Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Sete ataques a tiros atingiram escolas no Brasil desde 2012

Cronologia relembra episódios trágicos nas escolas brasileiras

↑ Massacre em uma escola em Realengo, no Rio, em 2011 foi um dos mais sangrentos do país (Foto: Pictture aliance/dpa/ A. Lacerda)

O massacre que deixou oito mortos em uma escola estadual em Suzano, na Grande São Paulo, nesta quarta-feira (13/03) segue uma série de ataques a tiros cometidos por alunos e ex-alunos em instituições de ensino brasileiras.

Embora menos frequentes do que em países como os Estados Unidos, palco de massacres sangrentos como o de Columbine, em 1999, casos similares ocorreram em diferentes regiões do país nas últimas décadas, a maioria envolvendo atiradores adolescentes vítimas de bullying.

Relembre alguns ataques que chocaram o Brasil:

Medianeira, 2018

Em setembro do ano passado, um adolescente de 15 anos abriu fogo contra colegas de classe no Colégio Estadual João Manoel Mondrone, na cidade de Medianeira, no oeste do Paraná. Não houve mortos, mas dois estudantes, de 15 e 18 anos, ficaram feridos. O atirador, que foi acobertado por outro colega também de 15 anos, disse à polícia que sofria bullying na escola. O ataque teria sido planejado por dois meses.

Goiânia, 2017

O Colégio Goyases, escola particular de ensino infantil e fundamental, na capital de Goiás, foi palco de um ataque em outubro de 2017. Um aluno de 14 anos atirou contra colegas dentro de uma sala de aula, matando dois meninos de 12 e 13 anos e ferindo outros quatro, antes de ser impedido por alunos e professores quando tentava recarregar a arma.

O atirador é filho de policiais militares e usou uma pistola da mãe para cometer o ataque. Ele alegou que o crime foi motivado por ser vítima de bullying de colegas.

João Pessoa, 2012

Um adolescente de 16 anos feriu a tiros três alunas dentro da Escola Estadual Enéas Carvalho, em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, em abril de 2012. Foram efetuados seis disparos com um revólver calibre 38.

Em depoimento à polícia, o atirador disse que seu objetivo era acertar um outro estudante de 15 anos com o qual havia discutido duas vezes, mas acabou atingindo as alunas, de 17 anos, que estavam próximas ao garoto. Elas tiveram alta nos dias seguintes ao crime.

São Caetano do Sul, 2011

Em setembro de 2011, um aluno de 10 anos atirou em uma professora e depois se matou na Escola Municipal Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. A docente de 38 anos sobreviveu aos disparos.

Cerca de 25 alunos estavam na sala de aula no momento do crime. Após atingir a professora, ele deixou a classe e disparou contra a própria cabeça, morrendo mais tarde no hospital. O menino era filho de um guarda civil municipal e usou um revólver calibre 38 que pertencia ao pai.

Realengo, 2011

Em abril de 2011, um rapaz de 25 anos abriu fogo contra alunos em salas de aula lotadas na Escola Municipal Tasso de Silveira, no bairro de Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, em um dos massacres mais sangrentos em instituições de ensino do Brasil.

Ao todo, 12 estudantes morreram e 13 ficaram feridos, todos com idades entre 12 e 14 anos. O autor do ataque, Wellington Menezes de Oliveira, foi atingido por um policial e cometeu suicídio. Ele usou dois revólveres, que recarregou várias vezes, e tinha muita munição.

O atirador era ex-aluno da escola e, em anotações encontradas em sua casa, havia escrito que o massacre foi motivado por humilhações que enfrentou enquanto estudava.

Taiúva, 2003

A Escola Estadual Coronel Benedito Ortiz, na cidade de Taiúva, no interior de São Paulo, foi alvo de um ataque a tiros em janeiro de 2003, também cometido por um ex-aluno.

Edmar Aparecido Freitas, de 18 anos, abriu fogo contra alunos e funcionários e se matou em seguida. Ele usava um revólver calibre 38, com o qual fez 15 disparos. As investigações apontaram que o crime foi motivado por bullying.

Além do atirador, ninguém mais morreu, mas oito pessoas ficaram feridas, sendo cinco alunos, o caseiro, a zeladora e uma professora da escola. Atingido por um tiro na coluna, um dos estudantes ficou paraplégico.

Salvador, 2002

Um aluno de 17 anos matou a tiros duas colegas, ambas de 15 anos, dentro da sala de aula do colégio Sigma, uma escola particular em Salvador. O crime ocorreu em outubro de 2002. Ele foi preso em flagrante ainda dentro da escola.

Filho de um perito policial, o atirador usava um revólver calibre 38 que pertencia ao pai, segundo apontaram as investigações na época. Colegas relataram que o garoto havia prometido vingança às duas vítimas, após desentendimentos durante uma gincana.

59

Fonte: DW Brasil

Acusados de matar Marielle vão para presídio em Bangu

Eles se negaram a prestar depoimentos à Polícia Civil, resguardando o direito constitucional de só falar em juízo

↑ Vereadora Marielle Franco foi assassinada e gerou comoção nacional (Foto: Mário Vasconcelos/Agência Brasil)

Os dois suspeitos pela morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes foram transferidos da Delegacia de Homicídios (DH) para o Complexo Prisional de Bangu. A transferência ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (15), após eles se negarem a prestar depoimentos à Polícia Civil, resguardando o direito constitucional de só falar em juízo.

Após uma passagem por Bangu, eles serão transferidos para um presídio federal, que ainda não foi definido.

“Foi [um ato] pró-forma aqui na delegacia e nós entendemos desnecessário, porque já existe denúncia. A gente não entendeu por que ele depor em sede de inquérito policial, uma vez que é um procedimento administrativo que busca indícios de autoria. Diante do fato das defesas técnicas não terem tido acesso ao inteiro teor do que consta no processo, eu orientei meu cliente a exercer o seu direito de permanecer calado e só falar em juízo”, disse o advogado Henrique Telles, que defende o ex-policial militar Élcio Queiroz.

Ele sustentou a inocência do ex-PM, que estaria dirigindo o carro de onde partiram os tiros, e disse ser totalmente contra a transferência para um presídio federal fora do Rio.

O advogado descartou ainda a possibilidade de Élcio fazer uma delação premiada, como sugeriu o governador do Rio, Wilson Witzel.

“Absolutamente. Só faz delação premiada quem tem culpa, quem busca algum benefício. O meu cliente não faz delação premiada. Faz afirmação fundamentada, de que é inocente”, declarou.

O outro suspeito é o ex-sargento da Polícia Militar Ronnie Lessa, acusado de ter disparado os tiros.

13

Fonte: Agência Brasil

Quarta, 20 Março 2019 08:10

Informe Câmara: A Semana do Presidente

Informe Câmara: A Semana do Presidente

 

 

O vereador presidente Mário Siqueira faz cobranças ao Vice-governador do Estado

    Com a mobilização de transportadores escolares, estudantes da Rede Estadual de Ensino, que adentraram ao Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema-AL., com o objetivo de reivindicar e buscar apoio para o movimento que cobra a responsabilidade do Estado em sanar dívidas para com a categoria de “transportadores”, os mesmos tiveram o apoio irrestrito do vereador presidente Mário Siqueira, que se utilizou da Tribuna da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema-AL, para cobrar do Vice Governador Luciano Barbosa, uma atuação que possa sanar a problemática de pagamentos atrasados e assim, evitar prejuízos aos estudantes pela constante paralisação de atividades e perda de aulas decorrente da insatisfação dos transportadores de estudantes. Acresceu que a Casa Tácio Chagas está aberta para as reivindicações dos estudantes e a categoria de transportadores para eventuais discussões.

 

      No segundo Expediente, o Edil, também teceu elogios aos avanços de setores da Administração Pública no segundo ano do Governo da Reconstrução, na qual elogiou a Secretaria de Infraestrutura e Saneamento que é capitaneada pelo Secretário Genildo Bezerra (Papa-tudo) e a Secretaria Municipal de Saúde. Disse que, acompanha de perto as ações de Governo e opina quando necessário ao ouvir os reclames da população.

 

Por: Assessoria

www.santanaoxente.net

Informe Câmara – Março/2019  

Escada na Praia do Saco oferece riscos para os banhistas

Comerciantes relatam já ter presenciado vários acidentes no local devido à estrutura precária do acesso à faixa de areia

↑ Banhista José Bernardo reclama de cercado e plantas com espinhos em calçada de acesso à praia: “absurdo” (Foto: Edilson Omena)

Comerciantes e banhistas que frequentam a Praia do Saco, no Povoado Massagueirinha, denunciam descaso e abandono da escadaria que dá o principal acesso à praia. Local está destruído e dificultando a entrada de turistas e frequentadores da praia.

“O pessoal que comercializa por aqui, que tem suas barracas na praia, já foi até a prefeitura reclamar do descaso. Como vocês podem notar está destruído, quase não dá para ninguém passar”, comenta a comerciante Maria Helena da Conceição relatando que já presenciou vários banhistas cair da escadaria por falta da manutenção.

“Na semana do Carnaval mesmo, teve um acidente. Um turista acabou caindo. Mas isso acontece direto. Já presenciei vários ‘acidentes’. Principalmente nos fins de semana quando o fluxo de banhista é maior. Idosos quase não conseguem descer”, conta a comerciante.

Outro comerciante que se identificou apenas com as inicias JC afirma que o grupo que foi até a prefeitura não obteve retorno satisfatório. “Pedimos o apoio da prefeitura, falamos da situação. Lá, eles disseram que iam vir aqui fazer a medição. De fato vieram, mas até o momento não iniciaram nada. Isso já faz alguns anos. O acesso está tão acabado que quase não tem como descer. O que queremos é que reforme esse acesso para que as pessoas possam frequentar normalmente a praia sem ter risco de acidentes”.

Helena, JC e demais comerciantes que trabalham no local disseram que o acesso é importante, sem eles os banhistas não irão conhecer a praia e assim prejudica as vendas de seus produtos. “É ruim até para a gente que trabalha aqui. Sem acesso, ninguém frequenta e a gente não vende nada. E também quem chega aqui já nos pergunta: ‘Cadê a prefeitura, não ver isso? Tá ruim pra gente descer’. No Carnaval todos que estavam aqui reclamaram desce acesso. Eles até pediram para que a comunidade se organize e faça uma nova escadaria sem esperar o poder público, mas é dever da prefeitura fazer isso”, comentaram os comerciantes.

Mariana Gabriela, neta de Helena que ajuda os familiares no local, afirma que é constante banhista cair. Nós comerciantes reclamamos à prefeitura para que eles possam vir até aqui e fazer a escada, porque está caindo. Ninguém sobe ninguém desce. Sem condições, falamos com o prefeito para ele ajudar a fazer a escada. O mesmo disse que vinha no domingo (16) de fevereiro e até hoje não chegou nem para olhar a praia.”

Praticamente único acesso à praia, escadaria está completamente destruída e dificulta que banhistas frequentem local (Foto: Edilson Omena)

Frequentadores também reclamam da “privatização” do local

Além da dificuldade no acesso à praia, banhistas também reclamam da suposta “privatização’’ da praia.

“Se não bastasse o acesso, as pessoas ainda se acham no direito de fazer um cercado desses tomando parte do terreno, dificultando a passagem. Isso é um absurdo. Ok, se o espaço é dele e pretende fazer um jardim, faça, mas coloque outro tipo de plantas. Essas com espinhos são perigosas, a gente pode passar e acabar se acidentando. Engraçado, o rico pode tudo a gente que perde”, reclama o banhista José Bernardo, se referindo a uma das mansões que cercou parte da calçada próximo ao acesso a escadaria.

A coordenadora financeira, Isabel Almeida, disse ter o hábito de ir à praia do Saco porque acha um local bonito, apesar de não haver muita divulgação como em outras praias. Para ela, além do acesso ser ruim, o fato que chama atenção é uma suposta tendência de privatização do local.

“No Carnaval fui uma vez este ano. Mas já frequento o local há bastante tempo, inclusive minha mãe já foi vítima desce acesso. Ela tem dificuldade de locomoção e acabou escorregando. Acho a praia linda, mas o acesso é ruim, a estrada horrível. Ela é tão bonita quanto à praia do Francês. Só não tem o glamour por conta do descaso. O que parece é a falta de interesse do poder público para o local. Não sei porque, mas existem muitas mansões que estão invadindo o espaço. A praia parece estar sendo privatizada com as mansões invadindo o mar. É uma pena ver isso, uma praia tão linda e esse descaso”, pontua Isabel.

A banhista diz ainda que por conta do acesso ruim da escadaria desta vez foi à praia por um segundo acesso que fica em um terreno particular.

“Eu não duvido que em breve nem acesso a praia vai ter. Estão dificultando ao máximo. A praia é quase toda cercada praticamente. Pra mim, existe um contraste entre as mansões (ricos e com muito dinheiro) e os frequentadores que são de classe média a baixa. Acredito que isso dificulta que o poder público tenha o interesse em arrumar. Quando falo que a prefeitura não tem interesse em arrumar é para não entrar em choque com os proprietários das mansões. É a única explicação plausível”, opina a coordenadora financeira, acrescentando que teima em ir a praia porque acha uma das mais lindas.

PREFEITURA

Em nota a Prefeitura de Marechal Deodoro, disse que tomou conhecimento sobre a situação da escadaria de acesso à Praia do Saco e que está em fase de finalização do projeto de revitalização do local. No entanto, não divulgou prazo para inicio de recuperação e entrega da obra.

Já em decorrência a denúncia da invasão de um morador e a implantação de uma cerca na região da Praia, o município disse desconhecer o ocorrido, mas irá enviar uma equipe de fiscalização para averiguar a situação e tomar as devidas providências.

SPU e MPF ainda não possuem conhecimento de suposta ‘’invasão’’

A reportagem da Tribuna Independente entrou em contato com o Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) e com a Superintendência do Patrimônio da União em Alagoas (SPU/AL), para saber se os órgãos tinham conhecimento do que está acontecendo na região da Praia do Saco.  E nenhum dos órgãos federais receberam nenhum tipo de denúncia relacionada a isso.

A assessoria de comunicação do Ministério da Economia, responsável pela SPU explicou que para informar a situação do caso mencionado, a Superintendência precisaria de dados mais precisos em relação ao local. ‘’De posse da denúncia e da localização exata, a SPU/AL terá condições de apurar eventuais irregularidades, por meio de vistoria.’’

No caso do MPF/AL, em seus bancos de registros também não existe denúncia relacionada ao local. “A partir destas informações não foi encontrada nenhuma representação ao MPF sobre o tema. Sugerimos que as pessoas informem por meio dos canais oficiais do órgão sobre a situação. Que pode ser no site link http://www.mpf.mp.br/mpfservicos o cidadão pode apresentar denúncias sobre crimes ou irregularidades. No Aplicativo MPF Serviços – O MPF disponibiliza aplicativo para smartphones (Android ou iOS), por meio do qual o cidadão pode denunciar, com a inserção de texto, vídeo, áudio ou foto.

“Em ambos os canais e presencialmente, o cidadão pode apresentar todos os elementos que comprovem a denúncia, que possa contribuir para a apuração dos fatos e adoção de eventuais medidas.’’

Segundo o MPF, sem uma apuração para constatar a irregularidade, em tese, o órgão não pode falar sobre o caso.

56

Fonte: Lucas França / Tribuna Independente

Políticos alagoanos já articulam candidaturas

Administrações da região Norte de Alagoas são cobiçadas por quem está no mandato e quem tenta retornar ao cargo de prefeito

↑ Cícero Cavalcante pretende voltar a Matriz do Camaragibe; Abrahão Moura pode disputar em São Luís do Quitunde (Foto: Ascom ALE e Divulgação)

O Carnaval acabou, os palcos dos shows foram desmontados e os blocos recolheram as suas fantasias. Mas, no Litoral Norte, o palanque e os trios elétricos, de Paripueira a Maragogi, serviram muito mais do que somente para animar os foliões durante quatro dias de momo.

É que a política esteve no centro das discussões até mesmo na folia carnavalesca. Faltando um ano e sete meses, já foi dada a largada para as eleições de outubro de 2020. Como tem muito jogo pela frente, mas ninguém quer ficar de fora, acordos, definições, disputas e parcerias começam a ganhar suas primeiras impressões.

Entre Paripueira e São Luís do Quitunde a disputa promete ser acirrada e as deputadas estaduais eleitas em outubro do ano passado, Flávia Cavalcante (PRTB) e Cibele Moura (PSDB) devem travar uma disputa em 2020 na Prefeitura de São Luís do Quitunde. Apesar de estarem afinadas na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), elas irão para a disputa como fortes cabos eleitorais. A atual prefeita do município, Fernanda Cavalcante, irmã de Flávia, disputa reeleição e deve enfrentar Abrahão Moura, pai de Cibele e que já administrou Paripueira. No meio político, ele é tratado como um exímio articulador.

No tocante às eleições de 2018, apesar dos Cavalcante ter a prefeitura, os Moura saíram na frente. Cibele teve 3.760 votos e Flávia 3.661 votos no município de São Luís do Quitunde. Os nove votos de diferença fizeram acirrar a disputa que teve troca de acusação entre os pais das deputadas em vídeos de comício que circularam durante campanha.

Por outro lado, o pai de Fernanda e de Flávia, o ex-prefeito e ex-deputado Cícero Cavalcante só pensa em voltar a ser prefeito, e de novo, na cidade de Matriz de Camaragibe, onde já esteve à frente do Executivo municipal por dois mandatos. No entanto, ele deve disputar o cargo com o atual prefeito Anderson, que vai tentar a reeleição. Anderson é pupilo do ex-prefeito Marcos Paulo, o “Marquinhos”, que já foi pupilo de Cícero Cavalcante. Ou vai disputar com Marquinhos? Fica aí a incógnita.

Já o avanço do experiente Abrahão Moura (PSDB), ex-prefeito de Paripueira por dois mandatos, vem ganhando cada vez mais força em São Luís do Quitunde, sendo cotado para as eleições do ano que vem. Nos bastidores, Moura já escolheu até o vice, que seria Júnior Pedro, do mesmo partido.

Os aliados dizem que Abrahão Moura não quer perder tempo para a disputa e para isso Júnior Pedro seria fundamental para consolidar seu nome.

Maragogi tem promessa de disputa eleitoral acirrada

Em São Miguel dos Milagres, o atual prefeito Rubens Ataíde, deve concorrer à reeleição, baseado em duas fortes premissas. De todos os municípios da região Norte, São Miguel se destaca por ser o único onde a população só elege candidato da terra e por manter uma tradição de que todo prefeito no mandato consegue sua reeleição.  Além disso, o prefeito promete alavancar uma série de projetos nas áreas de saneamento, habitação e turismo para os próximos dois anos.

Diferentemente de Porto de Pedras, que já elegeu muita gente que veio de fora, o atual prefeito Henrique Vilela, muito bem cotado em pesquisas e morador do município há mais de 10 anos, também pretende concorrer à reeleição. Tem se destacado muito na região com obras de pequeno porte, mas constantes.

Maragogi, a principal cidade da região Norte, Fernando Lira, apesar da tranquilidade de estar fazendo uma administração bastante popular, mudando alguns paradigmas da política tradicional, deve concorrer à reeleição com no mínimo dois outros candidatos.

E a oposição começou a se articular visando às eleições de 2020. Estiveram juntos e reunidos o ex-prefeito Marcos Madeira (PRTB), o vereador de oposição Júnior Barra Grande (SD) e a vice-prefeita Isabella Laranjeiras (PTB).

Na conversa, a conjuntura política na sempre esquentada eleições municipais de Maragogi.

O vereador Júnior Barra Grande vem se fortalecendo como o grande nome da oposição e pode ser a terceira via nas eleições 2020. Marcos Madeira vem perdendo espaço sem mandato (ele e a família) e viu o crescimento de Júnior Barra Grande incomodar.

Vale destacar que ex-prefeito Marcos Madeira tentou se eleger deputado estadual na última eleição, porém não conseguiu votos o suficiente para estar na Assembleia Legislativa do Estado.

E a vice-prefeita Isabella Laranjeiras vem se adiantando, e por mais que ambas as partes neguem, o afastamento com Sérgio Lira vai ficando mais evidente com encontros como esses com Madeira e Barra Grande.

63

Fonte: Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte / Tribuna Independente

 

MPF pede multa a internautas por postagem de conteúdo homofóbico

As agressões foram publicadas no Facebook e no Youtube, e foram denunciadas por internautas

↑ (Foto: Agência Brasil / Marcello Casal JR)

Dois homens que publicaram comentários homofóbicos em redes sociais poderão responder por injúria e discriminação em ações civis públicas apresentadas pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF). A procuradoria pediu à Justiça Federal no Rio de Janeiro que os réus sejam condenados a pagar R$ 20 mil de indenização, cada, por dano moral coletivo. Os valores serão revertidos para o Fundo Federal de Direitos Difusos e Coletivos.

As agressões de Altair Francisco Genésio e Gustavo Canuto Bezerra foram publicadas no Facebook e no Youtube, e foram denunciadas por internautas. Além da multa, o MPF pede que os dois veiculem mensagens de retratação feitas pessoalmente por eles.

Os procuradores regionais dos Direitos do Cidadão Ana Padilha, Luciano de Oliveira, Sergio Gardenghi Suiama e Renato Machado afirmam que os dois ultrapassaram o exercício do direito de crítica, e suas manifestações tiveram “inequívoco caráter ofensivo à honra e à dignidade de milhões de cidadãos brasileiros”. Diante disso, eles argumentam que não é possível invocar a liberdade de expressão para eximi-los de responsabilidade pelo dano moral coletivo causado.

Na ação, o Ministério Público Federal descreve que Bezerra postou em seu perfil no Facebook um texto ofensivo com o seguinte trecho: “Essa minoria voltará aos guetos que é o seu lugar. Os locais públicos terão uma faixa bem visível dizendo: ambiente heteronormativo. Voltaremos a poder não aceitar esses anormais em nossos estabelecimentos”.

Já Altair Genésio gravou um vídeo em que comenta a condenação do jornalista Roberto Flávio Cavalcante, na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos da Comarca de Campo Grande/MS, também por declarações homofóbicas publicadas na internet. Genésio faz uma série de xingamentos e afirma que homossexuais são “aberrações, desgraças e hospedeiros de doença”.

“Vocês são a aberração! Vocês são a desgraça da espécie humana, se é que podemos chamar vocês de ser humano. […] Tem que pegar uma AIDS, já que vocês são hospedeiros de doença. Tem que pegar uma AIDS e morrer, miserável. Baixar no inferno.”

No mesmo vídeo, o agressor ainda desafia a Justiça: “Processa a Geração Jesus Cristo, que a gente pega seu processo e joga no lixo. Vem na porta da nossa igreja pra você ver. […] Faz o que você quiser que a gente tá cuspindo na Constituição. A gente tá cuspindo na lei dos homens […] Nós seguimos é a Bíblia, que é lei de Deus”.

30

Fonte: Agência Brasil

 
 
 

O Vereador Presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, ressaltou a importância de refletir sobre o Dia Internacional da Mulher, neste dia 8 de Março. Para o Parlamentar é necessário, estender as Políticas Públicas de Atenção a Mulher, preservar os seus Direitos Constitucionais e ir mais além, no que se diz respeito ao enfrentamento da violência contra a Mulher no nosso país e no Mundo a fora. Mário elogia em sua fala a atuação parlamentar das vereadoras companheira de Parlamento, lembrando a Vereadora Audilene (da Saúde) e a vereadora Eliana Bezerra (Fofa). 

Cooperativa parabeniza chegada de Ronaldo Lessa na Secretaria de Agricultura

Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a pecuária leiteira será beneficiada

↑ Aldemar Monteiro, presidente da CPLA (Foto: Assessoria)

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) parabeniza o ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, pela chegada na Secretaria de Estado de Agricultura.

Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a pecuária leiteira será beneficiada.

“Estamos todos felizes em receber o ex-governador. Ronaldo Lessa pensa muito no social e foi o criador do programa do leite em Alagoas. Ele sabe da necessidade da agricultura familiar”, afirma Monteiro.

13

Fonte: Assessoria

Sistema inteligente beneficia quem preenche modelo completo do IR

Programa do Fisco aponta, em tempo real, o valor que será restituído ou pago de imposto em cada um dos modelos de declaração (simples ou completa)

↑ Imposto de Renda (Foto: Ilustração)

Os contribuintes que vão fazer a declaração do Imposto de Renda devem se atentar em preencher 100% do documento para não ter prejuízo ao enviar o documento para o sistema da Recita Federal.

“Sempre utilize a prática de preencher o modelo completo com todas as informações, porque o sistema é inteligente e faz você optar pelo sistema que é mais benéfico”, explica João Altair Caetano dos Santos, conselheiro do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).

A inteligência do sistema, citada por Caetano, leva em conta a informação em tempo real do valor que será restituído ou pago de imposto em cada um dos modelos de declaração.

No programa de computador, o box com os dados aparece no canto inferior esquerdo. “Ali, o contribuinte vai vendo qual vale mais a pena”, afirma Daniel Nogueira, especialista em Imposto de Renda da Crowe Consultoria.

De acordo com Nogueira, o modelo completo vai sempre valer mais a pena para quem teve muitos gastos dedutíveis, como os de saúde e educação no ano. “Se o contribuinte teve muitas despesas dedutíveis no ano, vai valer mais a pena a completa. Por outro lado, se ele não tiver, pode usar a simplificada que já abate 20% da renda dele”, orienta.

 

 

Arte/R7

21

Fonte: R7

 
 
 

Arapiraquense de 18 anos torna-se o primeiro Mestre de Xadrez em Alagoas

Com apoio do Bolsa Atleta do Governo de Alagoas, Alexsandro Barros conquistou título inédito para o estado

↑ Jovem enxadrista recebe apoio do Bolsa Atleta do Governo de Alagoas Foto: Sandro Barros (cortesia)

Campeão alagoano de xadrez e pentacampeão dos Jogos Estudantis (Jeal), o arapiraquense Alexsandro Barros, de 18 anos, conquistou recentemente, em Santa Catarina, o título de primeiro Mestre de Xadrez de Alagoas.

O jovem atleta representou o estado e, mais particularmente, a cidade de Arapiraca, no Floripa Chess Open 2019, na cidade de Florianópolis, em competição disputada, no final do mês de fevereiro, por dezenas de jogadores de xadrez de todo o Brasil.

Alexsandro Barros derrotou o enxadrista cearense MF Sílvio Cunha, um dos melhores do país, e obteve pontuação para o título de Mestre Nacional de Xadrez pela Confederação Brasileira de Xadrez, tornando-se o primeiro alagoano a ir tão longe na hierarquia de títulos desse esporte-arte-ciência.

O título é concedido ao enxadrista que alcança o rating de 2.200 de ELO FIDE, uma pontuação que mede a força dos jogadores.

Desde os oito anos de idade que Alexsandro Barros é incentivado pelo pai Sandro Barros. “Estou muito feliz com esse título inédito para Alagoas. Agradeço ao meu pai, ao presidente da federação, Jayme Miranda e ao governador Renan Filho, vice-governador Luciano Barbosa e à secretária de Esportes Cláudia Petuba pela concessão do Bolsa Atleta, que me ajudou muito nesse conquista”, declarou.

O jovem enxadrista arapiraquense está concluindo o curso de Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Para Jayme Miranda, presidente da Federação Alagoana de Xadrez, Alexsandro Barros é um jogador completo. “Ele joga no mesmo nível, aberturas como 1.e4, 1.Cf3, 1.d4 ou 1.c4. Está afiado taticamente e melhorou muito o jogo posicional. Entende bem posições complexas de avaliação e tem uma grande capacidade de levar o adversário para o seu estilo de jogo”, enfatiza Miranda.

42

Fonte: Tribuna Hoje / Davi Salsa

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter