Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Próximos dias serão decisivos para iniciar flexibilização em AL, alerta governador

Segundo Renan Filho, engajamento da população no isolamento até dia 22 é essencial para tendência de queda se consolidar e permitir reabertura

↑ Renan Filho informa que plano para retomada das atividades econômicas está em fase final de elaboração (Foto: Márcio Ferreira)

Os próximos dias de isolamento social – até 22 de junho – serão fundamentais para que o Governo do Estado possa confirmar a tendência de queda dos números relacionados à pandemia do novo coronavírus, com vistas à retomada das atividades econômicas em Alagoas. A avaliação foi feita pelo governador Renan Filho, em entrevista à TV Gazeta, nessa quarta-feira (10).

Segundo Renan Filho, a sensação dos gestores e corpo técnico do Estado é de que a curva da Covid-19 em Maceió e na região metropolitana começa a apresentar um declínio no tocante à utilização de leitos, à demanda pela rede de Atenção Básica de saúde e às mortes provocadas pela doença. Ele alertou, entretanto, que para a retomada das atividades acontecer de forma segura será necessário que a população mantenha rigorosamente as medidas de distanciamento social estabelecidas pelo novo decreto, em vigor até 22 de junho, quando se pretende iniciar a flexibilização gradual.

“Esse é um período fundamental para que a gente dê clareza a essa queda, por isso nós não estamos abrindo (a economia) agora. Estamos sentindo que a doença está caindo, especialmente em Maceió e na região Metropolitana, mas esses dados precisam ter clareza e, para isso, a colaboração do cidadão é fundamental. As pessoas não podem imaginar que os números estão caindo e pensar: ‘agora estou livre, liberado’. Não. Todos precisam colaborar. A saída dessa doença será uma saída coletiva”, alertou o governador.

“Por um lado, o Estado vai seguir aumentando o número de leitos, tanto na capital, quanto no interior, e por outro lado, as pessoas seguem colaborando com as medidas de higiene pessoal, com o distanciamento social e com o uso de máscaras para que a gente veja a doença cair e assim (possamos) entrar em um novo momento”, acrescentou.

Renan Filho afirmou que o plano para retomada das atividades econômicas em Alagoas está em fase final de elaboração. O documento deve ser apresentado à sociedade no dia 15 de junho, por meio de portaria conjunta entre as secretarias do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da Fazenda (Sefaz) e o Gabinete Civil.

O plano prevê a instituição do protocolo sanitário e de distanciamento social e está fundamentado em cinco fases de reabertura: vermelha, laranja, amarela, verde e branca, sendo a primeira delas aquela em que o Estado já se encontra, com a determinação, por meio do novo decreto, do distanciamento social e do funcionamento apenas de setores que forneçam serviços considerados essenciais à sociedade.

“Se der tudo certo até o dia 22, as pessoas colaborarem e a curva continuar a cair, a gente vai iniciar a fase laranja até chegar ao ‘novo normal’. Tudo o que nós alagoanos não queremos, mesmo aqueles do setor produtivo, é que depois tenhamos um novo pico, uma segunda onda da doença, e tenhamos de voltar à estaca anterior ou à estaca zero, de maneira que é muito importante que a gente verifique as condições necessárias”, ponderou o governador.

17

Fonte: Redação: Severino Carvalho/Agência Alagoas

Governo de AL prorroga medidas de isolamento até dia 22 e estuda retomada econômica

Novo decreto que será publicado na tarde desta quarta mantém aulas presenciais suspensas

↑ Governador Renan Filho e prefeito Rui Palmeira reforçam necessidade da população seguir cumprindo o isolamento (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

As medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em Alagoas serão prorrogadas até o dia 22 de junho. É o que estabelece o novo decreto governamental, que será publicado na tarde desta quarta-feira (10) no Diário Oficial do Estado (DOE). Ao fim deste período, o Governo espera iniciar o plano de retomada gradual e segura das atividades econômicas, cujo novo modelo de distanciamento social controlado e o protocolo sanitário serão publicados no próximo dia 15.

Para apresentar o decreto e anunciar as novas medidas de enfrentamento à pandemia, o governador Renan Filho concedeu entrevista coletiva online, na manhã desta quarta-feira (10), acompanhado pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

“Estamos criando as condições para iniciar uma gradual e responsável abertura, que não amplie a curva de contágio pelo novo coronavírus. Tudo o que a gente não quer é tentar retomar a vida com maior normalidade e depois ter que retroceder. Então, até o dia 22, vamos organizar o novo protocolo sanitário e finalizar a discussão do plano de distanciamento social controlado para iniciar a reabertura de nossa economia sem trazer riscos ao cidadão”, ponderou Renan Filho, lembrando que o plano de retomada das atividades econômicas em Alagoas possui cinco fases.

Conforme o novo decreto, as aulas presenciais em escolas, universidades e faculdades das redes de ensino pública e privada estão suspensas até 30 de junho. Também fica mantido, até o dia 30, o ponto facultativo presencial aos servidores e empregados dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual. O expediente permanecerá por meio do teletrabalho.

“Isso pode ser postergado para mais adiante, mas, nesse momento, até o final desse mês, manteremos as aulas presenciais suspensas e também o serviço público funcionando por teletrabalho para reduzir a quantidade de pessoas nas ruas e impedir que o vírus volte a crescer em Alagoas, sobretudo demandando a rede hospitalar e levando pessoas a casos graves e mortes”, declarou Renan Filho.

As demais regras permanecem as mesmas da versão anterior do documento normativo e seguirão em vigor até as 23h59 do dia 22 de junho, podendo ser prorrogadas ao final desse período. Elas reforçam, justamente, as medidas que visam salvar vidas, sobretudo por meio do distanciamento social. O procedimento é considerado o mais eficaz pela ciência, pois impede que a curva de contágio pelo novo coronavírus cresça e provoque o colapso do sistema de saúde.

“Neste novo decreto, vamos seguir intensificando as fiscalizações. Fortaleceremos ainda mais esse trabalho na Região Metropolitana de Arapiraca, dado que o interior recebe, ao longo dos últimos dias, a interiorização do vírus, mesmo com todas as providências de interrupção dos transportes de passageiros, que terá de ser levada por mais alguns dias”, pontuou o governador.

O prefeito de Maceió destacou o trabalho desenvolvido em conjunto com o Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia. “Já há algumas semanas o grupo de trabalho formado por secretários estaduais e municipais vem ouvindo o setor produtivo da nossa capital. A gente está tomando medidas baseadas em dados e números”, enfatizou Rui Palmeira.

Por fim, o governador de Alagoas voltou a fazer uma apelo para que as pessoas mantenham o distanciamento social para evitar o aumento da curva de contágio pelo novo coronavírus e o consequente colapso da rede hospitalar.

“Tem muita gente que ainda acha que esse vírus não é perigoso, que pode sair, não acredita. Esse vírus é traiçoeiro. Dentro de uma mesma casa, ele atinge as pessoas diferentemente: um pode ter sintomas leves e outro, sintomas graves, podendo até necessitar de uma UTI e chegar a morrer”, alertou o governador.

Infrações e multas

Desde os primeiros decretos, as forças policiais passaram a fiscalizar rodovias, transporte coletivo, logradouros públicos, estabelecimentos, feiras livres e demais localidades com potencial apelo para aglomerações ou funcionamento ilegal durante a pandemia.

Como já previsto anteriormente, os infratores podem ser alvo de sanções penais e administrativas como multa, apreensão, interdição e o emprego de força policial, bem como, serem responsabilizados civil e penalmente, pela caracterização de crime contra a saúde pública, tipificado no art. 268 do Código Penal e Civil.

As multas podem variar entre R$5 mil (pessoa física) e R$50 mil (pessoa jurídica) por dia. Denúncias podem ser feitas pela população por meio do número 181 ou pelo 190, em casos de flagrantes. As aulas nas escolas continuam suspensas e as regras para utilização do transporte coletivo e estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar estão mantidas.

17

Fonte: Agência Alagoas / Texto: Severino Carvalho

Partidos de esquerda e movimentos sociais convocam carreata antifascista

Concentração acontece no terminal do conjunto Salvador Lyra, no domingo (14), às 14h

↑ Carreata acontece no próximo domingo (Imagem: Divulgação)

Depois da mobilização na praça Centenário, no último domingo (7), quando centenas de manifestantes percorreram parte da Av. Fernandes Lima, mantendo o distanciamento e usando máscaras de proteção, os movimentos sociais e partidos de esquerda voltam mais uma vez às ruas.

A convocação, dessa vez, é para uma carreata que será iniciada às 14h do próximo domingo (14), no terminal de ônibus do conjunto Salvador Lyra, e deverá percorrer os bairros da parte alta da cidade, alertando para as medidas antidemocráticas e que retiram direitos dos trabalhadores, promovidas pelo governo Bolsonaro.

A carreata faz parte de uma série de ações que estão sendo organizadas pela frente antifascista. “Vamos chamar novos atos, fazer carreatas, passeatas, intervenções urbanas com pequenos grupos, além de utilizar as redes sociais. O que não podemos é deixar esse governo esmagar a luta dos trabalhadores para retirar nossos direitos”, disse Nina Tenório, do PCO.

Segundo os ativistas, o governo Bolsonaro deixa bem claro a sua condução elitista, ao priorizar os sistema bancário e as grandes empresas, deixando a população de baixa renda abandonada em meio a essa pandemia de covid 19. “A primeira medida do governo Paulo Guedes foi oferecer uma ajuda de R$ 1,3 trilhão aos bancos, enquanto queria destinar apenas duzentos reais por família para auxílio emergencial”, destaca Lenilda Luna, presidente municipal da Unidade Popular (Maceió).

Os manifestantes ponderam ainda que, a dificuldade de acesso ao auxílio emergencial e as precárias condições de saneamento e moradia não tem permitido aos moradores das periferias de manter o distanciamento social. “Precisamos ir à luta pelos direitos dos trabalhadores, principalmente os de baixa renda, que não podem ficar em casa esperando a morte chegar”, finaliza Marcos Antônio da Silva (Marrom), da coordenação nacional da FNL.

5

Fonte: Assessoria

Polícia prende novos suspeitos de ligação com assassinato de Marielle Franco

Foi preso nesta manhã o sargento do Corpo de Bombeiros Maxwell Simões Corrêa, de 44 anos, suspeito de ajudar o miliciano Ronnie Lessa, apontado como o assassino da vereadora carioca

↑ Maxwell Simões Corrêa, Ronnie Lessa e Marielle Franco (Fotos: Reprodução e Mídia Ninja)

APolícia Civil e o Ministério Público do Rio deflagraram nesta quarta-feira (10) uma operação contra suspeitos de ligação com o PM reformado Ronnie Lessa, apontado como o autor dos disparos que mataram a ex-vereadora Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Gomes. Foi preso o sargento do Corpo de Bombeiros Maxwell Simões Corrêa, de 44 anos, conhecido como Suel.

O bombeiro é suspeito de ajudar Ronnie a se desfazer de armas, que teriam sido jogadas no mar após a prisão do policial, em março de 2019.

Suel foi detido no começo da manhã em casa, num condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Na porta da mansão, os policiais encontraram uma BMW X6 avaliada em R$ 170 mil.

A ação foi desencadeada por policiais da Delegacia de Homicídios e por promotores do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

27

Fonte: Brasil 247

Feirantes de Santana do Ipanema são orientados quanto aos cuidados diante da pandemia do coronavírus

GERAL

Por Redação com Assessoria  0

 

Desde a última quarta-feira (03) novas medidas foram adotadas para o funcionamento da feira livre em Santana do Ipanema

APrefeitura Municipal de Santana do Ipanema por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Agricultura, intensificam o trabalho de orientação aos feirantes e comunidade em geral sobre o uso de máscaras e a necessidade da lavagem das mãos.

Estiveram presentes nesta ação o Secretário da Agricultura Jorge Santana, e os profissionais da Saúde. A ação teve boa aceitação pelos feirantes.

Desde a última quarta-feira (03) novas diretrizes regulamentam a feira livre de Santana do Ipanema. A seguir apresentamos as novas medidas:
 

 

 

Com excelente melhora, primeira-dama de Santana do Ipanema Renilde Bulhões é extubada

POLÍTICA

Por José Malta Fontes Neto - jornalista - MTE/AL 1740  0

 

Desde o dia 19 de maio ela está internada no Hospital do Coração em Maceió

Uma excelente notícia para o município de Santana do Ipanema. A primeira-dama, secretária de Governo e senadora Renilde Silva Bulhões Barros, que está internada no Hospital do Coração em Maceió desde o dia 19 de maio, teve uma excelente melhora e foi extubada na tarde deste sábado.

Dra. Renilde Bulhões testou positivo para o novo coronavírus e foi internada com sintomas da COVID-19. Inicialmente ficou em observação na Unidade de Terapia Intensiva - UTI daquela unidade hospitalar. No dia 24 de maio teve complicações pulmonares e foi entubada, submetida a acompanhamento rigoroso.

Como esse processo é gradativo, ela permanece em observação para os passos seguintes.

Em suas redes sociais a secretária municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social Maria Verônica de Araújo, que tem um carinho especial pela Dra. Renilde externou sua gratidão a Deus e as orações do povo Santanense.

“Pessoal, durantes os últimos dias compartilhamos nossas dores, mas em nenhum instante perdemos a nossa fé em Deus. Nessa tarde a Drª Renilde alcança a graça de ser extubada. Não podemos esquecer da nossa gratidão a Deus pelo milagre na vida dela.”

MARIA VERÔNICA DE ARAÚJO – SECRETÁRIA MUNICIPAL DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL


Quanto ao prefeito Isnaldo Bulhões Barros, que também testou positivo, segue internado na UTI, também no Hospital do Coração em Maceió, com situação estável.

Literatura: O torturador que diz não temer a verdade (Parte 2)

LITERATURA

Por Fernando Soares Campos  0

 

 

oje me enchi de disposição e resolvi “traduzir” mais alguns rascunhos que rabisquei em dezenas de folhas de papel, enquanto alimentava a esperança de localizar o sargento Túlio, ex-companheiro de bordo no Submarino Bahia – S12 –, no final dos anos 1960 e início dos 70; na época, provável agente do Cenimar. Acabei encontrando-o. Está tudo registrado nessa papelada. Mas, enquanto tento entender os rascunhos que tratam do meu encontro com ele, o que aconteceu de forma “cinematográfica”, preciso, antes, contar determinado episódio ocorrido após minha saída da Marinha.

***

Em 2008, a presidenta Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, falou que se orgulhava de ter mentido sob tortura, quando foi presa no final dos anos 1960, por fazer parte de grupo insurgido contra a ditadura civil-militar. “Me orgulho de ter mentido, o que estava em questão era a minha vida e a de meus companheiros. Aguentar tortura é dificílimo”, disse a ministra.

É preciso coragem para mentir àqueles que estão tentando lhe arrancar informações sob tortura, há que se ter talento para convencer os algozes. Até porque os gorilas, provavelmente, não acreditam nem mesmo quando o torturado está falando a verdade. Evidente, pois devem imaginar que a vítima está apenas querendo se livrar dos suplícios. Coragem ainda porque, se eles acreditarem no que lhes foi dito e em seguida descobrirem que foram enganados, o interrogado certamente será submetido a tratamento ainda mais violento.

Assim como a militante Dilma Rousseff mentiu no momento da apuração dos fatos e formação do processo judicial que viria a condená-la por participar de ações contra o regime ditatorial, eu também, em 1974, menti para os inquisidores de uma auditoria militar, prestei falso testemunho, com o propósito de livrar um amigo que se encontrava preso, enquadrado na Lei de Segurança Nacional, acusado de desacato à autoridade de um oficial da Marinha de Guerra e suspeito de participar de ações contra o modelo político-ideológico vigente.

Clique Aqui e veja a parte 1 deste artigo

Japão quer começar a vacinar contra coronavírus no 1º semestre de 2021

Governo pretende incentivar simultaneamente pesquisa e produção

↑ Foto: Dado Ruvic - Reuters - direitos reservados

OMinistério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão elaborou um plano para tornar mais rápido o processo até que vacinas contra o novo coronavírus possam ser usadas na prática. A ideia é acelerá-lo ao incentivar, de maneira simultânea, tanto a pesquisa e o desenvolvimento quanto a produção.

O ministério reservou cerca de US$ 455 milhões em subsídios para instituições envolvidas no desenvolvimento de vacinas, como parte de uma segunda proposta de orçamento suplementar para o ano fiscal atual.

A pasta também reservou cerca de US$ 1,3 bilhão em verbas extras para incentivar empresas privadas a investir em unidades de produção de vacinas.

Autoridades de saúde afirmaram a representantes de partidos governistas que esperam poder começar a vacinar a população contra o novo coronavírus na primeira metade do próximo ano. Ao mesmo tempo em que incentivam investimentos na capacidade de produção, eles também querem facilitar o processo de aprovação da vacina.

27

Fonte: Agência Brasil

Prefeito e vereadores de Arapiraca pegam carona em ações do governo estadual

Governo estadual iniciou as obras de instalação da central de triagem a pessoas com suspeitas de Covid-19

 

O prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (PSDB) e alguns vereadores aliados estão utilizando as redes sociais e alguns sites de notícias para respaldar as ações do governo estadual no combate à Covid-19 no município.

Depois que o governador Renan Filho e o vice-governador Luciano Barbosa anunciaram o início das obras de uma central de triagem na cidade, o prefeito e alguns vereadores estão aparecendo na mídia e pegando carona nas duas obras, na tentativa de mostrar que estão preocupados com a saúde dos moradores.

Ocorre que, nas duas últimas semanas, o Ministério Público Estadual (MPE) instaurou dois inquéritos para apurar irregulares da gestão do prefeito Rogério Teófilo na distribuição de alimentos estragados no kit da merenda escolar e a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde que atuam diretamente no combate à pandemia em Arapiraca.

Além disso, a obra de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), segue com mais de dois anos de atraso e ainda sem data definida para a sua inauguração.

Esses fatos não estão sendo cobrados pela maioria dos vereadores, que continuam fazendo vistas grossas para os principais problemas que afligem os moradores da segunda maior cidade de Alagoas.

338

Fonte: Sucursal Arapiraca

Covid-19: Infectologistas explicam o crescimento da taxa em Alagoas, que aumentou 27,2 vezes

CortesiaRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueMédica Luciana Pacheco

Com 13.939 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 557 óbitos em decorrência da Covid-19, Alagoas, infectologistas afirmam que a rápida subida de casos se dá por um conjunto de fatores, que inclui o preocupante descumprimento do isolamento social pela população.

De acordo com informações repassadas pela assessoria de Comunicaçõa do Governo do Estado, para a gerente médica do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), a infectologista Luciana Pacheco, a incidência da Covid-19 em Alagoas cresceu, também, em função da interiorização da doença no estado, que segue avançando em direção aos municípios, localizados além da Região Metropolitana. “Creio que o relaxamento do distanciamento entre as pessoas e a interiorização da doença colaboraram com esse crescimento tão grande”, avaliou a médica.

 
PUBLICIDADE

Nesse contexto da baixa adesão ao distanciamento, a médica clínica e paliativista Marília Magalhães afirma que o fenômeno precisa ser avaliado sob dois prismas. “Um deles é o das pessoas que não podem ficar em casa porque necessitam trabalhar e sem auxílio financeiro estão passando por dificuldades; o outro é aquele das pessoas bem abastadas, que por questões meramente políticas pedem o fim da quarentena e minimizam os riscos da Covid-19, chegando até a serem negacionistas em relação à doença”, disse.

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco (Fiocruz/PE) apontou, essa semana, que a incidência da Covid-19 em Alagoas cresceu mais de 27 vezes no comparativo entre as primeiras quinzenas de abril e maio. Trata-se da segunda maior taxa de variação (27,2) do Nordeste, atrás apenas de Sergipe (47,8); e da terceira do Norte e Nordeste, cujo ranking é encabeçado pelo Tocantins (49,8). A média do crescimento no país foi de sete vezes, número em si já considerado alto pelos estudiosos.

“A curva de contágio da Covid-19 cresce de forma exponencial. E o que isso significa? Que ela cresce rapidamente, sempre multiplicada por um valor constante e que vai se tornando o que os especialistas na área falam como ‘matematicamente incontrolável’”, explicou a médica Marília Magalhães.

“Em Alagoas, o distanciamento social nunca conseguiu ser próximo do nível proposto pelas autoridades sanitárias mundiais de saúde e a OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 70%. No estado, a média fica próxima de 50% ou abaixo dela”, observou o médico oncologista Marcos Davi Melo, acrescentando que o aumento da realização de testes para a detecção da doença também contribuiu para a elevação da incidência.

*Com assessoria

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter