Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

TRE suspende eleição suplementar de Campo Grande devido ao aumento de casos de Covid-19

  • Redação*
  • 11/03/2021 17:50
  • Geral
 
Foto: Reprodução
Urna eletrônica

Em sessão virtual ocorrida na tarde desta quinta-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), suspendeu a eleição suplementar no município de Campo Grande, que aconteceria no domingo, dia 11 de abril.  A medida foi em razão no grande aumento no número de casos de Covid-19 em Alagoas. 

A  assessoria de Comunicação do TER informou que a decisão unânime do colegiado do Regional alagoano se deu após a análise de requerimentos formulados pelo juiz eleitoral da 20ª Zona, Raul Cabus, pelo promotor eleitoral Lucas Mascarenhas de Cerqueira Menezes, com atuação na mesma unidade jurisdicional, e pelo presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), Sóstenes Alex Costa de Andrade.

Em seu voto, o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Otávio Leão Praxedes, destacou que o município de Campo Grande, localizado na 7ª região Sanitária do Estado, encontra-se, neste momento, classificado na fase vermelha de alerta máximo em relação ao combate ao Coronavírus, no que diz respeito à Matriz de Risco da Secretaria de Saúde de Alagoas e ao Plano de Distanciamento Social Controlado. 

“Nesse contexto, é de rigor suspender as eleições suplementares naquele município, considerando que o direito à vida e à saúde de seus cidadãos é um direito fundamental de elevada dignidade constitucional, que todos órgãos e instituições públicas, inclusive o Poder Judiciário, têm o dever de defender e preservar”, enfatizou o desembargador Otávio Leão Praxedes.

Após a superação desta fase de maior gravidade da pandemia e tão logo seja possível dar prosseguimento aos atos de campanha e ao pleito, o TRE de Alagoas definirá nova data para a realização das eleições suplementares, obedecendo os parâmetros definidos na Portaria nº 875, de 6 de dezembro de 2020, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Consórcio dos governadores do Nordeste anunciam compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik

  • Redação*
  • 12/03/2021 06:13
  • Saúde
 

Os governadores do Nordeste assinam nesta sexta-feira (12) o contrato para a compra de 39,6 milhões da  vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, na Rússia. O anúncio ocorreu na reunião o consórcio entre os governadores, nesta quinta-feira (11) e os termos do acordo serão apresentados hoje ao ministro da saúde, Eduardo Pazuello. 

As doses serão encaminhadas ao plano nacional de imunização contra a covid-19 assim que aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O governador Renan Filho também participou da reunião virtual e pode anunciar hoje a participação de Alagoas no acordo. 

Renan Filho anunciará nesta sexta-feita um pacote de benefícios aos bares, restaurantes, lanchonetes e similares, em virtude dos efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus. 

Para as novas doses, as negociações vinham sendo feitas desde o ano passado pelo Consórcio Nordeste, liderado pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), diretamente com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF, na sigla em inglês).

*Com informações do Uol

 

Bares e boates podem ser fiscalizados após denúncia do consumo de bebida por menores no interior

  • Redação
  • 12/03/2021 06:30
  • Justiça
 

O promotor da comarca de Delmiro Gouveia, Guilherme Diamantaras, expediu uma recomendação para que seja feita uma fiscalização em bares e boates do município para que seja coibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.  

Em portaria, publicada no Diário Oficial, o promotor destacou que recebeu denúncias dando conta que semanalmente, são realizados bailes e festas diversas, onde é comum a prática de excessos decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas, assim como atos de violência. 

“As denúncias e reclamações recebidas por esta Promotoria de Justiça, dando conta da livre entrada de crianças e adolescentes em citados eventos, desacompanhados ou sem autorização escrita de seus responsáveis, sendo encontrados, ainda, fazendo uso de bebidas alcoólicas”, destacou o promotor. 

 A recomendação de fiscalização foi expedida para a Prefeitura do Município, ao Comandante do Grupamento da Polícia Militar e ao Delegado de Polícia Civil deste município, assim como aos Conselhos Tutelares de Delmiro Gouveia. 

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a venda de bebidas para menores prevê uma penalidade de multa de R$ 3.000,00  a R$ 10.000,00 e Medida Administrativa de interdição do estabelecimento comercial até o recolhimento da multa aplicada. 

Detran: exames práticos são cancelados em cidades do Sertão

  • Cada Minuto/ Assessoria
  • 10/03/2021 18:29
  • Cidades
Internet

Os exames práticos que seriam realizados nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12), nos municípios de Santana do Ipanema e Delmiro Golveia, Sertão de Alagoas, estão cancelados. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), as provas serão reagendadas automaticamente para os dias 15 e 16 de abril, respectivamente.

Em Arapiraca, as provas práticas de categoria "B" (carro) também serão canceladas a partir da próxima segunda-feira (15). A medida precisou ser tomada, em caráter excepcional, devido ao aumento no número de casos da Covid-19 e as restrições sanitárias adotadas nos municípios pelo decreto estadual n° 73.518, fatores que tornaram inviável a logística para a realização dos testes.

O Detran/AL preza pela segurança dos candidatos, servidores e de toda a população neste período de pandemia. Qualquer mudança posterior no cronograma de realização dos exames práticos de direção veicular em todo o estado será previamente divulgada pelos canais oficiais do órgão.

Após capital registrar casos de bebês com Covid-19, Sertão registra 1°caso com recém-nascido

  • Igor Ribeiro
  • 10/03/2021 16:53
  • Cidades
Imagem meramente ilustrativa

Após Maceió registrar casos de recém-nascidos contaminados com o Covid-19, o Sertão passa a registrar seu primeiro caso. O Jornal Nacional exibiu na noite de terça-feira (09), uma reportagem informando sobre 15 bebês que encontram-se internados na UTI de uma maternidade da capital alagoana. Nesta quarta-feira (10), surgiu a informação dando conta do 1° caso envolvendo um recém-nascido na região sertaneja. Este caso foi registrado em Santana do Ipanema. 

A informação do primeiro caso de um bebê sertanejo infectado pelo vírus foi dada pela prefeita de Santana, Christiane Bulhões (MDB), durante uma coletiva de imprensa. Conforme informações, a equipe médica do Hospital Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, onde o bebê encontra-se internado, teria percebido que o recém-nascido apresentou problemas respiratórios, rebaixando os níveis de oxigênio. Ele e a mãe passaram por um teste rápido que confirmaram a presença da Covid-19.

A mãe do bebê sertanejo que deu a luz na semana passada, recebeu alta, porém a criança teve uma piora em seu quadro e encontra-se entubada com um quadro considerado grave. 

Prefeita Christiane Bulhões decreta medidas mais rígidas contra Covid-19

SAÚDE

Por Redação com ASCOM Santana do Ipanema  0

 

Medidas foram anunciadas nesta quarta-feira (10)

Aprefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões (MDB), anunciou um novo decreto com medidas mais rígidas contra Covid-19. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (10), no gabinete da Prefeitura. Estiveram presentes os secretários, de saúde Ricardo Rosa, de Infraestrutura, Marcelo Melo, de Meio Ambiente, Jorge Santana, além do presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema, Josinaldo Soares.

As novas medidas constam no decreto 138 que deve ser publicado no Diário Oficial dos Municípios nesta quinta-feira (11), e passam a vigorar a partir de 0h desta quinta-feira (11) até às 23h59 do dia 16 de março.

O aumento de pessoas infectadas e a atual fase vermelha que o município encontra-se, demandou o urgente emprego das medidas, que vão de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença.

“Peço a compreensão de todos. Vamos nos ajudar. Eu perdi meu pai e sei quanto as famílias estão sofrendo. Faço um apelo para evitar aborrecimento dos comerciantes, evitem aglomerações, evitem festas, esse é o mesmo vírus, mas é uma nova cepa, os hospitais estão lotados, os serviços estão próximos de um colapso, nós somos um dos únicos estados do Brasil que ainda não colapsou”.

CHRISTIANE BULHÕES - PREFEITA


Christiane Bulhões lembrou que a nova cepa está atingindo mais jovens e comentou sobre os 15 bebês que contraíram Covid-19 na maternidade Santa Mônica. A prefeita também informou que em Santana, um bebê está em isolamento em Estado grave após contrair o vírus.

O secretário de saúde disse sentir-se triste quando vê as pessoas não seguindo as recomendações médicas. “O sistema está chegando ao limite, se não fizermos nossa parte, vai colapsar [o sistema]. A última atualização De ocupação de leitos de Covid-19 no Estado estava em 82%, isso é muito preocupante”, alertou Ricardo Rosa.

Josinaldo Soares pediu a colaboração dos comerciantes e população para seguir as recomendações para que o município possa superar este momento difícil e reiterou que as medidas adotadas pela prefeita Christiane Bulhões adequam o que foi decretado pelo Estado.

Confira o decreto:

Art. 1º Os órgãos e as entidades da administração pública municipal direta e indireta deverão adotar, para fins de prevenção da transmissão do COVID-19, as medidas determinadas neste Decreto.

Art. 2º Visando a proteção aos profissionais da administração, ficam suspensos até as 23h59m do dia 16 de março do corrente ano, os atendimentos presenciais nas repartições públicas do município, com exceção dos serviços essenciais de saúde.

Art. 3º Ficam suspensas até o dia 16 de março de 2021:

I - as atividades de capacitação, treinamento ou de eventos coletivos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública municipal direta e indireta que impliquem aglomerações de pessoas; e

II – eventos que gerem aglomerações, em estabelecimentos fechados ou abertos, em locais públicos ou privados, assim como os promovidos pela emissão sonora produzidas por sons automotivos.

Art. 4º Fica autorizado o funcionamento:

I – os órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral; II – serviço de call center;
III – os estabelecimentos médicos e odontológicos, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, clínicas de fisioterapia e de vacinação, psicólogos, terapia ocupacional, fonoaudiólogos, para serviços de emergência ou consulta com hora marcada, e as óticas;

IV – distribuidoras e revendedoras de água e gás; V – distribuidores de energia elétrica;

VI – serviços de telecomunicações; VII – segurança privada;

VIII – postos de combustíveis; IX – funerárias;

X – estabelecimentos bancários e lotéricas;

XI – clínicas veterinárias e lojas de produtos para animais, lojas de plantas, serviços de jardinagem e lojas de defensivos e insumos agrícolas e animais;

XII – lojas de material de construção e prevenção de incêndio;

XIII – indústrias, bem como os respectivos fornecedores e distribuidores;

XIV – lavanderias, lojas e estabelecimentos de produtos sanitizantes e de limpeza, e demais do segmento vinculado a área de limpeza e que garantam melhorias na higienização da população;

XV – oficinas mecânicas, lojas de autopeças, e estabelecimentos de higienização veicular, com hora marcada e sem aglomeração de pessoas;

XVI – papelarias, bancas de revistas e livrarias;

XVII – estabelecimento de profissionais liberais (arquitetos, advogados, contadores, corretores de imóveis, economistas, administradores, corretores de seguros, publicitários, entre outros), desde que ocorra com hora marcada e sem aglomeração de pessoas e disponibilização de álcool gel 70% (setenta por cento) para clientes e funcionários;

XVIII – revendedoras, de carros e motos, seguindo as normas estabelecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/AL, por meio de portaria de seu Diretor Presidente;

XIX – lojas de tecidos e aviamentos, facilitando a fabricação de máscaras;

XX – padarias, lojas de conveniência, mercados, supermercados, minimercados, açougues, peixarias e estabelecimentos de alimentos funcionais e suplementos, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas, limitando-se o horário de funcionamento até as 22h.

XXI – bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres que funcionem no interior de hotéis, pousadas e similares, desde que os serviços sejam prestados exclusivamente a hóspedes, bem como de hospitais, clínicas da área de saúde e postos de combustíveis nas rodovias;

XXII – restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres poderão funcionar por serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas;

XXIII – qualquer loja e outros estabelecimentos comerciais, sem aglomeração de pessoas e cumprindo o Protocolo Sanitário publicado por meio da Portaria Conjunta GC/SEDETUR/SEFAZ/SESAU Nº 005/2021, vedado o seu funcionamento aos sábados e domingos;

XXIV – templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% (trinta por cento) de sua capacidade;

Art. 5º Ficam suspensas até o dia 16 de março de 2021, as atividades de brinquedos, parques, parques aquáticos, quadras públicas e privadas, academias públicas e privadas, campos de futebol públicos e privados, incluindo-se eventos festivos públicos e privados, inclusive em casas, chácaras e condomínios.

Art. 6º O comércio autorizado a funcionar deverá seguir os protocolos sanitários, bem como o uso obrigatório de máscara, mantendo na entrada do estabelecimento álcool em gel 70% para os clientes e aferição de temperatura.

Art. 7º Os serviços de delivery funcionarão impreterivelmente no horário das 6h às 23h59m.

Art. 8º Fica estabelecido o uso obrigatório de máscaras de proteção, industriais ou caseiras, por parte dos servidores públicos do município em efetivo exercício e pelos usuários em atendimento nos serviços da administração pública municipal.

Art. 9º Fica estabelecido o uso obrigatório de máscaras de proteção, industriais ou caseiras, por parte da comunidade nas vias públicas do município de Santana do Ipanema.

Art. 10º A feira livre a ser realizada no sábado dia 13 de março de 2021, ficará restrita aos feirantes cadastrados junto ao município e somente serão comercializados alimentos perecíveis (queijos e derivados, carnes, peixes, frangos, frutas, verduras, condimentos, legumes, hortaliças, feijão, farinha, entre outros) sendo expressamente proibido o consumo no local, tanto de bebidas quanto de comidas;

Art. 11º Fica terminantemente proibida a permanência de pessoas em praças, vias públicas, pátios de postos de combustíveis e outros espaços após as 22h, onde há risco potencial de ocorrem aglomerações.

Art. 12º Compete ao órgão municipal de vigilância sanitária, bem como os demais órgãos responsáveis, promover a fiscalização sobre as medidas de que trata este decreto.

 

Christiane Bulhões sancionou lei que autoriza rateio do Fundeb aos professores e profissionais da Educação

GERAL

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

Pagamento será creditado na conta dos profissionais nesta sexta-feira (12)

Aprefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões (MDB), sancionou nesta quarta-feira (10), a Lei que autoriza o pagamento do Rateio do saldo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) 2020 aos professores e servidores da educação.

Segundo a Prefeita, o pagamento corresponde a uma folha extra mais um abono e será creditado na conta dos servidores da Educação nesta sexta-feira (12).

Para a chefe do Executivo os servidores da Educação tiveram um importantíssimo papel ao manter o vínculo com os alunos durante o atípico ano de 2020, bem como ao garantir a continuidade do aprendizado no período de aulas remotas, sendo este pagamento a forma de reconhecimento e valorização desses profissionais.

“Todo reconhecimento é pouco para eles que têm um grande papel na formação do nosso povo e vêm trabalhando com amor e dedicação no avanço do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das nossas instituições de ensino”, destacou a prefeita.

Segunda Turma mantém julgamento da suspeição de Sergio Moro

Relator da Lava Jato tem pedido de adiamento derrotado na turma

↑ (Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)

ASegunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o julgamento sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro para julgar os casos relacionados à Operação Lava Jato. Por maioria de votos, o colegiado rejeitou a questão de ordem apresentada pelo relator, ministro Edson Fachin, para adiar o julgamento.

Nesta manhã, o habeas corpus em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede a suspeição de Moro foi pautado pelo ministro Gilmar Mendes, presidente da Segunda Turma, para ser julgado na sessão da tarde desta terça-feira. A inclusão na pauta ocorreu um dia depois de Fachin ter anulado as condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato.

Fachin argumentou que a defesa apresentou novos e robustos elementos, “com fatos graves”, que precisariam de mais tempo para ser analisados. Outro argumento foi o de que, conforme o regimento interno do Supremo, ele teria, como relator, a prerrogativa de considerar o habeas corpus prejudicado, o que impediria o julgamento.

“Com o devido respeito ao colegiado, entendo que esses dois motivos me levam a fazer a este colegiado a indicação de adiamento”, argumentou.

Votaram contra o adiamento os ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.

No habeas corpus em julgamento, a defesa de Lula levanta diversos argumentos para tentar demonstrar a parcialidade de Moro, como divulgação de grampos telefônicos, autorização para condução coercitiva, entre outros. Recentemente, por decisão de Lewandowski, os advogados do ex-presidente tiveram acesso a diálogos entre o ex-juiz e procuradores da Lava Jato em Curitiba, obtidos pela Polícia Federal (PF), na Operação Spoofing. O material tem sido utilizado pelos defensores para engrossar a argumentação.

31

Fonte: Agência Brasil / Texto: André Richter

Covid: Alagoas recebe mais 32 mil doses e vacinará idosos de 75 a 77 anos

Distribuição aos municípios começa na quinta (11)

↑ (Foto: Dado Ruvic / Reuters)

Alagoas vai receber do Ministério da Saúde (MS), a partir das 19h desta terça-feira (9), mais 32 mil doses da vacina CoronaVac, que confere imunidade contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho, por meio de suas redes sociais, no final da tarde de hoje. O governador informou que a nova remessa do imunizante irá assegurar que Alagoas amplie a vacinação contra a Covid-19 para idosos com 75, 76 e 77 anos.

Após as novas doses chegarem a Maceió, elas serão encaminhadas para a sede do Programa Nacional de Imunização (PNI), no bairro Farol, onde serão cadastradas e distribuídas, de forma equânime, aos 102 municípios alagoanos. A distribuição dos imunizantes para as secretarias municipais de saúde está prevista para a próxima quinta-feira (11).

Renan Filho destacou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), trabalha em parceria com as secretarias municipais de Saúde para que os idosos acima de 65 anos estejam imunizados até o dia 31 de março, se não houver atrasos no envio de doses pelo governo federal. Ainda segundo o governador, a expectativa é que até 30 de abril todos os alagoanos acima de 60 anos estejam imunizados contra o novo coronavírus.

“Este é o caminho para reduzirmos mortes, internações hospitalares e vencermos o vírus”, reforçou Renan Filho.

Além da ampliação da faixa etária do público-alvo a ser imunizado contra a Covid-19, o Governo do Estado trabalha para ampliar o número de leitos hospitalares públicos destinados exclusivamente para a doença. Até o fim deste mês, Alagoas deve contar com 1.100 vagas, no total, para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

31

Fonte: Assessoria

5G: mais de 8 milhões de lares terão troca de parabólica custeada

Troca será motivada por mudança de faixa de frequência
Por: Jonas Valente - Repórter da Agência Brasil  
 
 Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Depois de mais de um ano de intensos debates, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu as regras do leilão para a oferta de banda larga móvel na tecnologia 5G. Uma delas implicará que mais de 9 milhões de pessoas arquem com a compra de novos equipamentos de TV por parabólicas.

Em razão de interferências no serviço de transmissão para parabólicas (TVRO) por redes de 5G em uma das faixas (3,5 GHz), a Anatel decidiu que esse serviço audiovisual não poderá mais ser prestado como é hoje.

Outra opção discutida era a possibilidade de instalar filtros nas antenas para tentar mitigar a interferência. Essa solução acabou não sendo acolhida pela maioria dos integrantes do conselho da agência.

“Fizemos testes com 5G, um serviço adjacente do TVRO [transmissão por parabólicas], que usam entre 3,7 e 4,2 GHz. Constatou-se interferência do 5G no serviço de TVRO. O 5G respeita seus limites de transmissão, mesmo assim os receptores das parabólicas são muito ruins”, explica o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Karam.

Com isso, as transmissões deverão migrar para outra faixa, denominada banda KU. As faixas são as “avenidas no céu” por onde passam os sinais de radiodifusão, como TV, rádio, satélite e telefonia celular.

Hoje, a Anatel estima 20,7 milhões de lares que têm TV por parabólica, sendo 17 milhões de parabólica por sinal aberto (o restante tem TV por assinatura).

Desses, 8,3 milhões estão no cadastro único e terão a migração custeada a partir dos recursos arrecadados com o leilão. Outros 9,2 milhões terão de trocar os equipamentos com seus recursos. A previsão da Anatel é que o kit instalado custe R$ 250.

A distribuição dos kits será feita por uma entidade a ser criada com essa finalidade. O custeio inclui também a instalação dos novos equipamentos. O procedimento foi semelhante quando do leilão da faixa de 700 MHz para o 4G, que desalojou parte das emissoras.

“A entidade vai ser constituída, terá plano de comunicação. Todos serão informados para retirar o seu kit ou solicitar instalação de novo kit. Uma preservação para todos que assistem ao TVRO, só que distribuído gratuitamente para cadastro único e sendo informado”, acrescenta Karam.

Até 2025, haverá uma transmissão concomitante tanto na faixa atual (banda C) quanto na nov (KU). Neste ano, será feito o desligamento, e só poderão continuar assistindo à TV por parabólica quem tiver adquirido os novos aparelhos.

Empresas

Para o diretor-geral da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Samir Nobre, a solução de migração para uma nova faixa do serviço de TV aberta por parabólicas adotada pela Anatel foi acertada.

“Foi a única alternativa que concilia os fatores técnicos, econômicos e de planejamento de espectro, além de proteger a população socialmente carente que faz uso desse serviço para ter acesso à televisão aberta, gratuita e de qualidade”, diz.

 

 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter