O fantasma da próxima crise penetra os salões do FMI. Ex-governador do Banco da Inglaterra avisa à seleta plateia: agora, será bem pior — porque a ganância e a soberba dos mercados bloquearam as alternativas políticas.
Por Larry Elliott*
Imagens: Marcos Guardiola Martin, Maguma, Deus do Dinheiro
Imagem: Deus do Dinheiro
A economia global caminha, como um sonâmbulo, rumo a uma crise financeira e econômica que terá consequências devastadoras para o sistema de mercado, segundo Mervyn King, um ex-governador do Banco da Inglaterra (2003-13), hoje membro da Câmara dos Lordes do Reino Unido. King, ocupante do posto durante a grande crise global de 2008, que quase levou o sistema bancário à morte, afirmou que a resistência a um novo pensamento econômico leva à conjuração de uma nova situação caótica, semelhante à daquele período.
Numa palestra em Washington, durante o encontro anual do FMI (14 a 20/10), ele afirmou que não houve nenhum questionamento essencial às ideias que levaram à crise, há uma década. “Outro abalo econômico e financeiro seria devastador para a legitimidade de um sistema de mercado”, afirmou. “Quando nos aferramos à nova ortodoxia da política monetária e fingimos que tornamos o sistema bancário seguro, estamos caminhando, adormecidos, rumo àquela crise”.
King acrescentou que os EUA sofrerão um “armagedon financeiro”, se seu banco central – o Federal Reserve – não tiver o necessário poder de fogo para combater um episódio similar à liquidação do mercado de títulos podres relacionados a hipotecas.
Ao contrário do que acontece agora, argumentou ele, após a Grande Depressão dos anos 1930 surgiu um novo pensamento e deu-se uma mudança intelectual. “Ninguém duvida que estamos vivendo um período de turbulências políticas. Mas não ha questionamento comparável das políticas econômicas subjacentes. Isso precisa mudar”, disse ele.
O ex-governador do Banco da Inglaterra afirmou que raras vezes houve um clima econômico e político tão pesado, citando a guerra econômica entre EUA e China, os motins em Hong Kong, os problemas em países-chave como Argentina e Turquia, as tensões crescentes entre a França e a Alemanha a respeito do futuro do euro e o conflito político interno, cada vez mais ácido, nos EUA.
“As marolas na superfície de nossa política tornaram-se ondas ameaçadoras, à medida em que os ventos ganharam força” ele disse. Explicou que a economia mundial acostumou-se a uma armadilha de baixo crescimento e que a retomada, a partir da queda de 2008-09, é mais fraca que após a Grande Depressão dos anos 1930. “Depois da Grande Inflação [anos 1970], da Grande Estabilidade [1980-2000] e da Grande Recessão [pós-2009], entramos numa Grande Estagnação”, King afirmou que em 2013 o ex-secretário do Tesouro dos EUA. Larry Summers, reintroduziu o conceito de “estagnação secular”, um período duradouro de baixo crescimento, em que taxas de juros extremamente baixas são ineficazes. “Certamente, está na hora de admitir que estamos vivendo esta fase”, disse. Os modelos convencionais foram inúteis para contribuir com dois objetivos políticos importantes : tirar a economia mundial da armadilha de baixo crescimento e prepará-la para a próxima crise financeira.
“O pensamento convencional atribui a estagnação principalmente a fatores de produção, à medida em que a taxa de crescimento da produtividade parece ter caído. Mas os dados só podem ser interpretados a partir de um teoria ou modelo. E é surpreendente haver tanta resistência à hipótese segundo a qual não apenas os Estados Unidos, mas o mundo todo, está sofrendo de uma estagnação secular provocada por baixo consumo [“demanda”, no jargão economês].
Segundo King, o mundo entrou e saiu da crise financeira global com um padrão distorcido de produção e consumo [oferta e demanda]. Escapar permanentemente de uma armadilha de baixo consumo exigiria uma realocação de recursos de um componente de demanda para o outro; de um setor para outro; de algumas empresas para outras.
“Houve investimento excessivo em alguns setores da economia (o setor exportador da China e da Alemanha, e imóveis comerciais em outras economias avançadas, por exemplo) – e insuficiente em outros (a infraestrutura, em muitos países do Ocidente, por exemplo). Seria preciso produzir uma realocação maciça de recursos, tanto capital quanto trabalho. Mas isso exigiria um conjunto de políticas muito mais abrangente e refinado que apenas estímulos monetários”.
Ele, porém, advertiu: “Foi a incapacidade de agir em múltiplas frentes da política econômica que levou à estagnação da demanda na última década. E a falta de iniciativas para lidar com a fraqueza estrutural da economia planetária gera um risco de outra crise financeira. Ela poderá não emanar, agora, do sistema bancário norte-americano, mas de sistemas financeiros fragilizados, em vastas partes do mundo”.
*Jornalista e escritor britânico, voltado especialmente para assuntos econômicos. Editor de Economia no "The Guardian".
Tradução: Outras Palavras
Folha divulga áudio de Queiroz: "MP tem cometa para enterrar na gente"
Áudios divulgados pela Folha de S.Paulo neste domingo (27) aponta falas do ex-assessor Fabrício Queiroz em referência a ele próprio e ao filho do presidente Jair Bolsonaro, preocupado com as denúncias que o Ministério Público tem: “Um cometa para enterrar na gente”, disse. Queiroz cita ainda a demissão de funcionária-fantasma, diz que quer voltar para o PSL, da necessidade de "lapidar" e "blindar" o partido e sugere ainda, uma "porrada" no presidente da Câmara, Rodrigo Maia.
Ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz tem áudios vazados.
Fabrício Queiroz e Flávio Bolsonaro são investigados por um suposto esquema de “rachadinha” instalado no gabinete do senador, quando este exercia mandato como deputado estadual na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).
O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) detectou movimentações atípicas de Queiroz na ordem de R$ 1,2 milhão de janeiro de 2016 a janeiro de 2017. O MP do Rio de Janeiro abriu investigação, que foi suspensa no último dia 30 pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Os áudios divulgados pelo jornal tratam de julho deste ano. “É o que eu falo, po. O cara lá está hiperprotegido. Eu não vejo ninguém mover nada para tentar me ajudar aí, entendeu? Ver e tal… É só porrada, cara. O MP [Ministério Público] tá com uma pi** do tamanho de um cometa para enterrar na gente e não vi ninguém agir”, disse em julho deste ano.
Em outras gravações obtidas pela Folha, Queiroz disse que tem vontade de voltar para o PSL e “lapidar a bagunça” pela qual passa o partido. A fonte que passou o material foi mantida sob sigilo.
“Resolvendo essa pi** que está vindo na minha direção, que se Deus quiser vai resolver, vamos ver se a gente assume esse partido aí, cara. Eu e você de frente aí. Lapidar essa po**”, afirmou a 1 interlocutor não identificado.
Queiroz acrescentou ao interlocutor para ficarem os 2 “de frente” e “blindar” os problemas partidários. Atualmente, Flávio Bolsonaro é quem comanda o diretório do PSL no Rio. O irmão e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) está à frente do diretório em São Paulo.
“Então, cara, eu politicamente, só posso ir para partido. Trabalha isso aí com o chefe aí. Passando essa ventania aí, ficamos eu e você de frente. A gente nunca vai trair o cara. Ele sabe disso. E a gente blinda, a gente blinda legal essa porra aí. Espertalhão não vai se criar com a gente”, afirmou.
O ex-assessor disse que o governo está sendo feito de “chacota” e que está “pegando mal” a atividade do presidente Jair Bolsonaro no Twitter. Afirmou que Bolsonaro deveria “dar porrada” no presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e que o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) deveria ir “no calço” de Maia.
“Estão fazendo chacota do governo dele. Rodrigo Maia está esculachando. Rodrigo Maia… As declarações dele humilha [sic] o Jair. Jair tinha que dar uma porrada nesse filha da pu**. Botar o [ministro da Justiça] Sergio Moro para ir no calço [sic] dele. Tem pi** na bunda dele aí, antiga”, falou em março.
Numa outra gravação, Queiroz dá a entender que Bolsonaro comunicou a ele que demitiria a funcionária-fantasma do gabinete de 1 de seus filhos, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ). O ex-assessor fala sobre Cileide Barbosa Mendes, de 43 anos, doméstica da família.
“Na época, o Jair falou para mim que ele ia exonerar a Cileide porque a reportagem estava indo direto lá na rua e para não vincular ela ao gabinete. Aí ele falou: ‘Vou ter que exonerar ela assim mesmo’. Ele exonerou e depois não arrumou nada para ela não? Ela continua na casa em Bento Ribeiro?”, perguntou.
Na última quarta-feira (24), o jornal O Globo publicou numa reportagem que Queiroz supostamente continuava ativo em indicações para gabinetes. O ex-assessor afirmou que seria possível ser escolhido para cargos sem que houvesse vinculação direta à família Bolsonaro:
“Tem mais de 500 cargos lá, cara, na Câmara, no Senado… Pode indicar para qualquer comissão, alguma coisa, sem vincular a eles [família Bolsonaro] em nada. Vinte continho pra gente caía bem, pra c**, caía bem pra c**. Não precisa vincular a um nome.
Aniversário de Lula mobiliza milhares no Brasil e exterior
Ex-presidente e preso político completou 74 anos neste domingo (27); data é marcada por comemoração de sua vida e pedidos de justiça e liberdade.
Com a irreverência e alegria características do povo brasileiro, milhares de integrantes de movimentos populares, partidos, apoiadores e admiradores do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva organizaram atos em diversas cidades do país e do mundo para celebrar seu aniversário neste domingo (27).
Os festejos para celebrar os 74 anos do líder de Luiz Inácio Lula da Silva, nascido no interior de Pernambuco, marcam também a resistência pela sua liberdade após 568 dias de sua prisão política.
Uma das principais festas de aniversário organizadas para Lula foi realizada na Vigília Lula Livre, a poucos metros da sede da Polícia Federal em Curitiba (Paraná), onde o ex-presidente está detido desde abril de 2018.
Com um bolo de mais de 5 metros de extensão, feito por grupos da economia solidária, e milhares de participantes de todas as regiões do país que viajaram em caravanas até a capital do Paraná, a festa da Vigília Lula Livre contou com diversas apresentações musicais e falas políticas.
A presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, também esteve em Curitiba para felicitar Lula e relembrou seu legado para o país.
“Lula deixa um dos maiores legados de governo ao povo brasileiro e vai deixar um das maiores legados de resistência e coragem ao estar aqui de cabeça erguida e não trocar sua dignidade pela liberdade”, afirmou.
Bolo de aniversário para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante comemoração na Vigília Lula Livre, em frente à Sede da Polícia Federal onde está preso desde abril de 2018.
A data comemorativa não passou despercebida no estado natal do ex-presidente, onde estão sendo realizadas confraternizações em vários municípios, e os pernambucanos abusaram da criatividade na hora de comemorar.
Em Caetés, cidade onde nasceu o ex-presidente, a população se reuniu a partir das 8h na casa onde Lula viveu, e realizaram festividades durante toda a manhã.
No Recife, o dia amanheceu com mobilizações no rio Capibaribe, que cruza a cidade. Recifenses realizaram a “Barqueata” Lula Livre, a partir das 8h, navegando em homenagem ao aniversariante, com mais de 30 barcos. Às margens do rio, foram realizados bandeiraços em diversas pontes da cidade.
Ainda no Recife, quem não quis tomar o caminho das águas, também pôde celebrar os 74 anos de Lula com o Pedal Lula Livre. A ação dos ciclistas teve início às 9h, no Parque da Jaqueira. As ações na capital seguiram por todo o dia e o bolo de aniversário com parabéns foi cortado no final desta tarde, na av. Rio Branco, no Marco Zero.
Em Olinda, a festa foi celebrada já em clima de Carnaval. com a realização do bloco “Parabéns Presidente”. Em Camaragibe, na região metropolitana do Recife, a comemoração acontece na principal praça da cidade.
Em São Paulo, no Armazém do Campo, os festejos foram intercalados por reflexões à respeito da prisão do petista, que segue encarcerado em Curitiba desde o dia 07 de abril de 2018.
Passaram pelo Armazém do Campo mais mil pessoas, que almoçaram o Escondidinho Pernambucano, feito pela chef Carmen Virgínia, e curtiram as atrações musicais como a banda Conjuntura, o DJ Roger e o bloco especial com canções de Belchior, comandado por Taciana Barros, Natália Barros, Igor Brasil e Zeli Silva.
Barqueata, carreata, caravana
É o segundo aniversário que Lula é forçado a permanecer sozinho, em sua cela na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, mas cercado de atenções do lado de fora, na Vigília Lula Livre, e em mais de uma centena de atividades que ocorrem em cidade brasileiras, na América Latina, na Europa, nos Estados Unidos.
Barqueada em Recife
Tem almoço, bolo, carreata e até uma barqueata no rio Capibaribe, em Recife, onde haverá festa no Armazém do Campo, assim como em São Paulo.
Caravanas partiram de todo o Brasil para a capital paranaense. Uma delas, de ônibus, saiu de Brasília levando mais de 500 pessoas por 1.500 quilômetros para o parabéns a Lula na Vigília. Entre elas a cozinheira Maria de Jesus Oliveira da Costa, a Tia Zélia, uma das personagens brasilienses mais queridas do ex-presidente, para quem cozinha um de seus pratos prediletos: a rabada com polenta.
As comemorações pelo aniversário de Lula confirmam a tese defendida pelo ex-presidente, quando falou a uma multidão em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no dia em que foi preso, em 7 de abril de 2018. “Não adianta tentar parar o meu sonho, porque quando eu parar de sonhar, eu sonharei pela cabeça de vocês, pelo sonho de vocês. Não adianta eles acharem que vão fazer com que eu pare. Eu não pararei porque eu não sou mais um ser humano. Eu sou uma ideia. E uma ideia misturada com a ideia de vocês.”
Pedidos de aniversário
Em entrevista concedida ao Brasil de Fato, na última quarta- feira (23). Lula falou sobre as comemorações Brasil afora pelo seu aniversário, e a rotina dentro da prisão em Curitiba.
“Vou até falar para o diretor aqui, o doutor Luciano, que ele poderia vir aqui na hora do aniversário, eu sair daqui com ele e ir lá, soprar as velinhas. São 74 velinhas, e eu não vou ter fôlego para assoprar tudo. Aí eu vou lá, vejo o aniversário, como um pedaço de bolo e volto para cá, não tem nenhum problema”, brincou Lula.
Entre os pedidos de aniversário do ex-presidente está a resistência contra o governo de Jair Bolsonaro (PSL). Durante a conversa, ele pediu que “as pessoas não deixassem destruir o país”. Em relação ao contexto internacional, Lula também expressou também sua expectativa pela vitória do candidato Alberto Fernández nas eleições presidenciais da Argentina que acontecem hoje.
“Graças a Deus, nós estamos com expectativa de que [Alberto] Fernandez ganhe na Argentina. Será o meu presente de aniversário”, declarou.
Alberto Fernández, apontado como possível vencedor das eleições deste domingo, é uma das personalidades internacionais que parabenizou o ex-presidente brasileiro através de suas redes sociais.
“Também faz aniversário hoje meu amigo Lula, um homem extraordinário que está preso injustamente há um ano e meio. Parabéns pra você, querido Lula. Espero te ver em breve” escreveu em sua conta no Twitter.
Assunto mais comentado nas redes sociais
A hashtag #ParabensLula é o assunto mais comentado nas redes sociais tomadas por vídeos que saúdam a vida do preso político. A magistrada Carol Proner toca um Parabéns a Você no clarinete, ao lado do namorado, o cantor e compositor Chico Buarque. Fernanda Takai e a banda Pato Fu cantam parabéns com bolo e tudo para o ex-presidente.
O compositor Francis Hime adaptou ao piano a letra de Meu Caro Amigo, clássico em que ele Chico mandam notícias ao amigo Ruy Guerra no exílio, nos anos 1970, para dizer a Lula: “Mas o que eu quero é lhe dizer, que a gente está te esperando, para que o Brasil de novo volte a ser feliz”.
A filósofa e ativista norte-americana Angela Davis conta que pelo mundo todo as pessoas estão dizendo “Lula livre”. O linguista Noam Chomsky afirma: “Queremos ver Lula livre em breve”. O ator Osmar Prado deseja a Lula muita saúde, amor, paz, resistência e muita coragem. O cantor Martinho da Vila deseja felicidades e avisa: o próximo ano vai ser muito bom para você. Zeca Pagodinho mudou a foto do seu instagram para desejar feliz aniversário ao amigo Lula.
História
Lula nasceu em Caetés, no agreste pernambucano, cidade localizada a 248 km de Recife, capital do estado, em 27 de outubro de 1945. O petista é um dos nove filhos de Aristides Inácio da Silva e Euridice Inácio da Silva, a dona Lindu.
Em 1952, aos sete anos, Lula migrou para São Paulo com a família em um pau-de-arara, onde moraram em Santos, no litoral paulista. Três anos depois, dona Lindu se separa de Aristides, por conta de violência doméstica, e migra para a capital paulista.
No início da década de 1960, o ex-presidente começa sua trajetória como metalúrgico em uma fábrica de parafusos, onde recebia meio salário mínimo. Cinco anos depois, incentivado pelo irmão, Frei Chico, visita pela primeira vez o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. À época, os sindicalistas buscavam alternativas para enfrentar a ditadura militar.
No ano de 1969, Lula ocupa o primeiro cargo na direção do sindicato e se casa pela primeira vez, com Maria de Lourdes. Dois anos depois, o petista sofre com a morte da esposa, durante o parto do filho do casal, que também falece.
Se casa com Marisa Letícia em 1974 e um ano depois é eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos com impressionantes 92% dos votos. Já em 1978 é reeleito com 98% dos votos.
A trajetória na política institucional tem seu pontapé em 1980, quando participa da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), no colégio Sion. Já no primeiro congresso da nova legenda, Lula é eleito o presidente.
Sem esquecer a atuação sindical, Lula articula a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 1983, a maior central sindical da América Latina.
Em 1986, Lula é eleito deputado federal em São Paulo. Três anos depois, se lança, pela primeira vez, como candidato à presidência da República, perdeu. A candidatura se repetiu em 1994 e 1998, com votações expressivas, mas com derrotas nas urnas.
Porém, em 2002, aos 57 anos, Lula é eleito presidente do Brasil, após derrotar José Serra (PSDB). Outro tucano, Geraldo Alckmin, perde para o petista em 2006, que é reeleito com 58 milhões de votos.
Desde 2015, Lula enfrenta uma perseguição política promovida pela Operação Lava Jato. O processo é apontado como ilegal por diversos juristas. Em abril de 2018, o petista é preso e se torna símbolo de uma campanha que ganha adesão em todo mundo, pedindo sua liberdade.
Com informações do Brasil de Fato e Rede Brasil Atual
Por www.alagoasnanet.com.br/Assessoria 23/10/2019 - 18h 37min Divulgação0
Campus Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas realiza o 2º Letras no Sertão e a Biblioação de 23 a 25 deste mês. O tema deste ano será “Leitura e imaginário social: os sentidos dos mundos”. O evento ocorrerá das 13h30 às 18h, e terá como subtemas: Mundos das mitologias; Mundo das africanidades; Mundo dos anos 80; Mundo de Monteiro Lobato; Mundo das sensações; Mundo Harry Potter; Mundo Gabriel García Márquez.
A atividade literária também se reveste de uma ação denominada “Portas Abertas” que proporciona a comunidade da região sertaneja a prestigiar o evento cultural do Campus Santana do Ipanema.
Durante a programação, haverá palestra nos dias 23 e 24 deste mês sobre os Anos 80 com a professora Giselle Olivia Mantovani, graduada em Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês pela Universidade de Caxias do Sul (1983), Bacharelado em Letras Tradutor e Intérprete pela Universidade de Caxias do Sul (1982), Licenciatura Plena em Letras Português-Espanhol pela Universidade de Caxias do Sul (2011), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). As inscrições para as palestras ocorrerão no período de 21 a 23 deste mês na Biblioteca do campus.
O evento será finalizado às 17h do dia 26 com Discoteca Retrô: anos 60, 70 e 80 e Apresentações culturais.
Por José Malta Fontes Neto-Jornalista MTE/AL 1740 26/10/2019 - 23h 30min João Djalma - www.alagoasnahora.com.br0
Oplenário da Câmara Municipal de Santana do Ipanema recebeu um bom público para prestigiar o lançamento do décimo primeiro livro do escritor e poeta Robério Alves Magalhães.
Histórias de Amor – Dois Romances num só livro foi apresentado ao público nesta sexta-feira (25).
A solenidade contou com a presença do presidente da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes, jornalista e escritor José Malta Fontes Neto que conduziu o cerimonial.
Compuseram a mesa de honra o anfitrião Robério Alves Magalhães, a diretora de cultura professora Gilcélia Gomes dos Santos, que na oportunidade representou o prefeito Isnaldo Bulhões Barros, vereador Roberto Oliveira Silva – representando o poder legislativo, jornalista Fernando Valões, professor Marcelo Fausto Souza – que fez a apresentação do livro, professor José Pinto de Assis e o jornalista e escritor Antônio Machado – representando a ACALA e o Centro Cultural do Sertão.
Na plenária, presenças especiais como os acadêmicos da Academia Santanense de Letras: Bartolomeu Barros, Silvano Gabriel Pereira de Barros dos Santos, Fábio Soares Campos, Maria Aparecida Silva dos Santos, vereadores José Marciano Augusto dos Santos (Marciano do Couro) e Eudes Vieira da Paixão – Merica, vereadora Josefa Eliana Silva Bezerra – Fofa, empresário Josinaldo Soares dos Santos – presidente da Associação Comercial de Santana do Ipanema, cantor Arly Cardoso, escritora Lícia Maciel – representando a União dos Escritores Sertanejos.
Após as formalidades iniciais o anfitrião Robério Magalhães cantou uma música gospel, seguido dos pronunciamentos. Usaram da palavra o professor Marcelo André Fausto Souza, que fez a apresentação do livro, jornalista Fernando Valões, veredaor Roberto Oliveira, professora Gilcélia Gomes e finalizando os pronunciamentos o escritor e poeta Robério Alves Magalhães.
Após as falas a mesa foi desfeita e o escritor concedeu os tradicionais autógrafos, quando foi servido um coquetel ao som do cantor Dênis Marques, acompanhado de Messias dos Teclados.
Ogoverno federal notificou 11 países cobrando esclarecimentos sobre 30 navios mapeados dentro da investigação sobre a origem do vazamento de óleo que atingiu diversas praias do Nordeste. A informação foi dada pelo coordenador de operações navais da Marinha, almirante de esquadra Leonarndo Puntel, em entrevista a jornalistas no sábado (26).
A investigação conduzida pela Marinha trabalha com a tese de que o responsável teria sido um navio-tanque. A apuração inicial avaliou 1.500 embarcações e afunilou a análise para 30 veículos marinhos de 11 países. O comandante não detalhou que nações estariam neste grupo, mas disse que o requerimento pede informações para os governos para saber se têm conhecimento de algum acidente.
Os 30 navios estão entre os que passaram pela costa do Nordeste no período, identificados por fazerem comunicações por sistemas marítimos. Conforme Puntel, os investigadores calculam que o vazamento teria ocorrido no mês de agosto, com o óleo chegando às praias no fim daquele mês.
O almirante não descartou a possibilidade de que o episódio tenha sido causado por embarcações não oficiais, denominadas “dark ships”. Neste caso, contudo, a apuração será mais complexa e terá de envolver outras fontes de informação, como análise de imagens de satélite.
Puntel declarou que não é possível afirmar que o veículo era venezuelano. Mas que pesquisas da Petrobrás teriam identificado o óleo como proveniente daquele país. “Laudo da Marinha concluiu que óleo não era brasileiro. O laudo da Petrobrás foi além, porque tem amostras de óleos de outros países. Ele é de bacias venezuelanas. O navio a gente não sabe”, comentou.
Manchas
A coordenadora-geral de emergências ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernanda Pirilo, afirmou na entrevista coletiva que não há novo óleo nas praias.
“Não há mais chegada de óleo novo, mas algumas praias ainda têm vestígio de óleo, temos os pontos identificados em que ainda há óleo residual, a maioria nos estados de Pernambuco e Bahia”, pontuou.
O comandante Leonardo Puntel acrescentou que a despeito da dificuldade de monitorar a evolução das manchas, dado que elas se deslocam debaixo da água a partir das correntezas marinhas, o exame realizado pelos órgãos envolvidos no grupo de acompanhamento detectou que houve um decréscimo da quantidade.
“As manchas de óleo tiveram dinâmica diferente. No início de setembro e outubro ela estava tranquila, não tinha grandes quantidades. Teve período na semana passada que houve aumento do volume no óleo na Bahia, Sergipe, Alagoas e Sul de Pernambuco. E este volume começou a decrescer agora”, observou.
A coordenadora do Ibama orientou a população dos locais a não entrar em contato com a substância. Já as condições de banho de cada praia são avaliadas pelos órgãos de saúde dos estados e municípios e devem ser verificadas juntamente a esses órgãos.
Brasília
O grupo de órgãos federais encarregados da coordenação das atividades mudou sua base para Brasília. Durante esta semana, várias autoridades do governo federal estiveram em Pernambuco. O comandante da Marinha relatou que ainda permanecem coordenações locais montadas em Recife e Salvador.
A coordenadora de emergências ambientais do Ibama acrescentou que a mudança facilita a atuação do grupo, já que aproxima seus integrantes do centro de decisão política do país. Questionada por jornalistas, ela negou dificuldades na interlocução das entidades tanto em relação ao Executivo quanto no tocante a administrações estaduais.
OCSA perdeu por 1 a 0 para o Flamengo em partida disputada na noite deste domingo, no Maracanã, no encerramento da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado fez o time rubro-negro manter a sequência invicta na série A que já alcança 15 partidas e se consolidar na liderança da competição com 67 pontos ganhos, mantendo a grande vantagem sobre seus perseguidores mais próximos. O CSA continua na 18ª colocação com 26 pontos ganhos. O único gol foi marcado por Arrascaeta, no primeiro tempo.
Quase 70 mil pessoas viram a equipe carioca começar a partida com a intensidade habitual, mas cair de rendimento com o decorrer do jogo, desperdiçando chances para marcar e permitindo que o CSA subisse de produção e desse trabalho para Diego Alves. O goleiro do Flamengo se transformou em personagem importante do confronto com importantes defesas que impediram uma grande surpresa no Maracanã. O time dirigido por Argel Fucks tentou encarar o poderoso adversário de igual para igual e criou dificuldades, apesar da disparidade técnica entre as duas equipes.
Na próxima rodada, o Flamengo vai enfrentar o Goiás, no Serra Dourada. O CSA vai receber o Corinthians, no Rei Pelé.
Jogo – Como era de se esperar, o Flamengo partiu para cima do CSA e, aos cinco minutos, após boa troca de passes, Gerson mandou a bomba e João Carlos fez uma defesa segura. A pressão continuou e, aos oito minutos, a equipe rubro-negra marcou o primeiro gol. Arrascaeta recebeu na entrada da área e arriscou. O goleiro João Carlos falhou e a bola foi morrer nas suas redes, para alegria da grande torcida.
O CSA demorou a se recuperar do golpe e só aos 20 minutos é que chegou na área rubro-negra. Celsinho bateu falta e Ricardo Bueno cabeceou no meio do gol, facilitando a defesa de Diego Alves.
O Flamengo administrava a vantagem, tocando a bola sem a intensidade de outras partidas, enquanto o time alagoano tentava encurtar os espaços, mas encontrava dificuldade para evoluir, depois que recuperava a bola. Só aos 35 minutos é que o CSA criou condições para buscar o empate. Apodi recebeu nas costas da zaga e chutou, mas Diego Alves evitou o gol da equipe nordestina.
Logo depois, o Flamengo criou duas oportunidades para marcar.Aos 38, Gabigol recebeu de Gerson e bateu com muito perigo. Logo depois, Gerson recebeu de Arrascaeta e cruzou para a cabeçada de Bruno Henrique. A bola passou perto da trave.
O CSA voltou a assustar aos 40 minutos quando o volante Dawhan recebeu na área, se livrou de Tuler e chutou para outra grande defesa de Diego Alves. Aos 44, Bruno Henrique voltou a desperdiçar a chance para marcar, ao cabecear para fora quando estava livre na pequena área.
O segundo tempo começou com o Flamengo tentando acelerar o ritmo de jogo para tentar marcar logo o segundo gol e não dar chances de reação ao adversário. Aos 13 minutos, Gabigol foi lançado na entrada da área e arriscou o chute, mas mandou para fora.
O time dirigido por Jorge Jesus só voltou a aparecer na área alagoana aos 21 minutos em nova conclusão de Gabigol, mas o goleiro João Carlos defendeu bem a conclusão do artilheiro.
O treinador rubro-negro colocou Reinier e Vitinho nas vagas de Everton Ribeiro e Arrascaeta.numa tentativa de dar mais velocidade ao ataque da equipe carioca. E, aos 29 minutos, novamente Gabigol tentou a conclusão, mas jogou por cima do travessão.
O CSA não se entregava e voltou a assustar a torcida aos 34 minutos quando Warley soltou a bomba e Diego Alves fez outra grande defesa. Aos 40 foi a vez do experiente Alcsandro cabecear livre e mandar para fora, quando tinha tudo para marcar. No último lance importante do jogo, Gabigol, que passou em branco, tentou colocar no canto, mas João Carlos fez ótima defesa.
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil 12/10/2019 - 17h 30min EBC0
Videoaulas, podcasts e resumos online são alguns dos recursos digitais que podem ajudar os estudantes a revisarem o conteúdo na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com especialistas entrevistados pela Agência Brasil. É preciso, no entanto, tomar alguns cuidados para se certificar de que as plataformas são confiáveis.
“Ferramentas online são recursos poderosos para o estudante de hoje”, disse a educadora Andrea Ramal, autora do livro Redação Excelente! Para Enem e Vestibulares.
“Elas permitem que o estudante veja a mesma matéria que estuda na sala de aula e nos livros explicada por outra pessoa. É um recurso interessante porque às vezes o estudante não tem afinidade com a maneira do professor explicar na sala de aula e, na internet, tem acesso a outros professores, a blogueiros, a youtubers falando desses conteúdos”, explicou.
As opções são muitas, gratuitas e pagas, os conteúdos podem ser em formato de vídeo, de áudio, ou mesmo textos. “E isso acaba sendo suporte, como se fosse uma aula de reforço, de revisão”, afirmou o coordenador do Curso Poliedro, Márcio de Castro Junior Guedes. "Há a possibilidade de salvar, de voltar [no caso de vídeos e áudios], de pausar, de acelerar e de, depois, retomar os conteúdos expostos", complementou o coordenador pedagógico do Colégio Mopi, Luiz Rafael Silva da Silva.
Como aproveitar melhor
Com tantas opções, Silva ressalta que é preciso planejar os estudos. "Não é sair abrindo vídeo. É importante que se tenha planejamento, têm que ser conteúdos que complementem o que se planejou estudar a cada dia. Cada vez mais se observa que quem vai melhor no Enem é que consegue se organizar e ter uma rotina de estudos", detalhou.
Segundo Guedes, outra estratégia é, além de assistir e ouvir as aulas, fazer exercícios para verificar se, de fato, o conteúdo foi apreendido, e não deixar os livros de lado. "Quando assistimos uma aula e entendemos, temos a falsa impressão que aprendemos. Aprender envolve estudo, entrar em contato com livros, com exercícios. Aprendemos quando temos dúvidas. Isso é fundamental. O aluno aprende em função de erros, erra e aprende", sustentou.
A internet também pode ajudar o estudante a fazer os próprios simulados. A cerca de três semanas para o Enem, Andrea recomenda que os estudantes recorram a provas antigas do exame e que finjam que, de fato, estão fazendo o Enem. "Lidar como se fosse um simulado, resolvendo as questões em 4h30 ininterruptas, ter lanchinho e água do lado, como se fosse o dia da prova", ensinou.
No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão disponíveis todas as provas aplicadas nos anos anteriores. Na página, há também os gabaritos. Assim, os estudantes podem corrigir as próprias avaliações e conferir o que erraram.
Cuidados
Os especialistas recomendam ainda que os estudantes tomem cuidado com tudo que acessam e que chequem se os conteúdos são realmente confiáveis para que não tenham os estudos prejudicados. "Como qualquer um pode gravar e postar, a credibilidade fica muito frágil", disse Silva. "Muitas vezes encontramos vídeos com conceitos errados. É importante buscar indicações com os professores [da escola ou cursinho]".
Outra dica, de acordo com Guedes, caso o estudante esteja se preparando para o Enem exclusivamente com materiais digitais, é fazer pesquisas sobre os professores que estão ministrando as aulas online, buscar os currículos desses docentes e os trabalhos que já realizaram. Plataformas pagas ou mesmo gratuitas grandes tendem, segundo ele, a serem mais confiáveis.
"[Plataformas grandes] têm muito mais visualizações, recebem também mais críticas. Se o conteúdo está falho ou incompleto, tende a ser corrigido. O conteúdo e os exercícios tendem a estar mais atualizados", disse.
Conteúdos gratuitos
Algumas recomendações gratuitas são o Youtube Edu, plataforma criada em parceria pela Fundação Lemann e o Google, que reúne conteúdos educacionais em português, e a Hora do Enem, da TV Escola.
No portal Questões Enem da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), os estudantes têm acesso a um atualizado banco de dados que reúne provas de 2009 a 2018. O site permite a resolução das questões online, com o recebimento do gabarito de forma instantânea.
Pelo perfil EBC na Rede, é possível acompanhar a série Caiu no Enem. Os vídeos com explicações de professores convidados a resolver questões estão disponíveis no Youtube.
Enem 2019
O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros. Cerca de 5,1 milhões de pessoas farão o exame.
Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e podendo ser beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O vereador presidente Mário Siqueira - Felicita as Crianças pela passagem do seu dia, além de compartilhar com as famílias o desejo que o desenvolvimento de todas as crianças em todos os aspectos da fase de infância, seja constantemente feliz! Lembra também de rogar a Padroeira Nossa Senhora Aparecida "Padroeira do Brasil", bençãos ao nosso país e aos seus habitantes.
Ataxa elevada de inadimplência e de endividamento no Brasil proporciona uma certeza: o Brasil precisa de educação financeira. Felizmente hoje já são cerca de 300 mil crianças e jovens de todo o Brasil estão sendo educadas financeiramente pelo Programa DSOP Educação Financeira nas Escolas. Os materiais já são utilizados em mais de 115 cidades de 20 estados brasileiros.
Atualmente estudos e pesquisas indicam uma mudança cultural, com a conscientização de que o ambiente escolar é o mais propício para o ensino dessa disciplina. Comprovando ainda que a família do aluno também é beneficiada.
“Há quem pense que as crianças não têm discernimento para lidar com finanças”, relata o mentor da Metodologia DSOP e presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos, “porém notamos que com 4, 5 ou 6 anos elas já reconhecem o dinheiro como um meio para realizar sonhos. Isso nos faz acreditar em uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, mais realizadas e felizes”.
A educação financeira não se restringe apenas aos alunos. Os professores são capacitados para dominar e então disseminar o tema, e também os pais assistem palestras e têm acesso a cursos online gratuitos. Dessa forma, a mudança comportamental é trabalhada em toda a comunidade.
Famílias notam resultados
Por conta dos resultados positivos sentidos nos lares, cresce nos últimos anos o número de escolas em todo o país que adotam o Programa DSOP Educação Financeira nas Escolas. Pesquisa indica que 100% das crianças e jovens que recebem educação financeira na escola, participam das discussões relacionadas às finanças da família em casa.
Esse é um dos dados da 1ª Pesquisa de Educação Financeira nas Escolas, realizada em 2017, uma parceria entre o Instituto de Economia da UNICAMP, por seu Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT), o Instituto Axxus e a Abefin.
Ela também aponta que a grande maioria (71%) dos alunos que têm aulas sobre o tema nas escolas ajudam os pais a fazerem compras conscientes. A pesquisa foi realizada com 750 pais/responsáveis de cinco capitais brasileiras, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Vitória.