Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

PRF em Alagoas detém duas pessoas no final de semana por crimes distintos

  • Redação*
  • 01/02/2021 11:12
  • Municípios
Foto: Ascom PRF
PRF em Alagoas detém duas pessoas no final de semana por crimes distintos

A Polícia Rodoviária Federal de Alagoas deteve duas pessoas por crimes distintos no final de semana. Um deles foi por porte ilegal de arma de fogo. Os flagrantes aconteceram, na sexta-feira (29) e no sábado (30), em trechos da BR 101, nos municípios de Teotônio Vilela e São Sebastião.

A primeira ocorrência se deu na sexta-feira (29). A equipe de policiais realizava ronda no km 177.0 da BR 101 e abordou um homem que transportava algumas gaiolas.

Ao realizar a abordagem, foram identificadas 02 aves silvestres popularmente conhecidas como Papa-Capim (Sporophila nigricollis) e 01 Curió (Oryzoborus angolensis). Foi observado que apenas o Curió apresentava anilha e após contato com o IBAMA, foi informado que a anilha IBAMA OA 2,6 598384 apresenta registro de fuga de ave em 28/03/2016.

Ao ser questionado sobre a autorização para manter as aves em cativeiro, o homem informou que não possuía. Quando questionado também a respeito de possuir outras aves, ele disse que teria mais umas 03 ou 04 aves em sua residência, autorizando a entrada da equipe. Foram encontradas no local mais 11 aves silvestres, sendo 03 Galos de Campina (Paroaria dominicana), 01 Curió e 07 Papa-Capim.

Diante dos fatos, sendo constatado o crime de matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre, foi dada voz de prisão ao homem, entretanto, por ser crime de menor potencial ofensivo, o flagrante foi substituído pelo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), após o compromisso de comparecimento em juízo.

A outra ocorrência se deu no sábado (30), quando a equipe de policiais fazia fiscalizações no km 205, da BR 101, município de São Sebastião/AL e abordou um veículo I/Renault Fluence, cor preta e placa de São Paulo/SP.

Após verificação da documentação pessoal e veicular, foi realizada uma vistoria no interior do veículo, sendo encontrada uma maleta de guardar pistola junto às bagagens que estava transportando.

Nesse momento, os policiais questionaram sobre a possível presença de armas no veículo, o homem então afirmou que teria uma pistola atrás do banco motorista. Ato contínuo, foi encontrada uma pistola cal. 380, marca VOP CZ, s.p. (VOP CZ)/República Checa e 10 unid de Munição cal. .380, marca Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC)/Brasil.

O condutor apresentou um registro válido da arma, entretanto não apresentou documento que comprovasse a permissão para o porte.

Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Arapiraca para procedimentos cabíveis. Ele vai responder pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

*com Ascom PRF

Carreata na orla de Maceió pede um impeachment de Bolsonaro

↑ (Foto: Cortesia)

Centenas de pessoas se uniram para uma carreata contra Jair Bolsonaro (sem partido) neste domingo (31). Os manifestantes se reuniram no estacionamento de Jaraguá e seguiram até o terminal de Cruz das Almas usando a bandeira do Brasil e exigindo o impeachment do presidente.

Desde o início da pandemia que Bolsonaro tem sido criticado por suas declarações que minimizavam o perigo do coronavírus. O presidente também tem sido criticado pelos 15 milhões de reais gastos somente com leite condensado.

101

Fonte: Redação

OAB/AL alerta para golpista que solicita informações de advogados alagoanos

  • Cada Minuto com Assessoria
  • 27/01/2021 17:25
  • Notícias
Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) divulgou nota, na tarde desta quarta-feira (27), informando que há um golpista entrando em contato com advogados alagoanos solicitando dados, em nome do presidente do órgão, Nivaldo Barbosa Jr.

De acordo com a OAB, o golpista se apresenta como assessor do presidente e solicita um e-mail para envio de convite por meio de um link. “A OAB Alagoas reforça que os contatos são realizados por meio de telefones e e-mails oficiais da instituição e que convites desta natureza são formalizados pessoalmente pelo presidente”, disse em nota enviada à imprensa.

Nivaldo Barbosa Jr. já está tomando as devidas providências para identificar o golpista, completou a OAB.

Confira abaixo a nota na íntegra:

A OAB Alagoas informa que novamente há um golpista entrando em contato com integrantes da advocacia alagoana para solicitando dados em nome do presidente Nivaldo Barbosa Jr. Ele se apresenta como assessor do mesmo.

O golpista, então, solicita um e-mail para o envio do convite por meio de um link. A OAB Alagoas reforça que os contatos são realizados por meio de telefones e e-mails oficiais da instituição e que, convites desta natureza, são formalizados pessoalmente pelo presidente.

Nivaldo Barbosa Jr. informa que providências já foram tomadas para identificar o autor do golpe e pede que as atenções sejam redobradas.

Christiane Bulhões e Sílvio Bulhões assinam Ordem de Serviço para construção de Complexo Nutricional em Santana

Equipamento vai beneficiar 400 famílias em situação de vulnerabilidade social com alimentação diariamente
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Jean Souza

A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões (MDB), e o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Sílvio Bulhões, assinaram a Ordem de Serviço para construção de um complexo nutricional em Santana do Ipanema. A solenidade aconteceu na manhã desta quarta-feira (27).

 

O equipamento, que vai beneficiar diariamente 400 famílias em situação de vulnerabilidade social com alimentação, será construído na rua Leopoldo Fernandes de Oliveira, ao lado da quadra do Colégio Senhora Santana.

 

Durante seu discurso, Christiane Bulhões falou da alegria e gratidão por saber que o complexo nutricional foi um sonho e uma luta do saudoso prefeito Isnaldo Bulhões, naquele momento estava se tornando realidade. A prefeita agradeceu ainda ao governador Renan Filho pela parceria que vem resultando em benefício para população. “Esse com certeza será um importante instrumento no combate ao desemprego e à fome”, disse.

 

Representando o governador Renan Filho, o secretário Sílvio Bulhões lembrou da luta do saudoso prefeito Isnaldo Bulhões para tirar a obra do papel. “Estamos festejando o grande legado deixado por Isnaldo Bulhões, que dedicou sua vida pelo povo santanense”. O secretário também falou da importância do complexo que vai ofertar alimentação de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade social com alimentação balanceada e qualificação profissional. “Seguiremos levando a Secretaria de Assistência Social seades até aqueles que mais precisam, os mais carentes“, disse.

 

 

 

Participaram da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores Moacir Júnior, os vereadores Mário Siqueira, Elielson da Silva, Manoel Wanderley (Devá do Óleo), Roberto Oliveira, Zezito Teles, Tanilla Almeida e Josefa Eliana, além do chefe de Ganinete, Cleudson Nobre, secretários, de governo Renilde Bulhões, de Assistência Social, Vera Araújo, de Infraestrutura, Marcelo Melo e de Meio Ambiente, Jorge Santana.

 

Olivença comemora 62 anos na próxima terça, 02, de forma atípica devido a pandemia

  • Igor Ribeiro e Diana Pereira
  • 29/01/2021 10:49
  • Cidades
Redes sociais
Olivença

Na próxima terça-feira, 02, o município de Olivença, Sertão de Alagoas, comemora seus 62 anos de emancipação política. De uma população pacata e hospitaleira, Olivença conta com aproximadamente 12 mil habitantes. Este ano, devido a pandemia do coronavírus, a comemoração acontece de forma atípica atendendo as medidas de prevenção ao vírus. O prefeito Josimar Dionísio, o “Jó”, mantém o ato solene com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Alvorada com a apresentação da Banda Fanfarra do município, Auta Bulhões, santa missa e culto em ação de graças assim como também assinatura de ordem de serviço para construção de uma academia de saúde e entrega de 50 cisternas na zona rural. 

“Será um aniversário bem atípico aqui na cidade, mas temos muito o que comemorar e quando tudo isso passar vamos festejar como nossa querida Olivença merece. Desejo a todos os oliventinos esperança para superarmos essa pandemia e muita saúde para que juntos possamos continuar trabalhando para o desenvolvimento do nosso povo”, exaltou o prefeito.

“Este é um momento muito importante para nós oliventinos. Comemorar a emancipação da cidade em um período de pandemia requer novos desafios. O mundo vive dias de muitas lutas, mas mantemos otimismo que dias melhores virão. O povo de Olivença é uma referência em termos de fé, esperança e coragem. Tem sido uma luta difícil, mas unidos venceremos e em breve teremos o estado todo livre do coronavírus”, concluiu Jó.

Programação:

06h – Alvorada

Banda Fanfarra pelas ruas da cidade

07h – Hasteamento das Bandeiras | Sede da Prefeitura

Assinatura da ordem de serviço para a academia de saúde

10h – Missa em Ação de Graças | Igreja Matriz

Padre Jacyel

15h – Entrega de 50 cisternas na zona rural

19h – Culto em Ação de Graças | Igreja do Senhor Jesus Cristo

Pastora Raab, Pastor Eronilson, Pastor Anderson Fernandes, Pastor Eufrates e Pastor Nivaldo 

Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é adiado para 2022

Evento, que estava previsto para o período de 27 de março a 3 de abril de 2021, será realizado de 9 a 16 de abril de 2022, por causa da pandemia da Covid-19

↑ Crucificação de Cristo (Foto: Joalline Nascimento/G1)

O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, foi adiado para 2022, por causa da pandemia da Covid-19. O anúncio foi feito pela Sociedade Teatral de Fazenda Nova na sexta-feira (29).

O espetáculo, que estava previsto para o período de 27 de março a 3 de abril de 2021, será realizado de 9 a 16 de abril de 2022.

Através de nota, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova (STFN) informou que decidiu remarcar o espetáculo deste ano tendo em vista a necessidade de intensificar os esforços de enfrentamento dos efeitos da pandemia de Covid-19. Tal decisão foi tomada devido à adoção de medidas para reduzir riscos de contágio e para preservar a saúde e a vida das pessoas.

Em 2020, as apresentações do espetáculo haviam sido reprogramadas para o período de 2 a 7 de setembro. Porém, em julho, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova informou o cancelamento.

9

Fonte: G1

Palmeiras vence o Santos nos acréscimos e é campeão da Libertadores

↑ Palmeiras, bicampeão da Taça Libertadores

OPalmeiras é bicampeão da Libertadores da América. O Verdão venceu o Santos por 1 a 0 neste sábado, no Maracanã. O gol de Breno Lopes foi marcado aos 53 minutos do segundo tempo.

O jogo foi truncado, nervoso, cheio de faltas fortes e contou com a expulsão de Cuca após confusão com Marcos Rocha. O técnico foi para a arquibancada e viu o gol do Palmeiras minutos depois.

O Santos perdeu a chance de ser o primeiro tetracampeão da Libertadores no Brasil. O Palmeiras volta a erguer a taça após 22 anos e vai para o Mundial. Vitória de quem acreditou até o fim e não esperou pela prorrogação ou pênaltis.

O JOGO

O primeiro tempo da final da Libertadores da América foi decepcionante. Sobrou suor, mas faltou futebol. Nenhuma chance clara foi criada por Palmeiras e Santos.

Pilhadas, as equipes fizeram muitas faltas e disputaram cada pedaço do gramado. O mais caçado foi Marinho, principalmente no duelo com Viña travado desde o início. Lucas Braga chegou a aquecer, mas o camisa 11 pediu para voltar.

Esse equilíbrio também tem a ver com uma novidade de Cuca na escalação do Peixe: o técnico colocou Sandry no meio-campo e espelhou o esquema tático do Verdão. Os dois times tiveram três meio-campistas móveis e três atacantes.

O único momento de maior perigo foi aos 35 minutos, quando Raphael Veiga invadiu a área pela direita e bateu cruzado. A bola passou perto do goleiro John.

SEGUNDO TEMPO

O cenário pouco mudou para a etapa final. Os primeiros minutos foram de esboço de mudança tática e alguma pressão, mas logo os times se anulavam em campo.

Aos 13, o Santos assustou o Palmeiras. Marinho cobrou falta e Lucas Veríssimo não alcançou de peixinho na pequena área. No minuto 18, Raphael Veiga bateu falta com perigo e a bola bateu na rede por cima de John.

Quando o placar marcava 31 jogados, o Peixe teve o momento de maior emoção até então. Diego Pituca chutou de fora da área para Weverton espalmar. No rebote, Felipe Jonatan bateu forte e a bola passou perto.

A partida caminhava para a prorrogação quando o clássico finalmente ganhou em emoção. Cuca escondeu a bola, foi derrubado por Marcos Rocha e acabou expulso. O técnico viu da arquibancada o gol de Breno Lopes aos 53 minutos do segundo tempo.

Rony recebeu com liberdade, cruzou no segundo pau e Breno Lopes subiu mais que Pará, aproveitou a indecisão de John e colocou a bola no ângulo. Palmeiras campeão.

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS X SANTOS

Local: Maracanã, Rio de Janeiro, RJ
Data: 30 de janeiro de 2021, sábado
Hora: 17h (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Diego Bonfa (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Cartões amarelos: Palmeiras: Gustavo Gómez, Viña e Marcos Rocha; Santos: Lucas Veríssimo, Diego Pituca, Soteldo e Alison

GOL:
Palmeiras: Breno Lopes, aos 54 minutos do 2T

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Zé Rafael (Patrick de Paula), Gabriel Menino (Breno Lopes) e Raphael Veiga (Empereur); Rony (Felipe Melo) e Luiz Adriano.
Técnico: Abel Ferreira

SANTOS: John, Pará (Bruno Marques), Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Wellington Tim); Alison, Diego Pituca e Sandry (Lucas Braga); Marinho, Soteldo e Kaio Jorge (Madson)
Técnico: Cuca

22

Fonte: Gazeta Esportiva

Devido à seca, decreto estadual reconhece situação de emergência de 42 municípios

  • Redação*
  • 23/01/2021 15:38
  • Municípios
Foto: Reprodução / Internet
Segundo decreto, medida é necessária para acelerar as ações de ajuda à população dos municípios afetados pela seca.

O Governo de Alagoas decretou  situação de emergência em 42 municípios por 180 dias, devido a situação de seca. Com o verão, a estiagem volta a assolar as cidades da região do Sertão e do Agreste alagoano. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (20).

Conforme a  publicação, os impactos da seca vêm provocando perdas significativas na agricultura e pecuária do semiárido, comprometendo até mesmo o abastecimento de água para o consumo humano.

A medida é necessária para acelerar as ações de ajuda à população dos municípios afetados pela seca. Assim, fica declarada situação de anormalidade e emergência nos seguintes municípios: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olho d’Água Grande, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Paulo Jacinto, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Tanque d’Arca e Traipu.

Ainda conforme o Decreto, os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas, competentes para a atuação específica, adotarão as medidas necessárias para o combate à Situação de Emergência, em conjunto com os órgãos municipais.

 

*com AMA

Forças de segurança intensificam fiscalizações no Agreste do estado

Ações têm como objetivo reprimir a criminalidade e garantir a segurança da população

↑ A ação tem como objetivo fiscalizar bairros com maior incidência de crimes.
Policiais civis e militares, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), realizaram nesta quinta-feira (21) uma operação integrada de saturação em diversos bairros de Arapiraca. A ação tem como objetivo fiscalizar bairros com maior incidência de crimes.

 

A operação foi coordenada pelo secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, e contou com mais de 90 policiais, entre civis e militares, que realizaram diversas abordagens e patrulhamento em vários bairros da cidade.

A presença policial acaba sempre chamando a atenção da população que mora nos locais averiguados. A babá Gisele Farias afirmou ser necessário ações como esta realizada hoje, a fim de garantir mais segurança à população. “Estou achando ótimo. Gosto muito de pedalar e ultimamente andava com medo. Fico feliz de ver ações como esta. Espero ver mais operações assim em Arapiraca”, disse.

Já a autônoma Mariana Policarpo também avaliou como positiva a operação realizada hoje, destacando que a Polícia Militar já vem realizando um trabalho importante para garantir a segurança na cidade. “A polícia, o governo do estado tem feito um ótimo trabalho e eu não tenho do que reclamar e acho que é só crescer essas ações”, pontuou.

Participaram da operação também o Delegado-Geral Paulo Cerqueira, o comandante da Polícia Militar, coronel Wellington Bittencourt, além de militares do 3º batalhão, Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), policiais da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), da 4ª Delegacia Regional de Polícia, da Asfixia e do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especiais (TIGRE). O Grupamento Aéreo deu suporte aéreo à operação.

 
45

Fonte: Ascom SSP/AL

Saúde começa segunda fase de distribuição de vacinas contra a Covid-19

Estão sendo distribuídos 2 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford

↑ (Foto: Dado Ruvic / Reuters)

OMinistério da Saúde começou a distribuição dos 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Serum, neste sábado (23).

O primeiro estado contemplado é o Rio de Janeiro. O estado é sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição responsável pela checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

Ainda neste sábado, um carregamento com 132,5 mil doses seguirá para o Amazonas e outras 72,5 mil doses seguirão para o Ceará. Pelo cronograma, os demais estados e o Distrito Federal devem receber as doses da vacina a partir de amanhã (24).

Segundo o Ministério da Saúde, 100 milhões de doses da vacina foram encomendadas para serem distribuídas ainda no primeiro semestre deste ano.

31

Fonte: Agência Brasil

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter