Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Bolsonaro atrasa Aliança e vai ficar de fora da eleição municipal

Sem a possibilidade de concorrer com candidatos do próprio partido, presidente também rejeita a ideia de apoiar políticos de outras legendas

↑ Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)

Opresidente Jair Bolsonaro já não apresenta tanta urgência em lançar a Aliança pelo Brasil a tempo de concorrer às eleições municipais deste ano. De acordo com a Folha de S. Paulo, aliados do presidente afirmam que o ex-capitão entendeu que o novo partido só deve ter a quantidade de assinaturas necessárias, 492 mil, por volta de julho. Com esse cenário, Bolsonaro ficará de fora das eleições municipais deste ano.

Sem a possibilidade de concorrer com candidatos da própria legenda, Bolsonaro tem afirmado que rejeita a ideia de apoiar políticos de outros partidos. O medo do presidente é que qualquer apoio a um candidato que não vingue nas eleições pode prejudicar seu governo, assim como em uma eventual tentativa de reeleição em 2022.

“Às vezes você elege um cara em uma capital aí, se o cara fizer besteira, você vai apanhar na campanha de 2022 todinha”, disse Bolsonaro em dezembro, quando recebeu jornalistas no Palácio do Alvorada.

Além disso, apoiar um candidato que não seja da Aliança colocaria Bolsonaro em colisão com demais siglas daquela disputa, o que prejudicaria ainda mais a imagem já fragilizada do presidente no Congresso.

8

Fonte: Revista Fórum

Mais de 5 mil CNHs podem ser suspensas em Alagoas

Motoristas acumularam 20 ou mais pontos em decorrência do cometimento de infrações no trânsito

↑ (Foto: Adailson Calheiros/Arquivo)

Mais de 5 mil Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) podem ser suspensas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). O número de processos considerado recorde pelo órgão em 2019 foi tema da reportagem do Programa TC News desta sexta-feira (24).

De acordo com o chefe de Controle de Infrações do Detran, Daniel Celestino, os processos são referentes aos condutores que acumularam 20 ou mais pontos em decorrência do cometimento de infrações no trânsito.

“Cada infração cometida vem junto à pontuação somada ao prontuário”, disse. “O número de processos chama a atenção e o Detran está acompanhando a situação e perto, mas atribuímos não apenas ao aumento de infrações cometidas, mas também aos trabalhos de fiscalização da Lei Seca, Batalhão de Trânsito, bem como e principalmente a preocupação do órgão em democratizar seus serviços”, pontuou Daniel Celestino.

O quantitativo de 5015 é 70% maior se comparado ao mesmo período do ano anterior (2018). Ainda conforme o chefe de Controle de Infrações do Detran, o maior número de infrações no trânsito do estado diz respeito é alcoolemia ao volante, recusa do bafômetro, excesso de velocidade, destacando o potencial lesivo que as mesmas trazem.

“O Detran não apenas pune, mas previne para que os maus condutores saiam de circulação e assim evita que acidentes venham a acontecer”, ressaltou. O motorista que for notificado receberá um aviso na residência e deve está atento quanto ao prazo caso queira recorrer. O condutor também pode fazer consulta por meio do site do Detran acessando os dados pela placa do veículo.

Acerca da suspensão, o procedimento seguinte é restringir o direito de dirigir, além de o condutor ter que se submeter a um curso teórico de reciclagem por 30 horas em um Centro de Formação de Condutores ou à Distância, depois o motorista passa por um teste no Detran em sendo aprovado terá sua CNH desbloqueada restabelecida.

45

Fonte: Tribuna Hoje

Água Branca e Olho D’Água das Flores terão implantação da Patrulha Maria da Penha

 
DivulgaçãoRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Os municípios de  Água Branca e Olho D’Água das Flores, Sertão de Alagoas, terão a implantação da Patrulha Maria da Penha (PMP). A Patrulha Maria da Penha tem o objetivo de atender as mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica e será implantada nas Guardas Civis Municipais sem custos  para as Prefeituras.

A implantação foi divulgada na última segunda-feira, 18, após uma reunião com Integrantes da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). O primeiro treinamento de capacitação será  iniciado  em março  pela  Polícia Militar, sob o comando da major Danielli de Assunção, comandante da Patrulha.

De acordo com a juíza Marcella Pontes, da 1ª Vara de Delmiro Gouveia e integrante da Coordenadoria, a ideia é que todos os municípios tenham o trabalho da Patrulha Maria da Penha, com atendimento especializado para as vítimas de violência doméstica. Segundo a magistrada, é fundamental que as pessoas que estejam atuando façam um atendimento humanitário e constante com as mulheres que tenham medidas protetivas.

“É muito importante que esses guardas deslocados para a Patrulha Maria da Penha tenham noção do problema social, não só legal e criminal, mas o problema que envolve essas mulheres que são taxativamente vulneráveis e precisam de um cuidado em todas as áreas. Eles também vão conseguir direcioná-las, vão buscar uma reintegração social, indicar em quais os grupos de apoio elas podem procurar ajuda, eles realmente vão estreitar os laços entre o Poder Judiciário, a segurança pública, a vítima e o próprio agressor”, explica.

Em 2019, o município de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas foi o primeiro a ter a implantação da Patrulha Maria da Penha  e desde novembro já esta atuando no município.

Estrutura física do polo da UFAL Santana do Ipanema Campus Sertão é entregue a comunidade

EDUCAÇÃO

Por José Malta Fontes Neto-Jornalista MTE/AL 1740  0

Momento do Descerramento da Placa Inaugural

Na manhã desta quarta-feira (15) foi inaugurado e entregue a comunidade acadêmica a estrutura física do polo da Universidade Federal de Alagoas – UFAL – Campus Sertão unidade Santana do Ipanema.

A solenidade de entrega aconteceu no bloco 1 e contou com a presença da magnífica reitora da UFAL Maria Valéria Costa Correia, deputado federal Paulão, pró-reitores, diretores, coordenadores e discentes que formaram uma frente de hora para a solenidade.

Antes a magnífica reitora, o deputado federal Paulão e os convidados visitaram as instalações do bloco 1 da instituição.

Na sua fala a magnífica reitora falou dos avanços da instituição no seu mandato e detalhou sobre ao devido uso do dinheiro público nas obras que estão sendo entregues. Destacou o empenho do deputado federal Paulão que liberou emenda para a compra de todo o mobiliário do polo que estará em Santana do Ipanema em março.

O deputado Paulão falou da sua satisfação estar em Santana do Ipanema, cumprimentou os seus companheiros de partido presentes a solenidade: ex-prefeito de Carneiros Valmir Melo e o professor Paulo César Eufrásio. Disse da sua luta para liberar emendas parlamentares para esse fim.

Falaram também as discentes presentes, lideres dos diretórios acadêmicos assim como ex-alunas do polo e também a doutoranda Danessa Rafaela que está fazendo seu doutorado na UFRS.

Informações sobre Polo da UFAL em Santana do Ipanema:
Área do Terreno: 19.891,89 m²
Área Construída (Edificações): 2.938 m² (Ref. Térreo + 1º Pavimento dos 2 blocos)
Área Urbanizada: 8.996 m²
Valor Inicial da Obra: aproximadamente R$ 5.700.000 (Cinco milhões setecentos mil reais)
Bloco 01

Bloco 02

4 banheiros (2 fem + 2 masc);
1 Sala p/ Coordenação Geral;
1 Sala p/ Coordenação Acadêmica;
1 Sala p/ Coordenação Contábeis;
1 Sala p/ Coordenação Economia;
1 Almoxarifado;
1 Sala p/ Secretaria Geral;
1 Copa
1 Depósito de Materiais de Limpeza;
1 Sala p/ CRCA;
1 Sala p/ Coordenação da Pós-Graduação;
1 sala p/ NTI;
1 Sala p/ Coordenação de Extensão e Estágios;
1 Sala p/ Coordenação de Pesquisa;
15 Sala de Professores;
1 Área de Estar;
1 Laboratório de Informática;
1 Miniauditório;
1 sala p/ NAE;
1 sala p/ Terceirizados;
1 Sala p/ Reprografia;
5 Salas de Aula (40 alunos/cada)
1 Sala para o servidor/rede.
Bloco 02

Bloco 01

4 banheiros (2 fem +2 masc);
1 Administração;
1 Recepção;
1 Sala de Projeto de Extensão;
2 Sala de Projeto de Pesquisa;
2 Salas p/ CA;
2 salas p/ PET;
1 sala de Professores;
1 Área de Estar;
1 Laboratório de Informática;
1 Biblioteca;
1 Sala para Terceirizados;
1 Sala p/ Empresa Junior;
3 Salas p/ grupo de pesquisa;
2 Salas de Seminário;
2 Salas de Pós-graduação;
6 Salas de Aula (40 alunos/cada);
1 Sala para o servidor/rede.

 

Os desafios do movimento sindical para 2020, por Nivaldo Santana

 

No conjunto de lutas políticas deste ano, o movimento sindical deve ficar atento, acima de tudo, às eleições municipais – que, apesar de suas particularidades, pode ter caráter plebiscitário e contribuir para ampliar o isolamento do governo

 

O mercado de trabalho no Brasil, nosso principal indicador social, continua precário e em agravamento. A agenda do governo aprofunda a redução do custo da força de trabalho, a retirada de direitos, o arrocho salarial e a desregulamentação do mercado de trabalho.

Para diminuir a resistência dos trabalhadores a esse saco de maldades, um dos alvos de Bolsonaro continua a ser o movimento sindical. Com a criação do Gaet (Grupo de Altos Estudos do Trabalho), o governo pretende atacar as fontes de custeio dos sindicatos, implantar o pluralismo sindical, adotar o sindicato por empresa e outras medidas de restrição democrática.

Nessa linha, a primeira medida do governo foi extinguir o Ministério do Trabalho, hoje reduzido a uma mera secretaria subordinada ao Ministério da Economia. Paralelamente, busca-se reduzir o papel da Justiça do Trabalho na arbitragem de conflitos trabalhistas coletivos e individuais. Um dos efeitos tem sido a drástica redução de ações trabalhistas no País.

Passa longe das preocupações do governo o drama social do emprego. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad/IBGE), finalizada em outubro passado, contabilizam 27,1 milhões de trabalhadores subutilizados. Desse total, 12,4 milhões são desempregados. Além dos subutilizados, as estatísticas apontam que o Brasil tem 24,4 milhões de trabalhadores por conta própria e 11,9 milhões empregados sem carteira assinada, a maioria dos quais sem proteção trabalhista e previdenciária.

As propostas do governo não enfrentam o problema do desemprego e ampliam o número de trabalhadores terceirizados, de aplicativos, por conta própria, intermitente, PJ (pessoa jurídica). Tudo somado, avança a política de camuflagem do vínculo trabalhista e a individualização das relações do trabalho para mascarar a retirada de direitos, a precarização e a desregulamentação do trabalho no Brasil.

Associado ao trabalho precário no setor privado, o governo investe pesado contra os trabalhadores do setor público e aplica uma radical reestruturação do Estado, do orçamento público e do pacto federativo. Nesse rumo se enquadra o chamado “Plano + Brasil”, elaborado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Esse plano foi apresentado ao Senado por intermédio de três PECs (Propostas de Emenda à Constituição):

  • PEC Emergencial, que veda a criação de novas despesas, promoção, concursos, criação de cargos e reajustes salariais dos trabalhadores do setor público;
  • PEC do Pacto Federativo, que pretende extinguir mais de mil municípios com menos de 5 mil habitantes e receita inferior a 10% das despesas; desvincular as dotações orçamentárias obrigatórias para Saúde e Educação, unificando as duas rubricas e deixando a critério dos governos sua destinação; diminuir o repasse do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para o BNDES de 40% para 14%, fragilizando ainda mais nosso banco de fomento;
  • E a PEC dos Fundos Públicos, com a qual o governo pretende dispor de 281 fundos públicos com recursos de R$ 220 bilhões para, supostamente, liberar parte desses recursos para pagar dívida, “erradicar a pobreza” e ajudar na recuperação fiscal do Estado, na verdade, uma medida adicional para esvaziar o Estado.

Contra o “Plano + Brasil”, o Fórum das Centrais realizou, em 18 de novembro, o Encontro pelo Emprego e Desenvolvimento. Nesse Encontro, foi distribuída uma nota na qual se contestava a tese do governo de que a crise fiscal é decorrente dos gastos públicos e de que a retomada do crescimento precisaria passar pelo arrocho nas despesas e diminuição do Estado.

Ao contrário, explicam as centrais sindicais, as verdadeiras causas da crise fiscal da União, dos estados e dos municípios são o crescimento econômico baixo (recessão e estagnação da economia), o desemprego, o arrocho salarial, a precarização do trabalho e, sobretudo, o pesado encargo do endividamento público.

Outra batalha importante a ser travada é a luta contra as privatizações. A equipe de Bolsonaro alardeia que pretende arrecadar R$ 150 bilhões com a venda de estatais, de outros ativos e participações da União.  Eletrobras, Correios e outras empresas estão na lista.

Duas outras ações do governo afetam diretamente os trabalhadores. Na Previdência, mesmo depois de aprovada a reforma – com a qual o governo pretende retirar R$ 1 trilhão dos aposentados e pensionistas em dez anos –, Bolsonaro enviou ao Congresso a Medida Provisória (MP) 871/2019, apelidada de “MP do Pente Fino”, que pretende reavaliar todos os benefícios previdenciários e manter a tramitação lenta de quase 2 milhões de pedidos.

Outra ação de retirada de direitos é a MP 905/2019, que cria a Carteira de Trabalho Verde Amarela. Essa MP mexe em 19 itens da CLT e, a pretexto de facilitar a criação de empregos, precariza ainda mais o trabalho. Seu o objetivo é desonerar a folha de pagamento para os patrões que contratarem jovens de 18 a 29 anos, com salário de até R$ 1.497, por dois anos, com redução do FGTS de 8% para 2% e da multa rescisória de 40% para 20%.

Para agravar, a medida libera o trabalho aos domingos e feriados (folga aos domingos só uma vez por mês), acaba com a jornada de seis horas para os bancários, extingue a regulamentação profissional de corretores de seguro, radialistas, publicitários, sociólogos, químicos, artistas, etc.

Na frente sindical, persiste a luta contra a PEC 196, que altera o artigo 8º da Constituição para introduzir no País o pluralismo sindical. De iniciativa parlamentar, essa proposta conta com apoio de algumas centrais sindicais.

Tarefas para o movimento sindical

A luta de resistência e acumulação de forças continua. Em 2019, houve grandes mobilizações e greves gerais, que contribuíram para o crescente desgaste do governo, sem que, no entanto, houvesse uma inversão significativa da correlação de forças.

A luta política do movimento sindical, aliada a outras forças democráticas, tem obtido algumas vitórias parciais, tanto no terreno econômico quanto no político. Neste ano, para ficar em um só exemplo, Bolsonaro não conseguiu sustentar o secretário especial da Cultura, Roberto Alvim – que produziu um vídeo de viés fascista, foi desmascarado e exonerado de suas funções.

No conjunto de lutas políticas deste ano, o movimento sindical deve ficar atento, acima de tudo, às eleições municipais – que, apesar de suas particularidades, pode ter caráter plebiscitário e contribuir para ampliar o isolamento do governo. Algumas tarefas estão na ordem do dia, para debate e reflexão do movimento sindical:

  • Contribuir, nas eleições 2020, para a construção e fortalecimento de um amplo movimento político e social de oposição ao governo Bolsonaro, em defesa do emprego, dos direitos, da democracia e do movimento sindical. Dentre as lutas, destaque para a necessária participação dos sindicalistas nas eleições municipais deste ano;
  • Combater as práticas autoritárias de viés fascistas do governo, principalmente do núcleo que gravita em torno de Sérgio Moro, do clã Bolsonaro, do guru Olavo de Carvalho; formar uma ampla frente de luta contra o governo de extrema-direita;
  • Lutar em defesa da unicidade sindical, da Justiça do Trabalho, do retorno do status ministerial à pasta do Trabalho; enfrentar as novas realidades do sindicalismo com políticas de fortalecimento e valorização do movimento; desenvolver amplas campanhas de sindicalização; priorizar o trabalho com jovens e mulheres; melhorar e diversificar a comunicação sindical; elevar o nível de formação dos quadros e militantes sindicais; ampliar o escopo de atuação sindical para os bairros e escolas.

Para as lutas imediatas, a agenda ainda será definida pelo Fórum das Centrais. Mas cabe, desde já, destacar três agendas de lutas para o primeiro semestre: o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Dia Nacional de Paralisações e Protestos contra o Plano Mais Brasil (18 de março) e o 1º de Maio Unitário – Em Defesa do Emprego, dos Direitos e da Democracia.

Governo federal anuncia aumento do piso dos professores

EDUCAÇÃO

Por Agência Brasil  0

 

Opresidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciaram por meio de live (transmissão ao vivo) em rede social o aumento de 12,84% do piso salarial previsto no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo Weintraub, o reajuste anunciado “é o maior aumento em reais desde 2009.”

Assista à live na íntegra:



O ajuste, acima da inflação de 2019 (4,31%), corresponde às expectativas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que já havia previsto o valor mínimo do magistério passaria de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24. Há expectativa entre gestores municipais que uma nova lei sobre o Fundeb seja criada este ano. A lei atual só prevê a manutenção do fundo até este ano. O Ministério da Educação prepara proposta com novas regras.

Durante a live o presidente também anunciou, ao lado do secretário de Cultura Roberto Alvim, o lançamento do Prêmio Nacional das Artes que irá destinar mais de R$ 20 milhões para produção artística nas cinco grandes regiões brasileiras.

O prêmio terá sete categorias, eruditas e populares, e prevê a seleção de cinco óperas, 25 espetáculos teatrais, 25 exposições individuais de pintura e 25 exposição de escultura, 25 contos inéditos, 25 CDs musicais originais e até 15 propostas de histórias em quadrinhos.

O edital será publicado na próxima semana no Diário Oficial da União e no site da Secretaria Especial da Cultura. O repasse de recursos entre as regiões será dividido de forma igual.

Durante a transmissão, o presidente também comentou a queda histórica dos juros básico da economia, Taxa Selic a 4,5% ao ano e a esperada redução da dívida pública com a baixa dos juros. O presidente salientou a redução dos custos de empréstimos da Caixa Econômica Federal e a diminuição de pessoas inadimplentes. Bolsonaro salientou que a queda de juros ocorre “sem canetada” e “sem interferência”, mas por causa do ambiente de recuperação econômica.

O presidente comemorou a prioridade anunciada pelo governo dos Estados Unidos para que o Brasil se torne membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e lembrou a edição de nova medida provisória que ajusta o salário mínimo dos atuais R$ 1.039 para R$ 1.045.

Além do ministro da Educação e do secretário de Cultura, participou da transmissão o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior.

Assaltos tem sido registrados quase que diariamente em Olivença

 
Agência AlagoasRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A pequena cidade de Olivença, no Sertão de Alagoas, não mais pacata, diante dos casos de violência nos quais vem sido registrados ao longo dos últimos dias no município sertanejo. A população tem sido alvo constante da onda de assaltos que vem ocorrendo quase que diariamente seja na zona rural como também na zona urbana.

De roubo de celulares a motocicletas, os casos tem sido quase que diários, necessitando de uma resposta e de ação por parte dos governantes. O último caso foi registrado nesta quarta-feira (22), um morador da zona rural do município que teve sua residência arrombada por criminosos armados que levaram dinheiro e sua motocicleta.

Um dia antes, na terça (21), um comerciante foi abordado por criminosos ao chegar em sua residência na cidade e teve dinheiro, celular e a chave de seu veículo, subtraídos.

No mesmo dia em que o comerciante foi vítima, um outro morador teve a sua motocicleta tomada de assalto em um povoado nas imediações da rodovia AL 125 que liga o município.

Os oliventinos encontram-se amedrontados diante da falta de segurança. Segundo informações, o governador Renan Filho (MDB) teria sido cobrado pelo ex-vereador do município Josimar Dionísio, para que pudesse fazer algo para resolver a problemática. Em resposta ao mesmo, o governador teria se comprometido a dentro de alguns dias realizar uma espécie de planejamento policial em Olivença. A população local aguarda ansiosa o reforço na segurança para finalmente assim ficar tranquila. Enquanto isso a preocupação dos moradores se intensifica a cada dia.

Alagoano vence campeonato europeu de jiu-jitsu

O jiu-jitsu sempre foi uma das maiores paixões de Wilhiam Mateus, que atualmente divide seu tempo entre os treinos para as competições e aulas na academia

↑ Foto: Divulgação

Oatleta Wilhiam Mateus Marques, faixa roxa da equipe ZR Team Alagoas, conquistou, nesta quarta-feira (22), o título de campeão europeu de jiu-jitsu, durante o European IBJJF Jiu-Jitsu Championship, em Odivelas, Portugal. Natural de Rio Largo, Wilhiam Mateus já colecionava títulos estaduais, regionais e internacionais no Brasil, mas, pela primeira vez, o atleta representou Alagoas em uma competição fora do país.

O jiu-jitsu sempre foi uma das maiores paixões de Wilhiam Mateus, que atualmente divide seu tempo entre os treinos para as competições e as aulas que ministra em sua academia, em Rio Largo, e em um projeto social no Instituto Galba Novais, no Tabuleiro dos Martins, em Maceió. Desde a infância, o atleta, que hoje tem 21 anos, escolheu o tatame como seu refúgio e a arte suave como seu estilo de vida.

“Desde muito pequeno sonhava em viver do jiu-jitsu, competir, ensinar e conquistar títulos importantes. Hoje, com a ajuda da minha equipe e dos meus apoiadores, consigo não apenas viver do esporte, mas concretizar todos os sonhos que até hoje pareciam impossíveis. Esse título é a prova que não devemos desistir nunca e que, quando queremos e nos esforçamos, atingimos nossos objetivos”, destacou Mateus.

Para conquistar o título de campeão europeu, Wilhiam Mateus fez seis lutas duríssimas, encarando atletas de renome internacional. Para o professor Erick Costa, responsável pela equipe ZR Team Alagoas, o fato de um alagoano ter ido tão longe e conquistado tanto com recursos próprios – pra viajar ele fez rifas, pegou dinheiro emprestado e contou com doações de colegas de equipe – mostra que é preciso que empresários e poder público tenham um olhar especial para os competidores que se destacam nacionalmente.

“Só quem estava ao lado dele sabe do esforço e da correria que foi pra conseguir o dinheiro pras passagens e pra ele ficar lá durante a competição. Alagoas tem excelentes atletas mas não temos apoio e, muitos que poderiam também estar comemorando títulos internacionais como o que o Mateus conquistou, desistem pelo caminho”, lamentou Erick Costa.

Projetos para 2020

Mesmo ainda em clima de comemoração, Wilhiam Mateus já está focado em seus próximos desafios. Além das competições locais e regionais, o atleta pretende lutar o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu da CBJJ, que acontece em maio, em São Paulo, e o Campeonato Mundial da IBJJF, que ocorrerá na Califórnia, Estados Unidos, de 27 a 31 de maio.

“Tenho aprendido com as pessoas que Deus colocou em meu caminho a nunca desistir e a sempre focar no meu futuro e nas minhas metas. Hoje, quando olho pra trás, só tenho a agradecer e, analisando meu futuro, confio em meu potencial e acredito que tenho muito ainda a conquistar e a comemorar”, disse o atleta alagoano.

O perfil nas redes sociais de Wilhiam Mateus é @wilhiam_mateusbjj e o da ZR Team Alagoas é o @zrteamalagoas.

18

Fonte: Assessoria

Semarh emite aviso para chuvas de intensidade moderada à forte em Alagoas

Tempo instável pode se estender até a próxima quinta-feira (23); Meteorologistas seguem fazendo trabalho contínuo de monitoramento na Sala de Alerta

ASala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informa que constatou, via monitoramento meteorológico, na tarde desta quarta-feira (22), que as condições atmosféricas sobre a região Nordeste do Brasil, próximas a Alagoas estão favoráveis à ocorrência de pancadas rápidas de chuva com intensidade moderada à forte, acompanhadas de rajadas de vento e incidência de raios em pontos isolados do Litoral Zona da Mata, Agreste e Sertão alagoano.

O Aviso Meteorológico indica que as condições apresentadas podem se estender até a manhã da próxima quinta-feira (23). Além das regiões citadas, ainda existe a previsão de chuva de intensidade fraca à moderada, intercalado com períodos de tempo seco em outras partes do estado.

“Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta”, informa o aviso emitido pela Sala de Alerta da Semarh.

Por se tratar de uma previsão de chuvas localizadas, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo que segue sendo realizado pela Secretaria.

É importante destacar que este sistema meteorológico que está presente, é típico desta época do ano e pode ocasionar grandes volumes de chuva em vários pontos do Nordeste. No entanto, em Alagoas, não deve gerar acumulados significativos, principalmente em Maceió e na região metropolitana.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. Os avisos emitidos pela Semarh são encaminhados para Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e Gabinete do Governador.

32

Fonte: Assessoria

Restituição do Seguro DPVAT 2020 estará disponível a partir desta quarta-feira (15)

Pagamento será feito na conta bancária do proprietário do veículo
Por: Texto de Lays Peixoto  
 
 Foto: Lays Peixoto

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa à população alagoana que a Seguradora Líder, administradora do seguro DPVAT, disponibilizará nesta quarta-feira (15) uma solução tecnológica simplificada para facilitar a restituição da diferença dos valores pagos do seguro obrigatório 2020 pelos proprietários de veículos.

O recurso estará disponível por meio do site https://restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br e a restituição da diferença dos valores pagos será feita diretamente na conta corrente ou conta poupança do proprietário do veículo.

Para realizar a solicitação do ressarcimento, será necessário informar CPF ou CNPJ do proprietário, Renavam do veículo, e-mail e telefone de contato, data em que foi realizado o pagamento a maior, valor pago, banco, agência e conta corrente ou conta poupança do proprietário.

De acordo com informações da Seguradora Líder, ao enviar a solicitação, o proprietário receberá um número de protocolo para o acompanhamento da restituição, no mesmo site. Após o cadastro, a restituição será processada em até dois dias úteis, dependendo, apenas, da compensação bancária para a sua finalização.

É importante destacar que o site restituicao.dpvatsegurodotransito.com.br receberá somente os pedidos de restituição da diferença de valores pagos referente ao Seguro DPVAT 2020.

Para o proprietário que pagou o Seguro DPVAT 2020 duas ou mais vezes, a solicitação da restituição destes valores deve ser feita pelo link https://www.seguradoralider.com.br/Contato/Duvidas-Reclamacoes-e-Sugestoes

 

Confira os valores do DPVAT 2020:

- Automóvel, táxi e carro de aluguel: R$ 5,23

- Ciclomotores: R$ 5,67

- Caminhões: R$ 5,78

- Ônibus e micro-ônibus (sem frete): R$ 8,11

- Ônibus e micro-ônibus (com frete): R$ 10,57

- Motos: R$ 12,30

 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter