Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Diretor da UNEAL Campus II realiza colação de grau de forma inédita em Santana do Ipanema

EDUCAÇÃO

Por redação com Assessoria  0

 

Na última quarta feira (16), no Gabinete do Diretor do Campus II, Professor Júnior Genuíno, ocorreu de forma inédita uma colação de grau de estudantes da unidade educacional.

O Reitor da UNEAL, Professor Odilon Maximo, nomeou através de portaria o diretor do Campus II para que o ato de colação de grau, momento máximo na formação dos estudantes, fosse realizada pelo gestor local.

O gesto reitoral foi visto de forma muito positiva, pelos formandos e demais presentes, pois como se tratava de uma colação de grau fora do prazo, em caráter de urgência, os então estudantes deveriam se deslocar até Arapiraca, onde fica a reitoria para receber a outorga de grau.

Os estudantes formados são do curso de pedagogia e foram aprovados em concursos públicos:

1. Gilmar André Carvalho da Silva, aprovado para o cargo de Secretário Escolar da cidade de Inhapi/AL

2. Jozelma Abreu dos Santos, aprovada para o cargo de professora do ensino básico no município de Toritama/PE

3. Maria José Alves Graças, aprovada para o cargo de professora do ensino básico no município de Pão de Açúcar/AL.

Após ser reconhecido dentro de ônibus, suspeito de assalto é rendido; veja vídeos

CadaMinuto

 

Um flagrante realizado pela reportagem do CadaMinuto mostra o momento exato em que um suspeito de assalto, que não teve a identidade divulgada, é rendido após ter sido reconhecido dentro de um ônibus por um ambulante, que seria filho da vítima. O fato aconteceu na manhã deste sábado (19), na entrada do Conjunto José Tenório, em Maceió.

 

 

De acordo com informações apuradas no local, o suspeito teria roubado, no bairro do Ouro Preto, um aparelho celular e a quantia de R$400 de um idoso, que é deficiente físico, e teve a identidade preservada. Ao ser reconhecido pelo filho da vítima, foi iniciada uma confusão dentro do coletivo. Além disso, a vítima chegou ao local e reconheceu o suspeito do assalto.

 

A Polícia Militar foi acionada ao local para conter os ânimos. O suspeito e o filho da vítima foram conduzidos pela polícia até a Central de Flagrantes I, localizada no bairro do Farol, para a realização dos procedimentos cabíveis.

 

 

Veja vídeos:

 

 

 

 

 

Violência sexual faz 466 vítimas no Agreste e Sertão

Casos foram registrados entre os anos de 2013 e 2018, segundo aponta o Sistema de Informações e Agravos de Notificações do Ministério da Saúde

↑ Reunião traça planos para estender ações de assistência às vítimas de violência sexual em Arapiraca (Foto: Davi Salsa)

Os abusos e agressões sexuais provocam traumas físicos e psicológicos que acompanham as vítimas por toda a vida.

As estatísticas mostram que a maior parte dos casos notificados em Alagoas atinge adolescentes do sexo feminino.

Os dados mais atualizados do Sistema de Informações e Agravos de Notificações (Sinam), do Ministério da Saúde, entre os anos de 2013 e 2018, contabilizam 466 casos de violência sexual nas cidades do Agreste e Sertão.

Arapiraca, a segunda maior cidade de Alagoas, com mais de 230 mil habitantes, aparece com 168 casos, enquanto Palmeira dos Índios registrou 33 ocorrências.

As duas lideram os números na região, e, em seguida, aparecem os municípios de Craíbas, com 18 notificações, Taquarana com 15 e Girau do Ponciano, que registrou 14 casos no período.

No Sertão de Alagoas, a cidade de Pariconha lidera com 14 ocorrências oficiais e Santana do Ipanema surge com 12 casos.

Ainda de acordo com o levantamento, a residência é o local de maior notificação da violência com 42,8% dos casos, e os estupros correspondem 83,3% dos registros. O agressor desconhecido corresponde 42,6% dos casos de violência sexual.

Levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aponta que, de 2013 a 2018, houve um aumento significativo das notificações, o que evidencia o trabalho das equipes na busca ativa nos municípios.

ASSISTÊNCIA

Na cidade de Arapiraca funcionam dois Conselhos Tutelares, que atuam em duas áreas de abrangência, acompanham e dão assistência a crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de abuso ou violência sexual.

De acordo com Lásaro Lopes, presidente do Conselho Tutelar da Região 2, responsável pela área central da cidade, incluindo também os bairros Caititus e Alto do Cruzeiro e localidades adjacentes, no ano de 2018, foram contabilizados 45 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Nossa equipe trabalha em plantões permanentes, com o recebimento de denúncias e  busca ativa nas comunidades. O números de casos pode ser maior, porque sabemos que ainda há muita subnotificação, uma vez que muitas agressões ocorrem na própria residência da vítima ou no seio familiar”, explica.

O outro Conselho Tutelar é responsável pela Área 1 e fez o monitoramento e assistência às famílias dos bairros mais vulneráveis de Arapiraca, a exemplo do Residencial Brisa do Lago, Jardim das Paineiras, bairros Manoel Teles e Primavera, entre outras comunidades.

O presidente do Conselho, Zeilton Oliveira, disse que a equipe está fechando os dados relativos ao primeiro e segundo semestres de 2018. “Nessas localidades, as demandas são grandes e o número de notificações é muito maior em relação aos casos registrados em outros bairros da cidade”, afirma.

Diante dessa realidade, em outubro do ano passado, o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, implantou o Serviço de Assistência às Vítimas de Violência Sexual. No primeiro mês de funcionamento, o serviço atendeu 47 pessoas.

O número representa um aumento de 88% no percentual de atendimentos direcionados a esse tipo de acolhimento, uma vez que, no mesmo período do ano anterior, quando o serviço ainda não existia, apenas 25 pessoas foram atendidas nas unidades estaduais de saúde.

A coordenadora da Rede Estadual de Assistência às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), a psicóloga Camile Wanderley, disse que a vítima que sofre um abuso sexual deve ser acompanhada por, no mínimo, seis meses.

Ao longo desse tempo, boa parte das crianças e adolescentes precisa utilizar o antirretroviral – medicação para o HIV e a Aids.

“Desse modo, elas são acompanhadas dentro de um segmento ambulatorial, por uma equipe multiprofissional, para que consigam, minimamente, voltar à rotina sem o receio de uma nova violência, sem a discriminação, sem o medo e sem a culpa por terem sido violentadas”, frisa a coordenadora.

Camile Wanderley e técnicos da Sesau estiveram, esta semana, na cidade de Arapiraca, para traçar planos com o propósito de estender as ações da rede na segunda maior cidade de Alagoas.

O encontro reuniu gestores, técnicos e profissionais de saúde do Hospital de Emergência do Agreste, Hospital Chama, Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, Instituto Médico Legal (IML), Samu, Conselho Tutelar e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Arapiraca.

A coordenadora da RAVVS explica que trabalho de assistência às vítimas de violência sexual deve ser realizado, incialmente, em articulação com os profissionais da área da Atenção Primária da Saúde.

Em seguida,  a atuação passa a ocorrer conjuntamente com os outros órgãos que formam a rede.

Camile Wanderley também revela que a proposta é implantar o serviço em Arapiraca, no Hospital de Emergência do Agreste. “A finalidade é ampliar as ações e criar uma nova cultura de atendimento, com um olhar mais atento e humanizado para as vítimas de violência sexual dentro das unidades mantidas pela Sesau”, acrescenta.

 

33

Fonte: Tribuna Independente / Davi Salsa

Alunos da Esc. Est. Prof. Aloísio Ernande Brandão participam da Olimpíada Brasileira de Robótica e recebem medalhas de honra ao mérito nacional

EDUCAÇÃO

Por redação com Prof. Willames Azevedo 0

Medalhas de honra ao mérito nacional recebidas por alunos na OBR 2018

7 alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Aloísio Ernande Brandão participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2018 e receberam medalhas de mérito nacional. Os estudantes foram: Kauhe José Viana dos Santos, Emanuelly Silva Santos, Yasmin Gabrielle Lima Cabral, Eyshila Cláudia Silva Bezerra, Nicolly Nathany L. Farias, Anthony Davi Santos Sousa e José Davi Bezerra da Silva.
 

Parabéns pelas conquistas da escola, dos alunos e dos professores. A participação de todos na OBR é o que colabora para o crescimento e disseminação da robótica, da ciência e da tecnologia no país. Em 2018 mais de 156 mil estudantes foram inscritos na OBR e cerca de 12 mil medalhas foram distribuídas em todo país. Esperamos contar com a participação da Escola na OBR 2019.

CARTA RECEBIDA JUNTAMENTE COM AS MEDALHAS.

A OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica.

Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Como forma de reconhecimento à dedicação dos participantes, a OBR realiza todos os anos a distribuição de um grande número de medalhas e certificados na Modalidade Teórica, além de oferecer cursos gratuitos de robótica e apoiar alunos para a participação na Etapa Nacional. As premiações são conferidas de formas e com objetivos diferentes.

Medalhas

Os participantes da OBR com elevada distinção recebem medalhas da organização. A distinção, para a OBR, dá-se de duas formas diferentes: em função do desempenho do aluno em uma edição da olimpíada (buscando reconhecer os jovens com elevado potencial para áreas técnico-científicas), ou então em função da expressiva melhora do desempenho individual do aluno ao longo dos anos (nesse caso estimulando o jovem a superar seus próprios limites pessoais).

Essa medalha, via de regra, é encaminhada pela organização da OBR para as escolas, exceto em casos especiais onde as medalhas serão entregues diretamente ao aluno. Cada aluno recebe o limite de uma medalha da OBR por ano, mesmo que faça jus a mais de uma destinação. Além da medalha física recebida, a OBR mantém desde 2009 um quadro de medalhas virtual, disponível para as escolas e professores em área especial do Sistema Olimpo.

Toda medalha física atribuída a um participante da OBR será permanentemente registrada de forma virtual no quadro de medalhas da escola como um reconhecimento da OBR ao seu mérito e à contribuição para a formação de recursos humanos no Brasil ao longo dos anos.

Inscrições para o concurso da Prefeitura de Olivença são prorrogadas e seguem até o dia 14

 

As inscrições para o concurso público do município de Olivença, Sertão de Alagoas, que poderiam ser realizadas até esta segunda-feira (07) foram prorrogadas e seguem até a próxima segunda-feira (14). A organizadora do processo seletivo o Instituto de Administração e Pesquisas (ADM&TEC) trás em seu site uma mensagem informando a prorrogação para as inscrições do concurso.

 

 

Os candidatos que ainda não realizaram a sua inscrição terão até a próxima segunda-feira (14) para fazê-la. As inscrições são realizadas no site da empresa ADM&TEC após efetuar a sua inscrição, o candidato (a) deve aguardar o prazo de dois dias após a inscrição no site para emitir o seu boleto de pagamento. 

 

Durante sepultamento de jovem, família afirmou que irá fazer vigília em cemitério acreditando que ela poderá ressuscitar

Reprodução / Redes sociaisJéssica Lima

 

A polêmica em torno do caso da jovem Delmirense Jéssica Lima, 23 anos, impressionou por se tratar de um caso inusitado. A jovem que faleceu no ínicio deste ano (2019) após internada desde o dia 23 de Dezembro de 2018 em decorrência de uma infecção generalizada, teve seu sepultamento quase não realizado pela sua família que acredita que a jovem poderá ressuscitar a qualquer momento. A jovem foi sepultada no final da tarde de sábado (05) após uma mobilização da polícia que levou médico para examinar o corpo e convencer a família a realizar o sepultamento.

 

 

Mesmo durante o sepultamento de Jéssica, a família acreditou que no cemitério público municipal de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, a jovem poderia ressuscitar na ocasião. O sepultamento aconteceu com a presença de uma multidão de pessoas que além de se despedir da jovem quiseram acompanhar para ver se o ''milagre'' de fato aconteceria.

 

Após o sepultamento, familiares de Jéssica informaram que farão vigília no cemitério, pois acreditam que a jovem poderá ressuscitar a qualquer momento. Segundo informações do site UOL que acompanhou o caso, os pais da jovem não quiseram conceder entrevista por estarem muito abalados com a perda da filha.

 

 

 
 

Vazão do Baixo São Francisco será elevada nesta quinta

Ação vai garantir navegabilidade durante festa Bom Jesus, em Penedo

↑ Fiéis acompanham cortejo da imagem de Bom Jesus no rio São Francisco (Foto: Assessoria da Prefeitura de Pão de Açúcar)

A vazão defluente no Baixo São Francisco será elevada a partir desta quinta-feira (11 de janeiro) do patamar atual de 700 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 800 m³/s. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (7 de janeiro), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para os estados da bacia.

O aumento da vazão estava previsto para acontecer a partir do dia 22, mas foi antecipado em atendimento ao pedido formulado pela Prefeitura de Penedo (AL), com vistas a garantir a navegabilidade durante a festa centenária de Bom Jesus dos Navegantes. A medida também contou com a satisfação do governo de Sergipe, que já vinha pleiteando a elevação da defluência.

O superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, explicou que a medida se tornou possível em virtude do cenário de conforto do rio, mas alertou que a situação não está totalmente normalizada. O vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, ressaltou que o aumento da vazão, nesse momento, tem uma importância significativa pelo fato de ser, este, o período de reprodução das espécies lacustres.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, apresentou informações importantes durante a reunião. Miranda lembrou que os impactos na região do Baixo São Francisco foram muito severos no período da forte crise hídrica que atingiu a bacia do Velho Chico nos últimos seis anos. “E o aumento da vazão é o mínimo que pode ser feito para a recomposição da biodiversidade”, disse. “Além disso, o Baixo sofre fortemente com a intrusão salina”, acrescentou Miranda.

O presidente do Comitê aproveitou a oportunidade para defender o aprofundamento dos estudos com vistas a entender os impactos provocados pela intrusão salina. “E o CBHSF fez uma grande reunião com vistas a criar uma rede de monitoramento da qualidade da água. Existe um acordo com a ANA para dar início a esse processo de forma efetiva. O CBHSF já iniciou esse processo, através das tratativas, e agora é o momento de efetivar esses entendimentos. Iremos visitar a presidente da ANA para viabilizarmos a questão”, disse Anivaldo Miranda.

Ainda durante a reunião, a equipe técnicas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou a projeção quanto ao registro de chuvas na bacia do São Francisco para os próximos dias. A perspectiva é que a precipitação seja praticamente nula durante esse mês.

O acompanhamento dos reservatórios aponta para o acúmulo de 55% de volume útil no reservatório de Três Marias, em Minas Gerais; de 35% em Sobradinho, na Bahia e de 30% em Itaparica, em Pernambuco. A próxima reunião da ANA com o mesmo objetivo acontecerá no dia 21, a partir das 10h, horário de Brasília.

8

Fonte: Assessoria

Presidente da OAB-AL manifesta preocupação quanto às declarações de Bolsonaro

Nivaldo Barbosa Jr. acredita que o diálogo pode resolver impasse com governadores

↑ Presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr. (Foto: Assessoria)

O recém empossado presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL) Nivaldo Barbosa Jr. manifestou preocupação quanto às declarações dadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, o qual afirmou que estuda a extinção da Justiça do Trabalho no país, e também teria declarado guerra aos governadores opositores.

Para Nivaldo Barbosa Jr., é precipitado admitir a extinção da justiça trabalhista. Para ele, a justiça especializada é essencial para a sociedade brasileira, porque é a mais eficiente e distributiva, bem como porque cumpre o papel de conferir dignidade às pessoas.

“Há uma discussão bem acima da disputa jurídica entre empregado e empregador, que é o equilíbrio social e a dignidade da pessoa humana. Ajustes podem e devem ser feitos, mas entendo que a extinção da Justiça do Trabalho é um equívoco. Se bem alinhada e se permanecer distante das discussões políticas, ela pode contribuir perfeitamente com o crescimento e desenvolvimento do país”, afirmou Nivaldo Barbosa.

“Além disso, os processo seriam transferidos para a justiça comum, acarretando um crescimento exponencial de demandas, aumentando a taxa de congestionamento e a morosidade do Judiciário, que já é um grande desafio”, concluiu.

Outra declaração dada pelo presidente Bolsonaro foi comentada por Nivaldo Barbosa Jr:

“Eu já ouvi dizer, também não sei se é verdade, que os governadores não vão ter meu retrato em sua sala. Espero que quando venham pedir dinheiro pra mim, pelo menos digam o seguinte… Ou melhor, não venham pedir nada pra mim” – disse o presidente da República.

Nivaldo acredita que o diálogo entre os governadores e o presidente deve apaziguar a situação, porque quem sai ganhando é o povo brasileiro.

“O diálogo pacífico sempre será a maior ferramenta para a solução dos impasses. Chegou a hora de todos nós trabalharmos juntos pelo país, sem interesses políticos. Na hora de criticar, podemos criticar. Mas na hora de ajudar, vamos ajudar, e muito”, concluiu.

545

Fonte: Assessoria

Morre aos 93 anos a dama do teatro santanense Albertina Agra

CULTURA

Por José Malta Fontes Neto-Jornalista MTE/AL 1740 0

Albertina Agra no Pastoril do Clube da Melhor Idade Nova Vida - Dezembro/2006

Morreu no início da tarde desta quarta-feira (02), aos 93 anos a dama do teatro santanense Albertina Nepomuceno Agra ( *26/04/19269 + 02/01/2019).

Albertina Agra sofreu uma queda no último domingo(30) a fraturou o fêmur foi levada ao Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo para atendimento médico e precisou passar por um processo cirúrgico com algum risco, pois havia pouco tempo que teve outra intervenção cirúrgica. No final da cirurgia, aconteceu uma parada cardiorrespiratória o que ocasionou a morte.

O corpo será velado no Memorial OSACRE – Organização Social de Assistência Cristo Redentor na Rua Delmiro Gouveia. O sepultamento acontecerá nesta quinta-feira, às 16 no Cemitério Santa Sofia.
 

Dama do Teatro Santanense

Uma das paixões de Albertina Agra foi o teatro; seus olhos brilhavam quando se falava nesta arte. Integrou Grupo de Teatro Amadores de Santana do Ipanema. 

Grupo de Teatro de Amadores Augusto Almeida



Grupo de Teatro de Amadores Augusto Almeida se apresentando no Teatro Deodoro em Maceió


Por muitos anos fez parte do pastoril do Clube da Melhor Idade Nova Vida, deixando somente quando sofreu um AVC

Serestas

No dia 27 de abril de 2008 Albertina Agra, comemorando seu 82º aniversário recebeu uma homenagem especial do programa Tempo de Seresta, realizado na Associação Atlética Banco do Brasil sob a coordenação de Sebastião Florentino Malta com transmissão da Rádio Cidade FM.

Momento da Homenagem prestada pelo programa Tempo de Seresta



Albertina e Ana França soltando a voz no programa Tempo de Sereste 27/04/2008


Albertina Nepomuceno Agra

Albertina não é mais uma criança. Certa feita perguntaram sua idade. Ela respondeu: Sou do tempo em que rugas e cabelos brancos eram respeitados. Afinal, quem não morre moço, de velho não escapa.

Membro de uma família honrada teve uma infância sofrida, marcada com a perda de sua mãe, que a deixou juntamente com oito irmãos na orfandade. Irmã exemplar, servidora, fiel, amiga de todos que a cerca, porém muito positiva. É o seu jeito de ser. No fundo é excelente pessoa!

O teatro foi o seu forte. Nos idos de 1950 foi fundado em nossa cidade o Teatro de Amadores Augusto Almeida pelo saudoso Dr. Aderval Wanderley Tenório vindo do Recife e trazendo como referência o teatrólogo Augusto Almeida para dirigir o referido teatro. Com habilidade e amor a terra que lhe serviu de berço, Dr. Aderval montou uma equipe eficiente de artistas amadores para compor o elenco que deveria atuar nas peças que seriam encenadas e levadas a plateia. Albertina foi brilhante. Dominava seu papel como ninguém. No palco parecia real. Não é em vão que o escritor Djalma de Melo Carvalho em uma de suas crônicas a denomina carinhosamente de A DAMA DO TEATRO SANTANENTE.

O tempo passou. Albertina foi para o Recife, morar na companhia de seu irmão mais velho. Lá chegando resolveu continuar os estudos se matriculando na Escola Auxiliar de Enfermagem. Concluído o curso, foi convidada para trabalhar em Maceió, no Hospital dos Usineiros, permanecendo por algum tempo.

De volta a terra natal, Albertina passou a integrar o quadro de funcionários da Farmácia Vera Cruz, tendo como chefe o seu irmão Alberto. 
Seresteira de coração participou de animadas serestas ao lado das companheiras Ivonete Santana, Ana França e tantas outras. Ao lado de velhos amigos seresteiros, animou por alguns anos as noitadas de outrora.

Sócia fundadora e primeira Presidente do Clube da Melhor Idade Nova Vida deixou sua marca registrada. Com apoio de sua diretoria e demais companheiras trouxe de volta o Pastoril, desta feita da Melhor Idade, formado componentes com idade acima de 50 anos e outras já ultrapassando a casa dos 80. Como Mestra do Pastoril lidera um grupo forte, unido, alegre e animado. Onde se apresenta, seus partidários vibram todos de emoção.

O valor das coisas não está no tempo que estas duram. Mas na intensidade em que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis e pessoas incomparáveis.

Histórico apresentado no dia 27/04/2008 durante a homenagem no programa Tempo de Seresta

Dona Albertina Nepomuceno Agra, por Djalma de Melo Carvalho

 

Albertina Agra no Pastoril do Clube da Melhor Idade Nova Vida (Foto: Portal Maltanet / Dezembro de 2006)

Em meados de 1952, conheci Albertina Nepomuceno Agra, excelente figura humana que trabalhava nas Casas Nepomuceno, cuja filial funcionava embaixo do chamado Sobrado de Seu Ulisses, esquina do quarteirão que não mais existe no centro comercial de Santana do Ipanema.

Ali na filial, meu tio Manoel Constantino Melo, que gerenciava a sortida loja de tecidos, me fez aprendiz de balconista, levando-me a trabalhar aos sábados, dias de feira na cidade. Trabalhava para fazer jus àquele valioso trocado que me permitia assistir às sessões de cinema durante a semana. Ou no Cine Zé Filho ou no Cine Glória.

 

Sobrinha de Fernando Nepomuceno, proprietário da empresa-matriz, Albertina era experiente balconista, pessoa amiga e conselheira dos demais empregados da loja. Desde aquele tempo, sou seu amigo e incondicional admirador. Quando retorno à minha cidade, em visita ou em festa, faço questão de abraçá-la.

Veja o texto completo no Portal Maltanet

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter