando a programação, o jogo entre os ex-jogadores de CSA e CRB. Clima festivo, mas de muita disputa. Em campo, empate em 1 a 1, com o time do CSA entregando de forma simbólica o Troféu 50 Anos do Rei Pelé para o time do CRB.

“Dia muito importante para nós que fizemos história dentro de campo, poder nos reencontrar e celebrar o aniversário do Rei Pelé. Agradecer ao Governo, através da Selaj que nos proporcionou esse momento”, afirmou o ex-jogador, técnico do CSA e servidor público, Otávio Quadros.

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

 
 

 

 

Protocolo para volta às aulas presenciais de adultos é publicado pelo Governo de AL; confira medidas

  • Redação
  • 26/10/2020 10:24
  • Maceió
Assessoria
Aulas

O Diário Oficial do Estado (DOE/AL) desta segunda-feira (26) trouxe o protocolo de orientação para a gestão escolar sobre o retorno às aulas presenciais de adultos em Alagoas. O objetivo é de garantir segurança sanitária para evitar a disseminação da covid-19.

A volta às aulas para os adultos já pode ocorrer a partir de hoje. Conforme consta na publicação, o protocolo de orientação serve como parâmetro a ser adaptado de acordo com a realidade de cada instituição escolar.

O plano é composto por três etapas: contemplando a preparação da equipe para o retorno, definição da nova rotina no ambiente escolar e monitoramento constante das ações de prevenção e combate à covid-19.

Entre as medidas, estão no protocolo:  o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas; o uso de máscara e a aferição de temperatura dos estudantes.

Confira alguns pontos do protocolo abaixo:

  • A equipe escolar deve ser orientada sobre a importância do envolvimento de todos nesse processo, de modo que esteja preparada para lidar com o processo de acolhimento dos estudantes e servidores.
  • Os estudantes e servidores devem ser orientados, ainda de forma remota, sobre o cuidado e o manuseio das máscaras de tecido.
  • Espaços de convívio coletivo devem ser sinalizados, bem como as áreas que não poderão ser utilizadas.
  • A temperatura dos estudantes, bem como dos servidores, deve ser aferida diariamente. Os estudantes que fazem o uso do transporte escolar também devem aferir a temperatura antes de ao entrarem nos veículos;
  • Manter o ambiente limpo e arejado, com janelas abertas;
  • Utilizar produtos sanitizantes e desinfetantes de uso geral com ação vírus-cida aprovados pela ANVISA para o combate do novo Coronavírus, como, álcool 70%, hipoclorito de sódio, na concentração 1%, quaternários de amônio, o cloreto de benzalcônio;
  • Os calçados dever sem higienizados ao entrar na escola;
  • Estabelecer horários de entrada e saída dos estudantes de forma que possibilite o respeito ao distanciamento de 1,5m entre as pessoas;
  • Disponibilizar dispenser com álcool em gel em todos os ambientes da escola;
  • Disponibilizar lixeiras com tampas com acionamento por pedal em locais estratégicos;
  • Instalar proteção de acrílico que separe o funcionário do público que está sendo atendido;
  • Utilizar o refeitório apenas para oferta de almoço nas escolas de ensino integral

Decreto autoriza o retorno do ensino para adultos em Alagoas; confira os detalhes

Aulas presenciais podem ser retomadas a partir de segunda (26) conforme protocolo

↑ (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

Odecreto Nº 71.749, que autoriza a retomada das atividades de ensino presenciais para adultos (maiores de dezoito anos) nas instituições e escolas localizadas em Alagoas, foi publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado na noite dessa quarta-feira (21). O Governo identificou condições epidemiológicas favoráveis para iniciar os avanços na educação, após analisar os números atualizados no combate à pandemia da Covid-19.

As instituições que ofertam cursos livres, como escolas de idiomas, de informática, cursos preparatórios e de capacitação profissional, bem como da rede de ensino superior (público e privado) retomarão as aulas presenciais conforme protocolo sanitário que será publicado por meio de portaria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aprovado pelos órgãos sanitários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O decreto recomenda, ainda, que sejam priorizadas as aulas por meio virtual e faculta o retorno às atividades presenciais aos profissionais da área da educação que se encontram no grupo de risco. Conforme a publicação, estão autorizadas as aulas coletivas esportivas e de ginástica para os adultos.

Protocolo sanitário

O secretário de Estado da Educação, Fábio Guedes, informou que as aulas presenciais para o público adulto estarão liberadas a partir da próxima segunda-feira (26), mas ressaltou que cada instituição ou empresa definirá a data de retorno das atividades.

“Na segunda-feira, vamos publicar uma portaria apenas regulamentando essa liberação e funcionamento, com um protocolo sanitário objetivo, claro e obedecendo aos padrões definidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e aprovados pela Vigilância Sanitária Estadual, aplicado ao funcionamento da área educacional”, informou Guedes.

Interior

Aos municípios alagoanos foi facultado o poder de decidir pela retomada das aulas presenciais. “Facultaremos aos municípios, também, participarem dessa liberação. Aquele prefeito que achar que não deve voltar com a educação para adultos neste momento pode entrar em contato com o Governo do Estado, porque nós vamos observar a situação específica. Nós do Governo não verificamos essa necessidade de não avançarmos em todas as cidades, mas se houver algum problema específico, vamos avaliá-lo”, declarou o governador Renan Filho, em transmissão ao vivo na quarta-feira (21).

5

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Severino Carvalho

Inácio consegue a junção de matrículas dos professores estaduais

Profissionais vão poder, em caráter facultativo, unificar duas matrículas totalizando 40, 45, 50 e 55 horas de jornada de trabalho, desde que respeitada regra constitucional de acúmulos de cargos

↑ Deputado Inácio Loiola (Foto: Divulgação)

Élei o projeto que permite a junção de matrículas dos professores estaduais no Estado de Alagoas publicado nesta quarta-feira, no Diário Oficial Eletrônico do Poder Legislativo. A proposição, de autoria do deputado estadual Inácio Loiola (PDT), possibilita unificação aos professores da rede pública detentoras de duas matrículas juntos à Secretaria Estadual de Educação referentes a 20 horas, 25 horas e 30 horas de jornada de trabalho semanal em cada matrícula.

Esses profissionais agora vão poder em caráter facultativo, unificar as duas matrículas totalizando 40, 45, 50 e 55 horas de jornada de trabalho, desde que respeitada a regra constitucional de acúmulos de cargos.

O deputado estadual explica que a matéria assegura as vantagens ou gratificações auferidas até a data de opção da unificação. E, também, contabiliza o tempo de serviço tendo como referência a data da matrícula mais antiga.

A partir da unificação opcional da matrícula, diz Inácio Loiola, todas as vantagens e gratificações terão como base o resultado da soma dos salários bases dos professores. O único impedimento é para o professor em estágio probatório.

A professora da rede estadual Daiana Leite afirma que esse projeto de lei atende uma antiga reivindicação dos profissionais da educação. “É uma ação que vai proporcionar benefícios hoje, e, principalmente, no amanhã, quando se aproximar a fase de requerer a aposentadoria”, explica. E, continua: “o parlamentar está de parabéns em desenvolver um trabalho em favor da classe”.

A ideia do projeto é valorizar os professores e fortalecer o sistema de ensino estadual a partir da maior participação e integração dos profissionais na sala de aula, afirma Inácio. Ele acredita que a unificação das matrículas vai possibilitar maior disponibilidade dos professores, contribuindo para o melhor desempenho do aluno e implicando em avaliações positivas no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

228

Fonte: Assessoria

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter