Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Hospital de campanha no Ginásio do Sesi começa a funcionar na próxima semana

Foto: Márcio FerreiraRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueHospital de campanha no Ginásio do Sesi começa a funcionar na próxima semana

O hospital de campanha que está sendo montado no Ginásio do Sesi para enfrentamento ao novo coronavírus em Alagoas vai começar a funcionar na próxima semana como Unidade de Urgência para Síndromes Gripais.

O objetivo é direcionar para o equipamento todo o fluxo de pacientes que chegam ao Hospital Geral do Estado (HGE) com sintomas gripais, evitando, assim, que pessoas com suspeitas da doença possam transmitir o vírus para pacientes e profissionais de saúde da unidade, que recebe, diariamente, cerca de 150 pessoas com sintomas gripais.

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, estiveram no local para acompanhar a montagem da estrutura na manhã desta quarta-feira (08). 

“Esse hospital de campanha ajuda de duas maneiras: protege mais o HGE e os seus pacientes; além de agilizar os testes que serão feitos para verificar se as pessoas estão com a Covid ou com outras síndromes gripais. Se o paciente precisar ser encaminhado a uma unidade específica para tratamento da Covid-19, já sairá daqui regulado e com leito garantido”, explicou o governador.

O secretário de Estado da Saúde reforçou que na Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do Sesi não haverá leitos para internação. Ali serão instalados consultórios e poltronas para nebulização. No local, atuarão 28 médicos em escala de 24 horas.

“O objetivo é promover uma triagem e dar a destinação correta dos pacientes, isolando quem precisa ser isolado de imediato, porque o isolamento precoce das pessoas com sintomas é o grande segredo para que a gente contenha o crescimento da curva de contágio do novo coronavírus”, explicou Ayres.

Isolamento

Durante a visita, Renan Filho reforçou a necessidade da manutençãor do distanciamento social para achatamento da curva de contaminação da doença em Alagoas e, assim, garantir o tempo necessário à adequação da rede hospitalar para combate ao vírus.

“O isolamento precisa melhorar e precisa melhorar por conscientização, não pelo aumento do número de mortes. É isso que estou pedindo ao cidadão: não vamos esperar que morram pessoas em Alagoas pra gente colaborar mais com o isolamento social. Isso precisa ocorrer por conscientização pessoal, pelo trabalho do Governo do Estado e por colaboração da imprensa. A gente tem feito isso, mas infelizmente muita gente só acredita vendo”, lamentou.

Seção de Crimes Cibernéticos da PC dá novas dicas para evitar golpes virtuais

IlustraçãoRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueCrime virtual

A Seção de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) divulgou nesta quarta-feira (08) mais um material de prevenção com o objetivo de evitar que as pessoas sejam vítimas dos já conhecidos golpes virtuais.

A medida chega em virtude do alto volume pessoas que irão utilizar a internet para se cadastrarem aos recursos do auxilio emergencial, disponibilizados aos trabalhadores informais em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o responsável pela  Seção de Crimes Cibernéticos da PC alagoana, delegado José Carlos, as pessoas devem ter cuidados com aplicativos falsos; não seguir links recebidos no whatsapp, e-mail ou sms; e não compartilhar  mensagens suspeitas.

*com Ascom PC/AL

Brasil registra 800 mortes pelo Covid-19 e número de casos se aproxima de 16 mil

São Paulo concentra o maior número de pessoas mortas pelo Covid-19, com 428

↑ Coronavírus (Foto: Thomas Peter / Reuters)

Subiu para 15.927 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil. Foram 2.210 novas confirmações em 24 horas. O número de óbitos também aumentou, agora são 800 são 247 a mais em relação à última atualização. A maior parte está em São Paulo, que concentra 428 mortes e lidera a lista nacional com 6.708 casos confirmados da doença. Os números estão consolidados com as informações que foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde até às 14h desta quarta-feira (8).

São Paulo concentra o maior número de pessoas mortas por complicações da doença, 428. O estado é seguido por Rio de Janeiro (106), Pernambuco (46), Ceará (43) e Amazonas (30).

Além disso, foram registradas mortes no Paraná (17), Santa Catarina (15), Bahia (15), Minas Gerais (14), Distrito Federal (12), Rio Grande do Norte (11), Maranhão (11), Rio Grande do Sul (9), Goiás (7), Espírito Santo (6), Pará (6), Piauí (5), Paraíba (4), Sergipe (4), Alagoas (2), Mato Grosso do Sul (2), Amapá (2), Acre (2), Rondônia (1), Roraima (1) e Mato Grosso (1).

Apenas o estado de Tocantins não tem, até o momento, mortes confirmadas pela doença, mas também registrou casos confirmados, assim como todos os demais estados brasileiros.

O número de pacientes infectados pelo novo coronavírus chegou a 15.927, segundo balanço do Ministério da Saúde. O resultado representa um crescimento de 16% em relação a ontem, quando os dados da pasta marcavam 13.717 pessoas infectadas. A taxa de letalidade do país subiu de 4,4% pra 5% entre segunda-feira (6) e esta quarta-feira (8).

ATUALIZAÇÃO DOS CASOS

Para manter a população informada a respeito dos casos e óbitos, o Ministério da Saúde atualiza diariamente os dados na plataforma de dados do coronavírus. O painel traz as informações e permite uma análise do comportamento do vírus com o passar do tempo, além de um gráfico de dados acumulados apontando a curva epidêmica da doença.

A plataforma está disponível para livre acesso no endereço: covid.saude.gov.br.

Tabela com distribuição dos casos por UF

 

 

 

ID

UF/REGIÃO

CONFIRMADOS

ÓBITOS

N

%

NORTE

1.222 (7,7%)

42 (3,4%)

1

AC

54

2

2

AM

804

30

3

AP

107

2

4

PA

167

6

5

RO

18

1

6

RR

49

1

7

TO

23

0

NORDESTE

2.825 (17,7%)

141 (5,0%)

8

AL

37

2

9

BA

497

15

10

CE

1.291

43

11

MA

230

11

12

PB

41

4

13

PE

401

46

14

PI

31

5

15

RN

261

11

16

SE

36

4

 

 

SUDESTE

9.487 (59,6%)

554 (5,8%)

17

ES

227

6

18

MG

614

14

19

RJ

1.938

106

20

SP

6.708

428

CENTRO-OESTE

842 (5,3%)

22 (2,6%

21

DF

509

12

22

GO

158

7

23

MS

85

2

24

MT

90

1

SUL

1.551 (9,7%)

41 (2,6%)

25

PR

539

17

26

RS

55

9

27

SC

457

15

BRASIL

15.927

800 (5,0%)

 

24

Fonte: Agência Brasil e Agência Saúde

É falsa mensagem sobre helicóptero pulverizando desinfetantes em Alagoas contra o coronavírus

Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

O Governo  do Estado desmentiu a informação que circulou, nos últimos dias, os grupos de WhatsApp sobre helicópteros iriam pulverizar desinfetantes no ar em combate ao coronavírus. A mensagem afirmava que as pessoas em determinado horário do dia as pessoas deveriam fechar portas, janelas e permanecer dentro de suas casas.

De acordo com apuração, a mensagem começou a circular em Portugal e chegou no Brasil nos últimos dias.  A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), esclareceu que  essa informação não procede, uma vez que os helicópteros do Estado são usados para dar apoio às equipes em terra durante operações, sobrevoar áreas para visualizar ocorrências e também para verificar se há descumprimentos ao decreto de emergência. 

 

A SSP informou também que há uma aeronave específica para atendimentos aeromédicos, atuando em salvamentos, resgates de feridos em acidentes e para transporte de doentes.

 

O biólogo e mestrando em Ciência da Saúde, Thiago Goes, explica que pulverizar desinfetantes com aeronaves não faz sentido. “Além desse tipo de pulverização não oferecer qualquer garantia de que vá agir sobre o vírus, também temos que pensar nas demais espécies de animais e vegetais que podem vir a sofrer por conta da presença do desinfetante. Isso pode causar um impacto ambiental local ou risco à própria saúde da população”, afirma o especialista, formado pela Universidade Federal de Alagoas.

 

Goes, que já trabalhou em pesquisas de arboviroses  - dengue, zika, chikungunya entre outros - e epidemiologia, explica que no caso do novo coronavírus a maior taxa de transmissão ocorre de pessoa para pessoa.

 

“Dificilmente o vírus vai permanecer viável durante muito tempo fora da célula ou do corpo. Aqui em Maceió a temperatura é mais alta do que na Europa, por exemplo, e temperaturas mais quentes dificultam ainda mais a viabilidade do vírus fora da célula. É mais fácil evitar a contaminação por meio do isolamento ou por meio de práticas de prevenção e higienização”, concluiu o especialista

 

*Com informações da Assessoria

Câmara de Santana suspende atividades pelo prazo de 21 dias para prevenção do coronavírus
Por: Redação Sertão na Hora  
 
 Foto: Arquivo/Sertão na Hora

A Câmara Municipal de Santana do Ipanema divulgou uma portaria nesta sexta-feira (20) suspendendo as atividades legislativas e atendimento ao público. A decisão foi oficializada pela mesa diretora, anunciado pelo presidente da Casa, Mário Siqueira.

As reuniões solenes, as audiências públicas, eventos, reuniões ou palestras serão suspensas por um prazo de 30 dias. Já as reuniões ordinárias o prazo de suspensão é de 21 dias.

A decisão foi tomada para evitar o contágio e a transmissão do coronavírus entre parlamentares, servidores e cidadãos que recorrem à Casa Tácio Chagas Duarte.

A mesa diretora ressaltou que em atendimento as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS), as recomendações previstas no Estado e Município, como também as orientações da União dos Vereadores do Estado de Alagoas (UVEAL), com necessidade de conter a disseminação do Vírus COVID-19 e visando a preservação da saúde dos vereadores, e público em geral.

 

 

Coronavírus – a estratégia necessária para derrotar a epidemia

 

É possível afirmar a estratégia correta auxiliando a identificar os obstáculos para multiplicar muito a quantidade de testes disponíveis e as formas de ultrapassá-los, tanto pela produção interna, quanto pela importação.

 

Pandemia se espalhou pelos continentes

Um estudo do Imperial College de Londres define duas estratégias para o combate ao coronavírus: mitigação e supressão.

A mitigação tentaria retardar o pico da epidemia com medidas de redução de contato, mas pretenderia atingir o fim dela apenas quando o conjunto da população estivesse naturalmente imunizado.

A supressão visa barrar o contágio. A medida central para essa estratégia é a testagem de toda a população e a quarentena não apenas dos portadores com sintomas, mas também dos portadores assintomáticos. O texto do Imperial College não chega a amarrar esta questão, mas elogia bastante o procedimento na China e na Coreia do Sul, que teve essa medida no centro do enfrentamento ao vírus. E esta é a posição da Organização Mundial de Saúde.

O estudo do Imperial College demole a estratégia de mitigação ao fazer a avaliação estatística de que a sua aplicação teria como consequência 500 mil óbitos no Reino Unido e mais de 1 milhão nos Estados Unidos.

Depois da sua divulgação, Boris Johnson e Trump, a partir da segunda-feira (16), passaram a dizer que estavam praticando a supressão, embora resistindo bastante a tomar as medidas concretas necessárias, especialmente a testagem de toda a população e a quarentena obrigatória para os portadores assintomáticos.

Importante observar que na China a quantidade de pessoas infectadas, apesar de grande em termos absolutos, atingiu apenas 56  casos por milhão de habitantes. Na Coreia do Sul, a epidemia – embora ainda não inteiramente contida – atingiu 169 casos por milhão, enquanto na Itália está em 778 casos por milhão e na Espanha em 437 casos por milhão.

Aqui no Brasil, o Ministério está tentando minimizar a posição da OMS, da China e da Coreia do Sul, dizendo que não é uma posição realista para o Brasil. Realmente não temos nem de perto a quantidade de testes necessários para as providências devidas. Mas isso, em minha opinião, não deve alterar a definição da estratégia. Temos que nos colocar a questão: o que é necessário fazer para ter a quantidade de testes necessária? O Ministério falou durante entrevista na quinta-feira (19) que já estariam encomendados 2 milhões e 300 mil testes à Fiocruz e a Anvisa liberou ontem oito novos testes para a produção também pela iniciativa privada. Mas ainda são medidas tímidas diante da realidade da epidemia.

Defender a estratégia de supressão e a testagem de toda a população não significa buscar confrontações desnecessárias. O ministro Mandetta está fazendo um trabalho esforçado, num enfrentamento surdo da ignorância da dupla Bolsonaro/Guedes, e tem um reconhecimento da população e dos profissionais de saúde por isso. É possível afirmar a estratégia correta auxiliando a identificar os obstáculos para multiplicar muito a quantidade de testes disponíveis e as formas de ultrapassá-los, tanto pela produção interna, quanto pela importação.

Teremos grandes embates contra a epidemia nas próximas semanas, é provável um severo agravamento da crise e este nos parece o caminho para derrotar a epidemia com o mínimo de danos para a nossa tão sofrida população brasileira.

AUTOR
Sesau informa que Alagoas tem seis casos confirmados e 53 em investigação de Covid-19
Estão em investigação mais 53 casos e foram descartados 38 casos
 
↑ Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres (Foto: Edilson Omena)
 
 
Sesau informa que Alagoas tem seis casos em investigação para coronavírus
Secretaria de Estado da Saúde confirma mais 3 casos de Covid-19 em Alagoas
Sesau informa mais um caso suspeito de coronavírus em Alagoas e número chega a seis
ASecretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou nesta sexta-feira (20), que Alagoas tem seis casos confirmados para Covid-19, além de 53 casos em investigação e 38 descartados. Os seis casos confirmados estão localizados em Maceió.
 
Durante uma transmissão ao vivo no final da tarde desta sexta, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, apresentou ao público que acompanhou a live, o cenário epidemiológico em relação ao estado.
 
“Em relação à origem da possível infecção dos casos confirmados tivemos relatos de deslocamento para outros países e contato próximo de caso confirmado no Estado de São Paulo. Seguimos monitorando toda a situação e é importante destacar que o Laboratório Central de Alagoas [Lacen-AL] já realizou mais de 20 exames”, informou o secretário Alexandre Ayres.
 
Quanto aos 53 casos em investigação, 45 estão em Maceió; 2 em Ouro Branco, 1 em Penedo; 1 em Rio Largo; 2 em São Miguel dos Campos; 1 em São José da Laje; e 1 em Flexeiras.
 
Os contatos dos casos suspeitos estão sendo monitorados pela equipe do Cievs/Sesau, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e as vigilâncias dos respectivos municípios.
 
A Secretaria de Estado da Saúde tem reiterado a necessidade de que a pessoa com histórico de viagem recente ao exterior ou aos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte e/ou que tenha tido contato com caso suspeito ou confirmado de Covid-19 e não apresente sintomas, permaneça em casa em isolamento voluntário. No caso de apresentar sintomas respiratórios e febre, buscar atendimento em unidade de saúde, hospitais privados ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).
 

   Desde o lançamento do Programa Pró-estrada  pelo Governo de Alagoas e Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema-AL, em sua 2ª etapa que as lideranças da cidade são convidadas a acompanhar de perto o feito das principais avenidas e ruas estarem recebendo a uma obra de infraestrutura que dar uma seguraça maior na mobilidade e transito da cidade. O vereador presidente Mário Siqueira (Mário do Laboratório) como Chefe do Legislativo, tem visto de perto os avanços e se mostrado feliz com o empenho de todos e também com a contemplação do seu bairro - São José ou COHAB Velha como assim é chamado aquele lougradouro público, e que segundo ele pode ver o contentamento nos olhos dos moradores que sonhavam com aquele melhoramento para os transeutes e veículos em geral.

Fonte: Assessoria

Foto: site oficial - PMSI

PM suspende aulas das três unidades de ensino da Corporação

Crédito: Agência Alagoas/ ArquivoRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueAlunos do Curso de Formação de Praças

Devido à pandemia do novo Coronavírus, a  Polícia Militar de Alagoas, decidiu nessa quarta-feira (18) suspender, por 15 dias, as aulas das três unidades de ensino da Corporação.

Segundo a assessoria de Comunicação da PM, a decisão foi tomada seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, além das medidas de prevenção tomadas pelo Governo de Alagoas, e tem o objetivo de conter a propagação da doença em Alagoas e preservar a saúde dos alunos, instrutores, e militares que trabalham nas unidades da instituição.

Desta forma, estão suspensas as aulas do Curso de Formação de Praças (CFP) que estão acontecendo no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP); do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), e as aulas do Ensino Fundamental e Médio do Colégio da Polícia Militar Tiradentes (CPM).

Na última segunda-feira (16), a PM já havia suspendido as apresentações do Programa Vem Ver a Banda Tocar, que tem como principal atração a Banda de Música da Corporação, patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado de Alagoas.

O comandante-geral reitera o alerta sobre os cuidados simples que cada pessoa pode ter para ajudar ainda mais na prevenção.

“Como já há a orientação do Ministério da Saúde, da Sesau e também dos nossos militares especialistas na área, é preciso ter bastante cuidado, principalmente com a higiene. Lavar bem as mãos, usar álcool em gel, ter atenção ao espirrar e claro evitar contato com pessoas infectadas”, disse o coronel Marcos Sampaio.

*Com assessoria

Alagoas altera regras do funcionamento do serviço público e iniciativa privada
A decisão passa a valer a partir desta quinta-feira (19). Confira:
 
Fonte: Tribunahoje.com
 
↑ Medidas econômicas também serão anunciadas nesta quinta (19)
 
 
Câmara de Arapiraca aprova projeto que altera cargo no serviço público
Ministério Público ajuíza ação contra lei que proíbe serviço do Uber em Maceió
Funcionários do Lifal já foram desligados do serviço público
Ogovernador de Alagoas, Renan Filho, anunciou na noite desta terça-feira (18) por meio de uma live nas redes sociais, que ampliou as regras de dois decretos que alteram o funcionamento do serviço público e iniciativa privada para prevenção da nova pandemia mundial: coronavírus. A decisão passa a valer a partir desta quinta-feira (19).
 
A prestação do serviço público no Detran/Alagoas, Perícia Médica e AL Previdência será reduzida para evitar o fluxo de pessoas nestes locais, mantendo apenas o funcionamento necessário.
 
As Centrais do Já e Instituto de Identificação também terão atendimento suspenso ao público passando ao serviço apenas interno nos próximos 15 dias. De acordo com o governador, a população deve procurar os meios digitais para preservar a saúde de todos.
 
INICIATIVA PRIVADA
 
A iniciativa privada do mesmo modo segue as restrições a partir da edição de amanhã. Fica proibido por 15 dias, atividades de academias de ginástica e esportiva, salas de cinemas, além da exigência de uma distância mínima de um metro em bares e restaurantes.
 
“Estamos unindo esforços, comprando mais insumos e ampliando leitos de UTI, mas o fundamental é a prevenção. Conto com a colaboração de todos. Amanhã, vamos divulgar algumas medidas econômicas no sentido de fortalecer os empreendedores da iniciativa privada. O trabalho é integrado para uma resposta rápida com o apoio em especial do Ministério da Saúde”, finalizou.
 

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter