Libertas quae sera tamen

Topo

M Municípios

Terça, 14 Janeiro 2020 22:59

O assalto às universidades

O assalto às universidades

 

O professor do Departamento de Filosofia da USP diz que a autonomia das universidades está sendo atacada por novo decreto do governo Bolsonaro.

 

UNE Ubes

A liberdade e autonomia das Universidades públicas estão sendo assaltadas por dentro, pela intervenção de prepostos do poder político e de ideologias autoritárias desdenhosas da ciência, do pensamento e das artes.

Depois da etapa das injúrias e da falsificação da imagem de nossas universidades públicas, passou-se agora ao assalto institucional, na tentativa de falsificá-las por dentro.

Os assaltantes esperaram o esvaziamento dos campi pelos recessos de fim de ano, para, por decreto, na véspera do Natal, ocupar as reitorias, com os objetivos ideológicos (e também econômicos: o ensino pago) explicitamente professados e confessados desde o início de seu governo.

Para as pessoas de boa fé, o mais odioso desse Decreto está na intenção perversa de usar o instrumento democrático das consultas à comunidade acadêmica para a escolha de seus dirigentes com o fim de, justamente, ludibriar a expressão da vontade democrática no interior das instituições; enfim, para fazer das consultas uma farsa e instrumento de imposição dos interesses ideológico-políticos do poder da hora. Pois, o decreto presidencial (formalmente ilegítimo, já por sua matéria ser destituída de urgência) veicula a estratégia finamente calculada e tramada pelos “olavistas” do Ministério da Educação para a submissão e sufocamento das universidades pelo alto, pela via da “ocupação” das reitorias.

Pela estratégia concebida, uma pequena minoria organizada e perfilada poderá obter nas consultas – com reduzidíssima porcentagem de sufrágios – um terceiro lugar na lista tríplice a ser submetida à decisão discricionária do presidente. Por essa farsa democrática, o governo, então, vence sempre (mesmo no caso de boicote às consultas, seus poucos militantes se encarregarão de validá-las) e leva adiante a desejada eliminação do caráter público das instituições federais de ensino superior.

As universidades nasceram e têm buscado, por séculos, se manter como espaços de liberdade – de ensino, de investigação, de debate – em relação às autoridades civis e religiosas, reis e papas; nasceram, subtraindo-se às hierarquias dos poderes, como comunidades corporativas (por que não?) autogeridas de estudantes e professores: universitassuperiorum non recognoscentes, estabelecendo e fazendo reconhecer a autoridade do pensamento e da ciência.

Vem diretamente dessa sua história o conceito de autonomia universitária, institucionalmente efetivada nas atividades de seus colegiados e de seus pesquisadores e professores. É essa autonomia a condição dos serviços que presta à sociedade pelo exercício do pensamento e a produção de conhecimento, de modo que é acima de tudo odioso ver essa liberdade e autonomia serem assaltadas por dentro, pela intervenção de prepostos do poder político e de ideologias autoritárias desdenhosas da ciência, do pensamento e das artes.

A universidade pública brasileira, não obstante certos obstáculos e constrangimentos econômicos e políticos, tem cumprido o seu papel e tem se mantido suficientemente livre, mesmo que insuficientemente democrática e insuficientemente comprometida com os graves problemas sociais do país. Ciosa do seu papel e da autonomia necessária para realizá-lo, a universidade reagirá a esse assalto vil. Mas que essa reação seja não somente a defesa do status quo, mas ocasião de uma ampla revitalização institucional e acadêmica, democrática, pluralista e socialmente ainda mais responsável.

Governador sanciona lei que proíbe o corte de serviço por falta de pagamento

GERAL

Por Wellington Santos - Agência Alagoas  0

Lei sancionada proíbe empresas de cortarem fornecimento de serviços por falta de pagamento

Ogovernador Renan Filho sancionou a Lei Estadual nº 8.233, de 10 de janeiro de 2020, que proíbe que as empresas de concessão de serviços públicos de água, luz, gás, telefonia fixa e internet façam o corte do fornecimento residencial de seus serviços por falta de pagamento de contas em dias específicos.

De acordo com o art. 1º da Lei, ficam as empresas de concessão de serviços públicos proibidas de cortar o fornecimento residencial de seus serviços, por falta de pagamento de suas respectivas contas, às sextas-feiras, sábados, domingos, feriados e vésperas de feriados.

A Lei encontra-se publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE/AL) edição da segunda-feira (13).

De acordo com a publicação, a concessionária de serviço público fica autorizada a proceder à interrupção do fornecimento de que trata o caput do art. 1º nas seguintes hipóteses: quando as ligações tiverem sido realizadas mediante fraude ou forma clandestina; mediante cumprimento a determinação judicial, devidamente cientificada por escrito e com anuência dos habitantes do imóvel que ficará sem o fornecimento do serviço ou ainda por motivo de acidente que coloque em risco o patrimônio de terceiros, a segurança ou bem-estar de pessoas e seres vivos, através de requerimento expressamente formalizado por autoridade competente, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Outra condição que acarretaria a interrupção de fornecimento dos serviços citados é destinação para a melhoria de atendimento da coletividade, em caráter emergencial, desde que a cessão do fornecimento do serviço não perdure por mais de 4 (quatro) horas, durante o próprio dia de desligamento.

De acordo com o parágrafo segundo da Lei Estadual 8.233, a concessionária de serviço público responderá objetivamente pelos danos causados ao consumidor em razão da suspensão do fornecimento por inadimplemento contratual dos referidos serviços públicos nos dias apontados, sendo a apresentação do comprovante de pagamento e entrega da cópia do documento ao preposto, funcionário ou representante da concessionária ou permissionária de serviços públicos, no momento da suspensão, é suficiente a obstá-la.

Governo renova decreto de situação de emergência nos municípios afetados pela seca; 26 deles são do Sertão

 
Reprodução/SemarhRs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=trueSeca e desmatamento avançam e ameaçam tornar 32% do semiárido em AL em deserto

O Governo do Estado renovou o decreto de situação de emergência em mais de 40 municípios alagoanos devido à estiagem. A portaria, publicada no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (14), ocorreu seis após o primeiro decretado.

Segundo a publicação, o Governo levou em conta algumas considerações para o decreto, como a redução das precipitações pluviométricas e a queda intensificada das reservas hídricas de superfície provocada pela má distribuição pluviométrica na região; os impactos decorrentes das perdas significativas na agricultura e agropecuária da região e o alto comprometimento dos reservatórios hídricos locais, que ocasionou grandes dificuldades da população no abastecimento d´água para o consumo humano e animal.

Além disso, o estado também considerou que os habitantes dos Municípios afetados não superaram os danos e prejuízos provocados pelo evento adverso, "haja vista a situação socioeconômica desfavorável da região e o agravamento da situação em virtude da falta de chuvas, o que exige do Poder Executivo Estadual a adoção de medidas urgentes para restabelecer a normalidade das regiões afetadas".

O decreto válido por período de 180 dias, nos seguintes municípios: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olho D’Água Grande, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Paulo Jacinto, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Tanque D’Arca e Traipu.

Portaria com novos valores dos benefícios do INSS é publicada

Com o reajuste de 4,48%, o teto passa a ser de R$ 6.101,06

Os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão reajustados em 4,48%, com validade a partir de 1º de janeiro deste ano. Com o novo percentual de reajuste, o salário de benefício e o salário de contribuição não poderão ser inferiores a R$ 1.039,00, nem superiores a R$ 6.101,06.

A Portaria nº 914, de 13 de janeiro de 2020, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que determina o novo percentual de reajuste, está publicada na edição desta terça-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU).

Com o novo percentual, não terão valores inferiores a R$ 1.039,00 os benefícios de prestação continuada pagos pelo INSS correspondentes a aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte; de aposentadorias dos aeronautas, concedidas com base na Lei nº 3.501, de 21 de dezembro de 1958; e de pensão especial paga às vítimas da síndrome da talidomida.

O auxílio-reclusão, por exemplo, a partir de 1º de janeiro de 2020, “será devido aos dependentes do segurado cujo salário de contribuição seja igual ou inferior a R$ 1.425,56, independentemente da quantidade de contratos e de atividades exercidas”.

Com relação ao valor da cota do salário-família por filho até 14 anos de idade, ou inválido de qualquer idade, é de R$ 48,62 para o segurado com remuneração mensal não superior a R$ 1.425,56.

34

Fonte: Agência Brasil

Detran não enviará documentos de veículos para casa do proprietário

Presidente do órgão em Alagoas, Adrualdo Catão explica que o licenciamento será substituído por versão digital

↑ Condutores farão cadastro para emissão pela internet, sem necessidade da impressão do documento, destaca Adrualdo Catão (Foto: Jonathan Canuto)

Os Detrans de todo o Brasil não enviarão mais documentos de veículos para a residência do proprietário, por isso os condutores devem ficar atentos. Para detalhar como vai funcionar na prática, o TH Entrevista desta semana, conversou com o diretor-presidente do Departamento de Trânsito de Alagoas, Adrualdo Catão. Para acompanhar a matéria completa basta acessar o canal Portal Tribuna no YouTube.

Detrans têm até o dia 30 de junho de 2020 para se adaptarem à nova tecnologia. De acordo com Adrualdo Catão, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou uma deliberação com os requisitos para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), em meio eletrônico, sem necessidade da impressão do documento. A medida foi publicada no Diário Oficial da União. Em Alagoas já foi implantado desde abril do ano passado.

Para acessar o CRLV o condutor precisará baixar o aplicativo Carteira Nacional de Trânsito em seu smartphone e, munido do número do Renavam e do código de segurança impresso no Certificado de Registro do Veículo, terá acesso à via digital da documentação, desde que o Detran do estado libere o acesso.

Ficou decidido também pelo Contran que o motorista poderá, opcionalmente, utilizar uma via impressa do CRLV-e, a qual terá a mesma validade do documento digital.

PASSO A PASSO

Quem já possui a CNH digital, basta atualizar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo. Depois, o usuário deverá adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Os que ainda não possuem a CNH Digital devem realizar o download do aplicativo CDT, já disponível no Google Play e App Store, e efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo. Depois, é só adicionar o CRLV Digital e informar os mesmos dados mencionados anteriormente.

O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.

Em caso de dúvidas ou mais informações sobre a adesão ao documento digital os usuários poderão acessar o site www.detran.al.gov.br ou http://www.serpro.gov.br/ .

HISTÓRICO

O CRLV foi apresentado pelo Contran pela Resolução nº 720, de 7 de dezembro de 2017. Depois, as regras para o documento eletrônico, que deveria ser implantado a partir de 31 de dezembro de 2018, foram alteradas pela Resolução nº 744, de novembro de 2018. Depois, a Resolução nº 769 alterou a data da obrigatoriedade para 30 de junho de 2019.

CRLV CONVENCIONAL

O CRLV em meio físico com modelo previsto na Resolução CONTRAN nº 16, de 06 de fevereiro de 1998, com a alteração dada pela Resolução CONTRAN nº 775, de 28 de março de 2019, poderá ser utilizado para o licenciamento de veículos para o exercício 2020.

 

Assista à entrevista na íntegra:

 

Dono de bar é morto a facadas depois de discussão com cliente no interior de Alagoas

Erisvaldo Diolino Leite, de 47 anos, foi socorrido e levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos

↑ (Foto: Ilustração)

Odono de um bar localizado na cidade de Poço das Trincheiras, interior de Alagoas, foi morto a facadas na note de segunda-feira (13) após um desentendimento com um cliente. Erisvaldo Diolino Leite, de 47 anos, foi golpeado por um homem ainda não identificado.

Testemunhas disseram que o homem atacou a vítima depois de ser expulso do estabelecimento, localizado na comunidade quilombola, povoado Jorge.

Erisvaldo Diolino foi socorrido e levado para o Hospital Regional de Santana do Ipanema, mas não resistiu aos ferimentos. O suspeito de cometer o crime fugiu depois de golpear a vítima e sua identidade ainda é desconhecida. Agentes da Delegacia Regional de Polícia (2ªDPR) de Santana do Ipanema devem investigar o homicídio.

50

Fonte: Redação / Tribuna Hoje

EMEB Iracema Salgueiro Silva destaca-se na Educação de Jovens e Adultos no ano de 2019

Um feito que rendeu muitas emoções aos concluinte

Da Redação

 

A Escola Municipal de Educação Básica Iracema Salgueiro Silva, fechou o ano letivo de 2019, com muita harmonia e contentamento da Comunidade Escolar, pelo feito de ter alcançado metas programadas. Além disso, por ter conseguido êxitos na implantação do EJA – Educação de Jovens e Adultos, que levou a educandos fora da faixa etária a voltar aos bancos escolares e a concluir as etapas do Ensino Fundamental tornando-se aptos a cursar o Ensino Médio. A adesão da Escola em questão ao Programa do EJA, foi bastante comemorada pelo Corpo Discente da Escola e pelos atuais Gestores daquela Unidade Escolar – Jailma Wanderley (Diretora) e Paulo Roberto Chagas Santos (Diretor Adjunto), que nas suas falas lembraram da implantação do Programa que foi abraçado pela Escola na Gestão Escolar da Professora Maria Ivaneide dos Santos.

A Festa de Conclusão dos Estudantes do EJA foi cercada de depoimentos emocionados pelos concluintes e professores, no qual tiveram a oportunidade de e confraternizar ladeados de autoridades tais como: prefeito Isnaldo Bulhões Barros, Secretária de Governo Renilde Bulhões Silva, Secretária Municipal de Educação Andreia Brandão, Coordenadora Cícera Vieira entre outros. A festa teve término com certificados para os concluintes e confraternização acompanhada de Coral e Música popular para a plateia.

Breve fotos de todo o evento na nossa Galeria de Fotos!

Santana do Ipanema é bem representada na São Silvestre 2019

ESPORTES

Por José Malta Fontes Neto-Jornalista MTE/AL 1740  0

 

Aúltima prova esportiva de 2019 - a tradicional Corrida de São Silvestre, que aconteceu na manhã desta terça-feira (31), reunindo 35 mil atletas nas ruas de São Paulo, teve um representante de Santana do Ipanema.

O meio maratonista e empresário Sidney Carvalho Malta, diretor administrativo da Telecom Celular e Internet, representou bem nossa cidade fechando os 15 km da tradicional prova do atletismo brasileiro.

Sidney Malta se encantou pelo esporte e já participou de provas importantes como a meia maratona de Nova York.

Para mim é motivo de orgulho representar minha cidade na São Silvestre 2019. Finalizei a prova que é também um marco de superação em minha vida esportiva.

SIDNEY CARVALHO MALTA - EMPRESÁRIO/MARATONISTA.


A Prova
A 95ª Corrida Internacional de São Silvestre teve uma chegada emocionante entre os homens na manhã desta terça-feira, no último dia de 2019. O queniano Kibiwott Kandie, 23 anos, ficou com a vitória graças a um sprint no fim da corrida e uma ultrapassagem praticamente na última passada em cima de Jacob Kiplimo, atleta de apenas 19 anos e que estava prestes a dar a primeira vitória a Uganda na tradicional prova paulistana.

Daniel Ferreira do Nascimento foi o melhor brasileiro na 95ª Corrida Internacional de São Silvestre. Aos 21 anos, o corredor de Bauru, cidade do interior de São Paulo, ficou na 11ª colocação, com o tempo de 46min32s.

b>No feminino a queniana Brigid Kosgei venceu a competição. Com uma prova quase perfeita, a corredora africana não deu chances para as adversárias e dominou a prova desde a largada. Com o triunfo na capital paulista, Kosgei manteve a soberania africana na corrida que tradicionalmente fecha o ano. Desde 2010, apenas atletas do Quênia e da Etiópia venceram a competição entre as mulheres. Por 19 segundos, a corredora queniana não quebrou o recorde da prova, anotando o tempo de 48m54s.
A brasileira mais bem colocada na São Silvestre foi Graziele Zarri, que terminou a corrida na 11ª colocação.

Fontes:

https://www.metropoles.com/esportes/queniana-brigid-kosgei-sobra-e-vence-a-sao-silvestre-2019

 

Mundo reage ao assassinato de Soleimani pelos EUA

 

Numa escalada de violência de alta intensidade, Washington aumenta sua presença militar na região e recebe críticas de todos os lados.

 

Os Estados Unidos anunciaram hoje que vão enviar mais três mil militares para o Oriente Médio após o assassinato do general iraniano Qassem Soleimani. De acordo com fontes do Departamento de Defesa, citados pela Associated Press sob condição de anonimato, os efetivos pertencem à 82.ª Divisão de Paraquedistas de Fort Bragg, no Estado da Carolina do Norte.

Leia também:

Irã: o alvo perfeito?

Aqueles efetivos somam-se aos cerca de 700 soldados da 82.ª Divisão que foram enviados para o Kwait no início desta semana após a invasão do complexo da embaixada dos Estados Unidos em Bagdá.

O reforço da presença militar norte-americana começou a tomar forma após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter feito os primeiros comentários sobre a ataque ao declarar que ordenou a morte de Soleimani porque este “planejava matar muitos americanos”.

Qassem Soleimani morreu hoje num ataque aéreo contra o carro em que seguia em Bagdá que o Pentágono declarou ter sido ordenado pelo Presidente dos Estados Unidos. No mesmo ataque morreu também o “número dois” da coligação de grupos pró-iranianos no Iraque, Abu Mehdi al-Muhandis, conhecida como Mobilização Popular, além de outras seis pessoas.

O ataque já suscitou várias reações, tendo quatro dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas – Rússia, França, Reino Unido e China – alertado para o inevitável aumento das tensões na região e pedem às partes envolvidas que reduzam a tensão.

Tempos muito difíceis

No Irã, o sentimento é de resposta à agressão. O presidente e os Guardas da Revolução garantem que o país e “outras nações livres da região” vão agir. Também o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, prometeu vingar a morte do general e declarou três dias de luto nacional, enquanto o chefe da diplomacia considerou o assassinato “um ato de terrorismo internacional”.

Do lado iraquiano, o primeiro-ministro iraquiano demissionário, Adel Abdel Mahdi, advertiu que este assassínio vai “desencadear uma guerra devastadora no Iraque” e o grande aiatolá Ali al-Sistani, figura principal da política iraquiana, considerou a agressão “um ataque injustificado” e “uma violação flagrante à soberania iraquiana”.

A ação também violou as condições da presença militar dos Estados Unidos no Iraque, que deve respeitar a legislação que garanta a segurança e a soberania do Iraque, acrescentou. “O ataque violento ao aeroporto internacional de Bagdá na noite passada é uma violação insolente da soberania iraquiana e de acordos internacionais. Isso levou à morte de vários comandantes que derrotaram terroristas do Daesh (Estado islâmico)”, afirmou.

“Esses e outros eventos indicam que o país está caminhando para tempos muito difíceis. Exortamos todas as partes interessadas a se comportarem com autocontrole e a agir com sabedoria ”, prosseguiu. O presidente do parlamento do Iraque, Mohammed al-Halbousi, reforçou que o ataque “é uma flagrante violação da soberania e violação de acordos internacionais”.

Síria, Rússia, França e China

O presidente sírio, Bashar al-Assad, disse que recebeu a notícia “com grande tristeza”. Ele afirmou que “o mártir Soleimani morreu enquanto servia seu país e o eixo de resistência”. “O povo sírio não esquecerá o apoio de Soleimani ao nosso lado, defendendo a Síria do terror”, destacou.

A Rússia disse que o assassinato dos Estados Unidos foi um “passo aventureiro”, que aumentará ainda mais a tensão no Oriente Médio. “Após o ataque dos Estados Unidos no Iraque e o assassinato de Soleimani, o mundo enfrenta uma nova realidade”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. “Soleimani serviu à causa da proteção dos interesses nacionais do Irã com devoção. Expressamos nossas sinceras condolências ao povo iraniano”, disse o ministério.

A França também reagiu ao assassinato, dizendo que seu assassinato tornou o mundo “mais perigoso”. A ministra da Europa na França, Amelie de Montchalin, disse que “acordamos para um mundo mais perigoso”. “Nessas operações, quando podemos ver uma algo em andamento, o que queremos acima de tudo é estabilidade “, acrescentou.

Segundo ela, o presidente Emmanuel Macron enfatizou que “todos os esforços da França, m todas as partes do mundo visam a garantir que estamos criando as condições para a paz ou pelo menos a estabilidade”.

A China também pediu que “os lados envolvidos, especialmente os Estados Unidos, mantenham a calma e exercitem restrições para evitar tensões crescentes”. “A China sempre se opôs ao uso da força nas relações internacionais”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang.

Inglaterra, Líbano e Turquia

O líder do Partido Trabalhista da oposição, Jeremy Corbyn, pediu à Grã-Bretanha que “resistisse às ações beligerantes e à retórica vinda dos Estados Unidos”. O ministro do Exterior britânico, Dominic Raab, pediu a todas as partes que reduzam a escalada de violência. “Após a morte de Soleimani, pedimos a todas as partes que reduzam a escala. Mais conflitos não são do nosso interesse”, disse ele.

O Ministério das Relações Exteriores do Líbano também se manifestou, pedindo que o país e toda a região sejam poupados de quaisquer repercussões. O Ministério das Relações Exteriores libanês também condenou o assassinato, chamando de violação da soberania iraquiana e uma escalada perigosa contra o Irã.

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia disse que o ataque aumentará a insegurança e a instabilidade na região. O Ministério das Relações Exteriores do país afirmou que estava profundamente preocupado com as crescentes tensões, e que transformar o Iraque em uma área de conflito prejudicará a paz e a estabilidade na região.

Com agências

Trump, o Irã e os álibis do terrorismo americano

 

 A política intervencionista americana continua seguindo o conservadorismo de sua história.

 

Não é preciso ser um grande estudioso do assunto, para perceber que quando as coisas vão mal para um governo, uma guerra, uma intervenção, uma invasão, cai muito bem para a imagem de um presidente.  Com Trump, parece não ser diferente. Afinal, o seu processo de impeachment cresce e, apesar dos analistas falarem que não dará em nada efetivamente, pode atrapalhar sim seus planos de reeleição.

O ataque ao Aeroporto de Bagdá, no Iraque, que matou Qassem Soleimani, líder das forças especiais e o mais poderoso líder militar do Irã, nos dá aquela sensação de déjà-vu. O secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, disse que Soleimani tinha planos para atacar tropas e diplomatas norte-americanos, mas sem apresentar nada contundente que corroborasse com essa afirmação. O que nos faz lembrar do próprio Iraque em 2003, invadido sob o falso pretexto de que o então país de Saddam Hussein guardava armas de destruição em massa. O próprio EUA, anos depois, disse ter forjado essa informação como álibi para invadir aquele país. 

Imagina então se Saddam Hussein, naquela época, bombardeasse algum aeroporto de algum país aliado dos EUA, em que se encontrasse Donald Rumsfeld, então secretário de defesa dos EUA. Mesmo com a afirmação de que Rumsfeld planejava invadir o Iraque e matar tropas e diplomatas iraquianos (nesse caso já provado), como a grande mídia e o mundo ocidental se refeririam ao assunto? Não tenho dúvidas de que diriam ter se tratado de um atentado terrorista do Iraque contra os EUA. Então, por que o contrário não ocorre? Por que a moral é tão relativa, quando quem tem o poder dá as cartas?

Em 2003, quando o Iraque foi invadido, destruído e saqueado pelos EUA, o país havia quebrado algumas resoluções da ONU. Israel já quebrou 45 dessas resoluções. Quando então os americanos ameaçaram invadir o seu grande aliado ideológico? Nunca! Além das inúmeras acusações de enriquecimento de urânio por parte do Irã, para construírem armas nucleares, quando o único país na história que usou bombas atômicas contra uma população foi o próprio EUA, nos absurdos ataques de Hiroshima e Nagasaki. O que deveria fazer com que os EUA fossem de fato um dos países proibidos de tê-las. Mas é o contrário!

Se pegarmos a carta formulada pelo juiz norte-americano, Robert Jackson, em Nuremberg ali logo após a Segunda Grande Guerra, e que define o que um país precisa fazer para ser considerado uma nação que comete terrorismo internacional, veremos que os EUA e Israel são talvez os únicos países que já quebraram todos esses protocolos, o que numa sociedade racional, seriam taxados de “os países mais terroristas do mundo”. O problema é que os EUA é quem pauta o que é ou não terrorismo, e a comunidade internacional sempre compra a sua versão.   

E essas quebras de protocolos se dão em intervenções diretas e indiretas, como nos casos da Primavera Árabe – já sabido da influência dos EUA por trás – em que antigos aliados pereceram. O Egito virou uma Ditadura Militar, a Líbia um local em que até tráfico de escravos existe hoje, e a Síria, bem, a Síria ainda recebe “intervenções humanitárias” dos ianques, em forma de Guerra Civil. É como canta a banda recifense e precursora do Mangue Beat, Mundo Livre S/A, na música “Super Homem Plus”: “É bom rezar todo dia, fera, pra gente nunca virar alvo de uma missão humanitária aliada.”

Santana Oxente:: O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO SERTÃO ALAGOANO

oxente_santana69@hotmail.com
www.santanaoxente.net

Newsletter

Receba noticias em primeira mão. Assine nossa Newsletter