Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Justiça determina que fundação apague textos contra Zumbi dos Palmares

 

Artigos devem ser retirados dos canais de comunicação da Fundação Palmares sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil

 

Protesto contra o racismo

A Justiça determinou nesta sexta-feira (29) que a Fundação Palmares deve apagar imediatamente de seus canais de comunicação dois textos que foram publicados contra Zumbi dos Palmares. A decisão foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

A juíza Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, da 9ª Vara Federal Cível da SJDF​, determinou que os artigos “Zumbi e a Consciência Negra – Existem de Verdade?”, de Luiz Gustavo dos Santos Chrispino, e “A Narrativa Mística de Zumbi dos Palmares”, de Mayalu Felix, devem ser retirados, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil.

A juíza deferiu pedido de liminar apresentado pelas deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ) e Áurea Carolina (PSOL-MG), e deputados Bira do Pindaré (PSB-MA) e Túlio Gadêlha (PDT-PE).

“Concluo, com base nessas considerações, que a permanência dos artigos questionados no sítio institucional da Fundação Cultural Palmares ameaça o patrimônio histórico-cultural brasileiro e viola o direito à identidade, ação e memória da comunidade negra e a sua garantia a condições adequadas para a preservação, expressão e desenvolvimento de sua identidade”, diz a decisão.

A Fundação Palmares, subordinada ao governo federal, é presidida por Sérgio Camargo, aliado do presidente Jair Bolsonaro e negacionista do racismo e da luta por políticas compensatórias à população negra. Camargo é crítico constante de Zumbi dos Palmares e adepto de um revisionismo histórico alinhado com seu viés ideológico.

No Sertão, Jacaré dos Homens é referência no combate ao Covid-19

AssessoriaRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O município de Jacaré dos Homens, Sertão de Alagoas, tem sido uma referência no combate ao Covid-19. Com apenas 2 casos confirmados da doença, o município vem realizando medidas preventivas bem antes da chegada do primeiro caso no município. A Secretaria Municipal de Saúde em um trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal tem desenvolvido ao longo dos meses diariamente ações que tornam o município como exemplo para os demais da região sertaneja.

Do mês de março até este mês de maio, várias ações já foram realizadas. Ainda quando sem registro de caso do novo coronavírus, a cidade passou por uma desinfecção, a Secretaria de Saúde em parceria com a de Meio Ambiente e Defesa Civil do município realizaram a desinfecção de espaços públicos. ‘’Ressaltamos a importância da quarentena. Visando evitar aglomerações que facilitem o contágio e a propagação da doença entre nossos amigos e familiares, é fundamental que todos permaneçam em suas casas’’, destacou o Secretário e Coordenador da Defesa Civil Municipal, Valter Madeiro.

 
PUBLICIDADE

A Secretária de Saúde, Santina Melo, enfatizou sobre a ação que foi ampliada também para povoados: ''Continuaremos atuando com as frentes de serviços, mas é preciso que a população cumpra o isolamento social, para que logo possamos nos ver livres dessa pandemia'', concluiu a Secretária. A ação de desinfecção e higienização do município se deu após o decreto emitido pelo Prefeito Floriano Melo, publicado no dia 20 de março.

A Guarda municipal passou por uma ampliação, visando combater o Covid-19 em Jacaré dos Homens, a prefeitura resolveu realizar a ampliação dos profissionais de segurança os remanejando-os para a casa lotérica localizada no centro da cidade. Com o vigor do auxílio emergencial, ajuda emergencial, estendida pelo governo para os Brasileiros suprirem as dificuldades financeiras durante a passagem da pandemia, a guarda municipal orientou aos moradores que se dirigiam até a lotérica a seguir as recomendações do Ministério da Saúde sobre o distanciamento social.

Moradores usuários de programas sociais do governo federal tais como: Bolsa Família, Criança Alagoana, passaram a receber atendimento por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social de forma preventiva e segura, conforme recomendações de entidades da área de saúde e secretaria nacional de assistência social. A frente da secretaria está o Secretário Antônio Bento. Cestas básicas foram entregues a famílias carentes do município que diante do surgimento do coronavírus começaram a ter dificuldades financeiras devido a paralisação no mercado de trabalho. Jacaré dos Homens recebeu 465 cestas básicas oriundas de uma parceria da Prefeitura do Município com o Governo do Estado e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Foram contemplados com as cestas inscritos do Programa Bolsa Família. Cada família recebeu uma cesta básica.

Sem registrar ainda nenhum caso de Covid-19, Jacaré dos Homens passou a ter barreiras sanitárias, em abril. Diante do surgimento de casos em municípios circunvizinhos, a Prefeitura em trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil Municipal realizaram um trabalho preventivo em barreiras instaladas nos acessos a cidade.  As equipes integrantes das barracas onde se instalavam as barreiras realizaram a verificação da temperatura corporal de motoristas e passageiros que trafegavam entrando e saindo da cidade. As pessoas que apresentavam sintomas eram direcionadas para unidades de saúde. 

Além da medição de temperatura, máscaras foram distribuídas e foram enfatizadas as pessoas as medidas necessárias de isolamento domiciliar e outras precauções. Medidas de higienização pessoal.  A frente da ação, o Secretário e Coordenador da Defesa Civil, Valter Madeiro agradeceu o comprometimento da equipe: ‘’agradecemos aos agentes de saúde, técnicos de enfermagem, policiais civis, militares e guardas municipais, que se uniram para apoiar a nossa ação. A mobilização não tem hora para terminar e daremos continuidade às medidas de segurança em Jacaré dos Homens’’, relatou o secretário.

Considerados o quadro de maior risco para o novo coronavírus, os idosos tiveram a atenção e assistência redobradas, conforme frisou a Secretária de Saúde, Santina Melo: ‘’os nossos profissionais de saúde estão orientando sobre os cuidados, principalmente como realizar a higienização das mãos e objetos. Estão sendo ofertadas quatro máscaras de proteção por pessoa, salientando que não apenas para idosos, mais todos os jacarezeiros estão recebendo o item. Entendemos que o distanciamento social para os mais vulneráveis é essencial no momento. Mas com demonstrações de afeto e carinho, podemos minimizar as tensões e incertezas dessa fase’’, finalizou a secretária.

Cerca de 12 mil máscaras foram distribuídas para a população de Jacaré dos Homens, pela Secretaria Municipal de Saúde. Atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. Os referidos órgãos já afirmaram que uso das máscaras de forma correta reduzem a probabilidade de infecção do vírus. 

O comércio foi orientado pelos profissionais da saúde e da defesa civil. Em um trabalho conjunto, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do município, enviaram profissionais para os estabelecimentos comerciais a fim de que os referidos profissionais prestem orientações aos comerciantes sobre a importância de evitar aglomerações e da higienização para se evitar o contágio do Covid-19. Na ocasião já havia sido contabilizadas 14 mil máscaras distribuídas para a população e visitantes.

A cidade e povoados foram higienizados, visando o combate ao novo coronavírus, um trator foi utilizado para aspergir a diluição de cloro em água, utilizando a solução pulverizada nas vias de maior fluxo e movimentação de pessoas no município. Além de estabelecimentos comerciais, como: Supermercados, farmácias e outros.

O surgimento do Covid-19 em Jacaré dos Homens, apesar das diversas ações preventivas desenvolvida ao longo dos meses, foi inevitável. O primeiro caso surgiu em meio as ações preventivas que passaram a ser reforçadas para que se possa obter um controle no município. Visando esse reforço, a Prefeitura adotou uma medida que torna destaque na região, através de uma ação conjunta com as Secretarias de Saúde e Defesa Civil, resolveram instalar Wi-fi em portais nas barreiras sanitárias, sendo um dos primeiros a adotar tal medida no estado.

A medição da temperatura das pessoas que chegam e saem do município, além da limpeza de pneus dos veículos com água e cloro, por intermédio de bombas de dedetização. A desinfecção de ruas, praças, órgãos públicos e comércio vem sendo mantidas. Somados ao trabalho de levar mensagens de conscientização ao público sobre o isolamento social e higienização pessoal. Orientações imprescindíveis para a população jacarezeira.

A distribuição de máscaras de proteção foi elevada a 15 mil em Jacaré dos Homens, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. Diariamente ações são desenvolvidas em combate ao Covid-19.

Casos de Covid-19 em Jacaré dos Homens

Nesta sexta-feira (29), Jacaré dos Homens registrou seu segundo caso de Covid-19. 38 casos foram descartados, 4 estão sob suspeita, 34 estão sendo monitorados, 89 casos foram monitorados em 14 dias e 14.104 pessoas foram orientadas em barreiras sanitárias. O município segue em alerta, a Secretaria Municipal de Saúde junto a Defesa Civil local e Prefeitura Municipal ressaltam a importância de que os moradores possam seguir as regras da Organização Mundial de Saúde (OMS), se prevenindo do contágio do novo coronavírus. Reafirmando que seguirão prestando suporte e apoio médico aos moradores que testarem positivo para o vírus como também no trabalho de controle para que novos casos não venham a surgir no município, porém isso só é possível com a ajuda consciente de todos. 

 

Sertão de Alagoas tem 355 casos confirmados de Covid-19 e 15 óbitos

Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Santana do Ipanema registra 100 casos da doença
A quantidade de casos positivos de Covid-19 no Sertão de Alagoas corresponde a pouco mais de 4% do total registrado no Estado. Os 26 municípios da região somam 355 casos confirmados e 15 óbitos.
Conforme levantamento feito pelo site Correio Notícia, que teve como base o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde divulgado na sexta-feira (29) e também informações coletadas junto aos municípios da região, o município de Santana do Ipanema é o que possui a maior incidência da doença, com cem casos confirmados, 65 curados e três óbitos. O município tem ainda outros 231 casos suspeitos. 
Grupo Coringa é referência na prevenção ao Covid-19
O Grupo Coringa, com sede em Arapiraca, cidade localizada na Região Metropolitana do Agreste de Alagoas há mais de 50 anos é modelo de combate ao Covid-19 na área da indústria no Estado. Várias ações foram tomadas para proteger seus colaboradores.
Grupo Coringa 02
De acordo com o executivo de gestão de pessoas da empresa, Gustavo Freire, “todas as ações de combate ao Coronavírus no Grupo Coringa foram tomadas seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e dos decretos Estaduais e Municipais”.
Brupo Coringa 03
A empresa adotou medidas de distanciamento social de 1,5 m nos locais de trabalho dos colaborares, uso de máscaras por todos, divisórias e marcações de distanciamento, totens com álcool em gel, medição de temperatura e maior distanciamento no refeitório.
Grupo Coringa 04
Foram distribuídos informes em grupos de WhatsApp do Grupo Coringa, e também em quadros de avisos espalhados pela empresa, com todas as orientações e sintomas da doença. Caso algum colaborar observar um dos sintomas, ele deve procurar o setor médico da empresa.
Comércio e Shopping serão reabertos gradualmente 
O secretário Alexandre Ayres antecipou em entrevista na TV e no Gazetaweb que o atual decreto deve ser renovado do jeito que está. Esta é a recomendação dele e de especialistas de saúde, especialmente infectologistas. Sobre a possibilidade de reabertura gradual do comércio e serviços. 
Comércio e shoping 02
Tal e qual está acontecendo, no momento em São Paulo, Ceará e Maranhão, Estados que foram mais afetados do que Alagoas pela Covid-19. “Esses Estados estão adotando essas medidas porque já chegaram no pico da pandemia. Alagoas ainda não”, explica. O que Ayres e os infectologistas acreditam é que o Estado atingirá o pico da Covid-19 nos próximos 20 dias. 
Comércio e shoping 03
“Estamos nos preparando para um maior aumento de casos nos próximos dias. A gente sempre trabalha ouvindo os técnicos, especialistas e infectologistas e eles tem revelado que os próximos 20 dias serão cruciais em Alagoas”, infelizmente, desabafou o secretário Alexandre Ayres.
Senai faz doação de protetores faciais para profisisonais no Estado 
No período de uma semana, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) entregou 5.969 protetores faciais a profissionais que atuam na linha de frente contra o coronavírus. Não apenas da área de saúde, mas, também, de segurança pública, assistência social, entre outras.
Senai faz doação 02
 Para os profisisonais da saúde do governo do Estado, foram doadas 2.000 unidades. Outras 200 foram entregues ao Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Nesta doação, o Senai contou com a parceria da Federação das Indústrias (Fiea) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).
Senai faz doação 03
“O objetivo é contribuir para proteger profissionais importantes nesse momento de pandemia da Covid-19. O Senai também colabora com o conserto de respiradores, doação de máscaras, preparação e doação de álcool, desenvolvimento de túnel de desinfecção, além de assessoria técnica e parcerias com instituições para desenvolver projetos úteis para combatermos a propagação do coronavírus”, explica o gerente de Tecnologia do Senai/AL, Welton Barbosa.
Isolamente social será prrogado até 15 de junho
 A flexibilização do isolamento social em Alagoas só começará depois de 15 de junho, com o planejamento elaborado pelos Grupos de Trabalho criados pelo governo do Estado. Até lá, lembra o secretário Alexandre Ayres, da Saúde, fica valendo o atual decreto de isolamento social, com as restrições já conhecidas (e nem sempre cumpridas):
Isolamento social 02
“Nós estamos com um plano de endurecimento da fiscalização do cumprimento das medidas, mas o decreto será mantido”, adverte o secretário Fato concreto e objetivo: se conseguirmos manter o atual nível de isolamento, um pouco acima dos 40%, a população em geral vai estar no “lucro”, do ponto de vista do avanço da pandemia.
"Paraquedistas"
Com vistas as eleições deste ano que ocorrerá no dia 06 de dezembro, os políticos "paraquedistas" começaram a ensaiar atingir o solo de Arapiraca na busca do precioso voto do eleitorado da terra de Manoel André. São os políticos "copa do mundo" so aparecem de quatro em quatro anos. Vamos ficar de olho nesses conversasores. 

Fonte: Site CadaMinuto.com.br

Os passos do homem, as epidemias e pandemias

 

Muitas são as lições das pandemias. Somente um estado e sistemas de saúde fortes conseguem dar respostas mais adequadas a um impacto como a Covid-19.

 

 

Os sanitaristas, epidemiologistas e, mais recentemente, os infectologistas labutam com as epidemias e pandemias que possivelmente têm se tornado mais frequentes nos dias atuais. Estes fenômenos têm moldado o modo de vida da humanidade no seu caminhar pelo planeta Terra, induzindo a mudanças.

No passado mais remoto estima-se que tanto a epidemia de Peste Negra como a da Gripe Espanhola tenham matado 50 milhões de pessoas. A primeira, uma doença bacteriana transmitida por ratos, que refletia as condições sanitárias da época e a segunda uma doença viral de transmissão respiratória. Em ambas, a quarentena foi utilizada como forma de prevenção.

Belas obras da literatura clássica mundial se valeram das epidemias em suas narrativas, como o Diário de uma Peste – Daniel Defoe (1722), A Peste – Albert Camus (1947), o O Amor nos Tempos do Cólera – Gabriel Garcia Marques (1985), entre muitas outras.

Já neste século XXI, enfrentamos epidemias as mais diversas. Em 2012, tivemos uma grande epidemia de Dengue que foi a que mais me impressionou até então, por sua repercussão nos serviços de saúde. Em Itabuna, nan Bahia, presenciei o maior impacto na saúde pública que já tinha visto, com pacientes internados até na sala de mamografia, unidades de hidratação improvisadas e até hospital de campanha montado pelo Exército. Isto ocorreu também em outras cidades do Brasil ao longo dos anos.

Assistimos à decretação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de seis Emergências em Saúde Pública Mundial: H1N1 em 2009; Poliomielite em 2014; Ebola e Zika vírus ambos em 2016; Ebola em 2019 e Covid-19 em 2020. A decretação de emergência possibilita uma ação coordenada no enfrentamento da doença no mundo, o que reforça a importância de uma instituição como a OMS.

Das primeiras cinco emergências a que mais se disseminou e matou no mundo foi o H1N1. Um vírus de transmissão respiratória que não respeita fronteiras geográficas ou climáticas e que matou cerca de 200.000 pessoas. Embora estas sejam características também da Covid-19, a forma avassaladora com que esta chegou, mudou rápida e radicalmente a vida da humanidade.

Não temos uma referência histórica para avaliarmos as emergências globais, uma vez que elas são recentes, entretanto percebemos o surgimento de vários vírus novos, a maioria deles de origem animal que se adaptam ao homem – as zoonoses, em um espaço curto de tempo.

Os modos de vida atuais da humanidade como a globalização, o aumento da produção animal, o desmatamento e o aquecimento global, estão diretamente relacionados ao surgimento destas novas doenças e suas rápidas disseminações. O crescimento da população, os desmatamentos e as migrações causadas por guerras, miséria e fenômenos naturais, muitos como consequência do aquecimento global, aproximam cada vez mais os homens entre si e este dos animais, facilitando a transmissão dos vírus. Os vetores e as pessoas infectadas são facilmente transportados de uma ponta a outra do planeta por via aérea, terrestre e fluvial.

Arte: Lincoln Xavier

Muitas são as lições das pandemias. Somente um estado e sistemas de saúde fortes conseguem dar respostas mais adequadas a um impacto como a Covid-19. No Brasil a existência do SUS tem conseguido minimizar as drásticas consequências da pandemia e assim mesmo de forma desigual entre os Estados. Outras medidas como o distanciamento social e a renda para os mais vulneráveis estão sendo muito dificultadas pelo governo eleito no Brasil que tem nas suas premissas o estado mínimo. A importância do voto em projetos inclusivos e não discriminatórios é outra lição que pode ser tirada deste momento.

Revelou-se muito claramente com esta última pandemia a catástrofe de uma sociedade extremamente desigual e das formas de vida que escolhemos ao longo do tempo: o consumo desenfreado e os meios de produção que desrespeitam a natureza.

Sem a menor dúvida precisamos de um mundo que proteja a mãe Terra e reverta as desigualdades imensas entre as pessoas e países, para não sucumbirmos enquanto espécie em outras catástrofes que virão.

Live: Joelma sorteia figurino em troca de doações para Instituição que atende pessoas carentes presente no Sertão de Alagoas; Veja vídeo

Reprodução/You TubeRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueJoelma em sua live sorteia figurino em troca de doações para Instituição que atende famílias carentes presente no Sertão de Alagoas

Durante sua live na noite desta quarta-feira (27), a cantora Joelma sorteou um de seus figurinos usado em shows para internautas que fizeram doações usando um dos códigos QR cold exibidos na live em seu canal no You Tube. A live intitulada ''Joelma em casa'' durou pouco mais de 4 horas, a cantora contou com as doações financeiras dos internautas para a Instituição ''Amigos do Bem'' presente na região Nordeste e no Sertão do Estado de Alagoas.

A instituição contemplada com as doações, Amigos do Bem, é iniciativa de um grupo de amigos liderados por Alcione Albanesi, que levava às famílias do sertão nordestino roupas, alimentos, atendimento médico e odontológico, entre outras coisas, tornou-se um trabalho de transformação, com inúmeros projetos educacionais e autossustentáveis que hoje movimentam a vida de mais de 75 mil pessoas nos estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco. Os Amigos do Bem atuam em diversas áreas afim de promover uma transformação efetiva na vida de milhares de pessoas atendidas.

 
PUBLICIDADE

Em Alagoas, a Instituição está presente no município de São José da Tapera, Sertão, com uma unidade no Povoado Torrões, zona rural do município. Joelma contou com a participação de suas duas filhas na live que a ajudaram a realizar o sorteio do figurino pelo perfil oficial da cantora no Instagram: joelmareal

Cada internauta poderia doar o valor de R$ 10 reais na Live de Joelma e concorrer ao figurino da cantora. A live teve mais de 1 milhão de acessos no You Tube.

Veja o vídeo:

Fonte: Minutosertao.com.br

Auxílio federal: veja quanto cada município alagoano irá receber dos R$ 891 milhões previstos

Foto: Márcio Ferreira/ArquivoRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueHospital de campanha no Ginásio do Sesi

Conforme a lei que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus para estados, Distrito Federal e municípios, sancionada nesta quinta-feira (28) pelo presidente Jair Bolsonaro, dos R$ 60 bilhões - divididos em quatro parcelas iguais ao longo do ano - que serão distribuídos de acordo com a taxa de incidência do Coronavírus divulgada pelo Ministério da Saúde e o tamanho da população, Alagoas irá receber, no total, R$ 891 milhões.

Deste valor, R$ 564 milhões serão destinados ao estado, sendo R$ 152 milhões para uso exclusivo na área da saúde pública e R$ 412 milhões de livre aplicação.

 

Já dos R$ 327 milhões direcionados aos municípios alagoanos, R$ 48 milhões são para utilização obrigatória na saúde e R$ 279 milhões para livre aplicação.

Os dados constam de reportagem veiculada na Agência Senado.

Confira quanto cada município irá receber:

 

Água Branca      R$ 1.978.227,75

Anadia                R$ 1.718.558,42

Arapiraca            R$ 22.699.957,70

Atalaia                 R$ 4.621.839,78

Barra de Santo Antônio  R$ 1.560.562,71

Barra de São Miguel       R$ 815.152,08

Batalha                            R$ 1.785.851,07

Belém                              R$ 425.501,16

Belo Monte                      R$ 656.666,61

Boca da Mata                  R$ 2.672.213,86

Branquinha        R$ 1.027.902,65

Cacimbinhas      R$ 1.063.556,99

Cajueiro             R$ 2.082.839,91

Campestre         R$ 679.391,35

Campo Alegre    R$ 5.589.404,33

Campo Grande  R$ 936.220,08

Canapi               R$ 1.735.895,83

Capela               R$ 1.670.366,30

Carneiros           R$ 889.497,24

Chã Preta           R$ 716.123,15

Coité do Nóia     R$ 1.047.394,99

Colônia Leopoldina     R$ 2.125.350,84

Coqueiro Seco            R$ 572.526,30

Coruripe                      R$ 5.576.670,64

Craíbas                       R$ 2.372.286,48

Delmiro Gouveia         R$ 5.095.043,30

Dois Riachos               R$ 1.084.812,45

Estrela de Alagoas       R$ 1.783.206,38

Feira Grande                R$ 2.171.192,13

Feliz Deserto                R$ 465.661,26

Flexeiras                       R$ 1.252.799,21

Girau do Ponciano        R$ 4.007.880,01

Ibateguara         R$ 1.529.610,05

Igaci                   R$ 2.510.593,95

Igreja Nova        R$ 2.399.712,89

Inhapi                 R$ 1.800.837,65

Jacaré dos Homens        R$ 514.539,04

Jacuípe                           R$ 687.717,22

Japaratinga         R$ 818.972,18

Jaramataia          R$ 565.179,94

Jequiá da Praia   R$ 1.134.277,94

Joaquim Gomes  R$ 2.350.149,45

Jundiá                  R$ 406.988,33

Junqueiro              R$ 2.422.045,83

Lagoa da Canoa    R$ 1.748.629,52

Limoeiro de Anadia R$ 2.804.840,14

Maceió R$ 99.807.447,34

Major Isidoro    R$ 1.939.830,77

Mar Vermelho  R$ 344.201,44

Maragogi            R$ 3.203.404,65

Maravilha           R$ 897.529,26

Marechal Deodoro         R$ 5.083.778,88

Maribondo         R$ 1.299.228,21

Mata Grande    R$ 2.469.944,09

Matriz de Camaragibe   R$ 2.413.719,95

Messias               R$ 1.749.021,32

Minador do Negrão       R$ 521.983,35

Monteirópolis   R$ 701.234,52

Murici   R$ 2.765.757,51

Novo Lino           R$ 1.243.004,07

Olho d'Água das Flores R$ 2.124.371,33

Olho d'Água do Casado                R$ 918.099,06

Olho d'Água Grande      R$ 501.805,35

Olivença              R$ 1.138.587,81

Ouro Branco      R$ 1.126.050,02

Palestina             R$ 490.834,78

Palmeira dos Índios        R$ 7.171.810,22

Pão de Açúcar   R$ 2.389.917,75

Pariconha           R$ 1.031.722,76

Paripueira           R$ 1.290.608,48

Passo de Camaragibe    R$ 1.493.270,05

Paulo Jacinto     R$ 740.904,87

Penedo               R$ 6.237.843,02

Piaçabuçu           R$ 1.746.180,73

Pilar       R$ 3.439.173,82

Pindoba               R$ 284.842,85

Piranhas              R$ 2.452.606,68

Poço das Trincheiras      R$ 1.409.129,75

Porto Calvo        R$ 2.660.851,49

Porto de Pedras              R$ 762.650,09

Porto Real do Colégio    R$ 1.965.494,06

Quebrangulo     R$ 1.106.263,82

Rio Largo             R$ 7.358.113,90

Roteiro R$ 652.748,55

Santa Luzia do Norte     R$ 714.653,87

Santana do Ipanema     R$ 4.667.779,02

Santana do Mundaú      R$ 1.051.998,71

São Brás              R$ 681.840,13

São José da Laje              R$ 2.343.684,66

São José da Tapera         R$ 3.159.914,20

São Luís do Quitunde    R$ 3.384.712,80

São Miguel dos Campos               R$ 5.999.625,06

São Miguel dos Milagres              R$ 778.812,08

São Sebastião   R$ 3.345.238,36

Satuba  R$ 1.354.472,83

Senador Rui Palmeira    R$ 1.358.586,79

Tanque d'Arca  R$ 603.576,92

Taquarana          R$ 1.957.070,23

Teotônio Vilela R$ 4.326.418,17

Traipu   R$ 2.714.724,80

União dos Palmares       R$ 6.426.693,44

Viçosa   R$ 2.520.585,00

SUBTOTAL          R$ 326.899.000,76

 

Fonte: Site CADAMINUTO.COM.BR

LUTA PARA VENCER A COVID-19 EXIGIRÁ EQUILÍBRIO, SERENIDADE E RESPEITO ÀS ORIENTAÇÕES

O SINTEAL, neste quadro de vigência do decreto de emergência e de enfrentamento à Pandemia Global do Covid 19, cobra responsabilidade e sensatez às autoridades, ao tempo em que também se posiciona e orienta as/os profissionais em educação para que busquem o equilíbrio e a serenidade necessários que garantam a atuação profissional, seja em teletrabalho nas plataformas digitais ou garantindo as condições para que os estudantes e suas famílias sejam acolhidos respeitosamente.

Teremos, ainda, pela frente muitas semanas que estarão a exigir de todas/os nós o máximo esforço psicológico e pessoal para vencermos este longo período de isolamento social. Haveremos de vencer esta batalha. E a informação nas orientações que se fazem necessária necessárias é de extrema importância nessa caminhada em defesa da vida e da saúde. #sintealnaluta #covid_19 #fiqueemcasa

 

 27 de maio de 2020

Sob o risco de ultrapassar 30 casos de Covid-19, Olho D'Água das Flores fecha acesso ao município durante período noturno

Redes SociaisRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=truePlaca com aviso de foi afixada no acesso ao município

A prefeitura de Olho D’Água das Flores, no Sertão de Alagoas, decidiu fechar as entradas do município durante o período noturno. Nas redes sociais, o prefeito da cidade, Carlos André dos Anjos, o “Nen”, anunciou que barreiras sanitárias estão sendo implementadas nos acessos da ALs 130 e 220, das 18h até às 7h.

Segundo a prefeitura, a decisão foi adotada como forma de combater o avanço do novo coronavírus na cidade. A secretaria municipal de saúde informou nesta terça-feira (26), por meio de um boletim epidemiológico que o município sertanejo passou a ter 29 casos confirmados de Covid-19. Com o aumento diário no número de casos confirmados, Olho D´Água das Flores está sob o risco de ultrapassar 30 casos do novo coronavírus.

 
PUBLICIDADE

Entre as medidas adotadas para o enfrentamento do vírus no município também estão a medição de temperatura e solicitação de documentos das pessoas que passam pela barreira sanitária.

As pessoas que não residem em Olho D’Água das Flores devem apresentar documento de identificação para registro e comprovar a necessidade de entrar no município. Que apresentar quadro febril será encaminhado para um hospital local. Placas e grades metálicas foram colocadas nas entradas do município.

Primeira paciente diagnosticada com a Covid-19 em Pão de Açúcar, está curada da doença

Pão de Açúcar NotíciasRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

A primeira paciente confirmada com a Covid-19 no município de Pão de Açúcar, Sertão de Alagoas, teve a sua cura clínica confirmada na terça-feira (26). A paciente, trata-se da técnica em enfermagem, Elenir Gonçalves, de 50 anos, estava em isolamento desde o último dia 12, quando testou positivo para a doença. Na terça, após atender a todas as recomendações médicas, Elenir recebeu o resultado de uma nova testagem, que resultou negativo para IgM e positivo para IgG, ou seja, ela não possui mais o vírus ativo no organismo e não há risco de contaminação. O seu esposo também testou negativo para a doença nas duas ocasiões em que realizou os exames.

À nossa página, em tom de desabafo e comemoração, Elenir Gonçalves revelou: “É com grande alegria que agradeço a Deus pela cura da Covid, pelo carinho dos meus verdadeiros amigos que me acolheram sem me marginalizar, pelas mensagens de apoio e conforto que cada pessoa me mandou, pelas orações”, disse. A técnica em enfermagem revelou que o mais difícil foi lidar com a discriminação social, o que a fez sofrer muito, finalizando com uma mensagem de apoio aos conterrâneos pão-de-açucarenses: “Não esquecendo que não podemos marginalizar as pessoas que tiveram, e as que virão a ter essa doença. É preciso de todo apoio, pois estamos todos sujeitos a isso, principalmente nós, os profissionais de saúde”, completou.

 
PUBLICIDADE

Segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado ontem (26), o município de Pão de Açúcar tem 16 casos confirmados do coronavírus - um deles já recuperado - 04 descartados, 118 pessoas com algum tipo de síndrome gripal, que permanecem em isolamento domiciliar, monitoradas pelas unidades de saúde, 07 casos suspeitos e 01 óbito.

 
 

Em Alagoas: 53 guardas municipais têm Covid-19 e cinco morreram

Profissionais são de Maceió, Pilar, São Miguel dos Campos, Barra de Santo Antônio, Matriz do Camaragibe e Delmiro Gouveia

↑ Só em Maceió, 124 guardas municipais foram afastados dos seus serviços por conta do novo coronavírus (Foto: Secom Maceió)

Segundo levantamento do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), 53 Guardas Municipais (GM) testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19), e cinco vieram a óbito. No geral, 187 profissionais em todo o estado foram afastados de suas funções devido, a confirmação da doença, ser casos suspeitos e afastamentos por serem de grupos de risco ou apresentar alguma comorbidade. O número não inclui as mortes.

Só em Maceió, 124 guardas municipais foram afastados dos seus serviços por conta do novo coronavírus (Covid-19). Deste total, 29 testaram positivo, 17 estão com suspeita da doença, 44 foram afastados por estarem no grupo de risco com mais 60 anos, 34 por terem alguma comorbidades. Ainda na capital duas mortes foram confirmadas.

As demais cidades com guardas municipais atingidos são: São Miguel dos Campos (6) confirmados; (30) suspeitos; (9)  suspeitos e  duas mortes contabilizadas; Em Matriz do Camaragibe são 14 casos positivos para o vírus; Pilar são duas mortes e dois casos suspeitos e em Delmiro Gouveia dois casos confirmados e dois suspeitos até o momento.

O presidente do Sindguarda/AL, Carlos Pisca, acredita que ainda pode haver subnotificações já que todos os dias saem resultados de exames. Hoje [ontem, 26], até o final da tarde são 28 casos confirmados e duas mortes’’, contou. Antes da publicação do material, Pisca entrou em contato com a reportagem informando que mais um caso testou positivo, chegando aos 29 até ontem. Ele disse que vai fazer um levantamento nas demais cidades do estado.

SEMSCS

Em Maceió, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS), o efetivo da Guarda Municipal é em torno de 700 servidores, entre guardas, subinspetores e inspetores.

A secretaria informa que diariamente é realizado monitoramento dos casos suspeitos e confirmados do Covid-19. E que dos 43 exames feitos em servidores do quadro da Guarda Municipal, 19 foi testado positivo, 10 à menos do informado pelo Sindguarda/AL.

EPIs são distribuídos para a categoria

O guarda municipal José Carlos Torres é um dos servidores da Guarda Municipal de Maceió que foi afastado do trabalho após sentir os sintomas e ser diagnosticado com a doença. “Os sintomas começaram dia 2 de maio, no dia 6 fiquei afastado com suspeita de covid-19, e no dia 13 fiz o teste e deu positivo. Os sintomas foram moderados: dor na garganta, fraqueza no corpo, dor de cabeça e falta de paladar e olfato, tenho plano de saúde, e os médicos passaram a medicação, isolamento e fiquei me tratando em casa, hoje estou melhor graças a Deus. Devo voltar às minhas atividades semana que vem’’, conta Torres.

Atualmente, 19 servidores estão afastados por suspeita de estarem infectados com a doença e duas mortes foram registradas como suspeitas por Covid-19. E, a partir da próxima semana, será disponibilizado apoio psicológico emergencial para os servidores da SEMSCS.

A Prefeitura de Maceió informa que “está tomando todas as providências para proteção de seus servidores no que se refere à prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, de acordo com as orientações das autoridades de saúde. Dessa forma, estão afastados ou em regime de teletrabalho os servidores que fazem parte de grupo de risco na SEMSCS, em cumprimento ao Decreto municipal nº 8.846. Na Guarda Municipal são 80 afastados”, diz trecho da nota.

Equipamentos

A SEMSCS também afirma que além de orientações, os servidores que estão atuando receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, álcool gel e flanelas. E disse ainda que a sede administrativa da secretaria, em Jaraguá, bem como a Guarda Municipal, no Vergel, estão sendo desinfetadas periodicamente, como resultado de parceria com o Exército Brasileiro e a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). As viaturas são lavadas e higienizadas diariamente com álcool a 70%.

E em relação à realização de exames, para os servidores, a secretaria avisa que uma parceria foi firmada entre a SEMSCS e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para agilizar a realização dos testes rápidos para detectar a presença do novo coronavírus em servidores da Guarda Municipal de Maceió. Além disso, uma parceria entre a SEMSCS e Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), garante aos guardas a realização dos testes no Centro Médico Hospitalar da PM/AL. Para isto, o servidor deve procurar a inspetoria geral.

Carlos Pisca, representante da categoria confirma que a Prefeitura vem distribuindo o álcool em gel e as máscaras. “Eles vêm distribuindo sim os equipamentos, mas apenas uma máscara por GM, e o ideal é que sejam duas por GM. Já solicitamos’’.

VÍTIMA FATAL

Das duas mortes confirmadas na capital, segundo o Sindguarda/AL, está a do GM Roberto Lucas da Silva, de 67 anos, que morreu no dia 19 de abril com suspeita do novo coronavírus. Ele estava em respiração mecânica no Hospital da Mulher fazia cerca de uma semana, quando faleceu.

De acordo com a SEMSCS, ele já estava afastado do serviço desde o fim de março devido à idade, que o colocava no grupo de risco da doença. Na semana anterior a sua morte, Roberto havia passado mal e procurado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche. Um dia depois, foi transferido para o Hospital da Mulher, onde veio à óbito.

17

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Lucas França

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter