Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Moradores são alvos de arrastão em povoado de Olivença

 
Arquivo Minuto SertãoRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=truePovoado Fazenda Nova

Na noite da última segunda-feira (29), moradores do Povoado Fazenda Nova, município de Olivença, Sertão de Alagoas, fora alvos de um arrastão de roubos a celulares. De acordo com informações obtidas pelo Minuto Sertão, uma dupla de indíviduos armados em uma motocicleta, teria rendido moradores que se encontravam nas ruas.

A dupla teria subtraído vários aparelhos celulares de moradores, uma das vítimas estaria na entrada do povoado com o celular, quando teria sido abordada pelos criminosos que subtraíram o celular da mesma e fugiram. O clima é de medo por parte dos moradores do povoado que tem vívido o clima de insegurança.

Trabalhadores dos Correios podem entrar em greve nesta quarta (31) após assembleia

Em Alagoas são mais de 650 servidores que querem 6% de reajuste salarial

↑ Trabalhadores dos Correios em Alagoas avaliam a possibilidade de greve em defesa do reajuste salarial (Foto: Sandro Lima/arquivo)

Os trabalhadores dos Correios podem entrar em greve na noite desta quarta-feira (31), após assembleias serem realizadas em todo o país para avaliar o resultado de uma audiência de negociação que vai ocorrer no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os servidores querem 6% de reajuste salarial, mas a empresa propôs 0,8% e corte em benefícios contidos no acordo coletivo da categoria.

“Vamos ter uma assembleia amanha [quarta] à noite. No período da tarde vai ter uma audiência no TST e possivelmente será apresentada uma proposta para a gente discutir se aceita ou não. Rejeitando, provavelmente será decretada greve”, explica Altannes Holanda, secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos (Sintect) em Alagoas.

Segundo ele, os Correios em Alagoas possuem pouco mais de 960 trabalhadores. Desses, entre 550 e 600 atuam na rua, na entrega de mercadorias. Questionado se todos param numa possível greve, o dirigente do Sintect enfatiza que só os que atuam nas entregas.

“Tem o percentual que a Justiça impõe para trabalhar, mas aí fica o pessoal da área administrativa que, geralmente, não adere ao movimento”, comenta Altannes Holanda.

Cerca de 200 mil objetos por dia – cartas, pacotes, entregas em geral – são distribuídos pelos Correios em Alagoas, de acordo com o diretor do Sintect.

A assembleia do Sintect será realizada na sede da entidade, no bairro do Prado, em Maceió.

FENTECT

Altannes Holanda pondera sobre a possibilidade de greve da categoria, mas a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) já anunciou que os servidores do Correios vão mesmo cruzar os braços a partir desta quarta-feira, mesmo sem fechar o canal para o diálogo com os diretores da estatal.

A direção dos Correios já foi, inclusive, informada oficialmente de que haverá a greve.

De acordo com o ofício enviado pela Fentect ao presidente dos Correios, General Floriano Peixoto Vieira Neto, os motivos da greve são as “reivindicações não atendidas pela empresa na mesa de negociação” e por “reajuste salarial e contra a retirada de direitos históricos da categoria”.

Os Correios estão na mira do ministro da Economia Paulo Guedes para ser privatizado, mas por enquanto isso está em stand by, já que a prioridade número 1 é a reforma da Previdência. Assim que o tema sair do Congresso, a venda da estatal deve voltar ao centro das discussões governamentais.

73

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Amaral

Homem foi assassinado por causa de dívida de cesta básica, diz delegado

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça: Homem foi assassinado por causa de dívida de cesta básica, diz0:00100%
Foto: AssessoriaRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueDelegado Rodrigo Cavalcanti, titular da Delegacia Regional de Delmiro Gouveia

O delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, titular da Delegacia Regional de Polícia (1ª DRP) revelou detalhes sobre a investigação que elucidou o assassinato de Manoel Messias de Souza, 32 anos, ocorrida na manhã de sábado (20), no bairro Pedra Velha, em Delmiro Gouveia. A motivação do assassinato foi por causa de uma dívida de cesta básica.

O delegado afirmou que os autores do crime foram identificados como “Franklin da Cesta Básica” e “Didi do Ponto Chique”, ambos considerados foragidos da polícia.

“No decorrer da investigação, descobrimos que a ex-esposa de Messias havia comprado uma cesta básica a um dos suspeitos, que, junto com outros amigos, já teria ido à residência da vítima várias vezes para cobrar o valor da compra”, disse o delegado.

Ainda segundo o delegado, em uma das vezes, eles teriam dito que caso não fosse feito o pagamento, Messias seria morto como também seus familiares. “Eles já tinham ameaçado a vítima, e aproveitando-se dela estar embriagada a assassinaram brutalmente”, adiantou o delegado.

“No dia do crime, por volta das 7h, os criminosos foram até a casa de Messias em um carro, entraram no imóvel, praticaram o homicídio e depois de uns dez minutos, saíram tentando disfarçar o que tinha ocorrido. Porém toda a movimentação foi presenciada por uma testemunha que nos ajudou bastante na investigação”, acrescentou.

Segundo o delegado, pouco tempo após a descoberta do crime, uma equipe da delegacia regional iniciou o trabalho investigativo, com a tomada de depoimentos de diversas pessoas, inclusive familiares da vítima. “Ouvimos muitas pessoas, fomos a Piranhas e Olho D’Água do Casado, até chegarmos à conclusão de a dívida de uma cesta básica motivou o crime”, afirmou Rodrigo Cavalcanti.

O delegado informou que chegou a comunicar aos suspeitos que comparecessem à delegacia, mas eles não atenderam. Por isso, irá pedir a prisão preventiva deles, já considerados foragidos.

*com Ascom PC/AL

Academia que funcionava de forma clandestina e sem estrutura é interditada após fiscalização

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça: Academia que funcionava de forma clandestina é interditada0:00100%
Foto: AssessoriaRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueA academia, que funcionava entre os bairros de Fernão Velho e Rio Novo já havia sido visitada anteriormente pela equipe

Uma força tarefa organizada pelo Conselho Regional de Educação Física de Alagoas, pelo Procon-Maceió e pela Vigilância Sanitária Municipal realizaram interdição de uma academia que funcionava de forma clandestina e em condições estruturais precárias.

A academia, que funcionava entre os bairros de Fernão Velho e Rio Novo já havia sido visitada anteriormente pela equipe de fiscalização do Conselho de Educação Física, que tinha orientado o proprietário a buscar as adequações de estrutura e também de regularidade do local. 

Na visita, os órgãos constataram que passado o prazo regulamentar dado ao proprietário, viu-se que nenhuma das normas de regularização foi atendida, bem como o local foi encontrado novamente funcionando sem a presença de profissional de Educação Física.

Diante da falta de segurança para que os alunos da academia realizassem exercícios, além do funcionamento clandestino do local, que não possuía registro junto ao Conselho, Alvará Sanitário e demais documentos pertinentes ao funcionamento, a academia foi interditada.

*com Assessoria

Assassino de idoso teria usado nome falso e companheira que estava no momento do crime é identificada pela Polícia

 
Reprodução/ Redes SociaisRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) investiga o bárbaro crime que vitimou o idoso Gildo Maximino de Carvalho, popularmente conhecido como: ''Gildo do Rádio'', 72 anos, na madrugada de quinta-feira (25) em Olho d´Água das Flores, Sertão de Alagoas. Embora o acusado que inicialmente teria sido identificado como: ''Alex'' não tenha sido preso ainda. A Polícia tem avançado em relação as informações sobre o acusado e obteve a verdadeira identidade dele, trata-se de: José Antônio de Jesus Silva, de 29 anos. Ele é o responsável por uma tentativa de homicídio na cidade de Itupeva, no interior de São Paulo, no ano de 2015, contra sua então companheira. Além desse crime, ele também é acusado executar em 2017 uma outra mulher com quem convivia. José Antônio é natural do município de Senador Rui Palmeira.

''Alex'' seria o nome falso que o mesmo teria adotado para usar em Alagoas. Uma investigação realizada pelo serviço de inteligência do 7° Batalhão de Polícia Militar, da cidade de Santana do Ipanema, constatou que a mulher que estava em companhia do assassino, quando o casal teria chegado no local do crime em um motocicleta nas imediações da Praça da Independência no centro da cidade, trata-se de: Maria Angelina da Silva, de 30 anos. Seria companheira de José Antônio, ambos encontra-se foragidos. A Delegacia de São José da Tapera, que também responde pela DP de Olho D’ Água das Flores passa a investigar o caso.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Olho d´Água das Flores oferece uma recompensa no valor de R$ 5 mil reais para quem souber do paradeiro de José Antônio. Qualquer pessoa que souber do paradeiro ode denunciar anônimamente pelo Disque-Denúncia: 181 e ainda pelos números (82) 3621-2006 ou ligar para o batalhão, pelo telefone 3621-3146, Delegacia de Santana do Ipanema.

 

 

 

 

São Paulo recebe 2ª edição do Fórum de Bioeconomia

 

 

 

 

 

Edição 2019 está com inscrições abertas. O tema do Fórum de Bioeconomia deste ano é "Destravando o progresso por meio da bioinovação".

 

            Como o Brasil aproveitará o poder da biologia moderna - e de suas consequentes inovações tecnológicas - para impulsionar a modernização econômica, aumentando a produtividade e promovendo o progresso sustentável para todos? Essa é uma discussão que irá nortear o Fórum de Bioeconomia 2019, que será realizado no dia 08 de agosto, em São Paulo, reunindo líderes inspiradores e os pioneiros da bioeconomia avançada, para refletir sobre as novas perspectivas e acelerar as bioinovações que irão recolocar o Brasil no caminho do progresso. A iniciativa é da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI).

Com o tema "Destravando o progresso por meio da bioinovação", o programa deste ano enfocará o enorme papel da biologia molecular, a engenharia metabólica, a biodiversidade e as biorrefinarias no desencadeamento a próxima onda de progresso do Brasil, com quatro áreas principais que conduzirão as discussões: Saúde e Nutrição, Biocombustíveis e Energia, Bioquímicos e Biomateriais e Produtos para casa e Cuidados pessoais.

Na programação, temas como A Bioeconomia: Fortalecendo a parceria entre a natureza e a sociedade, Criando um campo de jogo nivelado e competitivo para a bioeconomia avançada, Consolidando a transição global para uma economia circular de baixo carbono, Fortalecendo a colaboração em inovação e políticas públicas modernas, ágeis e viabilizadoras, De ideia a produto: Ultrapassando os desafios do pioneirismo e o Prêmio Brasil Bioeconomia 2019.

As inscrições para o Fórum estão abertas e podem ser feitas no site: https://www.bioeconomia.com.br/

 

2ª edição do Prêmio Brasil Bioeconomia

O Prêmio tem como objetivo fomentar a inovação, facilitar novas parcerias e proporcionar uma plataforma valiosa para os empreendedores do (bio)futuro. São três as categorias premiadas: Ideias, Startups & Scale-ups e Empresas Âncora.

Para se candidatar, os interessados podem acessar o linkhttps://www.bioeconomia.com.br/o-premio e ter acesso às explicações e ao regulamento. Empreendedores e inovadores, inscritos, contarão com investidores, membros do júri e líderes mundiais da bioeconomia avançada, permitindo que se conectem com os mais experientes e inspiradores representantes de vários tipos de indústrias.

 

 

assinaturas lide

 

SMTT esclarece dúvidas sobre gravação de vídeos por motoristas ao volante

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça: SMTT esclarece dúvidas sobre gravação de vídeos por motoristas ao0:00100%
Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Após a publicação de um vídeo numa rede social onde o deputado Cabo Bebeto (PSL) aparece falando e dirigindo ao mesmo tempo, a polêmica sobre a legalidade do ato tomou conta das discussões dos internautas.

O CadaMinuto, na busca de esclarecer se o ato seria ou não uma infração ao Código Brasileiro de Trânsito (CBT) conversou nesta sexta-feira, dia 26, com a assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que esclareceu que, “a utilização de celulares para fins de gravação é permitida desde que o condutor utilize um dispositivo como suporte, sendo proibido usar as mãos para manusear o equipamento enquanto dirige o veículo”.

Já quem utiliza o celular dentro do veículo para orientação pelo GPS, é recomendado que, mesmo o equipamento estando no suporte, o motorista, caso precise fazer ajustes de rota ou outro tipo de interação, deve encostar o veículo num local adequado e só assim manusear o aparelho. Caso contrário é bom estar alerta pois, desde 2016 o manuseio de aparelhos celulares ao volante configura uma multa gravíssima com perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o condutor terá ainda que pagar um valor de aproximadamente R$ 293,47, reforçou a assessoria.

Mesmo com todo o rigor da legislação e com a fiscalização do vídeo monitoramento, em Maceió, a SMTT informou que de janeiro até hoje, foram contabilizadas 3.535 infrações envolvendo o uso indevido de aparelhos celulares.

Segurança Pública apreende mais de uma tonelada de drogas no 1º semestre em Alagoas

Quantidade foi um aumento de 77%, se comparado ao mesmo período do ano passado

↑ Trabalho integrado contribui para apreensões e combate a organizações criminosas (Foto: Arquivo SSP/AL)

Mais de uma tonelada de drogas foi apreendida pelas forças policiais, no primeiro semestre deste ano, em Alagoas. Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria da Segurança Pública (SSP), ao todo, foram apreendidos 1.104 quilos de drogas como crack, maconha, cocaína e pasta base de cocaína.

De acordo com os dados do Neac, a quantidade apreendida no primeiro semestre deste ano contabilizou um aumento de 77%, se comparado ao mesmo período do ano passado, que registrou a apreensão de 623 quilos de entorpecentes. Neste ano, foram apreendidos 220 kg em janeiro, 193 em fevereiro, 128 em março, 42 em abril, 358 em maio e 163 em junho. Em 2018, os mesmos meses registraram, respectivamente, 161, 65, 167, 151, 49 e 30 quilos apreendidos.

As apreensões dos entorpecentes são realizadas durante ações diárias e operações das polícias Civil (PC) e Militar (PM), ou em conjunto com outras forças policiais em todo o estado, que resultam também na desarticulação de organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas. A população pode contribuir também com o trabalho da Segurança Pública por meio de denúncias. As informações podem ser passadas, de forma segura e anônima, através do Disque Denúncia 181. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Para o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, as apreensões são muito importantes porque combatem diretamente o tráfico de drogas em Alagoas. “Esse é mais um dos resultados positivos alcançados pela Segurança Pública, que mostra o trabalho desempenhado tanto pela PC quanto pela PM. Não podemos deixar de destacar as ações conjuntas que também têm sido fundamentais para alcançarmos este número tão expressivo de apreensões”, disse.

O delegado Gustavo Henrique, da Delegacia de Narcóticos (DNARC), da Polícia Civil, contou que o aumento das apreensões resulta da intensificação dos trabalhos da Polícia Civil e também da parceria com a Inteligência da Polícia Militar. “É muito importante porque não só contribui para a desarticulação de organizações criminosas como também para a redução de outros crimes, sobretudo os Crimes Violentos Letais e Intencionais, especialmente o homicídio”, afirmou o delegado.

Segundo o subcomandante-geral da PM, coronel Wilson da Silva, a PM tem realizado operações constantes no enfrentamento ao crime organizado em Alagoas e os trabalhos tanto na capital, quanto no interior do estado, têm sido intensificados nos últimos anos. “Graças a importante participação da população, que envia informações sobre os possíveis pontos de comercialização de drogas, e aos levantamentos feitos pelo Serviço de Inteligência, os resultados têm sido satisfatórios. Estamos tirando de circulação uma grande quantidade de drogas, isso desde as primeiras horas do ano, como por exemplo, o Batalhão de Radiopatrulha que apreendeu cerca de 30 quilos de maconha no dia 1º de janeiro”, disse.

10

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Luciana Beder

 
 
 

Estudo revela que 80% de diabéticos podem ter doenças cardiovasculares

SAÚDE

Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Bra  0

 

Um estudo realizado pelo EndoDebate em parceria com a Revista Saúde, mostrou que 80% das pessoas com diabetes tipo 2 apresentam indícios de comprometimento cardiovascular. Mais da metade (52%) indicam pelo menos dois destes sintomas: tontura, dores no peito e nas pernas, falta de ar e palpitações.

Intitulado “Quando o Diabetes Toca o Coração”, o estudo foi lançado em junho pelo laboratório Novo Nordisk e divulgado nesta semana. A pesquisa entrevistou 1.439 pessoas com e sem diabetes tipo 2, com idade entre 47 e 55 anos.

O levantamento mostrou que 64% dos diabéticos não seguem rigorosamente o tratamento e apenas 48% dos pacientes consideram a doença muito grave. O diabetes aparece atrás do câncer (92%), do acidente vascular cerebral (79%), do infarto (75%), do mal de Alzheimer (74%), da insuficiência renal (70%) e da insuficiência cardíaca (56%).

“A atenção ao coração é um dos grandes desafios no segmento do paciente com diabetes. Temos objetivos desafiadores no século 21 que vão além do controle da glicose no sangue, fundamental para o tratamento do diabetes tipo 2. Tudo isso passa também por reduzir o peso e o risco de hipoglicemia e umentar a segurança do ponto de vista cardiovascular”, disse o médico endocrinologista e fundador do EndoDebate, evento que ocorre até hoje (20) na capital paulista, Carlos Eduardo Barra Couri.

Desconhecimento

Sobre a primeira palavra lembrada ao pensarem em problemas do coração, 662 entrevistados mencionaram infarto; 159 disseram morte; 39, hipertensão; 25, AVC. O diabetes ficou em último. Entre os diabéticos, 61% disseram acreditar que a doença está entre os fatores de risco para problemas cardiovasculares, contra 42% entre os não diabéticos. Nos dois grupos, a pressão alta aparece em primeiro lugar, seguida do colesterol e dos triglicérides altos.

Para 60% das pessoas com diabetes tipo 2, o médico transmitiu informações insatisfatórias ou nem mencionou as questões relacionadas ao coração na última consulta para controlar o diabetes. Embora 62% desses pacientes tenham sido diagnosticados há pelo menos cinco anos, 90% dizem ainda sentirem falta de mais informações durante o tratamento.

“O tempo é determinante. É muita informação que o médico tem que passar. Eu acredito que há uma mistura de falta de informação e desconhecimento de como abordar direito esse paciente. Como falar em um tom acolhedor humano e ao mesmo tempo incisivo, informativo? Muitos médicos não sabem como fazer isso”, comenta Couri.

Percepção limitada

Apesar da gravidade da doença, a pesquisa também revelou uma percepção limitada sobre os riscos do diabetes tipo 2. Ao todo, 64% das pessoas com diabetes entrevistadas não seguem o tratamento à risca. “A adesão ao tratamento começa quando o médico abre a porta do consultório, quando o médico levanta para atender o paciente, quando o paciente tem uma consulta digna, quando o médico ouve o paciente. Adesão é muito mais do que explicar como toma o remédio, é acolher o paciente e ser humano na consulta”, explica Couri.

Segundo o laboratório parceiro da pesquisa, 13 milhões de pessoas vivem com o diabetes tipo 1 ou tipo 2 no Brasil. Desse total, estima-se que 90% tenham diabetes tipo 2, no qual o pâncreas produz a insulina insuficiente ou não age de forma adequada para diminuir a glicemia. Ele é mais comum em adultos com obesidade e em pessoas com histórico familiar de diabetes tipo 2. Quase metade das pessoas com diabetes tipo 2 não sabem ter a doença. Além disso, duas a cada três mortes de pessoas com diabetes são ocasionadas por doenças cardiovasculares.

Rio São Francisco, em Pão de Açúcar, ganha nova opção para travessia de motocicletas e carros de passeio

 
Marcos BragaRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Em Pão de Açúcar, Sertão Alagoano, o Rio São Francisco ganhou uma nova opção de travessia de motocicletas e carros de passeio. A travessia de Pão de Açúcar à Niterói, povoado pertencente ao município de Porto da Folha, no Estado de Sergipe, poderá ser feita por balsa. Um dos proprietários de lanchas que realizam o trajeto diário entre as duas localidades resolveu investir numa balsa de madeira, que já se encontra no porto de Pão de Açúcar, no aguardo de autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), para iniciar os trabalhos.

A embarcação tem capacidade para atravessar, com segurança, dois veículos de passeio e cerca de vinte motocicletas. A novidade agradou, principalmente, aos donos de motocicletas, que diminuirão o tempo de espera para a travessia, agilizando a viagem.

 
 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter