Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo inicia-se neste Domingo em Olivença

 
Pombinho Filmagens/ Paróquia de Nossa Senhora do CarmoRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Em Olivença, Sertão de Alagoas, inicia-se a 11° Festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, neste Domingo (07). Com o tema: ''Batizados e enviados'' e o lema: ''A Igreja de Cristo em Missão pelo Mundo'' os paroquianos (as) de Olivença vivenciaram as emoções das 9 noites de festa.

A abertura da festa como de costume se dará com a Procissão motorizada, que este ano, sairá do Povoado Poço da Cacimba, a partir das 17h da tarde conduzindo a imagem da Padroeira em direção a Igreja Matriz, aonde acontecerá a benção dos veículos participantes, hasteamento da bandeira e a realização da Santa Missa de abertura do novenário, prevista para as 19h:30, o pregador será o Pe. Henaldo Chagas.

A festa acontece de 7 à 16 de Julho, o tradicional Leilão de animais acontecerá na 9° (última) noite de festa, dia 15. No dia 16, acontecerá o encerramento com a Missa Solene às 10h da manhã celebrada pelo Pe. Jacyel Soares, as 15h:30 Missa em Ação de Graças pela Festa e posteriormente a Procissão pelas ruas da cidade, Bênção do Santíssimo em frente a Paróquia e Descerramento da Bandeira.

Confira a programação da festa abaixo:

1° Noite: (Domingo) 07 de Julho

Abertura da Festa: Saída da procissão motorizada do Povoado Poço da Cacimba às 17h, destino a Igreja Matriz, aonde acontecerá a benção dos veículos, hasteamento da bandeira e em seguida Santa Missa.

19h: Novena

19h:30: Santa Missa

Pregador: Pe. Henaldo Chagas

Noiteiros: Movimento Homens e Mulheres do Terço, Mov. das Mãos Ensaguentadas de Jesus, Polícia Militar, Bombeiros, Junta Militar, Guarda Municipal, Vigilantes Noturno, Motoristas, Motociclistas, Ciclistas, Mecânicos, Borracheiros, Secretaria de Transportes, Ruas: José Rebelo Torres e Cohab, Comunidades Poço da Cacimba, Barra dos Dois Riachos e São José.

Animação: Grupo Jovens JCC/ Fazenda Nova

Responsáveis: Cícero Soldado, Jeovânia Sobrinho, Vicente, José Enes, Luan Araújo, Jorge Dionísio, Elza Pereira, Milena Macedo, Geraldo Duarte, Jorginaldo Filho, Bilú, Lourdes do Neto, Isabel Farias, Terezinha do Jacó, Maria Freitas e Luzinete Barros.

 

2° Noite (Segunda-feira) 08 de Julho

19h: Novena

19h:30: Santa Missa

Pregador: Pe. Adalto Alves Vieira

Noiteros: Pastoral do Romeiro, Marceneiros, Pedreiros, Carpinteiros, Garis, Secretaria de Obras, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Secretaria de Administração e Finanças. Ruas: Alagoas e Bairro Clima Bom, Comunidades: Várzea Fria e São Gregório.

Animação: Coral de Romeiros

Responsáveis: Nena André, Joeliton, Pedro Mariano, Jocilene, José Elias, Lourdes Cirilo, Mauro Fernandes, Everton Souza, Rosa de Pedro, Serafina Pereira, Maria José de Melo e Cristália.

 

3° Noite (Terça-feira) 09 de Julho

19h: Novena

19h:30: Santa Missa

Pregador: Pe. José Paulo Rosendo da Costa

Noiteros: Mov. Legião de Maria, Mov. Nossa Senhora de Guadalupe, Escolas Desembargador Augusto Costa, Nossa Senhora do Carmo, Adeildo Nepomuceno Marques, Se. Teotônio Vilela, Mundo Infantil, Professores, Alunos, Secretaria de Educação, BANFB, BANMASP, Diretoria de Esportes, Escolinha Prof. Gilson Vilela, Esportistas, Coral de Senhoras, Ruas: Padre Cícero e Av. Nossa Senhora do Carmo, Comunidades: Boa Vista dos Dionísios e Rumo.

Animação: Coral de Senhoras

Responsáveis: Lúcia Melo, Galego Chico, Edvaldo Pereira (Pequeno), Jocival Dionísio, José Francisco, Jeovânia Sobrinho, Silvânia Firmino, Walkíria Régia, Marcio José da Silva, Quitéria Quintino, Elis Regina, Maria do Carmo Barros, Vandilza Pereira, Geni Dionísio e Jiselma.

 

4° Noite (Quarta-feira) 10 de Julho

19h: Novena

19h:30: Santa Missa

Pregador: Pe. José Walter da Silva Santos Filho

Noiteros: Mov. Bíblico, Rádio Olivença FM, Rádio Web Clima Bom, PASCOM, Advogados, Cartórios, Fotógrafos, Comerciantes, Comerciários, Marchantes, Músicos, Artistas, Artesão, Pintores, Costureiros (as). Rua Nova, Con. José Bulhões, Comunidades Dona João Paulo e Bento Leite.

Animação: Coral do Mov. Bíblico

Responsáveis: José Valdemar, Francisco de Assis, Gabriela Menezes, Dr. Cícero Angelino, Maria Jotânia, Pombinho, Zé Neguinho, Luiz Carlos, Cicinho, Lidiane melo, Flávia de Paula da Graça e Zilda Silva.

 

5° Noite (Quinta-feira) 11 de Julho

19h: Novena

19h:30: Santa Missa

Pregador: Pe. Thiago Henrique Soares Pinto Tavares

Noiteros: Pastoral da Criança, Catequese, Catequistas, Catequizandos, Coral das Crianças, Conselho Tutelar, Mov. Rosa Mística, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Sobriedade, Aposentados, Pensionistas, Viúvos (as), Portadores de Necessidades Especiais, Donas de Casa, Secretária do Lar, Secretaria de Ação Social, CRAS, CREAS, PETI, Gestantes. Rua Pref. Gilberto Cavalcante, Cel. Belarmino Vieira, Comunidade Fazenda Nova, Serrinha, Tapera do Padre e Vilinha.

Animação: Coral Amiguinhos de Jesus

Responsáveis: Dayse Inácio, Cícero Santana, Valdemária Morais, Ramon Menezes, Maria Ivanise de Melo, Simone Monteiro, Irani Correia, Zuza, Ranulfo Souza, Zélia Vilela, Janaina Menezes, Charlene Barbosa, Maria dos Prazeres, Lourdes Soares, Manoel Soares, José Cícero, Maria Liduina, Expedita Venâncio e Jocival da Silva.

 

6° Noite (Sexta-feira) 12 de Julho

19h: Novena

19h:30: Santa Missa

Pregador: Dom Manoel de Oliveira Soares Filho

Noiteros: Pastoral da Saúde, Mov. Apostolado da Oração, Laboratório Nossa Senhora da Saúde, Ministros Extraordinários da Comunhão, Obras dos Vocações (OVS), Vocacionais, Seminaristas, Coroinhas, Acólitos, Secretaria de Saúde, Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Auxiliar de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Vigilância Sanitária, Agentes de Saúde e Endemias. Av. 02 de Fevereiro, Rua Dep. Siloé Tavares, Comunidade Vila São José, Grampará, Bom Sucesso e Campo Alegre.

Animação: Coral Nossa Senhora do Carmo

Responsáveis: Marlene Alves, Lúcia de Fátima, Vinicius Melo, Gustavo, Edmo Vilela, Jorge Paulo, Gildete Morais, Lúcia Pereira, Maria Luiza Vilela, Maria Cícera (Tita), Geraldo Cardoso, Isaías e Eliziane, Maria da Paz e João Santana.

 

7° Noite (Sábado) 13 de Julho

19h: Novena

19h:30: Santa Missa

Pregador: Pe. Ronny Dennysson Monteiro Santana

Noiteros: Coral de Jovens, Setor Juventude, Jovens, Juventude Missionária, Infância Missionária, COMIPA, CCCistas, Pastoral da Liturgia. Rua Abolição, Heróis da Pátria, Comunidade Cachoeira Grande, Barreiros e Garrote

Animação: CCCistas

Responsáveis: Lilian Cristine, Jackson Rodolfo, Vanessa Melo, Layane Firmino, Alisson Lopes, Siverânia Firmino, Maria do Petrúcio, Edvânia Santana, Joseane, Adriana e Carlinda.

 

8° Noite ( Domingo) 14 de Julho

19h: Novena

19h:30: Santa Missa

Pregador: Pe. José Neto de França

Noiteros: Mov. Mãe Rainha, Pastoral Familiar, Pastoral do Batismo, Casais, Noivos, Namorados, Cursilho de Cristindade, Pastoral do Dízimo, Dizimistas. Rua Júlio Nobre, Trav. Júlio Nobre, Comunidade Agrestin, Lagoa de Dentro e Timbaúba.

Animação: Cursilho de Cristandade

Responsáveis: Edilene Nogueira, José Ivalto e Neguinha, Gislândia, Hilda Valão, Wandilma, Nena, Vera Lúcia dos Santos, Ilza Andrade e Creisimax.

 

9° Noite (Segunda-feira) 15 de Julho

19h: Novena

19h:30: Santa Missa

Pregador: Mons. Delfino Neto

Noiteros: Renovação Carismática, Coral Nossa Senhora do Carmo, Fazendeiros, Agricultores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ADEAL, Banco do Brasil, Casa Lotérica, Casal, Equatorial, Correios, Equipe de Acolhimento, Filhos Ausentes de Olivença. Rua Projetada da Barragem, Pinheiras e Comunidades em Geral.

Animação: Ministério RCC

Responsáveis: Ricardo da Silva, Maria do Carmo Barros, Domingos Afonso, Luciano de Manezinho, Oscar Júnior, Neide Tenório, Antônio Neto, Jorge Machado, Adenisson Oliveira, Jorge Dionísio, Djalma Amaral, Felipe Simplício, Bruna Firmo e Aparecida Cirilo.

Ps: Tradicional Leilão de Animais acontecerá no dia 15 de Julho no Curral de Beto do Jeremias, a partir das 8h da manhã.

 

Encerramento, 16 de Julho, Dia da Padroeira

10h: Missa Solene pela Manhã, Pe. Jacyel Soares Maciel

Animação: Coral Nossa Senhora do Carmo

15h:30: Missa em Ação de Graças pela Festa

Animação: Coral de jovens Vida Nova

Procissão, Bênção do Santíssimo e Descerramento da Bandeira.

 

  Equipe de Acolhimento 

   Djalma Amaral (Coordenador)

      Alexandre  Santos (vice)

  Lidiane Bento   

Claudeane Romualdo

Patrícia Amaral

Ana Vitória Santos

Clevânio Romualdo

Daline Silva

Número de casos de coqueluche em Alagoas sobe 150%

Segundo o Ministério da Saúde, foram 36 ocorrências em 2018 contra 14 diagnósticos positivos no ano de 2017

↑ (Foto: Reprodução)

Casos de coqueluche aumentam mais de 150% em Alagoas e deixa o estado na terceira colocação na região Nordeste com incidência da doença. Em 2018 foram 36 diagnósticos contra 14 em 2017, ou seja, um aumento superior a 150%.

Em 2018, o Brasil registrou 2.079 casos de coqueluche, sendo a região Nordeste a segunda do país com maior número de pacientes. Foram com 628 casos confirmados.

De janeiro a junho deste ano, 13 casos confirmados, sem registro de óbitos. No mesmo período do ano passado foram 27. Em 2018 também não houve morte por complicações da doença.

Apesar dos casos terem diminuído no Brasil nos últimos anos, 2018 registrou aumento se comparado a 2017 que foram 1.901 casos, enquanto ano passado foram 2.079. Pernambuco vai na contramão da tendência nacional de diminuição dos casos da doença, sendo o mais afetado do Nordeste e já teve um aumento de mais de 200% no número de notificações em relação aos cinco primeiros meses do ano passado. Em 2018 Pernambuco registrou 371 e em 2017, 253.  Já a Bahia ocupa a segunda posição com 134 em 2018 e 42 em 2017. Alagoas na terceira posição com 36 no ano passado.  Os estados com menor incidência é Sergipe e a Paraíba com dois casos cada. Na tabela ao lado pode ser visto os registros nos 26 estados mais Distrito Federal.

INCIDÊNCIA

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), em 2014, a incidência nacional da Coqueluche era de 4,2 casos por 100 mil habitantes, tendo diminuído para um caso por 100 mil habitantes em 2018, ano em que atingiu 2.079 pessoas.

SINTOMAS

A coqueluche ou pertussis é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). É causada pela bactéria Bordetella pertussis. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum. Bebês menores de seis meses são os mais propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte.

Vacina é o melhor meio de prevenção, diz especialista

 

A vacina ainda é a melhor forma de proteger as crianças contra a coqueluche. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que a cobertura vacinal da Pentavalente, destinada a prevenir casos de coqueluche, alcançou 96,2% do público alvo em 2018, ultrapassando o índice mínimo preconizado pelo MS, que corresponde a 95%. A Sesau salienta, ainda, que a distribuição da vacina Pentavalente está ocorrendo normalmente em Alagoas e que as vacinas são disponibilizadas ao público-alvo por meio das Secretarias Municipais de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A infectologista Maria Claudiane Bezerra de Souza explica que o quadro tem duração de várias semanas. “Coqueluche é mais frequente em crianças, sobretudo menores de 1 ano. O acometimento de adultos e adolescentes é assintomático ou mesmo não reconhecido, constituindo-se em importante fonte de contaminação para lactentes jovens ainda não vacinados ou parcialmente vacinados, pois não apresentam anticorpos protetores. O período de transmissibilidade se estende de 7 dias após a exposição até 3 semanas após o início das crises de tosse intensa. A vacina tem papel crucial no controle da doença. O PNI preconiza a primeira dose da vacina aos 2 meses de vida, bem como com seus reforços aos 4, 6 e 15 meses de vida”.

PREVENÇÃO

Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP (mínimo de três doses) não correm o risco de adquiri-la. Não existe característica individual que predisponha à doença, a não ser presença ou ausência de imunidade específica. Graças aos programas de vacinação, a ocorrência de casos de coqueluche no Brasil (que já chegou a cerca de 36 mil casos notificados por ano entre 1981 e 1991) vem sendo reduzida.

TRANSMISSÃO

Acontece principalmente pelo contato direto da pessoa doente com uma pessoa suscetível, não vacinada, através de gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou ao falar ou pelo contato com objetos contaminados com secreções do doente.

98

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França

PF e SSP de Alagoas deflagram operação para erradicar maconha em Canapi

Ninguém foi preso até o encerramento da operação

↑ Foram exterminados mais de 700 pés de maconha que eram cultivados através de avançado sistema de irrigação (Foto: Ascom PF/AL)

A Polícia Federal em Alagoas desencadeou, em conjunto com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas, por meio do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Alagoas (Bope) e do Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado da Segurança Pública, operação de erradicação de maconha na região rural do município de Canapi/AL.

A operação policial, iniciada na última quarta feira (3), encerrou-se na tarde desta sexta-feira (5), e contou com o apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas para promover erradicação e destruição dos plantios de maconha no Sertão de Alagoas. Foram exterminados mais de 700 pés de maconha que eram cultivados através de avançado sistema de irrigação, também destruído.

A operação contou com o efetivo de 30 policiais, sendo 10 policiais federais e 20 policiais militares. As equipes trabalharam com incursões terrestres e aéreas com o objetivo de identificar os plantios e prender os responsáveis. Ninguém foi preso até o encerramento da operação.

As apreensões de objetos pessoais, decorrentes desta operação, serão devidamente periciadas e juntadas ao Inquérito Policial que está em andamento na Polícia Federal em Alagoas.

20

Fonte: Ascom PF/AL

Comissão da 57ª Festa da Juventude emite Nota de Esclarecimento com regras para o evento

FESTA DA JUVENTUDE

Por Redaçao com Comissão da 57ª Festa da Juventute

Fonte: Portal Maltanet

 

A Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, por meio da Comissão Organizadora da 57ª Festa da Juventude, torna público as condições estabelecidas no Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, celebrado entre o Ministério Público, Poder Executivo Municipal, Policias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e SMTT:

1. O evento será realizado no Centro de Convivência Largo Cônego José Bulhões;

2. Os acessos ao público serão feitos pela Travessa Joaquim Ferreira (ao lado da Pizzaria Estação Onze), Rua Escritor Djalma de Melo Carvalho, Rua João Ivo e Rua José Amorim Pereira;

2. O acesso pela Travessa Barão do Rio Branco (próxima ao Centro Comercial da cidade) será exclusivo para os órgãos de segurança e apoio;

4. Será PROIBIDO estacionamento de veículos nas ruas Siqueira Campos e Pedro Brandão, sendo permitido nessas vias apenas o embarque e desembarque de passageiros;

5. Será PROIBIDO o acesso ao evento portando qualquer tipo de caixa térmica e bebidas em garrafas de vidro e metal;

6. Será PROIBIDO evento público de paredão de som durante os dias do evento em vias públicas.

REGRAS PARA VENDEDORES AMBULANTES NA 57ª FESTA DA JUVENTUDE

1. O abastecimento das barracas só será permitido até as 17h

2. As caixas térmicas utilizadas para o acondicionamento das bebidas para venda terão a capacidade máxima de 30 litros, não poderão conter recipientes de vidro ou metal e serão revistadas a cada entrada;

3. Será PROIBIDO venda de churrasquinho em espetos de madeira ou metal e utilização de mesa bistrô;

4. É PROIBIDO venda ou distribuição gratuita de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes;

5. Todas as barracas deverão estar em conformidade com as instruções da Vigilância Sanitária e serão vistoriadas diariamente.

Centrais sindicais chamam Dia Nacional de Mobilização para 12 de julho

 

Após o êxito da Greve Geral de 14 de junho, as centrais sindicais reafirmaram a unidade do movimento para enfrentar a reforma da Previdência no Congresso Nacional. Em nota divulgada nesta terça-feira (25), as entidades se posicionaram contra o relatório substitutivo do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) e anunciaram uma nova jornada de lutas: o Dia Nacional de Mobilização, em 12 de julho, “com atos, assembleias e manifestações em todas as cidades e em todos os locais de trabalho”.

Por André Cintra

Prioridade do movimento sindical, nesta semana, é intensificar a pressão sobre os deputados federaisPrioridade do movimento sindical, nesta semana, é intensificar a pressão sobre os deputados federais
A prioridade do movimento sindical, nesta semana, é intensificar a pressão sobre os deputados federais. “Renovamos e destacamos a importância de reforçar a atuação junto ao parlamento e parlamentares, visando argumentar e tratar das questões e do conteúdo dessa nefasta reforma”, afirmam as centrais, na nota. “A unidade de ação foi essencial para o sucesso das iniciativas até aqui coordenadas pelas Centrais Sindicais. Reafirmamos nosso compromisso de investir na continuidade da unidade de ação”, agrega o texto.

“O relatório da Reforma da Previdência ainda sustenta muitos retrocessos que merecem ser observados”, afirma Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). “A batalha no interior do Congresso ganha força, e o papel da oposição no diálogo, na interlocução e na articulação política se constitui num trunfo importante na luta de resistência contra o desmonte da Seguridade Social.” 

Para Adilson, porém, é preciso “compreender que, no campo político, o jogo se dá dentro do campo. Esse cenário controverso exige cada vez mais amplitude, plasticidade e sagacidade”. Entre as ações a serem realizadas, o líder da CTB fala em "ocupar aeroportos, dialogar com a base dos parlamentares e fortalecer os atos de rua". Tudo isso, diz ele, "vai contribuir muito para uma mudança de curso da conjuntura nacional".

Na próxima sexta-feira (28), as centrais farão uma reunião de balanço, além de alinhar os preparativos para 12 de julho. O Dia Nacional de Mobilização deve ocorrer na mesma data em que a UNE (União Nacional dos Estudantes) fará um grande ato em Brasília, em protesto contra os cortes de verbas na Educação. A manifestação faz parte da programação do 57º Congresso da UNE, previsto para 10 a 14 de julho, na capital federal.

“A convocações das manifestações de 12 de julho nos estados e em Brasília pode ser decisiva para barrar a reforma da Previdência. Essas são as evidências do caminho certo que ganhou a luta e unificou estudantes com trabalhadores”, conclui Adilson.

Confira abaixo a nota das centrais:

Centrais mobilizadas contra a Reforma da Previdência 

As Centrais Sindicais, reunidas em Brasília na semana de 24 de junho, deram continuidade à mobilização e à atuação institucional junto ao Congresso Nacional para enfrentar a Reforma da Previdência e da Seguridade Social. Em reuniões com parlamentares de diferentes partidos políticos, reafirmamos nosso posicionamento contrário ao relatório substitutivo do deputado Samuel Moreira.

Renovamos e destacamos a importância de reforçar a atuação junto ao parlamento e parlamentares, visando argumentar e tratar das questões e do conteúdo dessa nefasta reforma.

A unidade de ação foi essencial para o sucesso das iniciativas até aqui coordenadas pelas Centrais Sindicais. Reafirmamos nosso compromisso de investir na continuidade da unidade de ação

As Centrais Sindicais conclamam as bases sindicais e os trabalhadores a intensificar e a empregar o máximo esforço para atuar junto às bases dos deputados e senadores, nos aeroportos, com material de propaganda, e marcar presença também nas mídias sociais, exercendo pressão contrária à reforma em debate no Congresso Nacional.

Nosso estado de mobilização permanente, que deve ser debatido e confirmado em assembleia nos locais de trabalho, é a resposta para barrar a aprovação do projeto e também evitar que os pontos críticos sejam reintroduzidos no texto. 

Declaramos que, em 12 de julho, realizaremos um Dia Nacional de Mobilização, com atos, assembleias e manifestações em todas as cidades e em todos os locais de trabalho, bem como estaremos unidos e reforçando o grande ato que a UNE (União Nacional dos Estudantes) realizará nesta data em Brasília, durante seu Congresso Nacional.

Em 28 de junho, as Centrais Sindicais farão um balanço dos trabalhos da semana, do andamento do processo legislativo na Comissão Especial e dos preparativos para a mobilização de 12 de julho.

Investir na mobilização que cresce com a nossa unidade é reunir forças para convencer e vencer esta luta.

Militar preso com drogas em avião da FAB responderá por crime contra saúde pública

Membro da comitiva de Bolsonaro é preso na Espanha com 39 quilos de cocaína

↑ Jair Bolsonaro ao receber a faixa presidencial de Michel Temer (MDB) (Foto: Reprodução)

A Guarda Civil espanhola deteve nesta terça-feira no aeroporto de Sevilha um militar brasileiro de 38 anos que havia transportado 39 quilos de cocaína em um avião da FAB integrado à comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PSL), segundo confirmaram fontes da corporação policial ao EL PAÍS.

A prisão ocorreu durante uma escala do avião reserva da presidência em Sevilha, no sul da Espanha, rumo a Tóquio, onde Bolsonaro participará da reunião do G-20. O ministério brasileiro de Defesa emitiu nota confirmando a detenção do militar por tráfico de entorpecentes, e anunciou a abertura de um inquérito para apurar o ocorrido. Bolsonaro também escreveu um tuíte sobre o fato.

Fontes da Guarda Civil disseram que a detecção da droga e a posterior detenção do militar ocorreram quando os membros da tripulação e suas bagagens passaram pelo controle alfandegário obrigatório após a chegada a Sevilha. Ao abrir a mala de mão os agentes encontraram 37 tijolos de um quilo cada. “Não estava nem mesmo escondido entre as roupas”, disseram fontes da Guarda. As autoridades da Espanha agora querem saber qual era o destino final da droga.

O militar foi levado para o comando da Guarda Civil na capital andaluza, e na quinta-feira passará à disposição judicial para responder por crime contra a saúde pública. O Ministério da Defesa disse em seu comunicado que “repudia” os atos do militar e que colaborará com as autoridades espanholas na investigação. No Twitter, Bolsonaro disse que pediu ao ministro da Defesa que preste “imediata colaboração” à polícia espanhola.

Após o incidente em Sevilha, a Presidência alterou a rota da viagem de Bolsonaro a Tóquio, segundo o portal UOL. Após decolar de Brasília, Bolsonaro fará escala em Lisboa em vez de Sevilha, segundo constava na sua agenda no final da noite de terça. O gabinete de imprensa do presidente não explicou o motivo da mudança.

 

Não é a primeira vez que membros da FAB usam sua condição de militares para traficar drogas. Em abril, o Tribunal Superior Militar decretou a expulsão da corporação de um comandante pelo transporte de 33 quilos de cocaína numa aeronave militar que se dirigia à França com escala nas ilhas Canárias. Outros dois colegas do comandante já tinham perdido o posto por sua participação no caso, ocorrido em 1999. O comandante foi condenado a 16 anos da prisão por integrar “uma rede especializada no tráfico internacional de cocaína” com a ajuda de aviões da FAB.

154

Fonte: El País Brasil / Óscar Lopez-Fonseca e María Martín

Dupla suspeita de estelionato é presa com dinheiro e documentos falsos

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça este conteúdo0:00100%
Ascom PMRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

José Roberto Medeiros Júnior, de 48 anos, e José Claudemir da Silva, de 44, suspeitos de estelionato foram presos, com diversos cartões de crédito, documentos falsos e mais de dois mil reais, na tarde desta quarta-feira, dia 26, durante a realização de ação conjunta entre os municípios de Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

De acordo com a assessoria de Comunicação da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), o primeiro a ser preso foi José Roberto, que portava documentos falsos. Ele estava em frente a um estabelecimento comercial e tinha acabado de comprar dois aparelhos celulares e uma cama.

Já José Claudemir dava apoio às ações delituosas e estava em um veículo Saveiro cor prata, mas conseguiu fugir do local. 

Com isso, foi solicitado apoio ao 10° BPM para interceptar a Saveiro que seguia de Santana em direção a Maceió. A abordagem ao segundo suspeito foi realizada pela guarnição RP 01 e ocorreu no trevo de acesso à cidade de Palmeira dos Índios. Com ele, foram encontrados diversos cartões de crédito, celulares e dinheiro.

José Claudemir também foi conduzido para a 2° DRP em Santana do Ipanema onde José Roberto já estava, para que fossem realizados os procedimentos necessários.

O material apreendido também foi encaminhado à delegacia: dois celulares novos; três celulares usados; R$ 2.062,00 em espécie; três carteiras de identidade falsificadas; carnês de lojas; cartões de crédito (em nome de terceiros) e comprovantes de residência.

A ação contou com atuação do 7° Batalhão de Polícia Militar (BPM) com a 2° Delegacia Regional de Santana do Ipanema (2º DRP) e apoio do 10º BPM. 

 

*Com Ascom PM-AL

Advogado santanense terá cadeira na Academia Maceioense de Letras

Foto: Arquivo pessoal

O advogado santanense José Marques de Vasconcelos Filho tomará posse nesta quinta-feira (27) como membro efetivo da Academia Maceioense de Letras (AML).

O evento está marcado para começar às 19h na Associação Comercial de Maceió. Na oportunidade também será o lançamento da 3ª Antologia da Academia.

 

De acordo com José Marques, sua ida para a AML partiu de um convite do amigo e filósofo de São Luiz do Quitunde, Anobelino Martins. O desejo dele aprovado pelos imortais da capital alagoana.

Por Lucas Malta / Da Redação

Fonte: Alagoasnanet.com.br

Estudantes da Escola Laura Chagas representam Santana do Ipanema em premiação da Olimpíada Brasileira de Física

EDUCAÇÃO

Por Ana Paula Lins e José Arnaldo  0

Es

Quatro estudantes da Escola Estadual de Ensino Integral Laura Chagas representaram Santana do Ipanema na premiação dos medalhistas alagoanos da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) ocorrida nesta terça-feira (18) em cerimônia no Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor), no Cepa.

Na ocasião, foram premiados Laysa Santos Silva, prata na etapa estadual e bronze na nacional da Olimpíada, Robert Rodrigo Oliveira Costa, Laissa Kelly Santos Villar e Mirielly Alves Abreu, todos bronze na etapa estadual.

Para a bimedalhista Laysa, Santos ser uma das representantes de Santana do Ipanema e da rede estadual na premiação é motivo de honra.

“Conquistar estas medalhas é gratificante. A física foi a área onde eu me encontrei e minha meta, para a edição 2019 da Olimpíada, é conseguir medalha de prata nacional e uma estadual novamente”, promete a garota.

Ela também dá a dica para quem fará as provas este ano. “Tem que estudar bastante. Física, além de ser muito cobrado no Enem, é o estudo de fenômenos naturais que todos precisamos conhecer”, orienta.
 

Laysa Santos, de Santana do Ipanema, quer seguir carreira na área


Orgulho - A gerente da 6ª Gerência Regional de Educação (Gere), Marta Tavares, diz que a premiação dos quatro estudantes é motivo de orgulho. “Este é o segundo ano em que a Escola Laura Chagas tem premiados na OBFEP e isso nos orgulha muito. O compromisso da educação estadual com esses alunos faz toda a diferença”, diz Marta, que, até o início do ano, era diretora da escola. Em maio deste ano, a educadora foi empossada como gerente da 6ª Gere após ser aprovada em processo seletivo do qual participou em virtude do desempenho da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Marta Tavares, gerente da 6a Gere


Ao todo, 30 alunos da rede pública receberam medalhas. Além da Escola Estadual Laura Chagas, foram premiados estudantes do Colégio Tiradentes (com 11 premiados, unidades Maceió e Agreste), Instituto Federal de Alagoas - Ifal (9 premiados, campus Maceió e Arapiraca), e o município de Santana do Mundaú, com 3 premiados pelas escolas Pequeno Príncipe e Monsenhor Clóvis. As escolas estaduais Demócrito Gracindo, de Mata Grande, e Eunice Lemos, de Maceió, também tiveram, cada uma, um estudante medalhista.

 



Robert Rodrigo Oliveira Costa grande medalhgista santanense, já tem muitas na sua coleção.

Homem é preso após polícia encontrar corpos de casal em decomposição no quintal de residência

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça este conteúdo0:00
Reprodução Aqui AconteceRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Após a polícia encontrar dois corpos, não identificados e em avançado estado de decomposição, nos fundos de uma residência, um homem identificado como José Ednaldo Santos Silva, de 50 anos, foi preso na noite desta quarta-feira, dia 19, no povoado Marituba do Peixe, região da zona rural de Penedo. A ação foi realizada por militares do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM).

Conforme informações da assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM-AL) foram encontrados dois cadáveres, sendo um masculino e outro feminino, dentro de um alagado a aproximadamente 25 metros da margem. Os corpos foram resgatados pelos militares.

Segundo o relatório de operações em tempo real do CBM-AL, para esta ocorrência foram empregados três militares e uma viatura.

A polícia informou que os cadáveres foram encontrados depois que uma guarnição foi acionada por familiares de um prestanista, que estava desaparecido, e receberam a informação de que o corpo dele estaria escondido no quintal da casa de José Ednaldo, que é próximo a um riacho.

Ao chegar ao local do crime, os policias encontraram dois corpos e não um como havia sido relatado na denúncia. Na residência do suspeito, os militares encontraram alguns pertences do prestanista, e a moto que a vítima utilizava uma Honda CG Start de cor vermelha e placa PLO-5121, ano 2018.

Além da moto do prestanista, também foram encontradas outras duas no local, sendo uma YBR Factor de cor vermelha e placa NMB-6351 e uma Honda CG 150 de cor preta e placa OES-2739, ano 2011, está última com queixa de roubo/furto.

O Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto Criminalista também foram acionados e estiveram presentes no local para a realização dos procedimentos necessários.

Até o momento não há informações sobre as motivações do crime. O caso será investigado pela polícia.

José Ednaldo recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Regional de Penedo, onde, a princípio, foi autuado por ocultação de cadáver e receptação.

 

*Com Aqui Acontece

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter