Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Nomes de "peso" no Sertão são cogitados para disputar a Câmara Federal em 2022

  • Igor Ribeiro
  • 24/04/2021 22:05
  • Política
 
Cortesia
Advogados Edson Magalhães, Marcos Davi e o Presidente Estadual do Cidadania Régis Cavalcante

Há 18 meses das eleições de 2022, o Sertão apresenta novos nomes para disputar a câmara federal. Dois advogados sertanejos configuram como possíveis candidatos ao cargo de Deputado Federal no próximo ano. Filiado ao "Cidadania 23" Edson Magalhães, advogado e corretor de imóveis, que foi vereador por duas vezes, vice-prefeito e candidato a prefeito por Santana do Ipanema onde foi o 2° colocado com expressiva votação nas eleições municipais de 2020 é uma das prováveis apostas do partido.

Respeitado e conceituado entre os colegas de partido e também pela sociedade santanense na qual já outorgou vários cargos eletivos ao longo de sua carreira política, Dr. Edson Magalhães, é um nome forte para a câmara. Líder oposicionista de maior força em Santana do Ipanema. Um outro nome que também surge como forte para disputar um mandato de deputado federal é o do também advogado Marcos Davi, ele já foi prefeito de Santana e tentou retornar em eleições posteriores, porém não obteve êxito. Os dois nomes são cogitados, porém apenas um deles deve ir a disputa representando o Sertão.

Moradores espancam homem acusado de estuprar a própria enteada de apenas 2 anos em Olho d´Água das Flores

  • Igor Ribeiro
  • 26/04/2021 07:39
  • Polícia
 
Cortesia de leitor para o Minuto Sertão

Na noite de Domingo (25), um homem acusado de estuprar uma criança de apenas 2 anos, foi linchado em via pública, no município de Olho d´Água das Flores, no sertão de Alagoas. Conforme informações obtidas pelo Minuto Sertão, o acusado teria estuprado a  criança, que é sua enteada. 

O crime ocorreu na residência da família, por volta das 21h:30, na Rua A, Bairro Cohab. Ele foi amarrado pelos moradores e linchado pelos mesmos. 

Equipes de Polícia foram acionadas até o local para conter as agressões, o acusado foi levado para o hospital. Uma equipe do Conselho Tutelar do município esteve no local.

Um médico que estava de plantão teria examinado a criança e constatado que a mesma havia sido molestada.  O acusado foi encaminhado para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) da cidade de Major Izidoro. 

Curso debate implicações psicológicas e sociais da devolução de crianças adotadas

Psicóloga discute o assunto nesta terça-feira (27) com cerca de 40 postulantes à adoção no interior

↑ (Imagem: Dicom TJAL)

Crianças que são adotadas e posteriormente devolvidas podem sofrer traumas psicológicos e ter prejuízo no desenvolvimento. Para esclarecer o assunto, a psicóloga Kliciany Martins profere palestra virtual nesta terça (27), a partir das 18h, para cerca de 40 pretendentes à adoção, cadastrados em comarcas do interior de Alagoas.

Segundo a psicóloga, que atua na equipe multidisciplinar da Comarca de União dos Palmares, as crianças adotadas já vêm de um “primeiro abandono” ou retirada da família devido a problemas como negligência, maus-tratos e abuso.

“Essa segunda devolução chega a ser ainda mais complicada, porque a criança dentro da instituição vem criando aquela expectativa de ser cuidada e amada por uma família. Quando finalmente isso ocorre e a devolução é feita, isso pode causar prejuízos enormes”, afirmou.

Os postulantes, de acordo com Kliciany, precisam saber que estão adotando uma pessoa que vem de um contexto e de uma realidade diferente. “O período de adaptação pode ser positivo ou negativo. Sendo negativo, os comportamentos podem ser externalizados de diferentes formas, seja pelo comportamento agressivo, seja pelo transtorno alimentar ou psicológico. O mais importante, porém, é que o pretendente esteja aberto a acolher essa criança. Esteja apto e consciente daquela realidade”, reforçou.

Curso preparatório

A palestra da psicóloga faz parte do curso preparatório para adoção promovido pelo Núcleo Regional Multidisciplinar da Comarca de União dos Palmares. Os participantes também assistirão a palestras sobre desenvolvimento infantil e métodos de modelagem de crianças e adolescentes (técnicas educativas), ministradas pela pedagoga Daiane Oliveira.

A capacitação, que ocorre pela plataforma Zoom, teve início no dia 6 de abril e termina nesta terça (27). O curso é uma exigência para a habilitação e inclusão dos pretendentes no Sistema Nacional de Adoção (SNA).

 
Segunda, 26 Abril 2021 14:47

EMANCIPAÇÃO, ÀS COSTAS.

EMANCIPAÇÃO, ÀS COSTAS.

FÁBIO CAMPOS

 

P0

Nossa crônica, apesar do título, não tem a pretensão de enaltecer, a data da emancipação política de nosso município, Santana do Ipanema, comemorada na data de hoje. Deixemos aos cronistas historiadores esse encargo. Busquemos pois, o significado dos termos.
SIGNIFICADO DE EMANCIPAÇÃO “Substantivo feminino: Ação de ser ou de se tornar independente, livre, independência. Qualquer tipo de libertação; alforria, emancipação de escravos. Emancipação de menores: Ação de deixar de estar sob a tutela dos pais. Ação ou efeito de emancipar, tornar-se livre. Fonte: dicio.com.br”
ETIMOLOGIA DE EMANCIPAR “Vem do Latim “emancipare, formado pelo prefixo “e” por “ex” compreendendo a ideia de remover ou tirar, e o verbo “mancipare” que refere-se a ‘enviar’, ‘vender’, ou ‘transferir’. Associado a “mancipum”. Procedendo de “manus” traduzido explicitamente de “mão”, combinado com o verbo “capere”, na raiz hindu-europeia “captar”. Interpretado como enviar, no sentido de tirar do proprietário. Fonte: etimologiadapalavra.com.br”
COMENTÁRIO NOSSO: este monte de palavras sobre o termo: Emancipar e emancipação. Considerando que vem de algo em que prevalece a origem do vocábulo: “mão”. Melhor seria o uso da expressão “Liberdade” Política, para algum lugar. Como em “Libertas Quae Sera Tamen” uma poesia que fiz em 1978, sobre o martírio do inconfidente mineiro Tiradentes. Publicada no meu blog [fabiosoarescampos.blospot.com], e que já é recorde de acesso.
O CERTO É: A COSTA OU AS COSTAS? “O vocábulo costas refere-se a parte detrás do tronco humano, ou a parte detrás de animais e objetos. Só usado no plural. Assim todas as palavras que se ligam a esse substantivo (artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios) devem concordar com ele em gênero e número. Exemplo: O criminoso levou dois tiros nas costas; Suas costas estão sujas de tinta. Costa no singular, é a área, a faixa de terra, próximo ao mar, o litoral. Fonte: dicas diárias de português/Facebook”
OUTROS MODOS DE USAR O TERMO COSTAS
“INFELIZ DAS COSTAS OCA Este termo, bastante usado na região nordeste do Brasil, referia-se no passado a pessoa que tinha tuberculose, e os pulmões danificado pela doença. Com o passar do tempo tornou-se um insulto ou ofensa, para referir-se a alguém mal ou ruim. Atualmente é mais usada por zoar alguém. Fonte:dicionário.com.br”
“No sentido conotativo (ou figurativo) há várias acepções para o termos “Costas”:
“AS COSTAS QUENTES: refere-se a pessoa que goza de prestígio junto a pessoas influentes e poderosas que as protegem. Termo geralmente associado a corrupção e impunidade. COSTAS LARGAS: Refere-se a pessoas que suportam encargos ou responsabilidades. Ver ou falar PELAS COSTAS: Boatos sobre determinadas pessoas que não seja em sua presença, evitar contato. Carregar NAS COSTAS: Realizar sozinho tarefa que caberia a um determinado grupo. Pano DAS COSTAS: vestes, indumentárias dos orixás do candomblé. Dar com as COSTAS N’ÁGUA: tombo, queda que cause algum tipo de prejuízo. Fonte: Google.com.br”
UMA CURIOSIDADE: Interessante, é ver que às costas humanas é palavra no plural. Apesar de só termos cada um de nós, uma. Já as nádegas são duas, e apelidamos de bunda, palavra no singular.
E O TERMO: “VADE-RETRO” O QUE SIGNIFICA? “Interjeição. Expressão de repugnância; indica que alguém quer afastar-se de algo ruim. Etimologia: Do Latim: “Vade” imperativo do verbo “ir”; “retro” “para trás”. Da expressão latina: “Vade retro satanas!” Aportuguesada: “Vade retro Satanás!” Fonte: dicio.com.br”
O QUE É CRUSH? Eu, e a galera dos “entas”: quarenta, cinquenta, sessenta, setenta anos, diria: “Ora! E não era o nome de um refrigerante?” Era! No passado, mas hoje, vejam o significado do termo: “Ter um “Crush” significa estar interessado por alguém, ter uma queda, ou possuir um sentimento de afeição por essa pessoa. Há quem defina a palavra como um “Amor não correspondido” ou “Um amor platônico”, atualmente refere-se mais a “um certo interesse” por alguém. Fonte: wizard/idiomas”

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR:

SOBRE FEIÚRA
-Mãe eu sou feio?
-Ora! Pergunte pra sua namorada.
-Mas eu não tenho namorada!
-Então, já sabe a resposta.

AINDA ESSE TEMA:
“Ninguém é tão bonito como no Instagram, nem tão feio como na Carteira de Identidade.”

CADA DOIDO COM SUA MANIA
“Vocês já perceberam que na sigla “Pq”. O “P” beija as costas do “q”? Ou sou eu que sou retardado!”
TRISTE NOTÍCIA PELO WATSAPP
“-Oi Mô!
-Oi?
-Adivinha?
-O quê?
-Tô grávida! Menino ou menina? O que você queria?
-Que fosse mentira.

SUCESSO FINANCEIRO
Aí me disseram: Trabalhe até os números da sua conta bancária, parecerem um número de telefone!
E não é que eu consegui! R$ 1,90. [190: Polícia Militar]

Fabio Campos, 24 de Abril de 2021.
PARABÉNS SANTANA DO IPANEMA, PELOS 146 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!

Quinta, 22 Abril 2021 08:59

SOBRE “STREAMING”, E ALGO MAIS.

SOBRE “STREAMING”, E ALGO MAIS.

FÁBIO CAMPOS

 0

Anossa crônica de hoje, é puro sentir. Tentarei traduzir com palavras, tudo que senti, ao longo dos últimos dias. Preciso dizer que pesam aqui, os fatores pandemia, isolamento social, e a busca pelo diagnóstico da minha saúde. As impressões causadas pelo que vi, pelo que li, pelo que vivi. Alguns nomes tão nossos conhecidos, outros nem tanto. Por exemplo, vejo meus netos e filhos usarem palavras como: “Netflix”, “Trolar” “Meme”. E as usam com tanta frequência, e num grau de intimidade tal, que sinto-me um homem da Idade da Pedra, tentando entender uma simples frase dita, que contenha tais vocábulos. Tomei conhecimento que “Netflix” é um tipo de “Streaming”.

MAS, O QUE É STREAMING? “É o nome dado à tecnologia capaz de transmitir dados através da internet sem a necessidade de baixar o conteúdo em um dispositivo. Os arquivos transmitidos com mais frequência envolvem imagem e áudio, as opções são vastas, podendo incluir textos e apresentações de slides. Os mais conhecidos “streamings” são a Netflix, o Spotify, a Deezer, o Amazon Prime. Também podem ser consideradas plataformas de straming o Youtube, o Google Drive etc Fonte: canaltech.com.br”

Ok! Agora, vamos a nomes próprios. E bem mais conhecidos, e presentes na minha mente, seja na área da ciência, consciência, subconsciência: Remi Bastos, padre Zé Neto, Clerisvaldo B Chagas, Walney Menezes, padre Adauto Vieira. Cada um desses nomes tiveram, particularmente esta semana, papel fundamental na minha vida.

Vamos pela ordem citada à cima: Remi Bastos, depois de ter visto uma mensagem sua, no aplicativo de redes sociais: Facebook, onde ele cita numa crônica reminiscências de amigos de sua infância e juventude vivida em sua terra natal, Santana do Ipanema. Retribui-lhe em forma de mensagem, seus afagos ao nosso município e nossa gente, mais ou menos nestes termos: Remi Bastos você figura na galeria dos nomes que jamais serão esquecidos em Santana do Ipanema, você é o nosso Castro Alves, o nosso Joaquim Osório Duque Estrada! Seu nome é citado nas aulas de história, de artes, de música, de nossas escolas. Nos encontros de Carnaval, mesmos os virtuais, como aconteceu recentemente: O nosso ETERNO REMI BASTOS! INESQUECÍVEL! Nossos netos, nossos bisnetos, irão um dia perguntar: Vovô, vovó quem é Remi Bastos? E desde já, diremos com orgulho, o nosso Poeta-mor. O autor do hino de Santana, um dos maiores carnavalesco que tivemos, um escritor, um batalhador, um agrônomo por profissão, um orgulho para todos nós santanenses. Meu filho, Remi, mora no condomínio Brisa da Serra, quando vou visitá-lo, passo olhando e lendo o Espaço Cultural do hotel Privillege, que leva o nome Remi Bastos. Isso enche-nos de orgulho, saber que esse colega acadêmico [da academia santanense de letras-ASLCA], esse rapaz que fala com tanto orgulho de sua terra, e volta e meia traz suas reminiscências repaginadas de saudade, dos seus amigos, também é nosso amigo.

Padre Zé Neto, leio todas as crônicas que o caro confrade, também membro da academia santanense de letras – ASLCA, publica neste espaço. Pelo seu jeito leve, de abordar temas polêmicos, e que esmiúça a “psiqué” humana. A sua última aqui postada: “SER OUTRO SEM DEIXAR DE SER VOCÊ MESMO [15.04.2021]” muito impressionou-me. E procurar entender como nós, ao longo da vida cronológica, e vida social, temos mesmo que assumir várias personagens, sem no entanto deixarmos de sermos nós mesmo. É muito instigante lidar com isso. Inclusive, em mensagem no grupo da academia, incentivei-o a abordar novamente este tema, em crônicas futuras.

O escritor Clerisvaldo B Chagas, é cronista que leio regularmente. Visito seu blog, cujo acesso é seu próprio nome. O privilégio de sermos amigos, dá-me a honra de comentar suas crônicas diretamente no grupo do watsapp dele. Identifico-me com seu modo de abordar o nosso sertão. A intimidade com que trata o sertão e o sertanejo impressiona-me. Duas crônicas citarei que muito marcaram-me esta semana: “TOCAIAS: ECOS DO PASSADO [crônica nº2.506 de 07.04.2021] e “SEM MÉDICOS” [crônica nº 2.512 de 15.04.2021] que cita sobre, raizeiros, benzedor, garrafeiros, curador de cobras e parteiras. Profissionais cuja universidade é o sertão, com seus ensinamentos seculares.

Walney Menezes é um grande poeta, descobri-o no Facebook. Quedei surpreso ao descobrir que é santanense, que foi, assim como eu, estudante do grupo padre Francisco Correia. E que é, filho do saudoso Valter de Marinheiro. Faço questão de transcrever, mesmo sem ter lhe pedido permissão, uma poesia de sua autoria, que vi esta semana na sua página do Facebook: “GRITO DE ONTEM O sal que conserva meu tempo/ É maresia a corroer o filtro inocente da alma/ Um formol impregnado de liberdade e morte/ Conservante de lembranças idealistas, “In Memorian”/ Em tóxicas páginas subescritas com sangue/ Acorrentadas nos porões imundos da história/ Trago o hálito ressecado das torturas de ontem/ Para impregnar com perfume/ O imaginário vazio de mobilizações acorrentadas/ Por uma mídia simulada e farsante/ Que perambula hoje com as mesmas armas/ Manchando a democracia como antes/ Trago o hálito ressecado das torturas de ontem/ Para impregnar como perfume/ Uma mocidade órfã de ideologias/ Deserdada de mártires libertários/ Destituídas de ícones pensantes/ Acobertada por uma idolatria a superficialidades de reis bufantes/ Ah! Fossem vocês/ Olhos e ouvidos dos gritos do ontem/ Veriam e ouviriam a verdade/ Antes dos choques. Walney Menezes [31.03.2021 by Facebook].

Padre Adauto Vieira, esteve à frente da paróquia de Senhora Sant’Ana entre 2006 e 2016. Atualmente responde pela paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Delmiro Gouveia. Considero-o meu diretor espiritual, ainda que a distância, porque é um grande amigo, em particular. Oriento-me pelos seus ensinamentos, num grupo católico de watsap. Está sempre postando mensagem muito significativas para mim. Vou transcrever parte de uma das últimas postagens dele, desta semana: “Quem teme a Deus sente em si a segurança que tem uma criança nos braços de sua mãe (cf SI 130,2) quem teme a Deus está tranquilo até no meio das tempestades, porque Deus, como Jesus nos revelou, é Pai cheio de misericórdia e de bondade. Quem o ama não tem receio: “ No amor não há temor" – escreve o apóstolo João – antes o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor pressupõe o castigo e o que teme não é perfeito no amor “ ( 1Jo 4,18).Papa Bento XVI.” Comentei que precisava muito ouvir isto, tive que submeter-me, semana que passou, a um cateterismo, em que detectaria um problema cardíaco. No momento em que passávamos pelo procedimento, incertezas nos acometiam. Refletíamos sobre a inconstância, a efemeridade da vida. E perceber a tempo, o quanto preciso agradecer a Deus, pelos amigos, irmãos, familiares, e a vida me deu.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
A SEXÓLOGA
Um cara entra no avião e senta ao lado de uma linda mulher. Cheio de interesse, entre outras coisas, pergunta o que ela faz:
-Sou sexóloga!
-E o que faz uma sexóloga?
-Estuda o comportamento humano, relacionado a sexo. Você sabia que os homens mais bem dotados do mundo são os árabes? E os que tem orgasmos mais intensos são os índios?
-Não, não sabia!
-Qual é seu nome mesmo?
-Muhamed Pataxó.

PIADAS RÁPIDAS, SEM GRAÇA
-Por que ele está atendendo o telefone deitado no chão?
-Pra não cair a ligação!
-Por que o rádio não consegue ter filhos?
-Porque é Stéreo!
-Qual é a galinha que cai no chão e surta?
-A galinha Cai-i-pira!
Por que o pão não entende a batata?
Por que ele é francês, e ela é inglesa!
-O que um Álcool disse pro outro?
-Etanóis!

Fabio Campos, 17 de Abril de 2021.

Painel apresenta dados da Covid-19 nas comunidades indígenas de Alagoas

GERAL

Por Minne Santos  0

 

Plataforma desenvolvida pela Seplag está disponível no Alagoas em Dados

Quem quiser ter informações sobre a situação da Covid-19 nas comunidades indígenas de Alagoas pode ter acesso a diversos dados de forma rápida e customizada. É que o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), disponibiliza um painel que é inteiramente dedicado ao monitoramento do vírus nos territórios desse público em específico. Para conferir a plataforma, basta dados.al.gov.br.

Museu finaliza projeto de restauração com apoio de grupo de pesquisa da Ufal

O projeto de extensão é coordenado por Adriana Duarte, arquiteta restauradora e professora da Universidade

↑ Museu Théo Brandão Foto: Ascom Ufal

Com o objetivo de preservar os equipamentos culturais da Universidade Federal de Alagoas, estão sendo elaborados projetos de restauração desde novembro de 2020, por meio do projeto de extensão Consultoria especializada para o desenvolvimento dos projetos de restauração dos equipamentos culturais da Ufal, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Representações do Lugar (Relu), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Ufal. Estão incluídos o Museu Théo Brandão (MTB), a Pinacoteca Universitária, o Espaço Cultural, o Museu de História Natural (MHN) e a Usina Ciência.

O projeto de extensão é coordenado por Adriana Duarte, arquiteta restauradora e professora da Ufal, e conta com a colaboração da arquiteta do Museu Théo Brandão, Cynthia Fortes, Adriana Capretz, professora da FAU, e de alunos do curso de Arquitetura.

O primeiro projeto arquitetônico elaborado foi o do Museu Théo Brandão, cuja autoria é de Adriana Duarte e Cynthia Fortes. O edifício histórico, tombado pelo Estado de Alagoas desde 1983 teve o último trabalho de restauração há quase vinte anos, iniciado em 2000 e concluído em 2002. Cynthia afirma que o projeto aprovado pelo Pró-Memória (Diretoria da Secretaria de Estado da Cultura) seguiu os manuais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e todas as normas técnicas vigentes. “A proposta buscou garantir as condições físicas adequadas para o correto funcionamento dos espaços museológicos, administrativos e de serviços gerais, com destaque para a norma de acessibilidade”, explicou a arquiteta.

Na realização do projeto do MTB foram consultados todos os funcionários individualmente para que expusessem o máximo de informações técnicas possíveis sobre as atividades que desempenham e sugestões para melhoria do ambiente de trabalho. Segundo as autoras, o projeto teve grande contribuição de profissionais que participaram da obra da restauração no ano de 2000, como o consultor de restauro e professor Mário Mendonça, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAU/UFBA), e Josemary Ferrare, professora aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/Ufal) e uma das autoras do projeto original de restauração.

Adriana explicou que vários serviços restaurativos foram propostos com base em documentos históricos, como a restauração das esquadrias e ladrilhos hidráulicos de todo o prédio e a prospecção das colunas adossadas das varandas da cúpula, em busca de pinturas artísticas. As soluções espaciais tiveram ponto central na reorganização do setor de Museologia e na realocação dos ambientes das reservas técnicas e da Biblioteca para espaços com condições mais favoráveis à conservação do acervo. “A proposta busca reposicionar o MTB como equipamento cultural da Ufal e a serviço da sociedade alagoana. Pensa-se não somente o edifício em si como patrimônio arquitetônico, mas o envoltório que guarda o precioso acervo do folclorista Theotônio Brandão Vilela”, salientou.

Atualmente, a equipe do projeto de extensão está iniciando os estudos para desenvolver os projetos do Espaço Cultural e da Pinacoteca.

Novo Museu Théo Brandão

De acordo com Victor Sarmento, diretor do MTB, esse projeto arquitetônico é uma etapa de um projeto mais amplo do Museu, denominado “Novo Museu Théo Brandão”, cujo objetivo, além da preservação, inclui um novo projeto expográfico, a reestruturação de laboratórios e de setores administrativos, entre outros. Victor ressalta a importância do trabalho desenvolvido até o momento.

“Essa ação pioneira na Universidade, a junção do trabalho que as arquitetas vêm desenvolvendo, especificamente no Museu Théo Brandão, possibilitará conseguirmos orçamento, seja por meio da participação em editais, seja por emendas, porque somente com o projeto podemos buscar recursos. Isso traz esperança em uma total requalificação do Museu para que possamos ampliar as nossas pesquisas e atender ao nosso visitante de uma forma mais atual, com uma imersão interativa, digital, colocando o Museu em outro patamar”, disse Sarmento.

Sobre o projeto elaborado para o MTB, o pró-reitor de Extensão, Clayton Santos, ressalta o trabalho integrado das equipes do Museu, da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e das arquitetas. “As equipes estão de parabéns por terem feito esse trabalho dessa forma, num prazo rápido, dada a complexidade da obra, conseguindo entregar um projeto muito consistente. Queremos ressaltar o empenho de todos que se envolveram com esse projeto, a equipe do Museu trabalhou com muito afinco e a direção do MTB liderou esse processo”, ressaltou.

O pró-reitor também destacou a importância desse trabalho: “Nós precisávamos ter o projeto porque só assim podemos pleitear recurso federal e, consequentemente, licitar e realizar as obras. Sem projeto, sem saber quanto custa e o que pretendemos fazer, fica impossível. Esse trabalho é vital para que possamos ter sucesso até a concretização da obra”.

A importância de dar continuidade à realização de projetos para os outros equipamentos culturais da Ufal foi ressaltada pelo pró-reitor: “Lembrando que esse projeto da restauração dos equipamentos começou no Museu, mas, neste momento, estamos planejando, fazendo os esforços para a realização dos projetos de reforma do Espaço Cultural. Logo após, queremos fazer os projetos do Museu de História Natural e da Usina Ciência”.

Busca de apoio

Santos afirmou que as articulações na obtenção de recursos para as obras do MTB já foram iniciadas. “Apesar de a Universidade estar passando por um processo de muita dificuldade financeira, com a diminuição do orçamento, o que vem impactando vários serviços, a Ufal não está parada e esse trabalho conjunto é a grande prova disso. Mesmo nesse cenário, tanto a Reitoria, com o professor Tonholo e a professora Eliane, quanto a Proex, nós estamos nos articulando, buscando apoio. Já apresentamos o projeto a alguns parlamentares da bancada federal, que se comprometeram a tentar viabilizar esse recurso na União. O valor é estimado em dez milhões de reais para a obra completa, tanto a parte física, quanto a expográfica”, salientou.

O pró-reitor explicou que os recursos podem ser obtidos via emenda parlamentar ou por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Nós já estivemos em uma reunião muito produtiva com o Iphan, que se mostrou parceiro na execução desse projeto. Estamos refinando essa parceria com o Iphan e com membros da bancada para que possamos ter esse recurso garantido e entregar o Museu totalmente reformado à comunidade”, disse Clayton Santos.

14

Fonte: Assessoria

Lei que obriga uso de máscara em Alagoas é sancionada; quem descumprir pode ser multado

  • Redação
  • 20/04/2021 11:52
  • Maceió
Foto: Felipe Brasil
O uso de máscara segue sendo obrigatório para quem precisar sair de casa

Foi sancionada nessa segunda-feira (19), pelo governador Renan Filho, a lei  Nº 8.407, de 16 de abril de 2021, aprovada pela Assembleia Legislativa (ALE) que torna obrigatório o uso da máscara de proteção enquanto durar a pandemia.

A decisão se aplica para a utilização de máscara em espaço público e já entra em vigor a partir da publicação. São eles:

  • Vias públicas;
  • Parques, praças e praias;
  • Pontos de ônibus, terminais de transporte coletivo, rodoviárias,
  • portos e aeroportos;
  • Veículos de transporte coletivo, de táxi e transporte por aplicativos;
  • Repartições públicas;
  • Estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, empresas
  • prestadoras de serviços e quaisquer estabelecimentos congêneres;
  • Outros locais em que possa haver aglomeração de pessoas.

Quem descumprir a  obrigatoriedade estará sujeito ao pagamento de multa. Essa multa deverá ser aplicada somente após uma advertência anterior. A condição econômica do cidadão deve ser considerada.

Pessoas do espectro autista, com deficiências intelectual e/ou sensoriais ou qualquer outra deficiência que impeça de se fazer o uso adequado da máscara de proteção facial, bem como crianças com idade abaixo de 3 anos, estão fora da obrigatoriedade prevista pela Lei.

Os estabelecimentos, públicos ou privados, que estiverem em funcionamento durante o período da pandemia causada pela COVID-19 devem proibir a entrada em seu recinto de pessoas, sejam clientes ou funcionários, que não estiverem utilizando máscaras, sejam elas caseiras ou profissionais, enquanto durar a Situação de Emergência, conforme o Decreto Estadual nº 69.541, de 2020. 

 Caso os responsáveis pelos estabelecimentos detectem que há no recinto pessoas sem o uso da máscara, devem adotar as medidas cabíveis para que a pessoa faça o uso desta, ou seja retirada do estabelecimento, inclusive, caso necessário, com o acionamento de força policial. 

Nos estabelecimentos que tenham como atividade consumo de gêneros alimentícios e bebidas, fica facultado ao consumidor o uso da máscara enquanto estiver sentado em local reservado ao consumo, respeitando o distanciamento, devendo utilizá-la sempre que se levantar.

Presidente de Sindicato critica PL de volta às aulas: “Elaborado por quem não tem nenhum conhecimento da realidade”

  • Alícia Flores*
  • 20/04/2021 14:53
  • Política
Foto: Agência Brasil
Câmara dos Deputados, em Brasília

A Câmara dos Deputados deve votar, na tarde de hoje (20), o Projeto de Lei 5595/20, que permite a reabertura de escolas na pandemia. Dentre as medidas, o PL prevê a educação básica e superior em formato presencial, como serviço essencial inclusive durante a pandemia, e só permite a suspensão das atividades escolares com critérios científicos e com base em orientação do governo federal.

Ao CadaMinuto, o presidente do Sindicato dos Professores de Alagoas (Sinpro-AL), Eduardo Vasconcelos, afirmou que o PL foi, “provavelmente, elaborado por pessoas que não têm nenhum conhecimento da realidade” que os professores enfrentam durante a pandemia.

Vasconcelos disse que a categoria está exposta a grandes riscos ao voltar à sala de aula, e que vários profissionais já se infectaram e estão hospitalizados, no momento. “É cruel ter que escolher morrer de fome em casa ou ter que sair para trabalhar, com o risco de pegar a infecção e falecer”.

Para ele, “as pessoas que estão legislando não têm nenhum conhecimento prático da ‘coisa’”. 

“São pessoas que não têm conhecimento da realidade, hoje, da educação durante a pandemia, principalmente da rede privada de ensino, que aqui em Alagoas e em vários estados do Brasil, já está trabalhando de forma híbrida”, mas que os professores estão indo à escola.

Vacinação

O presidente do Sinpro comemorou o anúncio do governador Renan Filho sobre o início da vacinação para as pessoas com comorbidades, já que os professores vêm logo em seguida no cronograma. 

Ele disse que, junto à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), está sendo feito um levantamento do número de professores das redes pública e privada, que, segundo Vasconcelos, serão vacinados juntos.

“É uma boa notícia dentre as várias ruins, como a desse PL”, comentou. “Muitas vezes, [a pessoa] nunca entrou na sala de aula, não sabe nem o que é educação ou os perigos que hoje os professores correm”.

Ele alerta que muitos alunos estão sendo enviados às escolas com sintomas da Covid-19, e que escolas e sindicatos de vários estados estão pagando propagandas para tentar conscientizar as pessoas sobre os riscos.

O presidente do Sinpro também denunciou que muitas escolas vêm desrespeitando os protocolos de segurança sanitária estabelecidos, escondendo casos confirmados de estudantes e professores infectados com o novo coronavírus. 

Ele também fez um apelo para que pais e responsáveis não levem seus filhos à aula caso apresentem sintomas, e que notifiquem as instituições de ensino.

“É uma situação muito preocupante e que a gente está tentando, enquanto sindicato, minimizar os danos que a pandemia vem causando, principalmente, para a saúde física e mental dos nossos profissionais”, falou.

Sobre o PL

O Projeto de Lei 5595/20 veda a suspensão das atividades educacionais em formato presencial nas escolas e instituições de ensino superior públicas e privadas.

Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, as atividades educacionais serão consideradas como serviços e atividades essenciais, inclusive durante enfrentamento da pandemia, de emergência e de calamidade pública.

Segundo o texto, as aulas presenciais só poderão ser suspensas “em situações excepcionais cujas restrições sejam fundamentadas em critérios técnicos e científicos devidamente comprovados”.

O texto prevê que a volta às aulas presenciais será feita com protocolos de segurança baseados em critérios epidemiológicos, como distanciamento, com o objetivo de prevenir o contágio dos estudantes. Estabelece ainda que a decisão será tomada com a participação das famílias e dos profissionais de educação.

O texto proposto pela relatora Joice Hasselmann prevê a manutenção do poder de decisão de estados e municípios e o direito de os pais do aluno optarem pelo estudo remoto, em casa. Também possibilita a alternância de horários e o rodízio de turmas como forma a viabilizar o distanciamento físico; e garante o emprego para profissionais da educação de grupos de risco.

 

*Estagiária sob a supervisão da editoria

 
Terça, 20 Abril 2021 15:05

A voz da SUA consciência

A voz da SUA consciência

  •  
  • 12/04/2021 15:55
  • Encontre-se por Carol Fontan

É Realmente impressionante como por vezes damos mais importância ao que dizem as pessoas sobre nós do que ouvir nossa essência, é mais impressionante o impacto que tem a opinião alheia ao nosso respeito, colocando em dúvida quem realmente somos. Será que precisamos realmente convencer as pessoas de quem somos ou passar a viver quem somos? Deixo aqui uma pequena reflexão 😊. #carolices

 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter