Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Sábado, 03 Abril 2021 12:34

Eu precisava escrever

Eu precisava escrever

  •  
  • 23/03/2021 18:41
  • Encontre-se por Carol Fontan
 

As vezes é preciso parar e refazer a rota, resolver pendencias do passado que ainda estão presentes, respirar e se questionar se esse caminho ainda serve para você, se o que você queria ontem ainda faz sentido para você. Uma Pausa para se reconectar.

Há situações e informações que por algum motivo nossa mente esconde da nossa consciência nos colocando em estagio de negação absoluta, é quando fantasiamos uma realidade a ponto de se tornar uma verdade por não conseguir lidar com a dor que vem com essa lembrança. 

Podemos adiar esse sofrimento por anos, mas uma hora o subconsciente nos cobra e mesmo não sabendo o que estamos negando continuamos sentindo aquela autocobrança, a sensação que algo não está no devido lugar. Obstáculos enigmáticos que são como pedras no nosso caminho.

Escamas caem, olhos são desvendados, seu corpo e mente cobram e  a conta chega. Com isso a difícil decisão de decidir e executar a sua decisão. 

Essa decisão é mais difícil porque temos que explicar aquilo que nem mesmo nós sabemos , só sentimos e isso se torna o bastante. 

E sim, temos que nos preparar para os olhares, os cochichados, os questionamentos e o estranhamento dos julgadores alheio. E na boa, nem adianta dizer que não se importa com os outros e suas opiniões, por que sim, você e eu nos importamos e muito. 

Então eu preciso dizer que vai doer, e de novo e de novo. Vai ser chato e incomodo ir de encontro ao que os outros esperam de você, você vai frustrar e desapontar aqueles que acreditam saber mais de você do que você mesmo. 

E ai vem um ótimo exercício, sabe aquela balança que pesamos nossos valores e prioridades? assim  é possivel descobrir  o que tem mais peso para você. E nesse momento talvez você se pergunte: E o que penso sobre mim? Eu preciso mesmo enfrentar isso? Alguém faria isso no meu lugar? 

E então você segue firme na sua decisão por que tem aquela outra sensação que é a de certeza do que está fazendo, e também aceita e entende que sua escolha afeta a todos ao seu redor e desde que ela não prejudique a ninguém, é sua e você a dirige. 

Eu fiz essa pausa, enxerguei o que meu consciente  não queria me deixar enxergar, arquei e ainda arco com as consequências e as marcas que me deixou e posso te dizer com propriedade de causa que parece que saiu um elefante das minhas costas e da minha mente. Nada paga a sensação de coerência para conseguir seguir com as minhas verdades e a leveza de uma pendencia resolvida.

E em todos os momentos eu lembrei da força que existe dentro de mim, aquela que existe em você também, e de quantas vezes eu me levantei... Também lembrei das palavras de meu Pai: Espirito de força e coragem e não de covardia e nos cochichos, olhares e autocritica e até quando meus sentimentos me trairam eu me agarrei nessas lembranças e continuei seguindo. Mas tive que esperar o tempo do processo percorrer e só após posso dizer que  amanheceu.

As pausas são necessárias para avaliar se ainda quero chegar a aquele mesmo lugar ou se agora prefiro caminhar por lugares que ainda não estive.

Esse é mais um relato que escrevi para mim e talvez faça algum sentido para você também, porque é dentro de mim que encontro o outro. Sigamos com responsabilidade emocional. 

Carol Fontan 

@carolfontann

82.99913-5276 

https://fontanncarol.wixsite.com/carolfontan-1

 

Prefeita Christiane Bulhões inicia distribuição do peixe da Semana Santa para beneficiar 7.500 famílias santanenses

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

 

Aprefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões (MDB), manteve a tradição dos prefeitos Isnaldo Bulhões e Renilde Bulhões e iniciou a distribuição do peixe da Semana Santa para complementar a alimentação de 7.500 famílias em situação de vulnerabilidade social nesta data religiosa que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

As entregas iniciaram nesta terça-feira (30), na cidade e contaram com as presenças do vice-prefeito Iury, do presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Júnior, dos vereadores, Elielson Motorista, Mario do Laboratório, Tanilla Almeida e Josefa Eliana, além dos secretários Vera Araújo (Assistência Social) e Marcelo Mello (Infraestrutura).

Christiane Bulhões enfatizou que devido aos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus, as entregas esse ano têm uma forma ainda mais significativa. A chefe do Executivo salientou que esse é um trabalho realizado com muito planejamento e carinho, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com o apoio das demais secretarias.

“Seguindo os passos deles que sempre estiveram ao lado do nosso povo, especialmente nessa semana de fé e esperança. Que todos os santanenses tenham uma Semana Santa abençoada, com comida na mesa, paz e harmonia”, destacou a prefeita que deixou uma mensagem de Feliz Páscoa para às famílias santanenses nas redes sociais.

Nestas quarta (31) e quinta-feira (1), as entregas continuam para beneficiar moradores da cidade, além da zona rural e zona rural.

Com a distribuição do pescado a prefeita garante o alimento aos menos favorecidos para que eles tenham uma Semana Santa digna.

Profissionais da Segurança Pública começam a ser imunizados a partir de segunda-feira

Vacinação se iniciará com profissionais a partir dos 45 anos em todo o estado

↑ Ilustração (Foto: Ascom BPRv)

Terá início na próxima segunda-feira (05) a vacinação contra a Covid-19 para profissionais da Segurança Pública.
O anúncio foi feito pelo governador Renan Filho nesta quinta-feira (01) por meio de suas redes sociais.

De acordo com o anúncio do governador, a vacinação se iniciará por profissionais acima dos 45 anos e contemplará policiais civis, militares, bombeiros militares, peritos oficiais, policiais federais, policiais rodoviários federais e policiais penais.

No anúncio, o governador Renan Filho destacou a importância de vacinar essa categoria, que está diariamente nas ruas garantindo a ordem e a paz do nosso estado. “O estado se prepara também para logo mais iniciar a vacinação dos profissionais da Educação. Vamos vencer a Covid-19 trabalhando juntos”, disse Renan Filho durante o pronunciamento.

O secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, agradeceu ao governador pelo reconhecimento e destacou a importância da vacinação destes profissionais.

“Os profissionais da Segurança Pública vêm atuando no enfrentamento à Covid-19 e se expõem diariamente em razão das atividades desenvolvidas. Agradeço ao governador esse gesto de reconhecimento”, disse.

35

Fonte: Assessoria

Um feriadão para refletir o momento atual

Páscoa acontece em meio ao pior momento da pandemia; médica alerta sobre necessidade de medidas para evitar cenário ainda grave

↑ Momento pede reflexão sobre ponto que atingiu a pandemia no país, com mais de 300 mil mortes pela Covid e mais de 3.500 somente em Alagoas (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

Esta é segunda Páscoa em que o mundo vai passar em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. A celebração acontece no pior momento da pandemia da Covid-19 no país, que já soma mais de 300 mil mortes pela doença, com recordes diários de óbitos. Na última quarta-feira foram 3.950, de acordo com consórcio de veículos da imprensa.

E em Alagoas não é diferente, são mais de 3.500 óbitos. O Governo do Estado renovou a fase vermelha diante do aumento do número de óbitos pela doença infecciosa. O novo decreto tem validade de 14 dias, contados a partir da 0h da última quarta-feira (31/04).

Por esta razão, famílias tiveram que se reinventar para não deixar de lado a tradição cristã mesmo diante do longo período da quarentena. Marcela Maria que mora em Traipu sempre costumava passar o feriadão da Páscoa com a família em Maceió. Ela, que é bastante religiosa, participa de missas e reflete muito sobre o sacrifício de Jesus Cristo que se encarnou como humano com o objetivo de morrer pelos pecados da humanidade.

“Já são duas Páscoas distante da família querida da capital. Mas tem um propósito maior. Estamos sofrendo demais com a distância dos entes queridos e mais ainda por tantas mortes não somente no Brasil, mas como no mundo”, destaca Marcela.

“Transportando a celebração para 2020, parece que descobrimos – ou melhor, redescobrimos – um pouco da importância de ainda termos comemorações como essa na atualidade, mesmo distantes”, acrescentou.

Rosinalva Lamenha é totalmente contra aglomeração em qualquer data festiva que seja. “Não é o momento, infelizmente tem muita gente morrendo. Quando não, ficando com sequelas por causa do coronavírus. Já discuti com membros da família por essa desobediência, porque têm muitos que insistem em participar de almoços, festas, etc”, contou.

“Eu mesma vou passar na minha casa com meus filhos e esposo, quem quiser que se junte, mas depois não chore pelas consequências. Não satisfaz apenas uma videochamada. No entanto é o máximo que podemos fazer para poupar a nossa vida e do próximo. Tenhamos mais empatia neste momento”, pondera.

A infectologista e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Raquel Stucchi, alerta que diante do colapso na saúde brasileira é necessário evitar um cenário ainda pior e isso depende da adesão das pessoas às medidas de isolamento social.

Stucchi enfatiza que no feriado da Páscoa a recomendação é para bque a população fique em casa, não viaje nem faça festa ou confraternização. “O que vivemos hoje é reflexo do que fizemos três semanas atrás, e, se houver muitos deslocamentos na semana que vem, vão faltar leitos, insumos e veremos milhares de mortes diárias”, reforça.

Em Alagoas, o índice de ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid-19 na rede pública de saúde, está em 85%. Durante o período dos 14 dias, pessoas estão proibidas de circular nas ruas das 21h às 5h, o acesso às praias também está proibido; bares, restaurantes e similares só poderão atender pelos sistemas de delivery ou pague e leve.

Paixão de Cristo é apresentada por grupo na Cidade de Maria

Encenado por grupo de São Miguel, espetáculo gravado na Cidade de Maria será exibido nesta sexta, às 20h (Foto: Cortesia)

Um grupo de São Miguel dos Campos, interior de Alagoas, vai apresentar nesta sexta-feira (2), a encenação da Paixão de Cristo, às 20h, em uma live pelos canais Ataf e Portal Alagoas NT no YouTube.

O espaço cedido para a apresentação foi o Complexo Teatral Cidade de Maria, localizado no povoado Folha Miúda, município de Craíbas, Alagoas, onde todo o ano acontece tradicionalmente a Paixão de Cristo, mas que precisou ser interrompida em decorrência da pandemia. Só para ter uma dimensão do local, cerca de 30 a 40 mil pessoas são atraídas pela encenação da morte e ressurreição de Cristo.

André Vieira, diretor e produtor geral do espetáculo, salienta que o momento requer cuidados. Em respeito ao povo miguelense, alagoano e de todo o Brasil, que acompanha o grupo, desde o mês de janeiro foram iniciados os trabalhos de produção e gravação do espetáculo na Cidade de Maria, em Craíbas, Alagoas.

“Janeiro e fevereiro foram as gravações e março a parte de edição para exibirmos a live desta sexta-feira. Nos reinventamos nesta pandemia, respeitando todos os protocolos sanitários e de segurança, com distanciamento e redução do número de figurantes. No ano passado não apresentamos e esse ano tomamos essa iniciativa para manter viva e passar a mensagem através da arte”, explicou André.

Espetáculo foi gravado no município de Craíbas

O diretor e produtor geral do espetáculo diz que foi uma experiência única gravar na Cidade de Maria, que o trabalho acontece geralmente com mais de 200 pessoas durante os últimos 25 anos em São Miguel dos Campos, porém este ano, foram 120 delas divididas por cenas e dias de gravação em Craíbas. André Vieira é o fundador da Associação Teatral Arte e Fé (Ataf), do município de São Miguel dos Campos, em Alagoas.

No ano passado não houve espetáculo; este ano, encenação foi gravada com número reduzido de figurantes (Foto: Cortesia)

O fundador da Cidade de Maria, o ex-deputado Givaldo Carimbão, disse que as gravações do grupo foram realizadas em dois meses e meio com toda a estrutura e responsabilidade para a live.

“As igrejas estão abrindo com 30%, mas resolvemos por bem não realizar o espetáculo este ano, até fizemos uma gravação com a Rede Vida da TV há uns quatro anos, que reprisa. Estamos fechados para visitação e Paixão de Cristo, assim como Pernambuco que tem o maior espetáculo ao ar livre do mundo”, explica.

Nossa Senhora Aparecida vai ganhar espaço

Uma novidade que precisou ser adiada na Cidade de Maria diz respeito ao espaço construído em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, bem semelhante ao local onde está a imagem original encontrada por pescadores no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

homenagem a Nossa Senhora Aparecida

(Foto: Cortesia)

Carimbão revelou que a construção que ficou pronta no dia 12 de outubro do ano passado, mas ainda não foi inaugurada por conta da pandemia. “Em respeito às pessoas, às vidas perdidas, não inaugurei, o que fiz foi rezar um terço com minha família, esposa e filhos. Mas está belíssima a construção, bem parecida com a de Aparecida do Norte”, concluiu.

Espaço na Cidade de Maria em homenagem a Nossa Senhora Aparecida (Foto: Cortesia)

MISSAS

A Arquidiocese de Maceió divulgou os horários das celebrações na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora dos Prazeres, localizada no Centro de Maceió. Nesta sexta-feira (2) tem o Ofício da Agonia às 12h e Paixão do Senhor às 15h; no sábado (3), haverá a Celebração da Vigília Pascal às 19h; e no domingo (4) a Celebração da Páscoa do Senhor, às 9h e às 17h.

31

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Ana Paula Omena

Exército antecipa Operação Pipa e distribuição de água começa nesta sexta

  • Assessoria
  • 26/03/2021 15:18
  • Cidades
 

Após forte articulação da AMA e dos parlamentares alagoanos, as atividades da Operação Pipa retornam e Exército antecipa para esta sexta (26), o inicio do abastecimento aos sertanejos.

Com a sansão do PLN 01/2021, pelo presidente Bolsonaro, a operação que havia sido suspensa por questões orçamentarias, passa a ter recursos garantindo e retorna a captar e distribuir água para os mais de 137 mil alagoanos de 42 municípios do sertão e agreste do estado, que ficaram desabastecidos por quase 30 dias.

O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, comemorou o retorno do programa e afirmou que a operação pipa é essencial para a sobrevivência dos sertanejos e agradeceu ao deputados e senadores alagoanos pelo empenho em e esforço realizado para conseguirem garantir os recursos do programa.

“Foi dado mais um passo importante para a retomada da Operação Pipa. Quero agradecer o empenho da bancada federal alagoana que esteve ao lado do municipalismo e cobrou o retorno dessa operação tão importante”, destacou Hugo Wanderley.

Prefeitura de Santana do Ipanema promove curso para produção de mel

AGRICULTURA

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

 

Na última semana, a Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou uma capacitação com agricultores familiares que receberam equipamentos para produção de mel no Sítio Camará.

O curso básico foi ministrado pelo secretário Jorge Santana e pela técnica Thayse, a qual será responsável pelo acompanhamento do projeto.

Eles aprenderam sobre biologia das abelhas, casta, equipamentos, como também tiveram aula teórica e prática de capturas de enxames e transporte para local do apiário. Todos alojarem seus enxames.

O curso terá sequência com aulas de manejo para produção de mel.

Quinta, 25 Março 2021 14:59

COLAPSO. SER OU NÃO SER.

COLAPSO. SER OU NÃO SER.

FÁBIO CAMPOS

 0

SER OU NÃO SER. EIS A QUESTÃO. A frase, [EM INGLÊS: “TO BE OR NOT TO BE. THAT’S QUESTION”] abre a primeira cena, do terceiro ato da obra “Hamilet” de Shakespeare. Não sendo o enredo da trama nosso foco. E sim, a constituição verbal, e os desdobramentos dela decorrentes.

O QUE É UM VERBO? De acordo com o Google: “Verbo: substantivo masculino; palavra, discurso; classe de palavras que, do ponto de vista semântico, contém as noções de ação, processo ou estado; e, do ponto de vista sintático, exercem a função de núcleo do predicado das sentenças.”
Analisando a frase, também sob um viés filosófico, será que podemos realmente, não ser? Tenho comigo uma oração dirigida a Nossa Senhora da Defesa, que em determinado momento pedimos a ela que defenda-nos da compulsividade para TER, SER, PODER, PRAZER. Desses impulsos tão presentes em nossa alma, e na existência humana. Acredito que o mais difícil de negar seja o SER. Isso porque independente de qualquer coisa, “somos”. Mesmo que “um nada”, “um zé-ninguém”, ainda assim somos. Vamos encontrar, lá no Antigo Testamento [Livro de Êxodo 3:1-4,17] na Sarça Ardente, quando Moisés pergunta a Deus quem Ele é. Simplesmente responde: “Eu sou.” Só Ele é.

Mas, e de onde vem o termo COLAPSO? “Subst. Masc. Patologia: estado semelhante ao choque, caracterizado por prostração extrema; grande perda de líquido, acompanhado geralmente de insuficiência cardíaca. Medicina: achatamento, conjunto de paredes de uma estrutura. Sinônimos: C. Nervoso, Financeiro, Mental. Origem: Lapso: erro, falha.
ENTÃO, E LÁPIS? “Vem de pedra, lápide.”
E O TERMO GAMBIARRA? “Extensão elétrica, de fio comprido, com uma lâmpada na extremidade. Origem: vem de “gâmbia” uma quase gíria do italiano, “gamba” que significa “perna”.
GAMBA: No nordeste, é termo chulo para referir-se a bordel, prostíbulo, baixo meretrício, puteiro, cabaré.

Uma coisa que gosto muito, é saber a origem dos nomes dos lugares. Fomos a busca de onde vem os nomes dos nossos estados da federação, os vizinhos inicialmente. Sergipe vem de termo indígena: cyri-gi-pe que quer dizer: “rio dos siris” rio que banha Aracaju. Pernambuco, também de origem indígena “Paranapuka” algo como “buraco no mar” ou “Um furo que o mar fez”. Uma referência ao braço do mar que separa a ilha de Itamaracá do continente. Fonte: nationalgeograficbrasil.com

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR
TERMOS DO DICIONÁRIO NORDESTINÊS
Matuto não faz careta: FAZ MUNGANGA.
Matuto não briga: ARENGA.
Matuto não dá a volta: ARRUDÊIA.
Matuto não zomba: MANGA.
Matuto não fica rico: Fica ESTRIBADO.
Matuto não é exibido: É SIBITE.
Matuto não é apressado: É AVEXADO.
Matuto não é engraçado: É GAIATO.

A Matuta não tinha costume de vestir calcinha. Aí precisou ir pra feira. Então fez uma calcinha com um saco de ração pra galinha, vazio. Na feira escorregou, caiu e um cara não tirava os olhos “das parte” da mulher, que reagiu:
-Que foi nunca viu uma calcinha de 'muié' não?
-Já. Mas com os dizeres: “Isso faz pinto crescer” é a primeira vez!

FABIO CAMPOS, 20 DE Março de 2021.

 

Fábio Campos

QUEM É O AUTOR? POR ELE MESMO

Nasce em maio de 60.Em Santana doIpanema-AL
Faz o Primário no “Pe FranciscoCorreia”
Conclui o Fundamental no GinásioSantana
Aos quinze anos as primeiras composições poéticas
Em 86 descobre sua verdadeira Vocação assume uma Sala de Aula
Chega a Diretor da Escola NossaSenhora da Glória em Porto de Pedras-AL.
Em 87 casa-se com Mara Rúbia
A ruipalmeirense que lhe dá três Maravilhosos filhos:Joaddan,Juliana e Monaly
Em 98 é convidado a Secretário Municipal de Cultura,onde assume o cargo até setembro de 2004. Em Senador Rui Palmeira-AL.
Em 99 Idealiza a I Feira de Cultura na Escola Sagrado Coração de Jesus em Sem.Rui Palmeira
Conclui o Magistério (CHAMA) Na Escola Estadual Mileno Ferreira(2000)
Conclui o Curso de Zootecnia na ESSER-S.I.(1ª Turma)2000
É homenageado com placa comemorativa por alunos concluintes da Escola Estadual Mileno Ferreira em 2003
É Professor na Escola Estadual Mileno Ferreira desde 2001
É Professor Atividade e atualmente Diretor da Escola Municipal Senhora Santana Professor desde 2004 Diretor desde março2008

Prefeitura de Santana inicia vacinação drive thru em idosos a partir de 68 anos

SAÚDE

Por Redação com ASCOM Santana do Ipanema/SMS  0

 

Vacinação ocorrerá nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), das 8h às 17h na praça São Pedro. Acesso ao local de imunização será exclusivamente pela Rua Antônio Tavares.

APrefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (24) e continua amanhã (25), a vacinação em idosos a partir de 68 anos.

A imunização contra a Covid-19 está sendo realizada por meio do sistema drive thru, na Praça São Pedro. O acesso ao local da vacinação será exclusivamente pela Rua Antônio Tavares.

Para receber a imunização, o idoso deve levar o Cartão SUS e CPF.

Até esta segunda-feira (22), 1.117 idosos já foram vacinados contra Covid-19 em Santana do Ipanema.
 

 

Prefeitura de Santana está limpando o Riacho Camoxinga

OBRAS

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

Serviços foram iniciados no início do mês e já estão 40% concluídos

APrefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou no início do mês, os serviços de limpeza do Riacho Camoxinga.

Neste sábado (20), a prefeita Chrisitiane Bulhões Melo, acompanhada do presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Júnior e do secretário de Infraestrutura Marcelo Melo visitou o bairro Arthur Moraes, para acompanhar os serviços, que está deixando o riacho com uma profundidade maior para facilitar o escoamento da água nos períodos de chuva, contribuindo para a preservação do meio ambiente e evitando a transmissão de doenças.

A chefe do Executivo aproveitou para conversar com alguns moradores e reiterar o compromisso de trabalhar por toda Santana, em especial, por aqueles que mais precisam.
 

 



Covid-19: ‘População ainda não entendeu gravidade da situação’, diz infectologista

Mesmo com medidas mais duras no estado, Observatório da Ufal diz que colapso na rede hospitalar pode ocorrer esta semana

↑ Mesmo com medidas mais duras, como o fechamento de lojas, taxa de isolamento no fim de semana foi de 48% (Foto: Edilson Omena)

Com uma taxa de isolamento de 48% durante o último fim de semana, Alagoas está longe de alcançar o patamar necessário para frear o contágio descontrolado do vírus da Covid-19. Segundo o Observatório da Covid-19 da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é necessário um percentual mínimo de 60% de distanciamento. O resultado disso segundo o comitê é um provável colapso da rede hospitalar do estado ainda esta semana.

“A literatura diz que para começar a fazer efeito é necessário 60% e estamos bem distantes disso. Num fim de semana onde normalmente atingimos menores índices de circulação de pessoas atingimos esse patamar de 48%. Mantido o comportamento que temos atualmente é difícil controlar o contágio sem novas medidas de supressão. Pelas previsões, se não houver aumento de leitos durante a semana é possível atingir a capacidade máxima até o fim de semana. Se a estratégia for abrir leito e não adotar novas medidas de controle o governo vai precisar abrir leitos toda a semana”, avalia Gabriel Badue, coordenador do Observatório.

O relatório da 11° semana epidemiológica aponta para aumento de 44% no número de casos e 23% no número de mortes em relação a semana anterior. Outro dado que chama a atenção é o percentual de testes positivos: 42% de todos os testes feitos pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen).

“Houve um aumento no esforço para a realização de testes. Tínhamos em média 1.600 testes realizados pelo Lacen durante a semana. Na última semana tivemos mais de 4 mil testes feitos e 42% deram positivo para Covid-19. É um valor muito alto que demonstra que a doença continua em descontrole”, pontua o pesquisador.

A infectologista Luciana Pacheco lamenta a situação. Para a médica, tem faltado sensibilidade da população em adotar os protocolos de prevenção.

“Infelizmente a sociedade ainda não compreendeu a gravidade da situação. É impressionante. Não é só aqui [em Alagoas], é no país inteiro, são festas clandestinas, festas em ônibus, em trem. Que loucura é essa? Isso na minha interpretação beira uma loucura generalizada e isso claro começa pelo presidente da República. Quando você tem uma pessoa diariamente negando a gravidade da situação, questionando o número de mortes, onde ele deveria dar exemplo do que a ciência recomenda e ele faz o que faz todo dia, fica difícil até para a população saber em quem acreditar”, desabafa a médica.

A infectologista aponta que é preciso frear o avanço da doença. “Se as coisas continuarem do jeito que estão vamos continuar nessa situação por muito tempo. Se não houver a resposta adequada em redução de casos e ocupação é possível que isso evolua para uma gravidade ainda maior”, afirma Luciana.

De acordo com o Observatório, o índice de reprodução do vírus no estado aponta para “um crescimento nas infecções para as próximas semanas”. O que significa que o pico da segunda onda da doença deve ocorrer esta semana. “Na 10ª Região Sanitária, que abrange parte do Sertão, o número de casos e óbitos já superou o visto em qualquer outro período”, dizem os pesquisadores da Ufal.

Falta de leitos para Covid-19 já impacta outras doenças

 

Na avaliação de Luciana Pacheco, apesar de o endurecimento das medidas sanitárias produzirem efeitos positivos a longo prazo “é muito difícil” adotar este tipo protocolo no país.

“É muito difícil estabelecer um lockdown nesse país, por conta da questão comportamental do brasileiro. Algumas pessoas são contra e a gente sabe da dificuldade econômica, de quem sobrevive do comércio. Mas enquanto a gente não controlar a taxa de infecção do vírus a gente não vai conseguir controlar a pandemia nunca. Quanto mais se abre leito, mais se ocupa, porque a transmissibilidade não é interrompida. Em Araraquara, eles fizeram um lockdown de verdade. Lá estavam colapsados e conseguiram redução de 50% dos casos”, diz Pacheco.

A médica argumenta ainda que a falta de leitos para pacientes com Covid-19 já vem impactando o tratamento de pacientes com outras doenças. Além disso há preocupação com estoque de medicamentos e recursos humanos para tratar esses pacientes.

“A rede privada está numa condição pior que a rede pública porque não são tantos leitos quanto a rede pública conseguiu abrir e não é apenas Covid-19. Há cerca de um mês um primo meu, jovem, de 42 anos, teve uma hemorragia digestiva aguda, não tinha vaga na UTI. Se tivesse numa UTI talvez tivesse tido mais chance. Os leitos estão ocupados por Covid, pós Covid, ocupam leitos que é uma consequência. É uma situação muito complicada que a gente vem passando. Fora a falta de medicamento. Ainda não tem havido, mas há a preocupação. O Brasil todo está assim, não é só Alagoas. É muito triste”, diz Luciana.

PERÍODO CHUVOSO

A preocupação com o período chuvoso, segundo o pesquisador Gabriel Badue, é pelo aumento no número de casos suspeitos. Gabriel explica que não há impacto do período mais frio, ou chuvoso na doença, mas sim a pressão causada por outros problemas típicos do período como dengue e influenza.

“O coronavírus não tem relação com o período chuvoso. O que temos é um aumento de casos suspeitos num período onde há aumentos de casos de outras doenças como dengue e influenza que tem sintomas semelhantes”, diz Gabriel.

A infectologista apela para o bom senso. “Vai sair, usa máscara, evitar ficar perto de outras pessoas. As pessoas usam máscara no queixo, não adianta de nada. As pessoas precisam acreditar que o vírus existe, que é perigoso porque pode ser um familiar, um ente querido a próxima vítima e não vai ter leito como tem acontecido na rede privada. Desde o início da pandemia a gente vem falando, mas as pessoas não escutam. Parece um pesadelo que nunca acaba. É preciso que o governo ajude, que faça sua parte, que dê suporte porque sem isso ninguém segura”, lamenta.

29

Fonte: Tribuna Independente / Evellyn Pimentel

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter