Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Artista de Arapiraca tem música em filme nacional

'Perdi La Night', do músico Janu, estará em Morto não Fala, a ser lançado em outubro

↑ Músico agrestino Janu tem dois trabalhos gravados premiados pela Secult (Foto: Assessoria)

Previsto para ser lançado no mês de outubro, em todo o Brasil, o filme “Morto não fala”, uma coprodução da Casa de Cinema de Porto Alegre, Globo Filmes e Canal Brasil, tem na trilha sonora a música “Perdi La Night”, uma lambada pop Agrestina que faz parte do disco Lindeza, do artista popular arapiraquense Januário Leite, o Janu.

A produção musical conta com participações marcantes das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e do renomado artista Wado.

Janu possui dois trabalhos gravados: o seu EP Debut, de 2012 (Matuto Urbano) e o disco Lindeza (2015-2017).

Os discos receberam prêmios da Secretaria de Cultura de Alagoas (Secult), que, segundo o artista, ajudou bastante na finalização dos dois trabalhos.

O músico e cantor Janu já participou de diversos festivais, a exemplo do Rock Cordel, projeto Palco Aberto, Festival Viva Arapiraca, Quinta no Arena, Jazz & Blues na Praça, Bienal de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, além do Centenário do Teatro Deodoro, Grito Rock, Festival de Cinema de Penedo, Sesc das Artes, Rock Pró-Cultura, entre outros eventos.

Ainda na biografia, Janu tem músicas gravadas por bandas como Gato Negro e a maceioense Renata Peixoto, no ano de 2018, Janu fez a trilha sonora do desfile Renda-se ao Guerreiro, do estilista Jonhson Cavalcante, na Dragão Fashion House, em Fortaleza, considerado o maior festival de moda da América Latina.

O artista de Arapiraca fez três videoclipes na web e, um deles, o Ei, Mulher, conta com participação do artista Borba de Paula e já ultrapassou 30 mil visualizações no canal YouTube.

Com a direção de Denisson Ramalho, o filme Morto não fala já está sendo exibido em vários festivais no exterior, e tem no elenco artistas famosos como Daniel de Oliveira, Fabíula Nascimento, Bianca Comparato e Marco Ricca.

64

Fonte: Tribuna Independente / Davi Salsa

PRF determina suspensão e recolhimento de radares móveis

Ordem ocorre após determinação da Presidência ser publicada no DOU
Por: Agência Brasil  
 
 Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) determinou hoje (15) que “todos os gestores e servidores” suspendam o uso e recolham “equipamentos medidores de velocidade estáticos, móveis e portáteis”. Em nota encaminhada à imprensa, a PRF informa que a determinação vale até que o Ministério da Infraestrutura conclua a reavaliação da regulamentação dos procedimentos de fiscalização eletrônica de velocidade em vias públicas.

A determinação ocorre no mesmo dia em que um despacho do presidente Jair Bolsonaro, com o mesmo teor, foi publicado no Diário Oficial da União.

Conforme o comunicado da PRF, estão revogados atos administrativos sobre a atividade de fiscalização eletrônica de velocidade em rodovias e estradas federais. Os policiais rodoviários também deverão rever normas internas sobre a atividade de fiscalização de trânsito quando a cargo da PRF.

A direção da PRF pede que sejam “adotadas as providências para a proposição de nova regulamentação” a cargo do Ministério da Infraestrutura.

 

Estudante do IFAL Campus Santana é selecionada para intercâmbio na Itália

Palloma Darling é aluna do Curso Médio Integrado integra time de cinco estudantes que passarão dois meses na Europa
Por: por Diego Alves - IFAL  
 
 Foto: IFAL

Quem já viveu a experiência de intercâmbio reconhece os benefícios que a oportunidade leva à vida dos estudantes, seja na vida acadêmica - com o conhecimento de sistemas de ensino, formações e hábitos diversos dos nossos - seja na vida pessoal - com o contato enriquecedor com a cultura do país visitado. Para viajar nesse universo, uma estudante do Curso Técnico Integrado em Administração do Campus, do Ifal em Santana do Ipanema, precisou superar etapas criteriosas para carimbar seu passaporte à Itália.

Aos 16 anos, Palloma Darling Ramos Ferreira da Silva venceu a seletiva do Programa de Bolsa de Intercâmbio Exploradores Culturais 2019, ofertado pela ASF Brasil aos estudantes de escolas públicas, e levará à terra da pizza o sotaque sertanejo. A discente está num seleto grupo de cinco estudantes brasileiros, sendo a única representante da região Nordeste.

Na avaliação a que foi submetida, a sertaneja de Santana do Ipanema teve seu perfil avaliado em itens como desempenho acadêmico, capacidade de liderança, espírito empreendedor e interesse na experiência intercultural.  Como o objetivo da bolsa é proporcionar uma oportunidade para famílias que não tenham condição de arcar com uma experiência de intercâmbio, a condição socioeconômica também foi avaliada.

O caminho até a Itália

"Estava navegando nas redes sociais e me deparei com um post no perfil do Campus Santana. Aquilo me chamou atenção e em casa conversei com meus pais. Cheguei a pensar em desistir, mas acabei optando por realizar a inscrição", destaca Palloma. Mal sabia ela que ali se iniciava seu caminho até a Itália. Na primeira fase, a discente precisou  conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e propor um projeto ou ação para ser implementada na sua realidade local: o produto da escolha resultou num vídeo de 3 minutos enviado à organização da seleção.

A ação proposta nasceu da participação da estudante como voluntária no projeto de extensão "Educação Financeira como ferramenta para a formação de cidadãos conscientes", coordenado pela docente Kalina Kely Leite e pela assistente em administração Anna Beatriz Palmeira. No projeto, a educação financeira é levada para uma versão mais infantil aos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oton Gaspar de Farias, no município de Carneiros.

No projeto de Palloma a ideia central é a mesma: levar os benefícios da educação financeira aos discentes das escolas públicas. A diferença está no raio de ação, já que agora ele precisa ser expandido para um maior número de instituições educacionais.

A estudante reconhece a importância do Ifal na conquista da sua vaga no intercâmbio ao apontar o compromisso da instituição com a aplicação de conhecimentos científicos que contribuem para o cumprimento dos "17 objetivos para transformar o nosso mundo", indicados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na lista, figuram itens como a erradicação da pobreza, redução das desigualdades, educação de qualidade e consumo e produção responsáveis.

O trabalho da sertaneja foi validado pela ASF na segunda fase e conquistou um dos lugares na final, ocorrida de forma presencial em Maceió. Nesta terça-feira (13), a alegria tomou conta da estudante e de seus familiares, com a divulgação dos vencedores. Agora, a aluna passará pela última etapa, que conta com a participação dos familiares em entrevistas com a comissão responsável. Depois é só aguardar o embarque para terras italianas, o que está previsto para acontecer em 13 de dezembro.

 

Vidas transformadas pela educação profissional

 

O orgulho do Ifal estampado na fotoA ida de Palloma Darling à Europa para conhecer a cultura italiana e compartilhar a brasileira é só mais um dos tantos casos de vidas transformadas pela educação de qualidade promovida gratuitamente pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Desde 2010, o Ifal oferta para a região de Santana do Ipanema uma educação que une ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o desenvolvimento regional.

Para o sucesso do arrojado projeto de educação nascido com a criação dos Institutos Federais em 2008, a dedicação dos estudantes aparece como ponto chave. Desde 2017, já em seu ano de ingresso, Palloma demonstrou seu interesse afinado pelos estudos ao conseguir uma inédita classificação da instituição à segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - OBFEP. "Ela é um exemplo a ser seguido. É curiosa, inventiva, sagaz, e está sempre interessada em descobrir o novo e entender a natureza da coisas em todas as suas dimensões", destaca Kalina Leite, professora da jovem.

Apesar das limitações orçamentárias, a estudante deve contar com o auxílio do Programa de Mobilidade Estudantil, previsto dentro da política de assistência estudantil do Ifal, que oferece apoio financeiro para a emissão do Passaporte. As despesas com hospedagem, alimentação, transporte e auxílio saúde são garantidas pela instituição ofertante do intercâmbio, que durará dois meses.

 

 

 

Com brilho nos olhos, a estudante conta como o Ifal redimensionou sua vida. "Desde que entrei no aqui a minha compreensão de mim como ser humano tem se aprimorado. Hoje, quase três anos depois da minha chegada, me vejo como muito mais do que uma nota em um sistema, mas como um agente de transformação da realidade e um ser humano dotado de inteligência em áreas diversas. Mais que preparar para o mercado, o Ifal tem se preocupado em nos "humanizar", lembrar-nos que não somos máquinas. E é esse o maior diferencial da educação que recebemos na casa", contou Palloma.

 
 

 

Profissionais da educação em Olivença se mobilizam para pedir a Câmara de Vereadores que convença Prefeitura a reabrir negociação salarial

 
SINTEALRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Profissionais da rede pública municipal em Educação de Olivença, organizados pelo Núcleo Regional Sinteal/Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, realizaram um ato de protesto e cobrança na Câmara de Vereadores, para cobrar dos vereadores o apoio e a intervenção junto à Prefeitura para que sejam reabertas as negociações da campanha salarial.

Antes que as negociações fossem suspensas pela gestão, o prefeito de Olivença, José Arnaldo Silva (PSD) já havia proposto um acordo, rejeitado pelas/os trabalhadoras/es.

Sinteal e lideranças da base da categoria, logo após ao ato público que aconteceu em frente à sede da Câmara Municipal, se reuniram com uma comissão de vereadores e conseguiu arrancar o compromisso da presidenta da Casa, vereadora Lourdes Cirilo, de tentar agendar, até a data-limite da próxima sexta-feira (23/08), uma nova audiência do prefeito e do setor jurídico da prefeitura com o sindicato e a categoria.

Caso a tentativa da presidenta da Câmara de Vereadores não se concretize, Sinteal e trabalhadoras/es já organizam novo ato de cobrança pelo retorno da mesa de negociação.

Fonte: Minutosertao.com.br

Passagens do transporte intermunicipal ficam cerca de 7% mais caras, a partir deste sábado

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça: Passagem do transporte intermunicipal fica mais cara a partir deste0:00100%
Foto: Ascom SMTTRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueTransporte intermunicipal

Entra em vigor neste sábado (17), o reajuste de em 7,271060% nas tarifas do Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros de Alagoas. A resolução com o reajuste aplicado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) foi publicada no dia 6 deste mês, no Diário Oficial do Estado.

Conforme a resolução, o reajuste foi decidido em reunião do Colegiado da Arsal, ocorrida no dia 2 de agosto, e se refere ao período de outubro de 2017 a junho de 2019, sendo aplicado sob os coeficientes tarifários vigentes este ano.

Mais de 100 mil passageiros utilizam diariamente o sistema de transporte intermunicipal, composto por ônibus e micro-ônibus, em Alagoas.  

Os novos valores das passagens de todas as linhas atendidas pelo sistema podem ser consultados a partir de amanhã, no http://www.arsal.al.gov.br.

Desabamento e fortes chuvas deixam Palmeira dos Índios em alerta

Prefeitura disponibiliza os telefones 99301.6633, 99920.3396, 192 ou 193 para serem acionados

↑ Desabamento de prédio não resultou em feridos (Foto: Assessoria / Prefeitura de Palmeira dos Índios)

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio das secretarias de Defesa Civil e de Serviços Públicos e Convívio Urbano (SPCU), está em alerta, devido às chuvas fortes que caem na região e também por conta do desabamento do telhado e da parede de um prédio antigo no Centro da cidade. Ninguém se feriu. O prédio tinha mais de 20 anos que estava fechado e a prefeitura, por segurança, demoliu o que sobrou do antigo imóvel.

O prefeito Júlio Cezar disse que a finalidade é prevenir problemas que possam afetar localidades recorrentes. “Ano passado enfrentamos vários desabamentos de casas na zona rural. Ontem, tivemos o deste prédio antigo no Centro. Nossa equipe ficará em alerta também na Serra do Muro, Serra das Espias e nas partes alta e baixa da cidade, que também preocupam. Já determinei a nossa Defesa Civil Municipal para que faça a vistoria nessas localidades”, destacou o prefeito.

Caso haja necessidade, a prefeitura disponibiliza os telefones 99301.6633, 99920.3396, 192 ou 193 para serem acionados. O Samu e o Corpo de Bombeiros também estão em alerta máximo para qualquer tipo de ocorrência.

27

Fonte: Assessoria / Prefeitura de Palmeira dos Índios

Polícia Civil discute melhorias na segurança na região do Sertão de Alagoas

 
PC ALRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueDelegado Cícero Lima em reunião com delegados, agentes e escrivães da área do Sertão.

Delegados e policiais civis (agentes e escrivães) do Sertão alagoano estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (8) para discutir estratégias objetivando melhorar ainda mais o trabalho realizado pela instituição na região.

O encontro convocado pelo delegado Cícero Lima, gerente de Polícia Judiciária da Região 4 (GPJ4), aconteceu na sede da PC, no bairro de Jacarecica.

Na reunião foram debatidas formas de aumentar o número de esclarecimentos dos inquéritos policiais sobre homicídios apontando a autoria.

“Nossa região tem um índice relativamente baixo de assassinatos. E isso é um fator que no dá condições de elucidar em maior número esses crimes”, disse Cícero Lima.

Durante o encontro, o setor de estatística apresentou dados relativos ao trabalho feito pelas delegacias localizadas na região sertaneja, solicitando que o desempenho, no que tange ao municiamento do novo sistema (Procedimento Policial Eletrônico), seja melhorado.

Lider comunitário sertanejo relata e mostra descaso em HGE durante ida com paciente

 
Cortesia/ Jaudiran da SaúdeRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O Líder comunitário do município de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, Jaudiran Pereira, popularmente conhecido como: ''Jaudiran da Saúde'' relatou via redes sociais e a imprensa o ''descaso'' no Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió. Jaudiran, que é lider do conjunto Santa Quitéria, no município sertanejo, esteve na noite de quarta-feira (07) acompanhando sua tia.

De acordo com relatos de Jaudiran a reportagem do Minuto Sertão, o mesmo teve que ficar ''espremido'' com a falta de espaço nos corredores diante da falta de estrutura para acompanhantes. "Hoje em dia vemos nas redes sociais do governador Renan Filho e do secretário de Saúde apenas propagandas positivas do HGE. Corredores livres de superlotação e ninguém mais deitado no chão, porém, o que fizeram foi apenas uma maquiagem para nos enganar. Os pacientes foram todos largados em salas pequenas e têm que conviver com outros que têm patologias completamente diferentes", disse Jaudiran.

"Minha tia é sequelada de um AVC que teve há nove anos. Teve uma trombose numa das pernas e apresentou um ferimento que se espalhou muito rapidamente. Foi para o HGE para tentar tratar. Ontem à noite, eu precisei procurar o médico, que já estava saindo do plantão, para ele avaliar minha tia. Somente ao olhar para ela, disse que era caso de amputação do membro", complementou Jaudiran.

Em resposta ao caso, a assessoria do Hospital Geral do Estado (HGE), informa que:

A paciente Maria Helena Pereira, de 59 anos, possui um quadro infeccioso grave em sua perna direita, sendo assistida pela equipe de cirurgia vascular e endovascular. Seu estado de saúde é considerado estável.

Também explica que as imagens divulgadas pelo acompanhante mostram usuários durante observação em uma das portas de entrada, a Área Azul. Por ser uma área de chegada, todos são submetidos a exames para encontro de diagnóstico e adoção das condutas assistenciais necessárias a cada doente. Somente após essa triagem, o enfermo pode ser encaminhado para outras áreas mais especializadas.

Entretanto, a denúncia de que haveria um caso de meningite no mesmo espaço ocupado por Maria Helena Pereira não procede. Todas as patologias encontradas nesse mesmo setor não levam a suspeita da doença. Caso existisse, a equipe multidisciplinar do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde seria acionada para intervenção, que vão desde os cuidados relacionados à prevenção do contágio até a transferência para o Hospital Escola Dr. Helvio Auto.

Quanto às acomodações, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que está em tramitação o processo de aquisição de novas poltronas reclináveis. Quando concluso, todos os setores do maior hospital público de Alagoas serão contemplados com o equipamento. 

Por agora, a gerência do HGE solicita que o usuário registre na Ouvidoria, localizada no 1º andar da unidade, quais profissionais adotaram postura fora do esperado. Sem essa indicação oficial, os gestores não tem conhecimento dos nomes para início da apuração. O mesmo setor pode ser procurado para sugestões, esclarecimentos e outras reclamações.

Confira abaixo um vídeo enviado por Jaudiran a reportagem do Minuto Sertão:

Casal acusado de torturar filhos adotivos se preparava para fugir de Alagoas, diz MP

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça: Casal acusado de torturar filhos adotivos se preparava para fugir de0:00100%
Foto: AssessoriaRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueCrianças e adolescentes foram flagrados em condições subumanas

O Ministério Público Estadual divulgou nesta sexta-feira (9) mais informações sobre o caso envolvendo Hermano Lopes Borges, de 48 anos, e Barthira do Carmo Cunha, 67. Acusado de tortura e maus tratos contra os filhos adotivos, o casal foi preso preventivamente ontem, na residência onde morava, na Praia do Francês.

Por meio da assessoria de Comunicação, o MP informou que foi constatado que os menores eram vítimas de tortura física e psicológica por parte do casal e que requereu a prisão em razão dos testemunhos do crime de tortura e da informação de que Hermano e Barthira se preparavam para fugir de Alagoas, assim como fizeram quando deixaram Aparecida de Goiânia, em Goiás, depois que o juizado local determinou um estudo de caso na família em razão da fuga de uma das filhas adotivas.

No momento do cumprimento da busca e apreensão, requerida pelo Ministério Público Estadual, ficou constatado que havia malas prontas e que um microônibus estava preparado para fazer uma viagem. Além disso, os pais já tinham solicitado, nas escolas, a transferência dos filhos.

Início

O caso veio à tona com a necessidade da equipe multidisciplinar atuante na Vara da Infância  da Juventude da comarca de Aparecida de Goiânia realizar estudo social com a família diante de afirmações de duas meninas que viveram como filhas adotivas e conseguiram fugir. Tal necessidade do estudo surgiu após ter sido concedida uma medida protetiva em favor dos filhos, proposta pelo Ministério Público de Goiás, onde a família residia.

Ainda conforme o MP, após o início da investigação social em Goiás, o casal fugiu com as crianças e a família só foi localizada quatro anos depois, em Marechal Deodoro.

O estudo psicossocial da realidade familiar realizado pela equipe multidisciplinar da comarca de Marechal Deodoro apontou que as crianças viviam em condições desumanas e degradantes. Além disso, em diligências complementares, o MP constatou que os menores também eram vítimas de tortura física e psicológica por parte do casal.

Em Alagoas, quatro testemunhas que colaboram com as investigações narram, com riqueza de detalhes, os fatos ocorridos, especialmente, no interior da residência. No entanto, devido ao segredo de justiça e em respeito à dignidade dos menores de idade envolvidos, os detalhes não podem ser revelados.

Em contato com o Juizado da Infância e Juventude de Aparecida de Goiânia, o MP-AL sugeriu a reavaliação dos processos de guarda e adoção de todas as vítimas e ficou acordado que as ações serão desarquivadas para revisão.

Ouvidos pelo MP, as crianças e adolescentes disseram que querem voltar para a sua cidade natal e não desejam mais permanecer sob a guarda do casal.

*Com Ascom MPE

Em primeiro turno, Josealdo Tonholo é eleito reitor da UFAL

Do total de votantes, Tonholo e Eliane tiveram 4089 votos de estudantes, 755 votos de técnicos e 809 votos de docentes da instituição

↑ Professor Josealdo Tonholo foi o mais votado em Consulta para o cargo de reitor da Ufal -Foto: Divulgação/Ufal

O professor Josealdo Tonholo, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), venceu em primeiro turno a consulta pública para liderar a reitoria da instituição no quadriênio 2021-2024.

Com todas as 46 das 47 urnas apuradas, a Chapa 1, liderada por Tonholo e que tem a professora Eliane Cavalcanti como vice-reitora, somou 55,58% dos votos válidos sendo vitoriosa nos três segmentos que participaram da consulta à comunidade acadêmica da Universidade. Eliane é diretora do Campus de Arapiraca da UFAL.

Do total de votantes, Tonholo e Eliane tiveram 4089 votos de estudantes, 755 votos de técnicos e 809 votos de docentes da instituição. Em segundo lugar, a Chapa 2, liderada pela atual reitora Valéria Correia, obteve 31,74% dos votos válidos, com 3023 votos de estudantes, 391 de professores e 389 de técnicos.

Em terceiro lugar na disputa ficou a Chapa 4, liderada pelo atual vice-reitor Jose Vieira com 8,74% dos votos válidos totais. E em quarto e último, a Chapa 3 liderada pelo professor Alexandre Toledo terminou a disputa com 3,94% dos votos.

21

Fonte: Assessoria

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter