Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

CPI ouve médica considerada peça-chave de ‘ministério paralelo’ da Saúde

Nise Yamaguchi é próxima ao governo Bolsonaro. Segundo o presidente da Anvisa, médica discutiu no Planalto eventual mudança na bula da cloroquina para prever tratamento contra Covid.

↑ Nise Yamaguchi, médica que prestará depoimento nesta terça à CPI da Covid — Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

A CPI da Covid ouvirá nesta terça-feira (1º) a oncologista e imunologista Nise Yamaguchi, uma das principais defensoras do tratamento precoce no combate ao coronavírus. Também defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, a medida é cientificamente comprovada ineficaz contra a Covid-19.

Nise Yamaguchi será a 11ª pessoa a ser ouvida pela comissão. O depoimento inaugura a fase de oitiva de profissionais da área e pesquisadores.

Diferentemente das pessoas já ouvidas, Nise Yamaguchi foi convidada, não convocada. Assim, não é obrigada a comparecer à CPI nem a falar a verdade, como acontece no caso de convocação, no qual o depoente fala como testemunha e se compromete a dizer a verdade.

A médica é considerada pelos senadores como peça-chave para a apuração sobre a suposta existência de um “ministério paralelo” da Saúde, um dos focos de investigação da comissão.

Senadores querem saber se havia algum aconselhamento ao governo que definia diretrizes sobre a pandemia à margem das regras científicas e das recomendações oficiais do Ministério da Saúde.

Ministério ‘paralelo’

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta relatou à CPI a existência de um “assessoramento paralelo” de Bolsonaro.

Disse ainda ter participado de uma reunião no Palácio do Planalto na qual havia um papel não timbrado de uma minuta de decreto presidencial para alterar a bula da cloroquina e incluir que o remédio poderia ser usado contra a Covid.

O remédio, contudo, é ineficaz contra a doença. A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Associação Médica Brasileira (AMB) condenam o uso do medicamento contra o coronavírus.

Também em depoimento à CPI, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, confirmou a reunião no Planalto mencionada por Mandetta. Segundo ele, Nise Yamaguchi era uma das participantes e defensoras da proposta.

O chefe da Anvisa foi questionado sobre a autoria da minuta. “Eu não tenho a informação de quem é o autor, quem foi que criou, quem teve a ideia. A doutora, de fato, perguntou dessa possibilidade e pareceu estar, digamos, mobilizada com essa possibilidade”, respondeu.

Em uma rede social, a médica publicou: “Bulas por decreto não existem. Existe, sim, evidência científica acumulada e de credibilidade sustentando condutas de médicos maravilhosos no mundo todo que cuidam da vida.”

Convite

O convite a Nise Yamaguchi foi aprovado no dia 13 de maio. A oitiva da médica vinha sendo defendida por senadores governistas, entre eles Eduardo Girão (Podemos-CE) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) – os dois já usaram a comissão para propagandear a adoção do tratamento precoce.

Os requerimentos que pediam a convocação de Nise, depois transformados em convite, foram apresentados pelos senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Girão.

“A referida médica é conhecida por ser defensora do uso da hidroxicloroquina e cloroquina como tratamento de pacientes infectados com o vírus causador da pandemia. Da mesma forma, foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro a integrar o comitê de crise ainda na gestão do ex-ministro, Luiz Henrique Mandetta, no Ministério da Saúde”, escreveu Girão no requerimento.

Disposta a falar à comissão, a própria Nise bateu à porta do gabinete do presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), pedindo para ser ouvida.

Conversas com o governo

Em julho do ano passado, Nise Yamaguchi concedeu entrevista à TV Brasil em que foi apresentada como integrante de “um grupo de médicos para discutir um tratamento para o coronavírus”.

À emissora pública, ela relatou conversas com o presidente Jair Bolsonaro, com o então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e com o embaixador do Brasil em Paris sobre a pandemia.

Ela também classificou o tratamento precoce como “fundamental” para o coronavírus e relatou que médicos estavam tomando hidroxicloroquina e ivermectina preventivamente – ambos os remédios não são indicados para a doença.

 
14

Fonte: G1

 
 
 

Luís Roberto diz que Copa América no Brasil ‘é um tapa na cara dos brasileiros’

Jornalista chamou evento de 'porcaria' e criticou decisão do governo federal em aceitar convite

↑ Reprodução

Onarrador Luís Roberto usou a participação no programa Seleção Sportv, para expressar sua revolta pela escolha do Brasil como país-sede da Copa América em meio a pandemia da Covid-19.

O jornalista chamou o evento de “porcaria” e criticou a decisão do governo federal em aceitar o convite. “No país que tem a pandemia descontrolada, que levou nove meses para responder à carta da Pfizer, respondeu em dez minutos que ‘vamos fazer a Copa América’”, disse.

O Brasil aceitou sediar o torneio de última hora, após a recusa da Colômbia e Argentina devido a crises políticas e sanitárias.

“Que se realize, que faça o que bem entenderem, que os negacionistas façam caravanas à Brasília, para ter público na grande final. Momento apoteótico dessa porcaria dessa competição! É uma vergonha! É um tapa na cara dos brasileiros”, completou Luís.

36

Fonte: Diário de Pernambuco

Escultor santanense homenageia o contista Breno Accioly no centenário do seu nascimento

CULTURA

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MTB/AL 1740  1

 

Artista publicou em seu perfil do Instagram o passo a passo para a conclusão da obra

Atendendo a solicitação do diretor de Cultura de Santana do Ipanema professor Robson França, o artesão e escultor santanense Sensei Glaudysom Rodrigues produziu um busto em miniatura do escritor santanense Breno Accioly.

A peça é comemorativa ao centenário do contista santanense, considerado um dos maiores contistas do Brasil, que nasceu em 22 de março de 1921.

No seu perfil do Instagram o escultor publicou vídeos apresentando o passo a passo para a conclusão da belíssima peça.

Confira no vídeo a seguir a compilação da publicação.

Força-tarefa do MPAL recomenda a prefeitos alagoanos que suspendam festejos juninos

GERAL

Por Janaina Ribeiro - ASCOM/MPAL  0

 

 

AForça-Tarefa de Prevenção e Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) expediu, nesta segunda-feira (31), a Recomendação nº 6/21 à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para que a entidade oriente os gestores públicos a não promoverem qualquer tipo de festividade junina em cumprimento aos decretos estadual e municipais que preveem medidas de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus. Os prefeitos terão cinco dias úteis, a contar do recebimento do documento, para informar ao promotor local se vão atender ao que foi requerido pela FT.

Na recomendação, assinada pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, e pelos demais procuradores e promotores de Justiça integrantes da força-tarefa, o Ministério Público pede que os prefeitos cancelem ou suspendam todas as festividades pertinentes ao período de São João e que eles não publiquem editais para contratação de bandas musicais e de forró.

O documento também orienta que os gestores não promovam concursos de quadrilhas juninas, shows e demais eventos e que eles não concedam autorizações para a utilização do espaço público para a realização de shows particulares, com ou sem cobrança de ingressos.

No entendimento da FT, é necessário garantir que em todos os 102 municípios alagoanos seja mantido o distanciamento social no período junino – o que não seria possível caso houvesse as aglomerações causadas pelos eventos de São João, umas das principais recomendações das autoridades sanitárias e de saúde para conter a onda de infecção causada pela Covid-19.

Os alertas do MPAL

No texto da Recomendação nº 6/21, o MPAL alerta para os números de casos de pacientes infectados no estado e de óbitos em decorrência do novo coronavírus, que chegou ao patamar de 190.985 (cento e noventa mil, novecentos e oitenta e cinco) pessoas e 4.679 mortos.

A FT também chama a atenção para a ocupação diária dos leitos exclusivos para a Covid-19 que, no último dia 26, chegou ao alarmante percentual de 92%. Por fim, ainda foi citada a baixa estocagem de neurobloqueadores musculares em diversos hospitais alagoanos, medicamentos esses que são essenciais ao procedimento de intubação de pacientes graves.

Prazo

A AMA terá prazo máximo de cinco dias para encaminhar a recomendação aos prefeitos dos 102 municípios alagoanos e a mesma quantidade de tempo para informar à força-tarefa se fez esse devido encaminhamento aos gestores públicos.

Já os prefeitos também terão cinco dias, após o recebimento do documento, para informar ao promotor da comarca o acatamento ou não dos termos da recomendação.

Aprovados em concurso do CBM em 2017 pedem convocação

Certame ofertou 280 vagas para os cargos de oficial combatente e soldados; 164 foram chamados e os outros estão aguardando

↑ Mayara Marques destaca que grupo foi aprovado e fez todas as etapas dos testes na esperança de ser chamado (Foto: Edilson Omena)

As inscrições para o concurso de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) já estão abertas. E todo o processo de candidatura deve ser realizado até o dia 21 de junho. Serão ofertadas 170 vagas, sendo 150 para soldado e 20 para oficial, segundo consta no edital. Mas a abertura do concurso traz uma reclamação para os aprovados que ficaram na reserva de 2017.

À época, a oferta foi de 280 vagas para os cargos de oficial combatente e de soldado. Deste total foram convocados 140 soldados e 24 oficias e os demais seguiram com a promessa do governador Renan Filho (MDB) em serem chamados posteriormente.

De acordo com a vendedora Mayara Marques Rodrigues, todos os aprovados fizeram todas as etapas dos testes e os exames, faltando apenas o curso de formação.

“Entregamos a documentação, fizemos todos os testes e tínhamos a promessa do próprio governador que seríamos chamados posteriormente. No entanto, fomos deixados de lado, e ele [governador] disse que não daria para chamar naquele momento por falta de recursos financeiros para o Estado, além de não ter a necessidade no momento – o que não condiz com a realidade já que sabemos da necessidade de um efetivo maior para a corporação. E com esse edital aberto só mostra que de fato existe a necessidade. É praticamente o mesmo número de pessoas que estão aptas a serem chamadas já que fizemos todas as etapas e só precisa o curso de formação, que seria um custo muito menor’’, ressalta a concurseira.

Mayara fala que a turma se sente enganada – já que havia a promessa de ser chamada. Passaram-se quase cinco anos e nada. “Já fizemos vários atos de lá para cá para tentar chamar a atenção do governador e da sociedade em geral. Tivemos reuniões com alguns deputados, fizemos várias ações e nada”, lembra lamentando os gastos e o tempo perdido. “Nós gastamos com exames, com valor de inscrições, documentação e não foi nada barato, eu mesma tive um gasto de R$ 7 mil. O concurso foi em 2017, em 2018 já tínhamos concluído todas as etapas e estávamos esperançosos porque o gestor tinha nos dado essa esperança”.

Em outros estados do Nordeste como Pernambuco, por exemplo, os aprovados da reserva do concurso de Bombeiros foram chamados no início do ano. O anúncio do concurso para Bombeiro Militar em Alagoas trouxe esperanças para muitos dos aprovados em 2017, mas também incertezas negativas.

“É uma situação complicada. Estávamos reivindicando nossos direitos e queremos ser convocados porque fomos aprovados. Não estamos pedindo que ele deixe de realizar o concurso, estamos pedindo que ele convoque os aprovados de 2017, mesmo que seja junto com os que serão agora como outros estados fizeram. Nós estamos prontos e preparados”, expõe Mayara. Ainda segundo os reservas, foi preciso entrar com um processo conjunto junto à Defensoria Pública, mas que não teve um andamento até então positivo e, por isso, o grupo conta com a sensibilidade e a capacidade do governador de entender as justas reivindicações.

EM 2021 

Os candidatos serão avaliados através de até sete etapas. As primeiras são compostas pelas provas objetivas e discursivas (estas apenas para oficial), de caráter eliminatório e classificatório. Sua aplicação é prevista para o dia 8 de agosto.

Os interessados devem realizar as inscrições através do site da banca organizadora, Cebraspe, ao custo de R$ 95. Para 2021, os cargos de soldado e oficial exigem formação de nível médio, com salários de R$ 1.649.35 e R$ 2.713.89, respectivamente, durante o curso de formação.

“Certame não previa cadastro reserva e prazo de validade expirou”

 

A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), responsável pelos editais e convocações do certame. Em nota, a Seplag explica que o concurso em questão não previa cadastro reserva e que o prazo de validade do certame encontra-se expirado.

“Com vistas ao provimento de cargos no órgão e ao atendimento das necessidades deste, a pasta abriu um novo concurso, que está ofertando 170 vagas, sendo 150 para soldado e 20 para aspirante a oficial”, diz trecho da nota.

A informação não condiz com a matéria publicada em 14 de maio de 2018, no site oficial do Governo (Agência Alagoas), onde Renan Filho disse que os mil policiais militares e os 150 bombeiros aprovados no concurso de 2017 seriam chamados para o Curso de Formação até a primeira semana de junho daquele ano e os demais posteriormente. Veja a fala: “A ideia do Estado é iniciar o Curso de Formação com uma única turma, chamando os mil policiais militares e os 140 soldados e 10 oficiais do Corpo de Bombeiros. Na verdade, serão 1.150 membros já iniciando o curso na primeira semana do mês de junho”, disse.

O governador afirmou ainda que o Governo de Alagoas também deseja convocar os aptos do último concurso, mas que, para isso, seria necessário criar as condições financeiras e realizar novo estudo de impacto financeiro. “O Governo do Estado quer, sim, convocar os aptos, mas nós fizemos um estudo de impacto financeiro na folha para os mil concursados, que foi exatamente o tamanho que o edital disponibilizou em vagas. Porém, estamos fazendo um novo estudo e eu espero que Alagoas responda positivamente para que a gente possa convocar todo mundo”, disse Renan Filho.

PROCESSOS

Em 26 de julho de 2019 o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) recomendou nulidade de cláusula que eliminou 496 candidatos de concurso da Polícia Militar. A manifestação foi oriunda de ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública sobre certame de 2017. O certame previa preenchimento de vagas para o cargo de soldado combatente e 496 candidatos foram eliminados em razão deste item do edital, mesmo com a necessidade de efetivo.

No entanto, na contestação, o Governo do Estado alegou que a cláusula foi estabelecida no edital de abertura do concurso, sendo, portanto, um ato estritamente legal.  Diferente da alegação do governo, o promotor Coaracy Fonseca, titular da 17ª Promotoria de Justiça da Capital – Fazenda Pública Estadual, ressaltou que a “cláusula de barreira” foi estipulada ao final do concurso e, antes do curso de formação, ou seja, os candidatos já tinham passado por todas as etapas do certame.

Ele também acrescentou que a cláusula de barreira aplica-se em situações de normalidade. “No caso, a carência de efetivo na Segurança Pública em Alagoas salta aos olhos, impondo-se o seu afastamento. Assim, a referida ‘cláusula’ não pode limitar o número de candidatos para o curso de formação, eliminando os candidatos que excederem a milésima posição”, avaliou.

No edital, o Estado de Alagoas informava que, “na homologação do certame, somente constarão os candidatos classificados dentro do número de vagas previstas no edital, sendo os demais candidatos considerados eliminados e sem classificação alguma no certame, inexistindo, portanto, cadastro reserva”.

EFETIVO

Segundo dados da Associação Dos Bombeiros Militares de Alagoas (ABMAL), atualmente, o efetivo conta com 1.144 militares. “No entanto, o ideal seriam 3.120 militares para atuação no Estado de Alagoas – ou seja, possuímos aproximadamente 37% do efetivo ideal, o que impede a ocupação do solo alagoano.”

8

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França

 
 
 

Festa clandestina termina com perseguição e é encerrada no Sertão de Alagoas

 

  • Redação com Cada Minuto

  • 31/05/2021 10:22
  • Polícia

A Polícia Militar encerrou uma festa clandestina que ocorreu em uma chácara com mais de 300 pessoas, na município de Olivença, Sertão de Alagoas, durante a noite deste sábado (29). 

De acordo com informações passadas ao CadaMinuto, após denúncia, a polícia se encaminhou até o local e chegando à chácara, muitos participantes do evento tentaram fugir por uma mata que havia na região ou pela estrada que vai até Olho d'Água da Flores. 

Após a tentativa de fuga, os agentes empreenderam buscas pelas proximidades a pé e com as viaturas, conseguindo alcançar os envolvidos. Cerca de 200 pessoas ainda permaneciam no local. 

Nas imagens registradas na chácara, é possível observar grande aglomeração de pessoas que não faziam o uso de máscaras e um carro de luxo. Confira as fotos.

  • Redação com Cada Minuto
  • 31/05/2021 10:22
  • Polícia

A Polícia Militar encerrou uma festa clandestina que ocorreu em uma chácara com mais de 300 pessoas, na município de Olivença, Sertão de Alagoas, durante a noite deste sábado (29). 

De acordo com informações passadas ao CadaMinuto, após denúncia, a polícia se encaminhou até o local e chegando à chácara, muitos participantes do evento tentaram fugir por uma mata que havia na região ou pela estrada que vai até Olho d'Água da Flores. 

Após a tentativa de fuga, os agentes empreenderam buscas pelas proximidades a pé e com as viaturas, conseguindo alcançar os envolvidos. Cerca de 200 pessoas ainda permaneciam no local. 

Nas imagens registradas na chácara, é possível observar grande aglomeração de pessoas que não faziam o uso de máscaras e um carro de luxo. Confira as fotos.

Enem 2021 está marcado para 21 e 28 de novembro

Versões impressa e digital do exame serão realizadas na mesma data

↑ Imagem: Reprodução

Oministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Pelo Twitter, ele informou que as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

“Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades”, postou o ministro na rede social.

Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

17

Fonte: Agência Brasil

 
 
 

Escritora Aparecida Santos publica primeiro episódio da série: Quer ser um bom contador de histórias?

LITERATURA

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MTB/AL 1740  0

 

Aparecida Santos é associada da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA

Aescritora Maria Aparecida Silva dos Santos (Aparecida Santos) publicou neste sábado no seu canal do YouTube Castelinho da Leitura o primeiro episódio da série: Quer ser um bom contador de histórias?

Segunda a escritora a série é composta por 10 episódios. O primeiro vídeo da série traz alguns passos de como contar uma história com o livro na mão. Apresenta o conto: Diante do Amor, da obra "Contos que te conto", de Aparecida Santos, editora: SWA Instituto, 2ª edição, 2021.

Confira o vídeo: Acesse o canal, inscreva-se compartilhe.




Maria Aparecida Silva dos Santos

É natural de Olho D’Água das Flores/AL, mas reside em Santana do Ipanema desde a sua infância. Filha de Edivaldo Monteiro da Silva e Maria José de Souza Silva. Casada com Adeval Ferreira dos Santos; mãe de Alexsandro, Alexandre Ricard e Aline. Formada em Pedagogia, pela UNEAL; em Letras/Português, pelo IFAL; especialista em Docência, pelo SESMAC. Tem experiência profissional como docente do ensino fundamental, médio e superior. Atuou em funções, como: coordenadora pedagógica geral, da rede municipal de educação; professora, articuladora de ensino e diretora de escola da rede estadual de educação; foi secretária municipal de educação e cultura, de Santana do Ipanema. É contadora de histórias; atua com palestras e oficinas. Hodiernamente, exerce a função de formadora regional, da 6ª Gerência Regional de Educação de Alagoas.
OBRAS PUBLICADAS:

CONTOS QUE TE CONTO – 2ª Edição Editora SWA Instituto, 2021

ENCANTOS DE NATAL (Org.) Editora SWA Instituto, 2020.

Leitura, um salto além das fronteiras. IN: ALAGOAS, TERRA DOS MARECHAIS. Editora Grafmarques, 2019, p. 119 a 123.

Janelas da Alma. IN: A dor que deveras sente. Volume 2; Editora Versejar, 2020, p. 32 e 33.

Comentários literários IN: I Antologia dos Novíssimos Poetas e Prosadores da Escola Municipal Maria Nepomuceno Barros, SWA Instituto, 2019, p. 53 e 54.

CONTOS QUE TE CONTO. Editora Viseu, 2019;

CONFABULANDO. 2ª edição; Editora SWA, 2015;

CONFABULANDO. 1ª edição; Editora SWA, 2014;

Dois Quadros e Uma Ponte. IN: À Sombra da Quixabeira. Portal Malta Net. Presidente Epitácio - SP: Epitaciana, 2012, p. 125 e 126 (Crônica publicada numa coletânea).

Os alunos da 4ª série têm a competência leitora e escritora das crianças da 1ª série. De quem é a culpa?. EDUCAÇÃO - O JORNAL, Maceió- Al, p. 1 - 12, 01 jun. 2007.

Proposta Pedagógica para Formação de Leitores Proficientes. Maceió/AL: Imprensa Oficial e Gráfica Graciliano Ramos, 2008 (Autoria de Proposta de Formação de Leitores).

Os Desafios da Leitura da Escrita e do Ato de Avaliar. Maceió - AL: Imprensa Oficial e Gráfica Graciliano Ramos, 2005 (Coautoria para melhoria da prática docente na área de alfabetização e avaliação).

Alfabetização numa Perspectiva de Aprendizagem através da Reflexão, Diversão e Diversidade. Maceió/AL: Imprensa Oficial e Gráfica Graciliano Ramos, 2003 (Coautoria para melhoria da prática docente na área de alfabetização).

Competência leitora e escritora. In: I Encontro Estadual de Formação de Professores, 2002, Maceió - AL. (Produção em dupla sobre a competência leitora e escritora). Brasília - DF: Ministério da Educação, 2002. v. 1. p. 49-50.

Ocupa a cadeira nº 9, da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes

Neymar se manifesta sobre acusação de assédio sexual: ‘Afirmações mentirosas’

Em publicação em seu Instagram, o atacante disse que não teve a oportunidade de se defender

↑ Foto: Instagram

Neymar se manifestou pela primeira vez após notícias de que o contrato dele com a Nike foi rompido por conta de uma denúncia sexual. Nesta sexta-feira (28), o jogador do Paris Saint-Germain afirmou que as notícias são “absurdas e mentirosas”.

Segundo o ‘Wall Street Journal’, a Nike teria rompido o contrato com o Neymar em agosto de 2020, oito anos antes do previsto, por conta de uma acusação de agressão sexual. O motivo do encerramento do acordo não foi revelado na época.

Ainda segundo a reportagem, a funcionária relatou a amigos e colegas de trabalho que o atacante do Paris Saint-Germain tentou forçá-la a fazer sexo oral nele dentro de um quarto de hotel em Nova York. Na época, ela estava em um evento da Nike com o jogador.

Em publicação em seu Instagram, o atacante disse que não teve a oportunidade de se defender e que acredita que o tempo vai trazer as “verdadeiras respostas”.

“Eu realmente não entendo como uma empresa séria pode distorcer uma relação comercial que está apoiada em documentos. As palavras escritas não podem ser modificadas. Elas sim são muito claras. Não deixam dúvidas!”, escreveu.

“Não me deram a oportunidade de me defender. Não me deram a oportunidade de saber quem é essa pessoa que se sentiu ofendida. Eu nem a conheço. Nunca tive nenhum relacionamento. Não tive sequer oportunidade de conversar, saber os reais motivos da sua dor. Essa pessoa, uma funcionária, não foi protegida. Eu, um atleta patrocinado, não fui protegido”, continou o atacante.

 

Confira na íntegra o pronunciamento de Neymar:

 
 
 
33

Fonte: Ibahia

 
 

Comentários

CPI tem provas de que Bolsonaro se reunia diariamente com ‘gabinete paralelo’, diz Renan

“Temos muita coisa comprovada. Já temos até o número de reuniões que eles tiveram”, afirmou o relator da CPI do Genocídio

↑ Renan Calheiros (Foto: Edilson Omena/Arquivo)

Orelator da CPI do Genocídio, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que a comissão já tem provas de que integrantes de um “gabinete paralelo” da saúde se reuniam diariamente com Jair Bolsonaro. A declaração foi dada neste domingo (30), durante entrevista à GloboNews.

Segundo o senador, esse “gabinete” indicou as diretrizes para o combate à pandemia do coronavírus. Entre as medidas, a adoção do chamado “tratamento precoce”, que é comprovadamente ineficaz contra a Covid-19.

“Acho que já temos muita coisa comprovada com relação à existência do ‘gabinete paralelo’. Já temos até o número de reuniões que eles tiveram. Estamos com vários integrantes dessa consultoria paralela, especialíssima, porque despachava todos os dias com o presidente da República”, afirmou Renan.

O relator da comissão defendeu a convocação do médico, deputado e ex-ministro de Bolsonaro, Osmar Terra (MDB-RS), considerado “peça-chave” do gabinete.

Terra sempre se posicionou contrário às medidas de isolamento como protocolo de segurança contra a Covid. O ex-ministro foi uma das primeiras autoridades a lançar a tese da chamada “imunidade de rebanho”, ou seja, a contaminação geral da população como maneira de se alcançar a imunização coletiva.

“Ele é deputado, exerce mandato pelo MDB, o meu partido, mas eu sou uma das pessoas que defendem sua convocação, porque ele funcionou o tempo todo como uma espécie de alter ego do governo e como alguém que iria ocupar o ministério da Saúde exatamente para fazer tudo aquilo que o presidente da República imaginava fazer”, ressaltou Renan.

“Ele, mais do que qualquer um, como integrante desse governo paralelo, ele precisa depor à CPI, sim. Acho muito importante o depoimento dele”, acrescentou o senador.

PROTESTOS

Renan se posicionou favoravelmente às manifestações de sábado (29), contra Bolsonaro.

“As pessoas fizeram essas manifestações no Brasil todo, sobretudo pelo clamor, pela indignação, pela maneira como contrariam essa pulsão do presidente da República de morte. As pessoas não aguentam mais”, avaliou.

“Acho que ela [a manifestação] não foi feita para aglomerar, ela tem outro significado, é uma passeata a favor da vida, contra a morte, diferentemente do que aquelas que são levadas pelo presidente da República e seus adeptos”, disse Renan.

NÚMERO DE MORTES

O relator afirmou, ainda, que a CPI vai receber um estudo que pretende quantificar o número de mortes que poderiam ter sido evitadas, caso o governo Bolsonaro tivesse tomado medidas efetivas para combater o vírus.

“A CPI encomendou um estudo ao Movimento Alerta, que é um movimento composto por entidades respeitadas na vida nacional, que irão, provavelmente, no dia 24 à CPI, apresentar esse estudo, um estudo criterioso, quantificando quantas mortes poderiam ter sido evitadas, quantas vidas poderiam ter sido salvas”, declarou.

“Essa é a grande pergunta que a sociedade nos faz. Os parentes das vítimas, os milhões de pessoas que já tiveram a Covid-19, que sobreviveram, mas que ficaram sequelados, têm direito de saber o que aconteceu”, completou Renan.

12

Fonte: Revista Fórum / Lucas Vasques

 
 

Comentários

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter