Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

CACHAÇA E PÊNIS, CONTINUAM DO MESMO JEITO!

FÁBIO CAMPOS

 0

Os dois verbetes à cima, estiveram em evidência na última semana. Para nossa surpresa, e do mundo, em referência a acontecimentos entre nós brasileiros. O primeiro na descontraída citação do papa Francisco, ao abençoar um padre brasileiro. A outra, na famigerada CPI do Covid-19, numa pretenciosa, e descabida, fala da secretária de saúde amazonense, Mayra Pinheiro. O porquê da frase-título, você entenderá, é só continuar lendo.

O paraibano padre João Paulo Victor, esteve, por um ano e meio em Roma, para fazer um mestrado sobre: a influência das redes sociais na formação da consciência cristã. Jamais imaginou que sua despedida da terra santa, protagonizasse uma cena tão inusitada. O religioso da diocese de Campina Grande-PB, ao final da audiência geral no Vaticano, encontrou o papa Francisco. Enquanto seu colega padre Carlos filmava. Em fluente italiano, pediu ao sumo pontífice: “Santo padre reze pelos brasileiros.” Usando o mesmo idioma, o papa respondeu: “Vocês não tem salvação.” Balançando a cabeça negativamente, completou com um sorriso: “É muita cachaça e pouca oração.” Fez o sinal da cruz na fronte do padre brasileiro, e disse: “Rezo sempre pelo Brasil” Fonte: compilado de correiobraziliense.com.br/nsctotal.com.br
Durante seu depoimento, Mayra disse que colocaram um “pênis na porta da Fiocruz”. A afirmação foi feita após um questionamento na CPI devido a um áudio que circulou na internet. O pênis em questão era o “logo” de aniversário de 120 anos da Fiocruz. Fonte: revistaistoe.com.br

A Fiocruz, um dos maiores institutos soroterápicos da América Latina, com sede na capital paulista, completou na última segunda-feira [25.05] 120 anos de fundação. A data chega no momento em que o Brasil e o mundo enfrentam o maior desafio sanitário, econômico, social, humanitário e político do século 21, a pandemia do Covid-19. Para marcar a data lançou o selo comemorativo dos 120 anos da instituição. A figura do selo, faz menção a uma das cúpulas do castelo Mourisco, a sede da instituição. Fonte: compilação do portal.fiocruz.com.br/Google.com/search? Com complementos do cronista.

COMENTÁRIOS DO CRONISTA A respeito do descabido episódio da CPI DOS VEXAMES [título atribuído pelo próprio cronista], faz-se necessário pedir a secretária de saúde, que dê uma olhada, no telhado da mais bela construção arquitetônica da capital amazonense, o teatro Amazonas. E diga ela, o que vê? Um enorme pênis saindo de lá dentro? Quero crer que, se um dia esta senhora, viajar a Moscou, ao ver o Kremilin a sede do governo russo, vai exclamar: Oh! Uma floresta de pênis!

Já faz algum tempo, abordei aqui, numa crônica o vocábulo “aguardente”. Uma fonte que não recordo, dizia que o termo teria surgido de forma ocasional: Os negros escravos, durante o fabrico de açúcar, a partir da cana, teriam parado pra descansar do exaustivo serviço, acabariam deixando um tacho fermentar. Com medo de perderem o produto e sofrerem as consequências, puseram pra coser novamente. Proveniente desse novo cozimento vapores do álcool se formaram no teto, que pingava nas costas dos negros e ardia, nos seus ferimentos e na boca. O que fizeram perceber a “aguardente”, que também chamariam de “pinga”.
Encontrei num site[ciberduvidas.da.lingua.portuguesa.pt] estudiosos dizem que essa história está longe de ser verdade. E que: “o etimólogo Antenor Nascente observa que em Portugal, cachaça significou “vinho de borras” e, por extensão, no Brasil, aplicou-se o nome à “aguardente feita de borra de melaço”. O que afastaria qualquer étimo africano. E dificultaria interpretá-lo como feminino de cachaço; ‘parte gorda e grossa do pescoço do porco’; há quem vincule o vocábulo à cognição do verbo Latino: “coquere”: cozer, cozinhar, amadurecer, digerir, madurar (sentido físico e moral). Registros do século XIII indicam cachaça como: ‘parte do pescoço dos animais; 1635 grafava-se: ‘caxasa’: aguardente de cana; 1652; cachaça ‘idiomático’, 1743 cachassa ‘id.’ Fonte: ciberduvidas.iscte.iul.pt [consultado em:29.05.2021]

DE ONDE VEM O TERMO “CACHAÇA DE CABEÇA”? “Toda cachaça passa por três frações no processo de destilação: Cabeça, coração e cauda. A cabeça, é o primeiro líquido que surge na destilação da cana-de-açúcar fermentada. Corresponde entre 1,0% a 2,0% do volume total do fermentado. Este fluído possui alta concentração de metanol, um tipo de álcool extremamente tóxico para o corpo. Pode levar a cegueira e até a morte o consumo dessa bebida. A Legislação brasileira permite no máximo 0,25ml/100ml de metanol nos destilados. O coração da cachaça possui volume correspondente a 16% ou aproximadamente a 80% do total do destilado. É a parte central, e mais importante do processo de destilação. A cauda possui 3,0% do volume, deve ser retirada por possuir odor forte e sabor amargo do vinho. Fonte: cachacagestor.com.br”

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE: LOGO, LOGOTIPO E LOGOMARCA? Ali em cima, falei em “logo” do selo da Fiocruz. E o que é um “logo”? “Logotipo é uma palavra de origem grega composta de dois termos: ‘Logos’ = significado; ‘Typos’ = símbolo ou figura. Logotipo é portanto um conceito transmitido através de um símbolo. A expressão ‘logo’ é apenas uma abreviação desse mesmo termo. Logomarca, seria um termo menos técnico, evitada no meio publicitário, uma junção entre ‘Logo’ e ‘marca’ do grego “marka”. Por exemplo são marcas de empresas: Apple, Twitter, McDonald’s. Já os Logotipos ou Logos dessas empresas seriam, respectivamente: Uma maçã mordida, um passarinho azul, a letra “M” amarela. Fonte:printi.com.br”

A respeito da frase-título, coloquei as duas palavras, isoladamente, no Google tradutor para vários idiomas: Italiano espanhol, Inglês. E praticamente não alteram muito quanto a grafia. Pênis muda, para “Coles” em Latim; cachaça muda em “Liquor” e “Liquore” pro latim, inglês e italiano respectivamente.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
VERBALIZAR SUBSTANTIVOS, SUBSTANTIVAR VERBOS: TÁ VIRANDO MODA
SEXTOU! SE CHEGOU A SEXTA-FEIRA. BUGOU SE DEU UM BUG NO SEU SISTEMA!
“GENTE ESTÚPIDA MISTURADA COM GENTE ESTÚPIDA. QUE SE ESTUPIDIFIQUEM ENTRE. BOAS ESTUPIDEZES!!! SIMONE CAMPOS”
AS PESSOAS DIZEM QUE NÃO VIVEM SEM AMOR. EU ACHO OXIGÊNIO MAIS IMPORTANTE!
PROBLEMA DU ZÔTO É DOZOUTO, NADA DE MISTURÁ O QUÉ DUZÔTO CUM QUE NÉ SEU.
TÁ TUDO TÃO ANORMAL, QUE OS SUPERMERCADOS AGORA ESTÃO ASSALTANDO OS MASCARADOS!
AO LONGO DA VIDA PERDEMOS: COLÁGENO, NEURÔNIOS, CABELOS VERGONHA...A GORDURA NÃO, ESTA É FIEL, FICA ATÉ O FINAL!
QUEM INVENTOU O MELHOR XAROPE? MEU PAI! AINDA PEQUENO, OUVI MUITO MINHA MÃE DIZER: DEIXA TEU PAI CHEGAR QUE TU VAI VER O QUE É BOM PRA TOSSE!
ADVOGADO É TÃO BOM, TÃO BOM QUE O SANGUE É OAB!
ESTÁ FALTANDO PESSOAS FLUENTE EM SILÊNCIO.
“COISAR” É O VERBO UNIVERSAL, USADO SEMPRE QUE ESQUECER OUTRO VERBO.
NAMORO NO WATSAPP
-Oi
-Vc faz o que mesmo?
-Odontologia.
-E vc?
-Residência
-Medicina?
-Não.Sou pedreiro.

Fabio Campos, 29 de Maio de 2021.

Igreja corre o risco de ‘desaparecer’ após realocação

Pároco do fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto expôs situação da desocupação do imóvel

↑ Matriz de Nossa Senhora do Bom Parto foi fundada há mais de 70 anos, no bairro homônimo (Foto: Adailson Calheiros)

AParóquia Nossa Senhora do Bom Parto, no bairro homônimo, corre o risco de desaparecer após a realocação. A tradicional igreja foi fundada oficialmente há mais de 70 anos, já a capelania que deu origem ao lugar remonta do século XIX, este é mais um dos prédios históricos que será desocupado devido ao afundamento de solo que atinge cinco bairros de Maceió. Em carta aberta à comunidade e aos fiéis, o padre Francisco de Assunção lamentou a situação e afirma que a realocação inviabilizará a implantação da paróquia na região.

“Não sabemos o que será feito, mas muito provavelmente a paróquia irá desaparecer. Porque cada paróquia está inserida numa determinada área. No nosso caso que é uma área completamente desocupada não haveria como mudar para o mesmo bairro. E os outros bairros já possuem suas respectivas paróquias. É lamentável, doloroso e muito triste”, revela o pároco.

Além de abrigar a igreja, o espaço também serve de residência para o padre, que precisará se mudar.

“Eu moro há quinze anos lá, a Braskem já entrou em contato para a questão da casa. Mas a igreja ainda não, não sabemos de nada. Só sabemos que temos que sair”, diz.

Segundo padre Francisco, a saída já deveria ter ocorrido tendo em vista a insegurança da região que já não está mais habitada. Entretanto não há prazo definido para que a Braskem conclua esta negociação.

“A igreja não foi avaliada, não foi feito proposta, ainda vai começar o processo jurídico normal de ressarcimento. Mas ela já deveria estar evacuada. A gente está utilizando o espaço, mas já era para estar totalmente resolvido. Porque o bairro está abandonado. Muito perigoso, a insegurança está muito grande. Essa é a pior parte”, lamenta.

“Estou tão transtornado quanto vocês”, diz padre em carta aos fiéis

 

Na carta aos fiéis o padre Francisco explica que apesar da evolução do afundamento de solo não esperava que a paróquia fosse afetada.

“Não gostaria de me despedir desta maneira. Não sei o que dizer, nem o que fazer. Estou tão transtornado quanto vocês. Peço, humildemente, que roguem a Deus por mim, assim como tenho feito por todos vocês, o Senhor é testemunha. Desde o início do problema das rachaduras, em 2018 [sic] temos acompanhado e rezado. Sempre nos disseram que o Bom Parto não seria atingido. Muito nos surpreendeu quando em dezembro do ano passado fomos incluídos no mapa de realocação. Que triste, meus irmãos! Não sabemos para onde ir. Dentro dos limites territoriais da Paróquia não há lugar para construir ou mudar a Igreja Matriz de Nossa Senhora. do Bom Parto. Tantos irmãos já saíram, outros tantos devem sair. É uma verdadeira diáspora”, assinala o padre.

Procurada, a Braskem informou em nota que atua de acordo com o Mapa de Linhas de Ações Prioritárias definido pela Defesa Civil de Maceió. “A Defesa Civil atualizou o mapa e definiu a área de monitoramento 01, onde está localizada a Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto. A eventual necessidade de realocação na área de monitoramento é estudada caso a caso, em conjunto com as autoridades, sempre fundamentada em dados técnicos. Por uma questão de confidencialidade e sigilo das informações, a empresa não comenta casos específicos.”

624

Fonte: Tribuna Independente / Evellyn Pimentel

Com gol de Pedro, Flamengo vence o Palmeiras na estreia do Brasileirão 2021

Sem Gabigol, diagnosticado com indisposição gástrica, Flamengo conta com Pedro para abrir com vitória a busca pelo tricampeonato. Palmeiras faz bom primeiro tempo no Maracanã, mas sofre no segundo

↑ Felipe Melo e Gerson, Flamengo x Palmeiras (Foto: André Durão / ge)

Atual bicampeão brasileiro, o Flamengo largou com o pé direito na busca pelo tricampeonato. O time comandado por Rogério Ceni venceu o Palmeiras por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Maracanã, o gol marcado pelo atacante Pedro. A partida foi marcada por boas defesas de ambos os goleiros e um possível pênalti não marcado a favor do Fla. Veja os melhores momentos:

Sem Gabigol, ele resolve

O Flamengo perdeu Gabigol na véspera da partida: na noite de sábado, foi informado que o atacante não ia a campo em função de uma indisposição gástrica. Pedro foi escalado como titular e, como de costume, deu conta do recado. Esse foi o nono gol do atacante na temporada – com a ressalva de que ele começou no banco na maioria das vezes…

Dois paredões

Que a justiça seja feita: as duas equipes só não fizeram mais gols por causa das atuações dos goleiros. Diego Alves fez grandes defesas durante o jogo – a mais impressionante delas em finalização de Luiz Adriano de dentro da pequena área, que ele defendeu com os pés. Weverton também fechou a meta palmeirense. Só não conseguiu mesmo foi parar o gol de Pedro, mas não teve culpa alguma no lance.

Foi pênalti?

Aos 26 minutos do segundo tempo, Pedro conseguiu um passe meio desajeitado de calcanhar para Bruno Henrique, que invadiu a área e caiu pedindo pênalti. O árbitro Anderson Daronco, no entanto, marcou falta de Pedro na origem do lance. Comentarista da Central do Apito, Sandro Meira Ricci acredita que ele errou.

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi de equilíbrio, com a impressão de uma ligeira superioridade do Palmeiras, embora o Flamengo tenha tido mais posse de bola. O time comandado por Abel Ferreira levou muito perigo em dois contra-ataques, mas Diego Alves defendeu as finalizações de Luiz Adriano (de dentro da pequena área) e Rony. O de Rogério Ceni ocupou bastante o campo ofensivo, trocou passes e testou Weverton em chutes de Pedro e Arrascaeta, mas nada o suficiente para mudar o palcar.

Segundo tempo

Antes mesmo do primeiro minuto, o Flamengo já mostrou para que veio no segundo tempo: Bruno Henrique chegou antes de Weverton, mas tocou forte demais e mandou por cima do gol. O time de Rogério Ceni voltou com mais ímpeto e passou a bombardear o gol palmeirense: Bruno Henrique de fora da área, Arrascaeta e uma cabeçada de Rodrigo Caio obrigaram o goleiro do Palmeiras a fazer boas defesas. Mas não havia nada que ele pudesse fazer depois que Bruno Henrique arrancou pela esquerda, cruzou, e Pedro se jogou para completar para o fundo das redes.

Classificação

Com esse resultado, o Flamengo inicia o Brasileirão 2021 com três pontos e ocupa no momento a quarta colocação na tabela. Por sua vez, o Palmeiras se junta ao grupo de quem ainda não pontuou e está parte debaixo da classificação.

Próxima rodada

O Palmeiras volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo para enfrentar a Chapecoense, às 18h15 (de Brasília), no Allianz Parque. Com o duelo contra o Grêmio adiado, o Flamengo joga só no dia 13 contra o América-MG, às 20h30, no Maracanã.

Antes disso, tem Copa do Brasil

Tanto Flamengo quando Palmeiras entram já na próxima fase da Copa do Brasil. Na próxima quinta-feira, dia 3, o Verdão enfrenta o CRB em Alagoas, às 21h30 (de Brasília). Por sua vez, o Flamengo encara o Coritiba fora de casa no dia 10, também às 21h30.

24

Fonte: Globo Esporte

Dois homens atingidos pela PM com balas de borracha nos olhos perdem parte da visão

Daniel Campelo da Silva, de 51 anos, e Jonas Correia de França, de 29 anos, foram socorridos. Governo disse que vai acompanhar 'a assistência médica aos dois homens feridos no rosto' e acionou a Procuradoria Geral do Estado para 'iniciar o processo de indenização aos atingidos'.

↑ Daniel da Silva perdeu parte da visão após ser atingido no olho por bala de borracha atirada pela PM em protesto contra Bolsonaro — Foto: Hugo Muniz

Os dois homens atingidos nos olhos por balas de borracha atiradas pela Polícia Militar, durante o protesto contra o presidente Bolsonaro (sem partido) no Recife, perderam parte da visão. A operação truculenta dos policiais ocorreu na manhã do sábado (29), no Centro do Recife. Segundo parentes, as duas vítimas foram ao Centro da cidade para trabalhar, e não participavam do ato.

Um dos feridos foi o adesivador de táxis Daniel Campelo da Silva, de 51 anos, que perdeu o globo ocular e foi atingido, também, nas costas.

Ele mora no bairro dos Torrões, na Zona Oeste do Recife, e foi ao Centro da cidade buscar material de trabalho. Precisou descer do ônibus na Rua Sete de Setembro, devido à interdição da Avenida Conde da Boa Vista. Na Ponte Duarte Coelho, foi surpreendido pela repressão da PM.

“Ele não estava nem no protesto. Tinha encomendado material para adesivar os táxis, porque, para ele, não tem feriado nem fim de semana. Ele trabalha todos os dias. Tem uma filha recém-nascida e um filho autista que dependem dele. Só tem essa renda, dos táxis, para tudo”, afirmou o filho de Daniel, o vigilante Júlio Campelo.

“O dano que o estado fez com meu pai é irreversível. Ele está sentindo muita dor”, disse o filho de Daniel.

Daniel foi socorrido por um amigo taxista ao Hospital da Restauração, no Centro do Recife. No local, foi transferido para a Fundação Altino Ventura, unidade de saúde referência em tratamentos oftalmológicos. No entanto, devido ao inchaço do olho, os médicos não puderam fazer nenhum procedimento.

“Ele voltou para a Restauração. Não tem muito mais o que fazer, mas o médico disse que é preciso fazer uma limpeza, para não infeccionar. Ele disse que, na manifestação, não tinha nenhum tipo de truculência e, do nada, os PMs começaram a atirar”, declarou o filho da vítima.

‘Não tem desculpa’

Além de Daniel, outras duas pessoas foram socorridas ao Hospital da Restauração devido à ação da PM. Uma foi Ednaldo Pereira de Lima, de 58 anos, atingido por bala de borracha na perna esquerda.

A outra foi o arrumador Jonas Correia de França, de 29 anos. Ele foi atingido no olho esquerdo e, segundo a esposa, a dona de casa Daniela Barreto de Oliveira, a situação é irreversível. Vídeos enviados ao WhatsApp da TV Globo mostram o arrumador no chão da Ponte Duarte Coelho, chorando, depois de ser atingido no olho (veja vídeo acima).

“Há 99% de chances de que ele perca totalmente a visão. Ele saiu do trabalho, passou no Mercado de São José, comprou a carne que eu pedi e estava voltando para casa, de bicicleta. Ele me ligou para dizer que ia demorar, porque estava esperando o protesto passar. Quando desligou o telefone, os policiais fizeram isso com ele. Não deram assistência nem socorreram e queriam impedir que eu e meu cunhado passássemos de carro para levar ele ao hospital”, afirmou Daniela.

Jonas Correia de França, que mora no bairro de Santo Amaro, no Centro da cidade, foi levado ao Hospital da Restauração pelos familiares e transferido à Fundação Altino Ventura. Ele precisou retornar ao HR para esperar que o olho desinchasse.

“Um policial, ontem, foi até o hospital pedir desculpas. Ele disse ‘não tem desculpa para o que vocês fizeram comigo, eu sou um pai de família’. Agora, Pedro Eurico [Secretário de Justiça e Direitos Humanos] disse que vai me buscar amanhã [segunda-feira, 31 de maio] para conversar comigo, em nome do governador”, afirmou Daniela.

“O estado fez isso com meu marido e, no hospital, nem remédio tinha para dar para ele. Meu sogro teve que comprar. Meu filho de 9 anos está arrasado. Nós dependemos dele para tudo, porque só ele trabalha e traz o ganha-pão”, declarou a esposa.

G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para saber sobre a falta de remédios para atender o paciente, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Resposta do governo

Por meio de nota divulgada neste domingo (30), o governo de Pernambuco se manifestou sobre as duas vítimas atingidas no olho.

No texto, disse que o governador Paulo Câmara (PSB) determinou que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) “acompanhe a assistência médica aos dois homens feridos no rosto” e acionou a Procuradoria Geral do Estado para “iniciar o processo de indenização aos atingidos”.

“Assim como estamos acompanhando a investigação que está sendo realizada pela Corregedoria, também vamos seguir de perto a assistência às pessoas que resultaram feridas”, disse o governador.

Ainda na nota, disse que a Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social começou a ouvir depoimentos sobre a ação truculenta da polícia.

No sábado (29), o governador afastou o comandante da operação da PM no protesto e quatro policiais militares envolvidos na agressão à vereadora do Recife Liana Cirne (PT), que foi atingida com spray de pimenta no rosto por policiais.

Antes, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB) postou um vídeo no Twitter em que afirmou que a ação policial não foi autorizada pelo estado.

Manifestação era pacífica

Organizado por centrais sindicais e movimentos sociais, o ato realizado no sábado (29), no Recife, era contra Bolsonaro e a favor da aceleração de medidas de prevenção à Covid-19, como a campanha de vacinação e auxílio emergencial de, ao menos, R$ 600. A manifestação fez parte de uma mobilização nacional.

O grupo de pessoas se reuniu na Praça do Derby, no Centro do Recife. Também houve, durante a concentração para a manifestação, distribuição de máscaras do tipo PFF2, nomenclatura brasileira que é equivalente à americana N95, cujo potencial de filtragem é maior que máscaras de pano.

Com faixas compostas de mensagens como “estou na rua porque Bolsonaro recusou mais de 150 milhões de vacinas” e “fora Bolsonaro genocida”, os manifestantes seguiram em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista, na mesma região da capital. Eles se organizaram em filas, para tentar respeitar um distanciamento social mínimo e prevenir o contágio pela Covid.

Por volta das 11h30, a manifestação chegou à Ponte Duarte Coelho. No local, a Polícia Militar começou a dispersar os manifestantes. Bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha foram atiradas contra os participantes do ato,

Houve correria e gritaria e, ao menos, três pessoas foram socorridas para o Hospital da Restauração. O cantor Afroito foi arrastado e detido por policiais militares durante o protesto, sendo liberado após pagar fiança de R$ 350.

28

Fonte: G1

Sexta, 28 Mai 2021 21:20

A LUA POESIAS, MÚSICAS, FOTOS

A LUA POESIAS, MÚSICAS, FOTOS
 
 
 
 
FOTO DA LUA, NA NOITE DE 26 DE MAIO DE 2021. DA SACADA DE MINHA CASA, PRÓXIMO DE 21 HORAS.
 
METAMORFOSE   POESIA
 
CHEGOU A NOITE
DE LUA MAGRA A CLAREAR
DE ESTRELAS FRIAS
A LUA
DE LUAR LEVE
LUAR LEVADO
LEVE VELAR
LEVE VALORES A PERNOITAR
A BRISA
QUE CHOCA AS ÁRVORES
AS FOLHAS DAS ÁRVORES
CHOCA O CHOCAR
METAMORFISA O CRUEL
O CRUCIAL
O QUE NÃO FOI
NÃO VEM
NÃO VAI CHEGAR
 
FABIO CAMPOS, 22  DE JANEIRO DE 1979.
 
HOJE A NOITE  LÁ NO CÉU, TINHA UMA LUA ENORME, QUE DEU-ME INSPIRAÇÃO PARA RELEMBRAR, NAS REDES SOCIAIS, 
TAMBÉM AQUI NO BLOG, 
DE ALGUMAS  MÚSICAS, COMPOSIÇÕES DE OUTROS ARTISTAS QUE FALAM DA LUA...
 TEVE AS QUE, LEMBREI ENQUANTO DIGITAVA MESMO...
 
"A LUA vem surgindo cor de prata/ no alto da montanha verdejante
Carlos Galhardo canta Freire Júnior"
 
"LUA, ó lua cor de prata/ me diga por favor/ a onde anda aquela ingrata/ Lua me diga por favor/ se ela anda sozinha ou se tem um novo amor?
Borba di Paula"
 
"...e a LUA malandrinha pela brechinha da telha/ fotografando meu cenário de amor. 
Flávio José
 
Lá vem a LUA saindo por detrás da bananeira/ Não é lua não é nada/ era eu com caganeira.
domínio público
 
A deusa da minha rua/tem os  olhos onde a LUA costuma se embriagar/nos seus olhos eu suponho...Newton Teixeira
 
Eles todos estão errado/ a LUA é dos namorados.
Marchinha de Carnaval
 
Um dia noite de LUA, abri a porta e fui cagar na rua/ a merda endureceu/ passou um carro e furou o pneu.
Paródia em cima de uma música de parada militar.[década de 60]
Sexta, 28 Mai 2021 21:14

PEREGRINANDO COM ELA

PEREGRINANDO COM ELA
 
Clerisvaldo B. Chagas, 27 de maio de 2021
 
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
 
Crônica: 2.542  
 
 
 
 
 
 
 
Saindo de uma visita literária ao Departamento de Cultura de Santana do Ipanema, a convite do diretor Robson França, uma leitora nos pede que falemos das migrações da Biblioteca Municipal. Após a visita altamente proveitosa, prometemos a amiga leitora fazer um trabalho a respeito do seu pedido.
 
Após a criação da Biblioteca, esta iniciou seus trabalhos no prédio da Prefeitura, ocasião em que a intelectual Nilza Marques fora fazer um curso no Rio de Janeiro para dirigi-la. Após mudar-se da Prefeitura, a biblioteca passou a funcionar no primeiro andar do Casarão do deus mercúrio, no primeiro andar da Loja Esperança do Senhor Benedito V. Nepomuceno. Casarão este construído pelo Coronel Manoel Rodrigues da Rocha.
 
 Anos ou décadas depois migrou para o primeiro andar da Cooperativa Agrícola de Santana do Ipanema – CARSIL. Após a CARSIL, a Biblioteca Pública funcionou no primeiro andar do “casarão de esquina”, vizinho à Matriz de Senhora Santana, também construído pelo Coronel Manoel Rodrigues da Rocha e onde fora o “Hotel Central” de Maria Sabão.
 
Daí do primeiro andar, a biblioteca desceu os degraus de madeira e foi parar no outro lado da rua e praça. Ficou abrigada no casarão em que fora o Banco do Brasil, Banco da Produção e Coletoria Estadual. Casarão este, construído pelo comerciante Tertuliano Nepomuceno.
 
Sua última migração foi para a Casa da Cultura, defronte o Colégio Divino Mestre, à Rua Coronel Lucena e bem pertinho da Prefeitura. É nesse local onde hoje funciona e parece ter encerrado a sua peregrinação.
 
Pode até ser que haja um erro acima, na sequência, porém, o importante mesmo é funcionar e levar conhecimento à toda a população, notadamente aos estudantes de todos os níveis.
 
Importante também seria a distribuição de bibliotecas em todos os bairros de Santana, mesmo tendo uma estrutura mais simples, à disposição tanto de alunos quanto de cada uma dessas comunidades. Abrir bibliotecas é fechar pontos de ociosidade. Louvemos, então, a Biblioteca Adercina Limeira, no Bairro São Pedro, ao lado da igreja. Reza e Cultura, Cultura e reza nunca fizeram mal a ninguém.
 
Que venha a casa de livros para o Bairro São José, tremendamente precisado. O terreno ao lado do Posto de Saúde à espera.
 
BIBLIOTECA DO BAIRRO SÃO PEDRO. (FOTO: B. CHAGAS/LIVRO 230)

Prefeitura de Santana inicia segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Influenza nesta quinta (27)

SAÚDE

Por ASCOM Santana do Ipanema  0

 

Público alvo são os Idosos com idades a partir de 60 anos e professores. Vacina está disponível nas UBSs do município.

Em continuidade a Campanha de Vacinação Contra Influenza, a Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir desta quinta-feira (27), inicia a Segunda Etapa da Campanha e o público alvo são os idosos com idades a partir de 60 anos e professores.

As pessoas que tomaram alguma dose das vacinas contra a Covid-19 Coronavac ou AstraZeneca devem esperar 14 dias para só depois retornar aos pontos de vacinação para serem imunizados contra o vírus.

A imunização acontece de 27 de maio a 17 de junho nas Unidades Básicas de Saúde do município de segunda a sexta, de 8h às 12h e das 14h às 17h.

Se você é professor, atenção! Os professores serão vacinados nas unidades de acordo com a localidade da instituição. Confira abaixo:

UBS São Pedro
Escola Iracema Salgueiro
Colégio Cenecista Santana
Escola Estadual Padre Francisco Correia
6ª Gerencia Regional de Ensino
UFAL
Colégio Divino Mestre
Escola Líder
 
UBS Baraúna
Escola São Cristóvão
 
UBS Lagoa do Junco
Escola Senhora Santana
Escola Maria José de Carvalho
Centro Municipal de Educação Infantil Roberval Menezes Dias
UNEAL
 
UBS Lagedo Grande
Escola Santa Sofia
Centro Municipal de Educação Infantil Tânia Maria Vieira

UBS Floresta
Escola José Francisco de Andrade
Creche Santa Quitéria
Escola Estadual Rotary
IFAL
 
UBS São José
Escola Durvalina Cardoso Pontes
Escola Professora Helena Braga
Escola Desembargador Manoel Xavier Acioli
Escola Estadual Ormindo Barros
Educandário Caminho Novo
Escola Carrossel
 
UBS Baraúna – 1º CENTRO
Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva
Escola Estadual Laura Maria Chagas de Assis
Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão
Escola Rainha da Paz

Com 4 casos de Covid-19, Câmara de Santana suspende reuniões e sessões até o dia 7 de junho

Por Redação

28/05/2021 -

10:04h

O presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Júnior (MDB), publicou uma portaria na última terça-feira (25), suspendendo as reuniões e sessões da Casa Tácio Chagas Duarte. A decisão foi tomada após 4 funcionários testarem positivos pra Covid-19.

Nas redes sociais, o presidente alertou para o aumento dos casos e a ocupação de leitos para tratamento da doença.

Apesar da suspensão das reuniões e sessões, os trabalhos internos continuam e os servidores seguem com as medidas de prevenção, como uso de máscara, distanciamento e uso de álcool 70%.

“Que Deus, com sua infinita bondade, nos proteja e nos dê forças para que que jamais percamos a nossa fé em dias melhores. Nós vamos vencer essa batalha”, escreveu Moacir Júnior.

Fonte: sertaonahora.com.br

Foto: Jean

A ofensiva dos intolerantes contra a liberdade de imprensa

  •  
  • 28/05/2021 17:37
  • Blog do Celio Gomes
 

Numa decisão de primeira instância, a justiça estadual decidiu por censurar este blog. Com surpreendente aval de representante do Ministério Público Estadual, o magistrado que assina a liminar determinou que fossem retirados quatro textos que escrevi entre o fim de 2019 e começo de 2020. Os detalhes da patacoada já foram divulgados pelo Cada Minuto. O juiz acatou ação movida pelo deputado estadual bolsonarista Cabo Bebeto, insatisfeito com as críticas que recebeu nos artigos agora censurados. Não sou caso isolado. A ofensiva judicial contra a imprensa assola o país.

Não cabe aqui discutir a decisão da Justiça. Trato do assunto porque o episódio deve servir pra reflexão sobre práticas autoritárias que, por meio da intimidação, tentam ameaçar o exercício do jornalismo livre. Se a coisa vira rotina, como diria aquele ministro, os caras vão passar a boiada. Não custa lembrar que a vítima principal aqui não é o jornalista. Quando algo assim ocorre, o alvo é a liberdade de imprensa – cláusula pétrea na democracia.

Registro que a Tribuna Independente publicou ampla e esclarecedora reportagem sobre o caso. O jornal tratou do assunto com destaque, deixando claro que estamos diante de censura descabida, um ataque ao que estabelece a Constituição. A reportagem ouve o Sindicato dos Jornalistas, que repudia o ato. “Mais uma vez a Justiça faz o papel de censor, descumprindo o que diz a Constituição”, diz Izaías Barbosa, presidente do Sindjornal. 

A Federação Nacional dos Jornalistas também falou à Tribuna sobre os fatos. “Infelizmente, não é a primeira vez que o Judiciário tem essa conduta de censor”, diz a jornalista Valdice Gomes, diretora da Fenaj em Alagoas. Ela acrescenta que “no caso de alguém que se sinta atingido, caluniado, há outras formas que não a censura para a reparação”. É isso. Aos intolerantes o que interessa é impor a lei da mordaça. A ofensiva é bem mais ampla.   

Em seu blog na Gazetaweb, o jornalista Edivaldo Junior se manifestou de forma contundente contra a censura. “As tentativas de calar a imprensa se repetem a cada dia. E algumas infelizmente encontram eco na Justiça”, escreve. E acrescenta, sobre o direito da imprensa no exercício da crítica a figuras públicas: “Quem vai para a chuva não pode ter medo de se molhar. O recado serve para Cabo Bebeto e outros agentes públicos”.

Cito essas manifestações específicas porque vi publicadas em nossa imprensa. Outros tantos profissionais trataram do assunto nas redes sociais, com troca de informações e protestos pelo gesto de força contra o Cada Minuto e este blogueiro. Também recebi diretamente manifestações de apoio. Agradeço a todos. Eis o Brasil destes tempos estranhos, como diria aquele outro ministro, o do STF. E tudo o que eu faço é escrever.

 

Assédio, perseguição no hotel e embriaguez: acusação de mulher contra Neymar repercute

Craque do futebol é acusado de suposto assédio ocorrido em 2016; funcionária da Nike o denunciou.

↑ Foto: Divulgação

Neymar Jr. está sendo acusado de ter cometido assédio contra uma funcionária da Nike em 2016. Os detalhes do suposto assédio foram divulgados pelo conceituado Wall Street Journal e repercutem em todo o mundo. Nas redes sociais, muita gente tem falado sobre o assunto.

Os detalhes apontam que Neymar estaria embriagado e tentou forçar a funcionária, cuja identidade não foi revelada, a fazer sexo oral. A mulher se recusou e teria sido perseguida pelo jogador nos corredores do hotel onde estavam hospedados.

O caso teria ocorrido em 2016, mas só veio à tona dois anos depois, quando a Nike lançou uma campanha de combate ao assédio e a funcionária decidiu contar tudo o que havia acontecido. Ainda segundo o jornal, a empresa fabricante de material esportivo não renovou contrato com Neymar, em 2020, após ele se negar a ajudar nas investigações.

Acusações contra Neymar repercutem

Craque da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain, Neymar Jr. se apresentou ao time comandado por Tite para disputa de dois jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Apesar da importância da partida, o foco agora são as acusações contra o jogador.

Nas redes sociais muitos internautas têm falado sobre o assunto. Neymar é um dos principais jogadores de futebol do planeta. Alguns têm lembrado que em 2019 ele foi acusado de estupro por uma mulher chamada Najila Trindade. As acusações não deram em nada e o caso foi arquivado por falta de provas de que Neymar tivesse cometido algum crime contra a brasileira. que viajou até Paris para se encontrar com o jogador.

12

Fonte: TV Prime / Diogo Marcondes

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter