Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

CSA quer os três pontos contra o Náutico

Azulão começa nesta sexta (28) a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B em jogo marcado para o Estádio dos Aflitos

↑ CSA empatou com o Náutico em janeiro de 2021 e terminou a Série B de 2020 em quinto lugar (Foto: Assessoria)

Esta sexta (28), é dia de pontapé inicial da Série B 2021. E Alagoas entra em campo com o CSA. O Azulão vai até os Aflitos encarar o Náutico, às 21h30, no duelo de campões estaduais. O time marujo faturou o alagoano e o Timbu foi campeão pernambucano.

O técnico Bruno Pivetti trabalhou a semana inteira. Ele vive um momento especial na carreira após ganhar o primeiro título de relevância. Mas agora o desafio é maior. “Nós acompanhamos o trabalho que vem sendo feito no Náutico desde o ano passado, pelo professor Hélio dos Anjos. Sabemos que temos um grande desafio pela frente na sexta-feira, mas nos encontramos bem preparados. É claro que vamos aproveitar essa semana pra justamente poder aumentar nossas chances de neutralizar os pontos fortes do adversário, bem como também poder atacar certas vulnerabilidades que podemos detectar em nossas análises. Isso tudo faz parte do jogo, entra na questão estratégica e eu tenho certeza que nós estamos bem preparados para esse confronto que, repito, não será fácil. O Náutico vem fazendo belas campanhas, tem um aproveitamento muito bom neste ano de 2021, mas estamos bem preparados para o desafio da estreia”, explicou o comandante azulino.

Perguntado qual o ponto forte da equipe, Pivetti ressaltou que o CSA continua em evolução. “O nosso ponto forte é justamente o equilíbrio em todos os momentos do jogo. É claro que estamos ainda em evolução, mas à medida que os treinamentos vão acontecendo e os jogos nos colocando outras necessidades, vamos atuando principalmente no feedback em vídeos aos jogadores e também no feedback em treinamento. Isso é fundamental para que nós possamos contribuir para a evolução desse grupo, tanto do ponto de vista coletivo como também do lado individual”.

NÚMEROS

A partida contra o CSA marca o início da 21ª participação do Náutico na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Contra o Azulão, a equipe comandada pelo técnico Hélio dos Anjos tentará afastar um mau retrospecto recente em estreias na Série B. Nas últimas dez participações, o Timbu conquistou apenas três vitórias na primeira rodada. O último resultado positivo em uma estreia na competição veio em 2015; desde então, foram três participações e nenhuma vitória na rodada inicial.

As dez últimas estreias alvirrubras na Série B ocorreram em 2020, 2017, 2016, 2015, 2014, 2011, 2010, 2006, 2005 e 2004. A última vitória veio em 2015, quando o Náutico – então comandado pelo técnico Lisca – venceu o Luverdense pelo placar mínimo em partida disputada nos Aflitos.

Até então, em 2010, após voltar a segunda divisão depois de três anos disputando a Série A, o Timbu estreou vencendo o Coritiba nos Aflitos pelo placar de 3×1. A outra vitória data de 2006, quando o Náutico venceu o Brasiliense em casa por 3×2, de virada; naquele ano, a equipe alvirrubra conquistou o acesso à primeira divisão nacional.  Após a chegada de Hélio dos Anjos, o Timbu não foi derrotado em casa.

OUTROS JOGOS

16h00 Brasil x Londrina

19h00 Guarani x Vitória

21h30 Vila Nova x Botafogo

23

Fonte: Tribuna Independente

Joel Santana é nomeado diretor de futebol da Seleção do Nordeste do desafio EuroLampions

Em ultimato, Joel pede que os times europeus respondam ao desafio até o dia 3 de junho

↑ Joel Santana (Imagem: Reprodução)

Otreinador e ex-jogador de futebol Joel Santana é o novo escalado para reforçar o desafio EuroLampions – amistoso internacional inédito proposto por Brahma, patrocinadora da Copa do Nordeste, entre os grandes campeões europeus e os melhores jogadores da Lampions. Conhecido pelas entrevistas em inglês com sotaque carregado, Joel entra nesse jogo para ajudar na comunicação com os desafiados. Nomeado diretor de futebol da seleção Nordeste, ele fez o ultimato: “Respondam a esse convite, sem medo, até o dia 3 de junho”. O vídeo completo de Joel Santana está rolando no canal oficial do treinador no YouTube e nas redes sociais.

Outro nome forte dos gramados que está apoiando a EuroLampions é Daniel Alves. Para ele, o desafio tem o papel de valorizar o futebol do Nordeste. “Muito assertivo por parte da Brahma: o EuroLampions, Lampions me remete ao Nordeste, a coisas caseiras, coisas regionais. Lampions faz um trocadilho bem interessante. Eu acredito que seja um projeto de extrema seriedade, porque a gente vai trazer um pouco da história do futebol nordestino. E eu, como embaixador, fico muito lisonjeado por fomentar tudo isso. Acredito que vai ser um projeto de sucesso. Viva o futebol nordestino, viva a EuroLampions, nascida no Nordeste”, destacou no lançamento do desafio.

Desafio EUROLAMPIONS

Os principais clubes que já fizeram história em seus próprios países e levantaram taças no velho mundo já receberam a carta-convite para o amistoso.

Em carta aberta publicada nos principais veículos de comunicação do Nordeste, a patrocinadora da Copa do Nordeste também comentou: “E aí, torcedor, vamos mostrar a força do nosso Nordeste? Vamos fazer esse desafio acontecer?”, provocou a Brahma para que as torcidas se unam.

O desafio ainda não tem data marcada porque depende do aceite de algum grande clube da Europa. A partida vai acontecer quando o cenário estiver seguro. O objetivo do desafio EUROLAMPIONS é mais do que simplesmente disputar uma partida de futebol internacional, é mostrar para o mundo inteiro a paixão e o orgulho dos torcedores nordestinos por seus times.

“Vamos aguardar até o dia 3 de junho pra ver quem aceita, enquanto isso vamos esquentar a conversa reforçando o convite com eles. Contamos muito com a união dos nossos torcedores para ajudar a mostrar a paixão do povo nordestino pelo futebol. Até lá, nossa seleção com os melhores do Nordeste será escalada”, ressaltou Felipe Balota, gerente regional de marketing da Ambev.

Brahma e o futebol

A Brahma patrocina os 20 maiores clubes do futebol brasileiro e é a principal incentivadora do futebol nordestino. Entre os times patrocinados estão Bahia e Vitória, na Bahia, Santa Cruz e Sport, de Pernambuco, além de Ceará e Fortaleza.

A marca apoia ainda o Flamengo, o Vasco, o Fluminense e o Botafogo, no Rio de Janeiro, o São Paulo, o Palmeiras e o Corinthians, em São Paulo, o Athletico-PR e o Coritiba, no Paraná, o Grêmio e o Internacional, no Rio Grande do Sul, o Cruzeiro, o Atlético-MG e o América-MG, de Minas Gerais.

A Brahma é uma cerveja que está na mesa dos brasileiros, com excelentes ingredientes e muita qualidade, desde 1888. Com essas parcerias, a Brahma pretende trazer mais brahmosidade para o futebol.

28

Fonte: Assessoria

 

Governo de Alagoas lança edital com 500 vagas para o concurso da Polícia Civil; confira

Inscrições para o certame vão até 12 de julho e custam R$ 95,00

↑ Provas serão realizadas em agosto (Foto: Reprodução)

OGoverno de Alagoas lançou, nesta sexta-feira (28), mais um edital do ciclo de concursos do Estado. Desta vez, o certame com 500 vagas para a Polícia Civil foi o contemplado. A publicação está disponível em Diário Oficial e também pode ser conferida no site da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), basta clicar aqui para acessar.

De acordo com o edital, as inscrições para o concurso custam R$ 95,00 e vão das 10h do dia 07 de junho até as 18h do dia 12 de julho. O processo é feito de forma online, pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do concurso.

Segundo a publicação, tanto a prova discursiva como as objetivas, que envolvem conhecimentos gerais e específicos da área, acontecem no dia 29 de agosto e têm 4h30 de duração. Além delas, os candidatos também devem se preparar para o teste de aptidão física e para uma prova prática de digitação.

O certame da Polícia Civil prevê 368 vagas para o cargo de agente de polícia e 132 para o de escrivão. Ambos os cargos requerem nível superior em qualquer área e têm média salarial de R$ 3.971,76.

“Ficamos muito felizes pela entrega de mais um dos editais previstos para esse ano, um dos mais aguardados pelos concurseiros, sem dúvidas. Alagoas tem saído na frente, mesmo em um tempo tão difícil, com a realização de certames transparentes e céleres, que ganham uma importância ainda maior nesse cenário de crise”, pontua o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

Informações sobre as etapas do concurso, jornada de trabalho, documentação necessária, procedimentos para solicitação de atendimento especial, passo a passo para pedidos de isenção e outras também estão disponíveis no edital do certame.

22

Fonte: Ascom PC/AL

Fiocruz alerta para tendência de agravamento na pandemia

A semana passada registrou aumento de novas infecções

↑ Foto: Thiago Duarte / Agência Alagoas

Aincidência de novos casos monitorada pelo Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta para um novo recrudescimento da pandemia nas próximas semanas, de acordo com boletim divulgado hoje (27). Segundo os pesquisadores, na semana encerrada em 22 de maio, houve aumento da taxa que mede a quantidade de novas infecções, o que se soma a altos patamares de testes positivos para o diagnóstico da doença e pode se refletir em crescimento dos óbitos em até duas semanas.

Na semana analisada, a mortalidade causada pela covid-19 se estabilizou em torno de 1,9 mil vítimas diárias. O patamar representa uma redução em relação ao mês de abril, mas é quase duas vezes maior que o primeiro pico da pandemia em 2020.

A previsão do boletim é que o aumento de casos observado tende a ser acompanhado por mais mortes e casos graves. “Mantida essa tendência, se prevê um aumento na próxima semana para valores em torno de 2,2 mil óbitos por dia (2 mil a 2,4 mil, considerando a margem de erro do modelo)”.

Para evitar que a doença faça mais vítimas, a Fiocruz recomenda às autoridades a manutenção de restrições de eventos de massa e atividades que promovam a interação e infecção de grupos suscetíveis, a intensificação de ações de vigilância em saúde e outras ações, como o reforço de estratégias de testagem, a vigilância genética das cepas e o controle de voos internacionais.

“Simultaneamente são necessárias medidas de preparação do sistema de saúde, desde a sincronização com a atenção primária em saúde, até a organização da média e alta complexidade, incluindo a oferta de leitos clínicos e unidades de tratamento intensivo (UTIs) Covid-19 e garantia da oferta de insumos”.

Leitos de UTI

O cenário de alerta também se apresenta na análise da ocupação dos leitos de UTI, já que os pesquisadores identificaram que a tendência de queda no número de internados desde o segundo pico da pandemia foi interrompida.

O boletim chama atenção para a situação preocupante da Região Nordeste, onde Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Sergipe mantém taxas de ocupação perto de 100%. Alagoas também voltou à zona de alerta crítico, na qual também está a Bahia, ambos com mais de 80% de ocupação. Já Maranhão e Paraíba tiveram altas consideradas expressivas e chegaram a cerca de 75% dos leitos para pacientes graves ocupados.

Paraná (96%) e Santa Catarina (95%) também apresentam percentuais perto de 100% na ocupação, enquanto o Rio Grande do Sul (79%), em tendência de crescimento, se aproxima da zona de alerta crítico.

Todo o Centro-Oeste também está na zona de alerta crítico, acima de 80% de ocupação, sendo o Distrito Federal (96%) e o Mato Grosso do Sul (99%) as unidades da região que apresentam os piores quadros. No Sudeste, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro têm 80% ou mais de ocupação, enquanto o Espírito Santo se aproxima desse patamar, com 79% de ocupação.

Na Região Norte, Roraima e Tocantins apresentaram melhora na ocupação dos leitos, porém este último continua na zona de alerta crítico. Amazonas e Acre são os únicos estados do país fora da zona de alerta, com ocupação abaixo de 60%. Já o Pará e o Amapá tiveram piora e continuam na zona de alerta intermediário.

Entre as capitais, 20 apresentam ocupação de UTIs acima de 80%: São Luís (95%), Teresina (estimado em torno de 95%), Fortaleza (92%), Natal (96%), Maceió (91%), Aracaju (99%), Rio de Janeiro (93%), Curitiba (96%), Campo Grande (97%), Brasília (96%), Porto Velho (81%), Boa Vista (83%), Palmas (87%), Recife (84%), Salvador (80%), Belo Horizonte (80%), Vitória (80%), Florianópolis (81%), Cuiabá (83%) e Goiânia (87%).

O boletim analisa que tem se mostrado insuficiente e pouco sustentável a opção frequentemente escolhida por gestores “de somente reagir à expansão da pandemia e relaxar medidas frente a sinais de melhora dos indicadores”.

“É fundamental acelerar a velocidade de vacinação da população, em curto prazo, complementando a capacidade de produção pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan com aquisição de mais vacinas. Estima-se que sem a vacinação de pelo menos 70% da população, não se terá o controle da pandemia no país. Enquanto esse objetivo não for atingido, urge que se mantenham medidas rígidas de controle da pandemia e se persiga a queda sustentada de casos, tendo como visão a sua erradicação”.

18

Fonte: Agência Brasil

Trabalhadores da limpeza, do transporte coletivo e caminhoneiros já podem se vacinar contra Covid-19 em Santana

SAÚDE

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

Novo calendário de vacinação começa a valer nesta segunda-feira 24). Confira todo público alvo.

Aprefeitura de Santana do Ipanema anunciou um novo calendário de vacinação contra a Covid-19, iniciando nesta segunda-feira (24). Fazem parte deste novo cronograma trabalhadores da limpeza, do transporte coletivo e caminhoneiros.

Confira o público alvo:

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros residentes em Santana do Ipanema (levar CPF, RG, Comprovante de Residência e da Arsal).

– Caminhoneiros residentes em Santana do Ipanema (levar CPF, RG, CNH e documento que comprove o transporte de cargas).

– Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (levar CPF, RG e declaração do gestor responsável).

– Conclusão das pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente de 18 a 59 anos (levar RG, CPF, cartão do SUS e documento comprobatório da doença).

– Idosos de 60 anos e mais que ainda não conseguiu tomar a vacina (levar RG, CPF e Cartão do SUS).

– Profissionais da Educação do ensino básico e superior com vínculo em Santana do Ipanema (Levar RG, CPF, cartão do SUS e declaração do gestor responsável ou algum documento que comprove o vínculo)

A imunização acontece na Quadra Poliesportiva São Cristóvão, vizinho à USB Baraúna, das 8h às 12h, 14h às 17h.

MP/AL vai cobrar fiscalização de Estado e municípios sobre falsos atestados de fura-filas

Força-tarefa também pedirá esclarecimentos à Secretaria Estadual de Saúde sobre a imunização para gestantes e lactantes

↑ Reunião on-line da Força-tarefa (Imagem: Divulgação)

AForça-tarefa de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) enviará ofício ao estado e os municípios alagoanos para que os entes públicos sejam mais rigorosos e fiquem atentos aos documentos que são apresentados por pessoas que alegam ter comorbidades para conseguir se vacinar contra o novo coronavírus. A FT também pedirá esclarecimentos à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) sobre a imunização para gestantes e lactantes, a fim de saber se há estudos que apontem essas mulheres como grupo prioritário para a vacinação.

Para os membros da força-tarefa, que se reuniram sob o comando do subprocurador-geral administrativo institucional, Válter Acioly, diante da possibilidade de qualquer cidadão apresentar atestado médico que aponte uma doença que torne sua saúde frágil para conseguir ser incluído no Plano Nacional de Imunização (PNI), aumentam as chances de pessoas de má-fé conseguirem esse tipo de documento para furar a fila e, por consequência, passar na frente de indivíduos que realmente necessitam da vacina.

Em razão disso, durante a reunião on-line ocorrida na tarde desta quarta-feira (26), o colegiado decidiu que pedirá aos governo do estado e dos 102 municípios alagoanos que eles reforcem o rigor na hora de receber e analisar os documentos apresentados por pessoas que estejam na fila para receber o imunizante. “Estamos atentos e quem se envolver em qualquer tipo de fraude, seja emitindo, recebendo ou comprando atestado falso, será responsabilizado. Como fiscal da lei, o Ministério Público defenderá sempre o cumprimento do PNI para que, de fato, recebam a vacina aqueles grupos prioritários”, afirmou o promotor de Justiça José Carlos Castro.

O MP/AL reforça, inclusive, que a participação da sociedade é muito importante nesse controle e orienta que denúncias podem ser feitas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo aplicativo Ouvidoria MP/AL, que está disponível tanto no sistema Android quanto para IOS.

Gestantes e lactantes

A força-tarefa também decidiu que expedirá ofício à Sesau solicitando informações sobre a vacinação para gestantes e lactantes. Para as mães que estão amamentando, há grupos de lactantes que alegam que elas, além de cuidar da saúde do seu filho por meio do leite materno, também doam o alimento para bancos de leite, fazendo-o a chegar a dezenas de outras mulheres que não estão em condição de amamentar os seus bebês.

No documento, o MP/AL questionará o estado se há estudos que comprovam que essas mães têm o direito de ser incluídas no PNI.

8

Fonte: Ascom MP/AL

Governador e Sinteal debatem plano para retorno às aulas e valorização da categoria

EDUCAÇÃO

Por Rafaela Pimentel - Agência Alagoas  0

Governador Renan Filho falou sobre aquisição de equipamentos e ampla vacinação dos profissionais do setor

Em reunião com secretário da Educação, Rafael Brito, e Sindicato, Renan Filho destacou a construção de um projeto único para melhoria do setor em Alagoas

Ogovernador Renan Filho e o secretário da Educação, Rafael Brito, receberam, nesta terça-feira (25), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Consuelo Correia, e representantes da categoria, para debater o plano de volta às aulas presenciais da rede pública estadual. O objetivo é estabelecer ações estratégicas, a partir da aquisição de equipamentos tecnológicos para os professores e ampla vacinação dos profissionais do setor, para que o processo de retorno aconteça de forma consistente já no início do 2º semestre, sem a necessidade de interrupções.

A retomada da abertura de diálogo com o governo do Estado foi apontada pela presidente da Sinteal como um pleito antigo dos trabalhadores da Educação, sobretudo, no reforço a valorização dos profissionais. “As tratativas de hoje foram fundamentais para o início da construção de debates e encontros conjuntos. Há um grande compromisso do governador Renan Filho em apoio a aquisição de equipamentos tecnológicos que vai garantir melhores condições de trabalho aos nossos professores. Esse é o caminho, o espaço de emponderamento do filho da classe trabalhadora é a Educação Pública”, avalia Consuelo Correia.

Somado a essas agendas, também foi alinhada a implantação de projetos que vão ao encontro do pleito de reconhecimento da categoria e melhorias de infraestrutura, como destaca o secretário da Educação, Rafael Brito.

“Temos feito um esforço grande no processo de valorização dos servidores, a exemplo da realização do Concurso Público para professores, que ofertará, ainda este ano, três mil vagas para reforçar a rede de ensino alagoana. Estamos todos na mesma página, convergindo no objetivo único de promover melhorias na Educação, na estruturação das unidades de ensino e, em especial, no nível pedagógico das aulas, que resultará no impacto positivo de toda a comunidade escolar”, ressalta o secretário.

Estiveram presentes também no encontro: a vice-presidente do Sinteal, Célia Maria Capistrano, o secretário adjunto de Funcionários da Educação da Sinteal, André Ribeiro, o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, o deputado federal, Paulão e o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley.

Desconto previdenciário

Ainda durante a reunião, foi discutida a demanda pelo reajuste da cobrança previdenciária de 14% aos profissionais aposentados da Educação. O governador Renan Filho garantiu que a questão já está sendo atendida e revista junto à Assembleia Legislativa (ALE), devendo ter uma resolutiva em breve.

“Desde o início do ano legislativo, estamos revendo esse pedido e já está muito próximo de ser solucionado. O encontro de hoje foi determinante para entender as solicitações do Sindicato para unirmos elas com as possibilidades de atuação do Estado, a fim de amenizar e evoluir a situação, assegurando o equilíbrio previdenciário de Alagoas. Esse é um passo muito importante e, para isso, o governo precisará fazer um aporte de recursos do Fundo Previdenciário para sustentar a redução de arrecadação imposta pelo reajuste do desconto”, destaca o governador.

Abuso sexual infantil: como identificar, prevenir e combater

Maio Laranja conta com campanhas, lives e cartilha atualizada

Por Redação Agência Brasil

18/05/2021 -

08:03h

Marcello Casal Jr
Há exatos 48 anos, a pequena Araceli desapareceu em Vitória, no Espírito Santo. Só foi encontrada seis dias depois. Espancada, estuprada, drogada e morta. Seu corpo foi desfigurado com ácido. Os suspeitos foram absolvidos e o crime, arquivado. A data do assassinato ficou marcada e, no ano 2000, foi instituído o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, lembrado hoje (18).

O assassinato brutal de Araceli é apenas a faceta de um crime que acontece diariamente dentro dos lares. Nem todos terão esses requintes de crueldade e nem todos serão cometidos por psicopatas ou pessoas fora da lei. A maioria deles vai ocorrer com quem já tem a confiança da criança. “Infelizmente o pedófilo, o abusador, ele está dentro de casa ou frequenta a casa ou faz parte do núcleo familiar em que aquele menor convive”, afirma Raquel de Andrade, presidente do Instituto Infância Protegida, organização não governamental (ONG) do Espírito Santo que dá amparo jurídico e psicológico a crianças, adolescentes e adultos vítimas de violência sexual.

Foi exatamente o que aconteceu com M.C, hoje com 31 anos. “Não sei ao certo em qual idade começaram os abusos, tenho alguns flashes de cenas aos oito ou nove anos. Um amigo do meu pai, devia ter seus 60 anos, alcoólatra e fumante (digo isso porque o cheiro dele não esqueço) me pegava em um canto, em churrascos nos finais de semana, onde todos os adultos estavam, sem condições de zelar pelo bem-estar das crianças. Fazia isso comigo e com a minha irmã ao mesmo tempo”, lembra. Infelizmente, esse não foi o único episódio de abuso pelo qual ela passou: “Pouco tempo depois, um professor particular me dava aulas de violão em casa. Eu com 11, ele com 35. Ele me disse, depois de uma aula, que eu era muito bonita, que tinha um estilo legal e me pediu um beijo”, relata.

Os abusos deixaram marcas. “Aos 11, eu me cortava e pensava bastante em suicídio”. Mesmo assim, seu pai não acreditou. Obrigou M.C. a conviver com o amigo abusador até que ele morresse. “Me levou ao velório, inclusive”.

Aos 13, mais uma vez, M.C. foi vítima de quem mais confiava. Dessa vez, uma amiga, com 25 anos, que a convidou para passar a semana em sua cidade. “Quando cheguei, ela me mostrou vídeos pornôs e prostitutas na rua, me explicou o que era sexo porque eu ainda não sabia bem. Me oferecia bebidas e drogas, fazia com que eu me sentisse descolada e importante. Tive relações com o seu irmão, foi a minha primeira vez. Chorei assim que acabou.”, lembra. Depois disso, a amiga a convenceu a manter relações com outras pessoas. Mesmo traumatizada, M.C. acreditava que tinha se tornado adulta e experiente. Só anos depois, percebeu que havia sido aliciada. “Sinto que um pedaço de mim, que me trazia inocência e vivacidade, foi roubado antes que eu tivesse consciência dele.”, lamenta.

A presidente do Instituto Infância Protegida vai além quando diz que não existe perfil de abusador: embora a maioria seja do sexo masculino, mulheres também abusam, como babás, funcionárias de creche, mães, avós.  “Um caso em especial que estamos cuidando é o de uma que mãe precisava trabalhar e deixou a criança com a avó. A avó estava abusando da criança”, conta.

Para se ter uma ideia do volume de abusos, de 2011 ao primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do serviço Disque 100.

Como perceber 

Como identificar o abuso sexual em crianças e adolescentes?
Como identificar o abuso sexual em crianças e adolescentes? – Arte/Agência Brasil

De acordo com Elaine Amazonas, assistente social e gerente de projetos na Bahia da ONG Plan International, que promove os direitos das crianças, identificar os sinais de um abuso não é fácil pois, na grande maioria das vezes, o abusador não deixa sinais físicos. Segundo ela, é preciso estar atento às mudanças repentinas de comportamento: “Muitas vezes a criança se apresenta mais irritadiça, apresenta ansiedade, dores no corpo, na cabeça, barriga, sem uma explicação mais lógica. [Apresenta] alterações gastrointestinais. Raiva, rebeldia. Muitas crianças ficam mais introspectivas, não querem conversar, têm pesadelos constantes voltam a fazer xixi na cama, chupar dedos”, enumera.

Raquel Andrade acredita que importantes formas de prevenção são a cumplicidade e o diálogo constante com os filhos: “Que os pais se esqueçam um pouco deles e se doem mais aos filhos. Tem pai que acha que é perder tempo sentar junto com o filho. Não é perder tempo, é qualidade de vida, é salvar o seu filho, é salvar a sua filha. Então senta, conversa, mostra os perigos que eles estão correndo. Quem sabe isso seja uma forma de evitar um mal pior”, diz. Ela orienta que, durante essas conversas, os pais expliquem às crianças que não é qualquer pessoa que pode tocar nelas, que não devem conversar com estranhos nem mesmo pela internet.

A presidente do Instituto Infância Protegida lembra que hoje já existem aplicativos para computadores e dispositivos móveis que podem rastrear tudo que a criança vê e com quem ela conversa: “Os pedófilos muitas vezes se escondem atrás da tela de um computador, de um celular, de um tablet achando que internet é terra de ninguém. Então, a prevenção é muito importante”.

Cartilha

A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do governo federal atualizou a cartilha com informações sobre abuso sexual. Nela constam informações como os conceitos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, mitos e verdades sobre esses crimes, métodos do agressor e perfil das vítimas. “O conhecimento sobre a rede de proteção dos menores de idade também é muito importante para estabelecer o vínculo entre o Estado e a sociedade para o enfrentamento dos casos.”, diz o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha.

A iniciativa é uma das ações do Maio Laranja, criado exatamente para incentivar a realização de atividades que possam conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes durante todo o mês de maio. Como parte das ações programadas, ontem (17) o governo lançou o Programa Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes.

Tanto o Instituto Infância Protegida quanto a ONG Plan International estão com uma série de lives com profissionais para esclarecer os principais temas referentes ao abuso infantil.

Ajuda

Como denunciar o abuso sexual de crianças e adolescentes?
Como denunciar o abuso sexual de crianças e adolescentes? – Arte/Agência Brasil

O governo federal disponibiliza diversos de canais para atendimento às vítimas do abuso infantil. Entre eles está a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, que funciona por meio do serviço Disque 100 e que conta agora com números no Whatsapp e Telegram (basta apenas digitar “Direitoshumanosbrasilbot” no aplicativo). “Que são aplicativos onde se pode passar áudios, fotos e vídeos. A vítima pode gravar os abusos e passar por esses canais. É uma forma de denunciar e inibir a ocorrência de mais casos.”, afirma Maurício Cunha.

Outra forma de denunciar é buscar o conselho tutelar. Eduardo Rezende de Carvalho, conselheiro tutelar no Distrito Federal há cinco anos, conta como funciona o trâmite dessas denúncias. “A partir do registro, levamos ao conhecimento da autoridade policial para fazer o corpo de delito, depois identificamos o possível agressor, solicitamos ao Judiciário o afastamento como medida de proteção, caso se configure o fato, e encaminhamos ao programa de atendimento às vítimas”.

Segundo o secretário, o Brasil dispõe  de uma rede de proteção preparada e capaz de lidar com diversos graus de abusos e exploração sexual de meninos e meninas. “Desde o ano passado, 672 conselhos tutelares já receberam veículos zero quilômetro e equipamentos para a melhoria da infraestrutura no atendimento a crianças e adolescentes de todo o país. Os kits foram entregues pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) nas cinco regiões do país. O conjunto de equipamentos inclui, além dos automóveis, computadores, refrigerador, bebedouro, smart TV, ar condicionado portátil, cadeirinha para automóvel e impressora”, afirma.

De acordo com a gerente de Projetos da Plan International, toda criança e todo adolescente que sofreram violência sexual precisam receber um acompanhamento psicológico para ajudá-los a entender e ressignificar o que aconteceu. “A gente precisa lembrar o tempo todo que a vítima não é a culpada”, diz. Segundo ela, cada criança vai reagir de uma forma. Algumas terão o poder de se refazer, conseguindo deixar o trauma para trás, e outras vão apresentar problemas psiquiátricos, psicológicos, terão dificuldades em suas relações interpessoais. “Nenhuma criança ou adolescente passa por isso incólume”, diz.

Em decreto, Governo mantém medidas de combate à Covid-19 por mais sete dias em Alagoas

Com o aumento do contágio e da ocupação hospitalar, Estado pode anunciar novas medidas durante a semana após reavaliar indicadores da pandemia

↑ Renan Filho (Foto: Assessoria)

Com o crescimento das taxas de contágio e de ocupação hospitalar observada em Alagoas, o Governo do Estado decidiu manter as medidas de combate à Covid-19 por mais sete dias. A renovação do decreto foi anunciada pelo governador Renan Filho, na noite desta terça-feira (25), durante coletiva de imprensa realizada no Palácio República dos Palmares. No pronunciamento, o gestor cogitou a possibilidade de tomar nova decisão após reavaliação dos principais indicadores ao longo da semana.

“Vamos renovar o decreto exatamente igual como foi publicado da última vez”, comunicou o governador. “Nós, que chegamos a ter em torno de 65% de ocupação de leitos de UTI, voltamos a ter ocupação próxima de 90%. Isso significa que o estado, mantendo o ritmo de contágio, infelizmente, vai ter que voltar a tomar medidas no sentido de defender a vida, fortalecendo o distanciamento social e as medidas de isolamento”, justificou.

Renan Filho atentou para o fato de, no momento, 342 pessoas ocuparem leitos públicos de UTI em Alagoas, com um total de 854 pessoas internadas na rede hospitalar do Estado para o tratamento da Covid-19. “Na última semana, tivemos um aumento do número de mortes, e há uma inferência, pela projeção e pelo crescimento da ocupação hospitalar, que, se nós não reduzirmos a velocidade de contágio e, por consequência, a internação de pessoas, teremos mais um crescimento de mortes essa semana”, projetou o chefe do Executivo estadual.

O comportamento da pandemia será decisivo para eventual antecipação de novas medidas. “Vários estados já iniciaram uma observação mais profunda. Nós estamos em observação profunda agora. Poderíamos já ter tomado decisões hoje, mas, depois de ouvir a todos da Saúde, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley, o chefe do Gabinete Civil, Fabio Farias, e eu próprio, decidimos prorrogar o decreto. A tendência é que tomemos novas decisões nos próximos dias para garantir a preservação de vidas”, esclareceu Renan Filho.

Novos leitos e mais vacinas

Ao lembrar que Alagoas se aproxima do maior número de pessoas hospitalizadas em leitos de UTI por Covid-19, o governador também anunciou a abertura novos vagas. “É um cenário complexo, por isso vamos fazer a ampliação. Vamos aumentar mais 25 leitos de UTI, passando dos 400 leitos exclusivos de Covid-19”, divulgou.

Na outra ponta do enfrentamento, a chegada de novos lotes de imunizantes nesta quarta-feira (26) em Alagoas foi mencionada pelo secretário Alexandre Ayres. “A maioria de doses é de Astrazeneca e uma pequena quantidade de vacinas da Pfizer. Com esse quantitativo, Alagoas está se preparando para a aplicação da segunda dose durante o mês de junho”, avisou o titular da Saúde. “O governador Renan Filho orientou que, antes de avançar para outras idades simples, garantíssemos a segunda dose de todos os alagoanos. Só agora, em junho, são mais de 100 mil pessoas que estão com a segunda dose garantida aqui no estado”, complementou o secretário.

Por outro lado, o governador lamentou o fato de o Brasil viver o efeito da falta de vacinas. “Os dois principais institutos que produzem vacinas não conseguem oferecer vacinas na velocidade que os brasileiros precisam”, apontou Renan Filho. “Além disso, há uma disputa muita clara de narrativa de qual é o melhor caminho. Nós escolhemos aqui o caminho de defender a vida e vamos até o final dessa pandemia defendendo a vida das pessoas”, finalizou.

37

Fonte: Assessoria

Leitos de UTI para tratamento de Covid-19 estão 100% lotados no Hospital de Santana

Por Redação

25/05/2021 -

12:55h

A taxa de ocupação de leitos para tratamento de Covid-19 no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues Melo (HRCRM), em Santana do Ipanema, atingiu 100% nesta terça-feira (24).

De acordo com o boletim diário do Centro de Atendimento a Covid-19 do HRCRM, divulgado hoje às 12h, a taxa de ocupação que estava em 87% até esta segunda-feira (24), atingiu os 100%. Todos os 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento da Covid-19 estão ocupados.

A unidade também registrou um aumento na ocupação dos 30 leitos clínicos. Dos 30 disponíveis no Centro de Atendimento, apenas 1 está vazio. A ocupação é de 97%.

O boletim de hoje aponta ainda que 7 pessoas estão em isolamento. Também foi confirmado 1 óbito por Covid-19 e 1 alta de paciente curado do novo coronavírus.

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter