Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Sexta, 01 Fevereiro 2019 17:33

Sílvio, o filho de Corisco

Sílvio, o filho de Corisco

CRÔNICAS

Érico Abreu (*) 0

Quando ele chegou, caía um temporal brabo. Parecia que o céu estava desabando. As águas desciam carregando tudo. Uma barraca de campanha do Exército, recebida de presente do irmão do governador de Sergipe, protegia a mãe e a parteira, que lutavam para trazer o menino ao mundo. 

Corisco e seu bando, uma dúzia de homens perigosos, fugiam da polícia sergipana desde o início da manhã daquela quinta-feira insólita, 29 de agosto de 1935. Os cangaceiros caminhavam a passos largos, quase correndo. Os policiais, mais de 50, também. Os cangaceiros levavam vantagem, mas não muita. Não podiam parar. Dadá reclamava.

As primeiras dores do parto começaram a incomodá-la ainda durante a travessia do rio São Francisco, de Sergipe para Alagoas, nas imediações da cidade de Pão de Açúcar.

Agora, quase oito horas da noite, estavam distante da sede do município, em terras da fazenda Beleza, em direção às Emendadas dos Biés, mais próximos do núcleo urbano de Piranhas, numa localidade onde existe uma grande pedra que os moradores hoje chamam de Pia de Corisco. 

A volante se aproximava perigosamente. 
Cansado, o comandante do bando, o capitão Corisco, estava preocupado com a mulher, Dadá, e o filho que ia nascer no meio de um confronto.

Os cangaceiros trocavam tiros com os macacos. Rajadas de metralhadoras e disparos de rifles e pistolas cortavam o ar. A volante tinha alcançado o grupo. Alguém havia aberto os portões do inferno. 

Junto com a explosão dos tiros ouve-se um barulho mais forte, um trovão e um raio que rasga a escuridão iluminando tudo. Uma chuva forte começou a cair, foi crescendo e virou temporal. O céu repentinamente escureceu e tudo parecia imerso num líquido viscoso e escuro. Raios e trovões e uma verdadeira tromba água dispersaram os soldados e os cangaceiros que procuravam abrigo para fugir das forças da natureza. As águas desciam o morro desembestadas, cavando e arrastando o solo vermelho do Sertão. 

Não demorou muito e logo se ouviu o choro e o grito de alegria do pai. 

- É homem! É homem!

A chuva parou e, como encanto, apareceu um céu cheio de estrelas. Era um céu magnífico. Os olhos do menino brilharam enxergando o mundo pela primeira vez. 

Os olhos do pacato Sílvio Bulhões brilham sempre quando ele fala dessa cena, do seu próprio nascimento no meio das caatingas, no Sertão alagoano, e do temporal salvador que barrou a volante e permitiu sua vinda a este mundo. 

Estou na casa de Sílvio Bulhões, o professor aposentado que é filho do casal de cangaceiros Corisco e Dadá. Dadá, era a única mulher do bando que atirava na polícia e tinha uma mira mais certeira que a do próprio Corisco. 

Fico emocionado todas as vezes que eu vejo aquele brilho intenso nos olhos de Sílvio, enquanto ele lê, de memória, pela enésima vez, o bilhete que o pai enviou ao padre Bulhões pedindo para “criar o menino”, seu filho. 

“... Peço ao bom vigário que crie esse menino da melhor forma que puder. O pai sou eu, Capitão Cristino Gomes da Silva Cleto, conhecido como Corisco. A mãe é Sérgia Maria da Conceição, conhecida por Dadá...”

“Fui cangaceiro por cinco dias, o tempo entre meu nascimento e a entrega ao padre Bulhões”, diz ele, e repete com orgulho:

— Fui cangaceiro do bando de Cristino, o Capitão Corisco, meu pai.

Obs.: Este texto foi pensado , inicialmente, como roteiro para uma história em quadrinhos.

(*)Érico Abreu. O Érico é professor da UFAL (curso de jornalismo), escritor, jornalista e bancário aposentado. Essa crônica foi publicada em um de seus vários livros, em 2018. O Livro tem um título longo: "Uma tarde fria com Lennie Dale na praia do Francês & outras histórias".

Palmeira: Sai primeiro Laudo Técnico da Barragem da Mata da Cafurna

Assessoria

 

A Barragem da Mata da Cafurna está localizada em terras indígenas, Aldeia Xucuru-Kariri, município de Palmeira dos Índios-AL, e é de responsabilidade da Fundação Nacional do Índio (Funai). O técnico do Ibama – AL, Rivaldo Couto, em uma reportagem da TV Gazeta, disse que “a Mata da Cafurna é a única barragem de Alagoas que oferece riscos para a segurança das comunidades”.

 

 

A declaração do representante do Ibama causou grande preocupação para a população palmeirense. Diante disso, o prefeito Júlio Cezar determinou imediatamente que uma equipe técnica do município fizesse uma inspeção na barragem. O engenheiro civil José Antônio de Melo, especialista em projetos de barragens, e trabalhou por mais de trinta anos no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), apresentou ao prefeito, nesta quinta-feira (31), um Laudo de Avaliação Técnica das condições da Barragem da Mata da Cafurna. 

 

Segundo o documento, assinado pelo engenheiro, “a Barragem não oferece nenhum risco iminente de ruptura”. Ele verificou apenas a necessidade de um pequeno conserto na ombreira esquerda, mas salienta que isso não propicia nenhum dano. Recomenda ainda, que a barragem seja incluída em um Programa de Inspeção, por parte dos órgãos competentes, ANA, Funai, Ibama, Ima e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

 

 

Na última terça-feira (29) a Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou uma lista de 26 barragens, em Alagoas, que terão fiscalização priorizada. Algumas foram classificadas de risco alto e com dano potencial associado alto. A barragem da Mata da Cafurna não aparece no relatório da ANA. 

 

O prefeito Júlio Cezar disse que o Laudo foi um alívio para todos. “Agora estamos mais aliviados. Este Laudo é assinado por um profissional da engenharia, que tem mais de 30 anos de serviços e de experiência no assunto. Iremos seguir todas as suas recomendações. Inclusive, a nossa Defesa Civil já encaminhou ofício aos órgãos competentes, pedindo que realizem relatórios de segurança de todas as nossas barragens”, informou o prefeito.

 

 

Vídeo: Reportagem do Fantástico mostrou vítimas de golpe de universidade no Sertão de Alagoas

Reprodução/ Minuto SertãoNadjane, de Piranhas, vítima de golpe teve prejuízo de cerca de R$ 12 mil

 

O programa Fantástico, da emissora Rede Globo, exibiu no último domingo (27), uma reportagem especial sobre jovens que sonham com o diploma universitário e se tornaram vítimas de golpe de universidades. Estudantes dos estados de Alagoas, Bahia e Rondônia foram vítimas de fraudes em universidades que se espalharam pelo interior do país.

 

 

Em Alagoas, a reportagem visitou o município de Piranhas, no Sertão do Estado, onde mostrou várias vítimas enganadas por Instituições de ensino que prometem uma formatura com menos aulas e mensalidades mais baratas, mas, na verdade, os cursos não são reconhecidos e os diplomas não valem nada. Como é o caso de Nadjane Alves Gomes, uma jovem agricultora que reside na zona rural de Piranhas e foi uma das vítimas, a jovem entrou em uma universidade para cursar Pedagogia em meio as dificuldades percorrendo cerca de 70 km de moto até a faculdade na cidade.

 

Segundo Cristovão da Silva Santos, esposo de Nadjane, eles tiveram um prejuízo de R$ 12 mil reais com a faculdade. ''Eu me vi no mundo sem chão, pra onde tava indo aquele sonho? quem levou?'', disse Nadjane.

 

 

Assista a reportagem:

 

 

Três organizações criminosas agiam de forma interligada em Olho d´Água das Flores, São José da Tapera e Pão de Açúcar, segundo a polícia

SSP/ALMateiral apreendido em operação nas primeiras horas desta quarta-feira, 30

 

Três organizações criminosas são alvos de uma operação da Secretaria de Segurança Pública batizada de Prossecução que visa combater o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Sertão de Alagoas. A ação está sendo realizada nesta quarta-feira (30) e é uma operação integrada com as Polícias Civil e Militar. Até o momento, cinco pessoas foram presas. 

 

 

Batizada, a operação foi fruto de um trabalho investigativo que durou seis meses e constatou a atuação de três organizações criminosas que agiam de forma interligada nos municípios de São José da Tapera, Olho D’ Água das Flores e Pão de Açúcar, no Sertão, além de Maceió. Ficou constatado também que alguns dos integrantes investigados seriam autores e executores dos últimos conflitos entre facções criminosas ocorridos em Pão de Açúcar.

 

Com base nas provas técnicas apresentadas, o Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado, fez as representações e a 17ª Vara Criminal da Capital expediu 29 mandados, sendo 14 de prisão e os demais de busca e apreensão, que foram cumpridos nas cidades citadas.

 

 

Foram presos no Sertão do estado Maria Marta de Oliveira, conhecida como Marta; Thamara Victoria Santos Melo, conhecida como Rafaela; Lucas Santos Silva, o Luca, e um homem identificado por enquanto como Adriano, conhecido também como Lobão.

 

As equipes policiais também prenderam Josafá Brasilino de Farias em flagrante. Ele estava em uma das residências alvo de cumprimento de mandado de busca e apreensão. No local foram apreendidas sete armas, sendo uma calibre 12; um calibre  32, um calibre 36, um calibre 28, um calibre 38 e outas duas que não tiveram seu calibre definido. 

 

Os presos foram conduzidos para Delegacia Regional de São José da Tapera  para os procedimentos cabíveis. A investigação continua até a prisão de todos os integrantes das organizações criminosas. A população pode colaborar com a Segurança Pública realizando denúncias anônimas através do Disque Denúncia 181. O anonimato é garantido.

 

Ascom SSP

Maceió celebra nesta sexta-feira a oitava edição do Xangô Rezado Alto

Foto: Max Monteiro/ Secom MaceióHistoriador e babalorixá Pai Célio conduzindo o Xangô Rezado Alto 2018

 

Nesta sexta-feira (1°), Maceió realiza a oitava edição do Xangô Rezado Alto, na Praça Dom Pedro II, localizada no Centro da cidade. A celebração contará com a participação de 15 grupos culturais selecionados através de uma chamada pública lançada pelo Município em dezembro de 2018.

 

 

O Xangô Rezado Alto acontece em memória ao Quebra de Xangô, ocorrido no dia 2 de fevereiro de 1912 em casas de culto de matriz africana de Maceió e de outras cidades alagoanas. Durante o episódio, paramentos e objetos sagrados foram retirados de templos religiosos, expostos e queimados em praça pública. Passados 107 anos, o historiador babalorixá Célio Rodrigues, conhecido como pai Célio, relembra a origem da manifestação cultural, enfatizando a importância desta celebração para o combate à intolerância religiosa

 

A programação será iniciada às 14h30 ao som da Orquestra de Tambores, que antecede a tradicional caminhada em direção á Praça dos Martírios. Durante o percurso, o cortejo cultural irá passar por quatro tablados posicionados na Rua do Comércio para que os grupos Taieiras Alagoanas, Baianas Ganga Zumba, Banda Afro Dendê, Coco Raízes Nordestinas, Banda Afro Zumbi e Banda Afro Afroxé façam suas apresentações.

 

 

O cortejo será encerrado na Praça dos Martírios, onde acontecerão as apresentações dos grupos Afoxé Oba Agodô, Maracatu Raízes da Tradição, Afoxé Odo Iyá, Afoxé Ofá Omim, Afoxé Ojum Omim Omorewá, Samba-de-roda K Posú Betá, Banda Afro Mandela e Companhia de Dança Aiê Orum.

 

*Com Ascom Fmac

MP recomenda suspensão de cobranças de tarifas da Casal nos municípios da Bacia Leiteira

Grave desabastecimento de água afetou municípios nos últimos meses, mas tarifa continuou sendo cobrada mesmo sem fornecimento do serviço

↑ Ministério Público Estadual (Foto: Sandro Lima / Arquivo)

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), por meio das Promotorias de Justiça de Batalha, Cacimbinhas, Major Izidoro, Maravilha, Olho D´Água das Flores, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema e São José da Tapera, expediu recomendação para que a Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento do Estado de Alagoas (Casal) não cobre as tarifas de abastecimento dos municípios da Região da Bacia Leiteira do estado relativas aos meses de dezembro de 2018, janeiro e fevereiro de 2019. O documento foi emitido após denúncias de um grave desabastecimento nas cidades.

Ainda de acordo com o documento, foi alegado que a falta de água foi causada pela queima do conjunto de motobombas da estação de captação de Pão de Açúcar que integra o sistema coletivo da Unidade Bacia Leiteira. Sem o funcionamento do equipamento, que retira água do Rio São Francisco, os municípios de Batalha, Cacimbinhas, Major Izidoro, Maravilha, Olho D´Água das Flores, Santana do Ipanema de São José da Tapera, Belo Monte, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira e também Pão de Açúcar, ficaram sem os serviços que deviam ser prestados pela Casal.

“A falta de abastecimento de água é fato grave, pois influência diretamente no cotidiano das pessoas para realização de necessidades básicas, além de ser um bem essencial à população, constituindo-se serviço público indispensável, subordinado ao princípio da continuidade de sua prestação. O que não vem ocorrendo nos municípios, onde é recorrente a suspensão do abastecimento desde o final de dezembro de 2018 e que, mesmo assim, a tarifa da prestação do serviço público está sendo cobrada por intermédio das faturas”, diz um trecho da recomendação.

Para a expedição da recomendação, o Ministério Público considerou a Lei Estadual nº 2.49,1 de 19,62, que dispõe em seu artigo 9º de que o fornecimento de água deverá observar a quantidade, qualidade e regularidade, atendendo à política pública de saneamento. Além disso, o dispositivo legal autoriza a Casal a institui tarifas a ser cobrada mediante a prestação dos serviços de abastecimento de água.

“A norma vem sendo desobedecida, já que a cobrança deve ser mediante o fornecimento dos serviços de abastecimento com eficiência e continuidade, o que não está acontecendo nesta situação. Por isso, expedimos a recomendação para que não seja cobrado um serviço não prestado”, afirmam os promotores.

A recomendação foi assinada conjuntamente pelos promotores Martha Bueno, da Promotoria de Justiça de Pão de Açúcar; Fábio Bastos Nunes, da Promotoria de Justiça de São José da Tapera; Luiz Alberto de Holanda Paes Pinto; da Promotoria de Justiça de Maravilha; Guilherme Diamantaras de Figueiredo, da Promotoria de Justiça de Major Izidoro; Denis Guimarães de Oliveira, titular na 1ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema; Marcus Vinicius Batista Rodrigues Junior, da Promotoria de Justiça de Batalha.

54

Fonte: Assessoria

Quinta, 31 Janeiro 2019 17:11

Bancada feminina no Senado diminui em 2019

Bancada feminina no Senado diminui em 2019

Posse de senadores e eleição da Mesa serão dia 1º de fevereiro

↑ Senadoras na primeira sessão da última legislatura, em 1º de fevereiro de 2015 (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A bancada feminina no Senado a partir de 2019 foi reduzida de 13 para 12 senadoras. Dos 353 candidatos ao Senado nas eleições de 2018, 62 eram mulheres e, dessas, sete se elegeram. Em 20 estados, nenhuma mulher foi eleita e em três deles nem houve candidatas. O Distrito Federal e a Paraíba elegeram a primeira senadora da história dessas unidades da Federação.

A senadora eleita Soraya Thronicke (PSL-MS) lamenta o fato de mais da metade da população brasileira ser feminina e essa parcela não estar representada no Parlamento.

“Eu vejo isso com muito pesar. A questão é muito mais profunda do que trazer direitos para as mulheres na legislação eleitoral. Isso é mais profundo. É uma questão cultural. Eu sempre defendi que, antes de tudo, antes de votar em uma pessoa por conta do gênero, a gente tem que votar em quem a gente acredita, né? Mas o que eu percebi é que as mulheres não votaram em mulheres”,  afirmou Soraya, escolhida para representar o Mato Grosso do Sul, único estado a contar com duas mulheres como senadoras.

Por ser a política um universo tradicionalmente masculino, a primeira mulher eleita ao Senado pela Paraíba, Daniella Ribeiro (PP), defende mais diálogo para incentivar mais mulheres a se candidatarem.

“Que as mulheres possam despertar à importância desse incentivo. A mulher já é essencialmente política. Dentro de casa, ela já faz a política de decisão, em sua comunidade, em seu bairro, em sua cidade, ela interfere, faz essa política. Então, eu acredito muito na discussão das próprias mulheres de explicar essa dificuldade, se tem o desejo, porque não entrou para a política”, declarou Daniella.

Além de Soraya Thronicke e Daniella Ribeiro, foram eleitas Eliziane Gama (PPS-MA), Mara Gabrilli (PSDB-SP), juíza Selma Arruda (PSL-MT), Leila Barros (PSB-DF) e Zenaide Maia (PHS-RN). Permanecem no mandato as senadoras Simone Tebet (MDB-MS), Kátia Abreu (PDT-TO), Rose de Freitas (MDB-ES) e Maria do Carmo Alves (DEM-SE). Pelo Acre, a senadora Mailza Gomes (PP), assumiu a vaga de Gladson Cameli, que deixou o Senado em dezembro para assumir o governo do estado.

8

Fonte: Agência Senado

MP pede proibição de Guaidó sair da Venezuela e bloqueio de bens

Promotor acrescentou que Ministério Público também concordou em iniciar uma investigação preliminar contra Guaidó, apontado como responsável pela violência nos protestos deflagrados nos últimos dias contra Nicolás Maduro

↑ Foto: Reprodução

O procurador-geral da Venezuela, Tareck William Saab, pediu hoje (29) ao Tribunal Superior de Justiça (TSJ) para proibir o presidente interino Juan Guaidó de deixar o país, assim como o congelamento de suas contas bancárias e a alienação de bens. As ações cautelares serão julgadas pela Corte Suprema.

No pedido, o procurador Saab diz que Guaidó é o responsável por fatos ocorridos no último dia 22 que “prejudicaram a paz da República, a economia e o patrimônio nacional”. Segundo Saab, Guaidó será investigado por seus atos.

O promotor acrescentou que o Ministério Público também concordou em iniciar uma investigação preliminar contra Guaidó, apontado como responsável pela violência nos protestos deflagrados nos últimos dias contra o presidente Nicolás Maduro.

No último dia 23, Guaidó se autoproclamou o presidente interino da Venezuela, prometendo anistia aos militares que abandonarem Maduro, e melhorar a qualidade de vida do país, restabelecendo a democracia e a liberdade. Maduro reagiu, afirmando que ele é o presidente da República. Países, como o Brasil, os Estados Unidos e Israel se manifestaram a favor de Guaidó.

Alerta

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para a “crescente tensão” na Venezuela. Segundo dados da entidade, 5 mil pessoas deixam o país por dia, exigindo proteção internacional. De acordo com informações da ONU, pelo menos 20 pessoas morreram supostamente atingidas enquanto participavam de protestos.

O porta-voz do Alto Comissariado para os Direitos Humanos, Rupert Colville, disse que as informações sobre os mortos foram transmitidas por “fontes locais credíveis”. Segundo ele, há relatos de feridos por balas, chumbo e balas de borracha.

De acordo com Colville, mais de 350 pessoas também foram detidas nos recentes protestos, incluindo 320 apenas no dia 23 de janeiro. Há também informações de invasões em algumas das áreas mais pobres de Caracas, onde pelo menos 180 protestos ocorreram ao longo da última semana.

Em 2017, os abusos de direitos graves documentados, segundo a ONU, foram de 2017, incluindo incluíram execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias generalizadas, restrições à liberdade de reunião e de expressão e ataques e ataques domiciliares indiscriminados.

Colville disse que o apelo do Alto Comissário às autoridades venezuelanas para que exercessem moderação, especialmente as forças de segurança.

30

Fonte: Agência Brasil

 Mário Siqueira participou de evento educacional na EMEB Senhora Santana

Como patrono dos Doutorados do ABC o parlamentar falou à Comunidade Escolar.

 

        Na tarde desta segunda-feira (21), o vereador presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema-AL, Mário Siqueira da Silva participou de um evento educacional promovido pela equipe gestora e comunidade escolar da EMEB – Senhora Santana, localizada no Alto da Boa Vista, o referido evento tratava-se da entrega de certificados de conclusão da turma de Educação Infantil – “Doutorandos do ABC”. – uma festa de tem sido realizada para incentivar as crianças e prepara-las para um novo ciclo escolar. Com ampla participação, gestores, pais, estudantes, corpo docente e funcionário do estabelecimento de ensino, receberam a visita da Secretária de Educação Jaqueline Damasceno, Coordenadora Geral Cicera Gomes, Coordenadora Pedagógica Élcia Oliveira, Vereadora Eliana Silva Bezerra (Fofa), entre outros membros da estrutura de Ensino do município santanense.

       As falas, dos participantes enfatizaram e parabenizaram as Gestoras e Corpo Docente pela iniciativa, pois serve como o “semear de novos dias prósperos” para uma geração que muito se espera a partir da sua formação no seio da família e no ambiente escolar de mãos dadas. O Edil, Mário Siqueira, disse da felicidade de está participando daquele momento grandioso, citando: -“Nesse momento importante, lembramos da nossa época de estudante, na qual tivemos a oportunidade de estar nos bancos escolares junto a Diretora desta escola a Sumaia Maria, Professor Valter Oliveira Filho, e alguns amigos que estudamos na mesma escola durante toda a nossa adolescência, e que hoje estamos bem situados nas profissões escolhidas por nós”, acrescentou aos pais o dever de acompanhar toda a vida escolar dos seus filhos, sempre visitando a escola e reforçando com incentivos os seus filhos quando voltarem aos seus lares. Agradeceu pelo convite e disse está sempre a disposição para ajudar no que for preciso.

 

Autor de atentado não resiste e morre em Hospital após ser linchado por populares em Monteirópolis

Mitchel Torquato

 

O autor de um atentado registrado durante a madrugada deste sábado (19) no município de Monteirópolis, Sertão de Alagoas, atentado no qual deixou uma vítima fatal e outra ferida, acabou falecendo após dar entrada no Hospital de Emergência do Agreste na cidade de Arapiraca, Agreste de Alagoas. O autor do atentado não foi identificado, a vítima identificada como Carlos Alberto, morador do povoado Agreste, zona rural de Monteirópolis, teria sido assassinada após ser surpreendida com vários disparos de arma de fogo efetuados pelo acusado que seria morador da cidade de Olho d´Água das Flores. Um morador acabou sendo atingido na perna por uma bala perdida, foi hospitalizado e passa bem.

 

 

O acusado após o atentado ao ficar sem munição, foi linchado a golpes de socos, chutes e garrafas na região da cabeça por populares na cidade tendo que ser encaminhado gravemente ferido durante a madrugada para um hospital em Arapiraca. Após dar entrada na unidade acabou não resistindo e entrou em óbito.

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter