Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Ex-vice-prefeita “Linda” e ex-vereadora Aparecida Teodósio recebem comenda Sinhá Rodrigues nesta sexta (13)
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Arquivo/Sertão na Hora

A ex-vice-prefeita Januária Ferreira da Costa e Silva “Linda” e a ex-vereadora Dra. Maria Aparecida Teodósio Monteiro recebem nesta sexta-feira (13), a comenda Maria Isabel Gonçalves da Rocha, “Sinhá Rodrigues”, da Câmara Municipal de Vereadores do município pela relevância dos serviços prestados ao povo santanense, em especial as mulheres.

Serão realizadas duas sessões solenes para as entregas das comendas. A primeira acontece às 110h, na Casa Tácio Chagas Duarte. Aparecida Teodósio receberá a comenda. Já às 19h30min Januária Ferreira “Linda” é quem vai receber a honraria.

A comenda é conferida pela Câmara de Vereadores no mês da mulher - março - a uma mulher que tenha prestado relevantes serviços à comunidade.

 

Lei da Parada Segura permite que mulheres desçam fora do ponto em Maceió

Solicitação de desembarque fora do ponto de parada de ônibus deve ser feita a partir das 20h

↑ Mulheres podem utilizar a Lei da Parada Segura a partir das 20h (Foto: Divulgação)

ALei da Parada Segura garante que as passageiras que utilizam diariamente os coletivos do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) solicitem o desembarque fora dos pontos de paradas de ônibus, a partir das 20h. A medida é regulamentada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e leva em consideração que determinadas áreas podem oferecer maior risco à integridade feminina, tornando esse público mais vulnerável.

Para utilizar o benefício, as usuárias do SIMM devem solicitar o desembarque fora do ponto de ônibus ao motorista ou ao cobrador, em locais em que se sintam mais seguras, desde que a parada indicada esteja dentro do itinerário da linha, não sendo permitido nenhum tipo de desvio do trajeto.

“Essa Lei é muito importante para as mulheres maceioenses que utilizam o transporte público. É imprescindível que as passageiras exijam os seus direitos para que a medida seja cumprida pelas empresas que operam no SIMM. A Lei existe e precisa ser efetivamente respeitada para garantir que as mulheres sejam desembarcadas em segurança”, destacou Paula Isanelle, diretora do SIMM.

Denúncias

Em caso de descumprimento da Lei da Parada Segura, qualquer cidadã maceioense poderá formalizar uma denúncia junto à Superintendência. Para isto, basta entrar em contato com o Disque SMTT, através do número 118, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e informar o número de ordem coletivo, que está localizado nas laterais, na traseira e dianteira dos veículos, além do nome da linha, o horário e o local em que ocorreu a situação.

“Quando a denúncia é efetuada, um levantamento é realizado. Caso seja comprovado o descumprimento da Lei da Parada Segura por parte do motorista, a empresa será notificada e autuada”, reforçou Isanelle.

fonte: SMTT

 

Sesau atualiza números e Alagoas agora tem dez casos suspeitos de coronavírus

Estado segue com um caso confirmado para Covid-19, registrado no domingo, 8 de março

 

↑ Coronavírus (Foto: Wolfgang Rattay / Reuters)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

 

Sesau informa que número de casos suspeitos de coronavírus em Alagoas subiu para cinco

 

ASecretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, nesta quinta-feira (12), que 10 casos suspeitos para Covid-19 e seus contatos estão sendo monitorados pela equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesau e da Secretaria de Saúde de Maceió.

Essas pessoas relataram história de deslocamento para países com transmissão local do Covid-19, e uma foi contato domiciliar de caso confirmado.

É válido lembrar que países como Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Itália, Japão, Malásia, Noruega, Reino Unido, San Marino, Singapura, Suíça, Tailândia e Vietnã estão na lista de locais com transmissão do Covid-19.

Segundo o último informe epidemiológico da Sesau, ainda em relação aos casos suspeitos, 68% são do sexo feminino e 32% do sexo masculino. As faixas etárias mais referidas estão acima dos 40 anos.

Um caso confirmado

No último domingo (8), a Fundação Oswaldo Cruz, laboratório de referência nacional, encaminhou resultado laboratorial detectável para Covid-19 em Alagoas. Trata-se de um homem, de 42 anos que esteve em viagem à Itália, e está em isolamento domiciliar, com quadro de saúde estável.

Fonte: Ascom/SESAU-AL

Sábado, 29 Fevereiro 2020 11:57

Lei de Causalidade

Lei de Causalidade

 

por Fernando Soares Campos(*)

 

Nada acontece sob o impulso de um fator isolado, como único elemento determinante de um fato. Todos os elementos do Universo funcionam em conjunto, encadeados sob as determinações de uma lei conhecida como Lei da Causa e Efeito (Lei de Causalidade), que Isaac Newton chamou de Lei da Ação e Reação (Terceira Lei de Newton), e Jesus tratou a questão através da Parábola do Semeador.

 

Toda causa gera um efeito, ou toda ação gera uma reação. Isso realmente pode ser verificado através de experimentações científicas, ou simplesmente observado na sucessão contínua de nossas próprias experiências pessoais.

 

Por que um princípio tão lógico como a Lei de Causalidade pode ser preterido quando da investigação de certos acontecimentos e, em seu lugar, admitir-se a incidência de “casualidade”, acaso, sorte, destino, fatalidade, milagre, vontade de Deus? 

 

As crianças parecem ser as mais renitentes criaturas interessadas em conhecer as causas e as conexões dos acontecimentos.


Por exemplo...

 

Pai: “O velho Pedro morreu”. Filho: “Morreu por quê?” “Foi atropelando quando atravessava a rua.” “E por que ele foi atravessar a rua?” “Ele ia à padaria.” “E por que ele ia à padaria?” “Ia comprar pão, ora!” “E por que ele ia comprar pão ora?” “Porque estava com fome, claro!” “E por que ele tava com fome claro?” “Ele estava com fome porque já fazia muito tempo que não comia!” “E por que fazia muito tempo que ele não comia?” “Para! Você está me deixando louco!”

 

Aí, chega a mãe e fala carinhosamente: “Filho, ele morreu porque Deus o chamou”. “E por que Deus o chamou?” “Porque chegou sua hora.” “E por que chegou sua hora?” “Vá dormir, vá, filhinho. Amanhã você precisa acordar cedo, tem que ir pra escola.” “E por que eu tenho que ir pra escola?”

 

O problema é que os fatos geralmente se encadeiam em causa e efeito-causa (efeito dominó); por isso, às vezes não conseguimos argumentar com objetividade, priorizando o núcleo da argumentação e identificando seus elementos periféricos, supostamente secundários. Ainda mais se alguém nos bombardear com perguntas fixadas no efeito cascata.

 

Nem sempre conseguimos enxergar a verdadeira relação entre os acontecimentos sucessivos, aquilo que possa revelar ligação entre as ações de causa e efeito, a causalidade dos fatos.

 

E as “casualidades”? Como se explica um fato ocorrido de maneira aparentemente fortuita, sem que possamos identificar qualquer motivo que justifique seu acontecimento, sem qualquer explicação plausível sobre aquilo que o gerou?

 

Existiria efeito sem causa, como dizem que alguns especialistas em física quântica pretendem provar? Não seria apenas o orgulho, ou arrogância, de certos cientistas que não admitem assumir que desconhecem as causas de tal ou qual fenômeno? Isso implicaria afirmar que o acaso existe. Acredito que a diferença básica entre tais cientistas e determinados religiosos é que estes, invariavelmente, atribuem a suposta ocorrência casual à “vontade de Deus” (sorte, destino, milagre); enquanto aqueles, provavelmente, identificam a fonte do “acaso” no próprio "acaso". É como se do nada pudesse surgir alguma coisa. Porém, nesse específico caso, o religioso fanático está mais próximo da razão que o cientista ateu, pois este pretende explicar o surgimento de “alguma coisa” a partir do “nada”; enquanto o religioso admite, pelo menos, uma causa a determinado fenômeno inexplicável: sorte, destino, vontade de Deus...

 

Assim como existe a Lei de Causalidade, existiria uma “Lei de Casualidade”?

 

Ora, terá pensado você, leitor atento: “Se a casualidade ocorresse sob as determinações de uma lei, uma regra, nesse caso, deixaria de ser casualidade”.

 

Concordo, mas veja o que o outro leitor igualmente atento diria: “A Lei de Casualidade é a sorte ou o destino”.

 

Ou seja: a casualidade seria fruto da casualidade. É isso? Então, entramos no circuito equivalente ao cachorro correndo atrás do próprio rabo.

 

Analisando sorte e destino através de conceitos que indiquem casualidade, ou seja, quando a gente classifica certos acontecimentos como tendo sido o resultado da sorte ou do destino, tais como dependentes do acaso, estamos apenas buscando justificativa para o que ainda não entendemos, ou para as causas que ainda não identificamos.

 

Acontece que aquilo que costumamos chamar de sorte ou destino tem, na verdade, pai e mãe. E não é a Providência Divina interferindo em determinados casos, beneficiando uns ou castigando outros, mas apenas a própria Legislação Universal, natural, perfeita, atuando em todos os sentidos.

 

O que chamamos de sorte ou destino são fatores que ocorrem em consequência de nossas próprias ações, reações ou inações, as formas ativas ou passivas como nos comportamos em determinados momentos, diante das situações que se nos apresentem. A sorte ou o destino seriam, portanto, o “efeito” de como agimos, reagimos ou inagimos, fazendo uso adequado ou inadequado dos recursos de que dispomos. Daí, a boa ou má sorte, o bom ou mau destino. Por isso mesmo, aquilo que consideramos sorte e destino tem causa, não é simples fruto do acaso. Assim, podemos continuar chamando de “sorte” ou “destino” tudo que ainda não entendemos ou não identificamos a origem.

 

Uma “Lei de Casualidade” só existiria em função da nossa ignorância, dos nossos parcos conhecimentos, da nossa pouca compreensão do mundo e de suas realidades. Seria ela apenas uma abstração da Lei de Causalidade, pois a distinção entre uma e outra só pode ser estabelecida considerando-se apenas o grau de facilidade ou de dificuldade que tivermos para identificar razões, motivos, causas dos acontecimentos. A questão é que, quando não enxergamos claramente a causa, tendemos a atribuir tudo ao acaso.

 

Milagre, por exemplo, é um fenômeno inexplicável através das leis naturais reveladas pela Ciência, até onde o processo científico alcançou. Ou seja: inexplicável devido ao nosso limitado grau de conhecimento das leis naturais, as chamadas leis da física.


Trocando em miúdos

 

Para muita gente, ainda hoje, o simples ribombar de trovões e a precipitação de raios no céu seriam fenômenos milagrosos, ocorridos apenas em função da vontade de Deus, com momento e hora marcada, por merecimento ou necessidade, anunciando boa-venturança ou desgraça... E assim foi para toda a Humanidade, durante séculos e séculos, porém já não é mais isso para a maior parte dos humanos, ou para os humanos ao menos razoavelmente instruídos.

 

Como nos comportamos diante de relatos sobre milagres testemunhados?

 

Ou nos negamos a acreditar nas testemunhas, tratando o caso como fruto de imaginação fantasiosa ou de possível alucinação (individual ou, o que é mais difícil de se aceitar, coletiva). Ou atribuímos o fato a certa revogação momentânea e localizada das leis naturais (sobrenaturalidade), pela “vontade de Deus”, com o propósito de realizar o tal milagre e de transmitir uma mensagem. Ou nos munimos de razões naturais, alicerçadas em conhecimentos científicos e, a partir daí, elaboramos fundamentos de caráter essencialmente teórico, transcendentes às experiências verificadas pelas nossas funções sensoriais imediatas.

 

Milagre seria, portanto, para algumas pessoas, uma mentira, invencionice, fantasia, ou nada mais que alucinação. Para outros, obra da vontade de Deus, que teria promovido uma eventualidade a fim de atender determinado propósito. Outros tantos tentariam explicá-lo através do conhecimento intuitivo, supra-sensível, mas, na medida do possível, ratificado por detalhes qualitativos e quantitativos do fenômeno, detalhes estes identificados e classificados com base em processos científicos.

 

Dessas três proposições, cabe desenvolver apenas a terceira, pois as duas primeiras, por si mesmas, pelas suas próprias formulações, pretendem responder à questão.

 

A explicação científica de um suposto milagre não comporta elementos tidos como sobrenaturais ou paranormais (apesar de ambas as palavras terem relação semântica entre si, a primeira é geralmente utilizada para justificar fatos sob o ponto de vista religioso, e a segunda é muito empregada nos relatos sobre os chamados fenômenos ufológicos, por exemplo). Se acrescentarmos, além dos caracteres científicos e filosóficos (metafísicos), elementos de sobrenaturalidade ou de paranormalidade à explicação científica, estaremos nos afastando da compreensão da Lei de Causalidade e avançando no campo das casualidades, simplesmente porque sobrenaturalidade e paranormalidade redundam em fé cega, crença fanática.

 

Sorte no jogo de azar


Sabemos que ganhar ou perder nos chamados jogos de azar é uma questão inerente à Lei de Probabilidade.


Ao lançarmos um dado, cada face dele tem uma possibilidade de ficar para cima; uma entre seis possibilidades de posição (1/6).


O mesmo acontece quando giramos uma roleta numerada: cada número tem uma possibilidade de parar em posição de premiado; uma entre um número maior de possibilidades de posição (1/n).


(Os matemáticos podem desenvolver teorias baseadas em fatores que devem ser levados em consideração quando dos cálculos estatísticos que determinem as probabilidades, fatores esses que podem interferir no resultado do jogo. Entretanto, sob um conceito geral, tal resultado está sempre determinado por uma possibilidade de ganhar entre tantas de perder.)


Nos jogos de azar, uma das características da Lei de Probabilidade é cada tentativa resultar em um acontecimento, tendo-se um estabelecido número de possibilidades de que ele venha a acontecer. Sendo assim, só haveria razão para se falar em "acaso" se as probabilidades fossem infinitas, o que, por si mesmo, descaracterizaria o sentido do termo, por não haver mais a determinação de como o fato ocorre.


As probabilidades nos jogos de azar somente variam em função da modalidade ou de defeito no sistema de jogo. E nada indica que haja influência de suposto acaso, sorte, boa estrela. A primeira causa de alguém ganhar ou perder num desses jogos é a decisão de jogar. A segunda está submetida à Lei de Probabilidade.


Em se tratando de jogos de azar que também exijam atenção, raciocínio e habilidade dos jogadores, como acontece, por exemplo, nos jogos de carta, as probabilidades podem variar no tempo, de acordo com a jogada. Não se pode dizer que, porque alguém ter deitado, passado ou comprado tal carta, tenha, com isso, aumentado ou diminuído sua "sorte"; mas, sim, suas chances, as probabilidades.


A Lei de Probabilidade, assim como todas as leis naturais, está inserida no complexo da Legislação Universal.


Sincronismo e coincidência de acontecimentos idênticos ─ "coincidentes probabilisticos"


Acontecimentos idênticos podem ocorrer ao mesmo tempo ou numa sequência temporal, mas sem relação imediata de causa e efeito entre si, aquilo que a gente costuma dizer: "Um não tem nada a ver com o outro". Ou "Um não é a causa nem o efeito do outro". Em cada um dos acontecimentos, podemos identificar, isoladamente, agentes e motivos que os provocaram. Sendo assim, cada ocorrência tem seu relacionamento íntimo-causal independente. No caso, por exemplo, de uma série de incêndio, a causa que levou alguém ou alguma coisa fazer arder as chamas aqui não é a mesma causa (agente e ação) que fez arder as chamas ali ou acolá.


Em acontecimentos meramente sincrônicos, as relações entre eles residem em fatores fenomenais. Ainda como exemplo, analisemos a série de incêndio:


a) Têm causas (agentes e ações) e efeitos. Lei de Causalidade.


b) Ocorreram sob a determinação do mesmo princípio, ou seja, o fogo que queima aqui e o fogo que queima lá ou acolá obedecem à mesma Lei de Combustão.


Porém não se pode atribuir a causa do fogo à própria Lei de Combustão, visto que não existe autocombustão ─ combustão espontânea ─, como alguns cientistas pretendem provar. Seria basicamente o mesmo que dizer que existe efeito sem causa.


c) Fatos idênticos podem ocorrer em vários pontos ao mesmo tempo (momento exato, rigorosamente pontual, sincronização linear no tempo e no espaço), ou em tempos distintos; neste caso, poderíamos considerá-los sincronizados em função da abrangência espacial e da frequência temporal: a cada tantos minutos, tantas horas, tantos dias, tantas semanas, tantos meses, tantos anos... tal número de fatos idênticos aconteceram ou acontecem numa determinada área (bairro, cidade, estado, país, continente...). Lei de Probabilidade.


Epa! Mas essa tal Lei de Probabilidade não é para os chamados jogos de azar?


A questão espaço-temporal dos acontecimentos sincrônicos pode ser definida pela abrangência territorial e frequência temporal das ocorrências, e, colhidos estes dados, pode-se estabelecer as probabilidades, usando cálculos fundamentados na teoria de probabilidade, a Lei de Probabilidade.


Coincidência

Os acontecimentos idêntico-sincrônicos são muitas vezes chamados de "coincidentes", porém o significado de "coincidência" deveria ficar restrito ao fato de que eles se realizaram ao mesmo tempo ou numa definida sequência de tempo.


O problema é que costumamos usar a palavra "coincidência" ou "coincidente" para designar acontecimentos que teriam ocorrido ao acaso, ou seja, acreditando que a simultaneidade teria acontecido casualmente, sem levar em conta fatores naturais e artificiais preestabelecidos, os quais podem fornecer elementos para cálculos probabilísticos. Alguns desses elementos são: a frequência dos acontecimentos, a área de incidência, as condições climáticas, geológicas e de uso social dessas áreas, enfim, ene fatores que podem influenciar a incidência de certos acontecimentos. De posse de tais dados e mais os que aí couberem, qualquer matemático pode calcular as probabilidades de vir a ocorrer tal ou qual fenômeno, em tal ou qual área, com tal ou qual frequência. Dessa forma, deixaríamos de chamá-los de "coincidentes casuais" (coincidentes ao acaso) e passaríamos a chamá-los de "coincidentes probabilisticos".

 

 

(*)Fernando Soares Campos é escritor, autor de "Fronteiras da Realidade - contos para meditar e rir... ou chorar" - Chiado Editora - Portugal - 2018. 

Março chega com muito sol e altas temperaturas em Alagoas, aponta previsão da Semarh

Fim de semana pode registrar máxima de 38°C no Sertão alagoano

↑ Estimativa para o primeiro dia de março é o registro da maior temperatura do final de semana, atingindo 38°C no Sertão (Foto: Divulgação)

Em Alagoas o mês de Fevereiro se despede com muito sol e altas temperaturas. A informação é da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), e foi divulgada nesta sexta-feira (28).

Para esta sexta (28), o sol e o calor predominam, e as chuvas previstas nos finais da tarde serão isoladas e de baixo volume acumulado. Os termômetros oscilam entre 26°C e 31°C em Maceió.

Apesar de um pouco de nebulosidade prevista para o sábado (29), altas temperaturas marcam todo o Estado. No Agreste e Zona da Mata, mínima de 25°C e máxima de 31°C.

E o primeiro dia de Março deve registrar a maior temperatura do final de semana. No domingo (1°), predomínio de muito sol e poucas nuvens. Na capital alagoana, 27°C e 32°C, respectivamente. No Sertão alagoano, a máxima atinge os 38°C.

A previsão do tempo pode ser conferida diariamente em http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao, bem como no aplicativo “Semarh Tempo Alagoas”, disponível para a plataforma Android.

Fonte: Ascom Semarh / Texto: Virna Pereira

Governo federal prorroga prazo para aplicação da nova carteira de identidade

Órgãos têm mais um ano para se adequar aos novos padrões do documento

↑ (Imagem: Divulgação / TSE)

Ogoverno prorrogou para março de 2021 a obrigatoriedade na adoção do novo modelo de carteira de identidade. É a segunda vez que o governo prorroga o prazo. O prazo anterior era março desde ano e o prazo original, do decreto 9.278/2018, era março de 2019. A prorrogação foi publicada hoje (28) no Diário Oficial da União.

Assim, os órgãos de identificação têm mais um ano para se adequar aos padrões da nova carteira de identidade. O novo modelo traz dispositivos para aumentar a segurança contra a falsificação e contém mais informações, como registros do título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep. Também poderá ser incluído o nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.

Outra novidade é que poderão constar, no novo RG, indicativos para pessoas com necessidades especiais e códigos referentes ao Código Internacional de Doenças (CID). Todas as informações são facultativas, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários.

Fonte: Agência Brasil / Texto: Marcelo Brandão

Entidades de Alagoas convocam para ato contra a privatização das empresas públicas

Manifestação está marcada para a próxima terça-feira (3/3) às 14h em frente à ALE

↑ (Imagem: Divulgação)

OSindicato dos Urbanitários de Alagoas, a Central Única dos Trabalhadores – CUT/AL, o movimento sindical, popular, movimentos sociais e demais entidades da sociedade civil alagoana, divulgaram nesta sexta-feira (28) convocação para um ato contra a privatização das empresas públicas, alvo preferencial do governo Bolsonaro, que ocorrerá na terça-feira (3 de março), a partir das 14h, em frente à Assembleia Legislativa de Alagoas, no centro da capital.

De acordo com o Sindicato dos Urbanitários, o protesto tem como objetivo alertar a população dos graves malefícios que a privatização de setores estratégicos traz a todos, como está claro para os alagoanos com a privatização da CEAL, agora Equatorial, que tem causado inúmeros protestos devido à péssima qualidade do serviço e as tarifas cada vez mais altas.

Em Alagoas, segundo o sindicato, o alvo principal do governo estadual é a Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas). O edital para a concessão do serviço de saneamento na Grande Maceió (13 cidades, o equivalente a 43% da população de Alagoas), deve ser lançado em breve. “Caso seja aprovado, na prática, a Casal deixará de operar na área de esgoto e vai passar a produzir água para a empresa que vencer o leilão. Em outras palavras, a Casal será uma ‘prestadora de serviços’ para a nova empresa”, diz a nota dos Urbanitários.

“No âmbito federal, o governo está preparando um ataque às empresas públicas de todo o país, através do envio ao Congresso Nacional de leis e medidas provisórias relacionadas a projetos de privatização. A ideia de Bolsonaro é passar por cima do Congresso para acelerar o ritmo das privatizações – o chamado fast track (via rápida), através de medidas que poderiam ser oficializadas via decreto, dispensando projetos de lei”, alerta o sindicato.

Para o movimento que estará nas ruas na próxima terça, “é preciso fazer pressão nos deputados estaduais, federais, senadores e políticos em geral, para que esse projeto não vá adiante, pois caso ele avance, será a total destruição do serviço público como conhecemos, com a entrega de todo o patrimônio nacional nas mãos do capital privado. A hora de reagir é agora. Todos estão convidados para este ato contra a privatização das empresas públicas e, em defesa dos serviços públicos gratuitos e de qualidade para todos”, encerra o informe.

Fonte: Tribuna Hoje com Assessoria

Santana do Ipanema: estudantes recorrem à Defensoria Pública para manutenção do EJA em escola na zona rural

Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Temendo comprometer o aprendizado e o aumento da evasão escolar, alunos da Escola Estadual de Areia Branca, situada na zona rural de Santana do Ipanema, compareceram na sede da Defensoria Pública do município, nessa quarta-feira, 19, a fim de pedir a intervenção da instituição para que o ensino voltado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) seja restabelecido na unidade de ensino. 

De acordo com o grupo, aproximadamente 30 estudantes têm tido dificuldade em comparecer na nova escola designada para a modalidade de ensino, em razão da distância e falta de transporte. 

Após ouvir os fatos, os defensores públicos João Augusto Sinhorin e Carina Soares instauraram procedimento administrativo com o objetivo de averiguar a extensão e requerer providências dos órgãos responsáveis para garantir o acesso dos estudantes à educação, como o restabelecimento das aulas na escola, melhoria do transporte escolar ou a colocação da modalidade EJA em uma escola mais próxima.

Sertanejo compositor da música ''Ponta de Lápis'' recebe o título de cidadão honorário de Maceió

Reprodução/redes sociaisRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O compositor e cantor, Antônio Roberto Brandão Barbosa, natural de Mata Grande, Sertão de Alagoas, recebeu nesta quinta-feira (20), o título de cidadão honorário de Maceió na Câmara de Vereadores da cidade. A iniciativa partiu do Vereador por Maceió Samyr Malta (DC), que também é natural de Mata Grande.

"É impossível falar em música alagoana e não lembrar de Ponta de Lápis – essa canção - que desde a sua composição nos anos 80, virou uma espécie de hino dos cidadãos maceioenses. Este momento representa um reconhecimento da dedicação de Beto Barbosa à música e de sua contribuição cultural à nossa cidade. O histórico dele fala por si só, que desde muito jovem se dedica à arte e faz muita gente feliz através de suas composições, entre elas a "Ponta de Lápis" esse grande presente para os maceioenses e alagoanos", disse Samyr Malta. 

"Este momento traduz para mim, meus familiares e todos os amigos que a música me deu, a coroação de toda uma vida dedicada à noite da nossa capital. Além disso, receber esta homenagem através do meu amigo e conterrâneo, vereador Samyr Malta, torna o título ainda mais valoroso. Afirmar a partir de hoje, que sou um cidadão da minha amada Maceió, é motivo de muito orgulho e gratidão. Obrigado a todos que aprovaram meu nome para esta tão nobre honraria", concluiu Barbosa.

Veja abaixo um vídeo da música:

 

Galo da Madrugada terá a maior ação de reciclagem já vista em um Carnaval

Ação "Por um carnaval infinitamente sustentável" realizará a gestão de resíduos recicláveis do maior bloco da terra, com catadores abrindo o primeiro dia de desfile

↑ Galo da Madrugada (Foto: Ilustração)

O#VADELATA , movimento da Ball Corporation, e a “Liga da Reciclagem”, inciativa da Novelis , se juntam pela sustentabilidade do maior Bloco de Carnaval da terra. Ambas promovem a maior ação de reciclagem já vista em um Carnaval, executada pelo projeto “Do meu lixo cuido eu”, que em parceria com cooperativas locais realizará a gestão de resíduos recicláveis do Galo da Madrugada, tanto em Recife quanto em São Paulo, nos dias 22 e 25 de fevereiro. No primeiro dia de desfiles, em Recife, catadores de materiais recicláveis ainda abrem o maior bloco carnavalesco do mundo com a “Ala dos Catadores”, em homenagem a estes profissionais.

Ao todo, a ação contará com cerca de 400 trabalhadores envolvidos, gerando renda para centenas de famílias de catadores. Além disso, realizará um trabalho de educação ambiental entre os foliões. Agentes distribuirão sacolas recicláveis e darão orientações sobre como descartar corretamente os materiais recicláveis durante a festa. Após a coleta, os resíduos serão levados para ecopontos próximos aos blocos, onde serão separados, tratados e encaminhados à destinação correta.

Os foliões das duas cidades poderão acompanhar o resultado do projeto a partir do Painel da Reciclagem, placar instalado nos dois municípios, que exibirá o quantitativo coletado nos dois dias de bloco. Os números também serão exibidos no endereço porumcarnavalsustentavel.com.br.

“Esperamos um grande resultado para o meio ambiente, já que estamos falando na gestão de resíduos do maior bloco do mundo. A latinha já é embalagem mais reciclada do Brasil. Nada mais justo que a gente consiga suportar as outras cadeias no mesmo desafio de reduzir impactos”, explica Estevão Braga, Head de Sustentabilidade Ball América do Sul, maior fabricante de latas para bebidas do mundo.

“Além de ser essencial para a preservação do meio ambiente e ser uma atividade extremamente relevante para a nossa economia, gerando renda para milhares de pessoas, a reciclagem é também uma importante ferramenta de inclusão social. Para nós da Novelis, que consideramos a sustentabilidade como um pilar fundamental da nossa estratégia de negócio, fazer parte da maior ação de reciclagem durante o Carnaval, em parceria com a Ball, é uma honra. Educar e conscientizar a população é o primeiro passo para um futuro mais sustentável” completa Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

Durante os dois dias de bloco, o projeto “Do meu lixo cuido eu” contará com a parceria das cooperativas Recicla Recife, Coocares, Coreplast, Esperança Viva, Cooper Recicla Torre, Pró-Recife, Verde é Nossa Vida, Coopagres, Resgatando Vidas, Eco Vida Palha de Arroz, Bola na Rede, Gusmão e das secretarias municipais de Planejamento Urbano, Secretaria da Mulher e Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. Já em São Paulo, conta com as cooperativas Vitória do Belém, Recicla-Butantã e Recifavela.

Em prol de um Carnaval infinitamente sustentável, a ação ressalta os impactos positivos da reciclagem para o meio ambiente. Também incentiva a escolha da latinha de alumínio durante a folia, já que é 100% e infinitamente reciclável e campeã de reciclagem no Brasil, com uma taxa de 97,3%. Além de ser a opção mais segura para pular o carnaval, em meio às multidões.

Projeto coletou mais de 30 toneladas no Carnaval do Rio

Em sua primeira edição, em 2019, o projeto “Do meu lixo cuido eu” deixou um legado para a cidade do Rio de Janeiro, coletando para reciclagem mais de 30 toneladas de resíduos durante os ensaios técnicos e desfiles oficiais na Marquês de Sapucaí. Calcula-se que, com a reciclagem desses materiais, foram poupados cerca de 148 MWh de energia, o suficiente para abastecer mais de duas mil residências populares durante um mês.

Sobre a Ball

A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis ​​de embalagens para clientes de bebidas e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços, principalmente para o governo dos EUA. A companhia e suas subsidiárias empregam 17.500 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US ﹩ 11,6 bilhões em 2018. Na América do Sul a empresa conta com 10 fábricas no Brasil, uma no Chile, uma na Argentina e uma no Paraguai. Para mais informações, acesse http://www.ball.com e siga o Vá de Lata – movimento que conscientiza a população sobre as vantagens das latinhas – no Instagram e Facebook.

Sobre a Novelis

A Novelis Inc. é impulsionada por seu propósito de juntos criar um mundo sustentável. Como líder global em produtos e serviços inovadores e a maior recicladora de alumínio do mundo, estabelecemos parcerias com clientes dos setores automotivo, de bebidas e especialidades para fornecer soluções que maximizam os benefícios do alumínio e leve sustentável para a América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A empresa está sediada em Atlanta, Geórgia, opera em 10 países, tem aproximadamente 11.000 funcionários e registrou ﹩ 12,3 bilhões em receita para o ano fiscal de 2019. A Novelis é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, líder do setor de alumínio e cobre, e principal empresa de metais do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e nos acompanhe pelo Facebook, em facebook.com/ Novelis Inc, e pelo Twitter, em twitter.com/ Novelis .

Sobre a Novelis América do Sul

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US﹩ 2 bilhões no último ano fiscal. A fábrica de Pindamonhangaba foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. A unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo.

A Novelis mantém onze centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de laminação e reciclagem de alumínio da América do Sul.

Fonte: Assessoria

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter